quarta-feira, 9 de outubro de 2013

IMITADORES DE CRISTO


Muitos gostam de imitar seus idolos, são pessoas de sucesso, imitam suas roupas, seus comportamentos, seus gestos, suas falas, imitam o penteado, querem ser parecidos, usam as mesmas frases de efeito, fazem o que eles fazem, sem ao menos conhecê-los pessoalmente.

Muitos gostam de imitar jogadores de futebol, cantores famosos, artistas de novelas, galãs do cinema, principalmente os que estão na mídia. Até as crianças imitam seus super-heróis

Não é de hoje, que as pessoas fazem imitações, no passado até o apóstolo Paulo, servo de Jesus Cristo, pediu algo parecido:
Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; (Efésios 5:1) / Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.  (1 Coríntios 11:1)

Jesus Cristo um pouco antes no tempo, na história da humanidade, frisou aos seus seguidores: Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus. (Mateus 5:48)

Deus antigamente dizia constantemente para seu povo, os Hebreus: Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus. (Levítico 20:7)


Tudo era na base da imitação, sejam, vejam, imitem, pareçam, façam de igual modo, portanto, sejam imitadores de Deus.


Nas Escrituras vamos achar várias indicações de imitação: Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. (1 Pedro 1:16)


O que Deus gostaria é que em tudo sejamos imitadores de Jesus Cristo, este é seu desejo maior, que sejamos inspirados por aquele que detém toda sabedoria, se formos cadas vez mais parecido com Ele, seremos cada vez mais sábios.

Cristo gostava de estar no meio da multidão ensinando, ajudando a todos. Para Ele sua verdadeira familia, eram todos os pobres e oprimidos, os necessitados, os excluidos e os abatidos de alma, sem fazer acepção de pessoas, sem crenças, costumes e raças.

 

Se alguém quisesse aprender, era só aproximar-se do mestre...

O maior desafio dos cristãos hoje em dia, é ser parecido com Jesus, porque o mundo esta cheio de lobos, pessoas imprudentes, corruptas, desonestas e sem afeição nenhuma, sem piedade e senhores do saber e de si mesmo. A ordem de Jesus continua:


Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas. (Mateus 10:16)


Jesus era prudente, manso e humilde ao mesmo tempo, sabia lidar muito bem com as questões sociais e todo tipo de relacionamento em seu tempo.

Imitar Jesus tem que ser verdadeiro, autentico, sempre agradando o próximo sem obrigação, mas por amor, com gentileza, como regra básica, por desejar mesmo de coração, tudo de bom aos seus semelhantes

Jesus se importava com as pessoas, com os bons relacionamentos, com o convivio social em grande harmonia, todos os que estavam a margem da sociedade eram reabilitados


Mas vós não aprendestes assim a Cristo, Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus; Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo. Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.
Efésios 4:20-32




De conselhos bons, a Escritura está cheio deles. Imaginamos o mundo sempre pior, oramos, pensamos, imaginamos como vai ser, as pessoas nem se falam mais a respeito umas das outras, sobre bondade, sobre como ajudar o próximo, o que temos visto é só frieza, maus tratos, engano, fofocas, contendas e discussões

Jesus viveu tudo isso em seu tempo e ainda não se importava, se as pessoas aprenderiam ou não suas virtudes, o convite estava sempre disponível, sempre dizia: "se alguém quiser" "se alguém quiser ser meu discipulo, me siga, não olhe para trás"

O convite era para todos, Jesus dizia que era o filho de Deus e que só estava fazendo a vontade do Pai. A vontade de Deus era perfeita, sempre é para sermos parecidos com Cristo

Não analise a vida do seu próximo, cada um vai prestar conta da sua vida, não imite as coisas do mundo, não se amolde ao padrão deste mundo atual, faça prevalecer o amor e a justiça, a compaixão e a bondade e torne-se um bom imitador de Cristo

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2)


O grande desafio para os homens ainda é imitar Jesus, aceitar as pessoas como elas são e a nós mesmos como realmente somos, cheios de falhas, fragilidades e limitações.

A perfeição está com Cristo - Só imitando ele conseguiremos chegar próximo a perfeição. É justamente nos relacionamentos humanos que vamos aprender um pouco aqui e um pouco ali, a desenvolver o caráter de Cristo


Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, (Efésios 4:13)


Jesus nos capacita a fazermos as mesmas obras que Ele fazia, basta apenas querer, ser imitador, ser receptivo, abordar as pessoas, e estar sempre disposto a espalhar o amor em todas as direções, pois este é um caminho cheio de honras e méritos:


Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará.
(
João 12:26)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...