sábado, 13 de abril de 2013

FOFOCAS





A língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. (Tiago 3:5)


É justamente através da lingua que surge a fofoca.
 

A língua do ser humano é um terreno neutro.
 

Ela tanto pode ser usada para falar coisas belas, dizer coisas positivas, tanto pode ser usada para abençoar, de fato, ser usada por Deus...
 

Como também pode ser usada para dizer coisas negativas, palavras que machucam, palavras que amaldiçoam, de fato, ser usada por Satanás.
 

Com a lingua separamos as pessoas, perdemos as melhores amizades, por causa de muitos relacionamentos quebrados, com dificuldades de atuar em grupo, sempre ficamos com um pé atrás: há pessoas ressentidas, desconfiadas, incapazes de confiar, magoadas, entristecidas...
 

Na multidão de palavras não falta pecado, mas o que modera os seus lábios é sábio.  (Provérbios 10:19)

Aquele que modera a língua é sábio. Mas não fica imune de escutar boatos e fofocas. Depende do sábio, a decisão de segurar as informações, ou passar pra frente o que escutou.
 

O homem de coração perverso não prospera, e o de língua enganosa cai na desgraça. (Provérbios 17:20)

Cedo ou tarde quem vive propagando a fofoca, cairá no seu próprio laço. 


Não há quem sobreviva por muito tempo, inventando histórias para denegrir a imagem das pessoas e fica ileso de qualquer responsabilidade
 

As palavras do caluniador são como petiscos deliciosos; descem saborosos até o íntimo. Como uma camada de esmalte sobre um vaso de barro, os lábios amistosos podem ocultar um coração mau. Quem odeia, disfarça as suas intenções com os lábios, mas no coração abriga a falsidade.

Embora a sua conversa seja mansa, não acredite nele, pois o seu coração está cheio de maldade. Ele pode fingir e esconder o seu ódio, mas a sua maldade será exposta em público.   (Provérbios 26:22-26)
 

Não há como negar, se você ouvir as primeiras palavras de alguém que gosta muito de fofocar, seus olhos brilham, a sua boca fala alegremente sobre a desgraça dos outros, a gente percebe, enbora sua conversa parece cheia de convicção, ela está alimentando a sua própria maldade, seu coração está endurecido, sua maldade já está posta em público.
 

E viu Can, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora. Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai. E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera.  (Genesis 9:22-24)
 

A fofoca é muito antiga, desde os tempos da arca de Noé, um filho desde grande homem de Deus, cometeu um deslize contra seu próprio pai

E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos. (Gênesis 9:25)


Nóe tinha 3 filhos. Enquanto estava construindo a Arca, ele se embebedou com o vinho e foi dormir nu.
 

O primeiro filho que chegou na tenda, viu e espalhou o boato, já foi fofocar a situação do pai. 

Primeiro falou com os outros irmãos, depois começou a debochar do pai para muitas pessoas.
 

Todos conhecem a história, Can foi amaldiçoado por seu pai, por causa de suas fofocas.
 

Os descendentes de Can, que formaram os povos de Canaã, sempre foram derrotados pelo povo Hebreu, povos que foram descendentes dos outros irmãos, conforme Noé disse:  "Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos".
 

Houve muitas consequencias ruíns para Can, por causa de suas fofocas e isso provocou um mal estar até nos seus descendentes.
 

Histórias de fofocas se repetem muito nas Escrituras, como no caso de Moísés e seus irmãos Arão e Miriã:
 

E falaram Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cusita, com quem casara; porquanto tinha casado com uma mulher cusita. E disseram: Porventura falou o SENHOR somente por Moisés? Não falou também por nós? E o SENHOR o ouviu. (Números 12:1-2)
 

Eles começaram a espalhar fofocas sobre Moíses, ficaram fazendo intrigas, mas Deus deu um jeito na situação. Eles queriam até tirar de Moíses o privilégio de falar diretamente com Deus
 

Daniel e seus amigos falsos e fofoqueiros na corte da Babilonia. Viram que Daniel era um excelente funcionário, Ficaram com inveja e já arquiteram um plano: "PUXAR os TAPETES de DANIEL"
 

Seus amigos armaram uma cilada para Daniel, fizeram uma conspiração por causa da inveja.  Não se conformavam com seu cargo, sua confiança com o Rei.

Inventaram boatos, fizeram graves acusaçõs contra Daniel até levá-lo a cova dos leões.

Então o rei ordenou que trouxessem a Daniel, e lançaram-no na cova dos leões. E, falando o rei, disse a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará. (Daniel 6:16)
 

Mas não teve jeito, Deus intervém e dá um jeito nos fofoqueiros de plantão, que acabam sendo devorados pelos leões, eles e seus familiares.
 

E ordenou o rei, e foram trazidos aqueles homens que tinham acusado a Daniel, e foram lançados na cova dos leões, eles, seus filhos e suas mulheres; e ainda não tinham chegado ao fundo da cova quando os leões se apoderaram deles, e lhes esmigalharam todos os ossos.
(Daniel 6:24)

Em Mateus 17:27 há um fato interessante - Quiseram testar Jesus sobre impostos.
 

Os escritas e fariseus campeões em fofocas e intrigas, quiseram armar uma cilada para os discipulos dizendo que eles andavam com o mestre e não pagavam impostos.
 

Jesus logo resolveu o problema, retirou da boca de um peixe uma moeda, para não causar escandalo no meio do povo, e com aquela moeda os impostos foram pagos imediatamente, tanto da parte dele, como pagou também pelos seus seguidores.
 

Mas, para que os não escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir, e abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-o por mim e por ti. (Mateus 17:27)
 

Boatos, calúnias, invejas e desafetos é o que mais tem. As pessoas vivem jogando o tempo todo. Não há como negar que isso é uma praga. Tem que ter muito jogo de cintura, para escapar ileso de tanto fuxico, maldade, falta de carater e fingimento diante das pessoas
 

Repetidamente Deus adverte na Biblia seu povo para escapar da fofoca e de toda opressão que se faz debaixo do sol:

Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo;
Nem jurareis falso pelo meu nome, pois profanarás o nome do teu Deus. Eu sou o SENHOR.
Não oprimirás o teu próximo, nem o roubarás; a paga do diarista não ficará contigo até pela manhã.
Não amaldiçoarás ao surdo, nem porás tropeço diante do cego; mas temerás o teu Deus. Eu sou o SENHOR.
Não farás injustiça no juízo; não respeitarás o pobre, nem honrarás o poderoso; com justiça julgarás o teu próximo.
Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não te porás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o SENHOR.
Não odiarás a teu irmão no teu coração; não deixarás de repreender o teu próximo, e por causa dele não sofrerás pecado.
Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR
                         Levítico 19:11-18

Afaste -se da fofoca, ela faz muito mal, tanto para si, como para toda sua família, é um mal que se arrasta de geração em geração

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O AMOR E O APEGO AO DINHEIRO

  O AMOR E O APEGO AO DINHEIRO DINHEIRO : energia vital para a nossa sobrevivência O dinheiro tanto pode ser usado para fazer o bem ou o mal...