quinta-feira, 25 de abril de 2013

A INVEJA LITERALMENTE MATA


 
 O sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos. (Provérbios 14:30)
Sempre escutamos as pessoas dizerem: "fulano é invejoso", "fulano morre de inveja de mim", "a inveja mata"

O que é inveja? O que leva uma pessoa a ter inveja da outra?

Inveja é um sentimento presente na vida dos seres humanos, ela entra sutilmente em nossa mente.

Inveja é a principal causa de fracassos de quem a cultiva no coração.

Esse sentimento faz com que a pessoa fique sempre preocupada com o seu colega que ganha um salário melhor, seu amigo que tem um carro melhor.

Há pessoas que invejam um laço afetivo entre um casal bem sucedido. Outras invejam uma qualidade, invejam quem tem uma mulher mais bonita, se preocupam com quem tem um ministério na igreja que parece ser bom, ou com quem tem mais habilidade, dons, talentos, inteligência ou influência.

Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.
Gálatas 5:26

Enfim, são vários os motivos da inveja. Em geral, quando falamos de inveja temos a tendencia de imaginar que o que acontece com os outros é sempre algo bem melhor que não acontece conosco.

As mulheres em geral competem umas com as outras, adoram invejar as roupas, as unhas e os cabelos e até o jeito de andar e falar.

É dificil assumir este sentimento claramente, mas ela pode ser percebida nos comentários: "você viu o carro novo do fulano", "você viu o cara, ele foi promovido", "você viu a namorada bonita que aquele cara feio arrumou", "você viu, o carro novo do vizinho", "você viu como anda chique aquela mulher"

Tudo começa com um sentimento de insuficiência, sensação de não ter a mesma capacidade, habilidade e oportunidades para modificar as situações.

O invejoso passa a ter um padrão de inferioridade, passividade, dependencia, raiva, frustração, decepção.

O invejoso olha um objeto, uma situação, um traço de personalidade de alguém, logo começa a admirar, focar, observar, desejar, cobiçar e fazer muitas comparações com tudo aquilo que ele ainda não tem.

E o invejoso constata a sua insuficiencia, algo que ainda não pode ter e assim começa a desvalorizar a pessoa que já tem, começa a desejar inconscientemente o mal para a pessoa, sempre vê com outros olhos, inferiorizando e desqualificando os outros.

O invejoso muitas vezes não quer só algo parecido, ele quer a posição daquela pessoa. Em muitos casos, cria-se boatos falsos, criticas injustas, sempre no sentido de repercutir traços e situações negativas envolvendo a pessoa invejada.

Deus abomina os invejosos, a Sua palavra dá direções precisas para as pessoas evitarem a inveja e cooperarem umas com as outras.

Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.
Gálatas 5:26


A inveja jamais traz cooperação e sim divisão. É muito comum nas grandes empresas, colegas de trabalho denegrirem a imagem do outro, afim de prejudicar e tomar o lugar deles, é o famoso: "puxar o tapete"

Nestes ambientes não há paz, não há amor, não há justiça, não há alegria e união.

Onde Deus está nisto tudo? Até dentro das igrejas, onde tem inveja, Deus já se afastou faz tempo.
O sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos.
Provérbios 14:30

O apóstolo Paulo combatia a inveja nas igrejas primitivas sempre elevando o amor de Deus acima de tudo, desejando a perfeita união entre os menbros, sempre usava as expressões: "UNS AMANDO OS OUTROS", "uns ajudando os outros", "uns suportando os outros"

Quer se livrar da maldita inveja, não cobice o que é dos outros, não se preocupe com o que é dos outros, não se envolva com os negócios dos outros, não almeje cargo e posição dos outros

Deus não faz acepção de pessoas, Ele dá a todos o que merecemos, Deus sonda os corações e mentes.

Felizes os que se alegram com o que tem, que amam a Deus e cooperam com as outras pessoas em todas as áreas.

domingo, 21 de abril de 2013

A LETRA MATA, MAS O ESPÍRITO VIVIFICA




O POVO ESTÁ SENDO DESTRUIDO PORQUE FALTA CONHECIMENTO - Oséias 4:6

"A Letra Mata, mas o Espírito Vivifica"

 
No seu contexto, esta linha de 2 Coríntios 3:6 expressa um contraste importante entre a impropriedade do sistema do Velho Testamento e a suficiência de Cristo para nos salvar do pecado.

A "letra" representa o "ministério da morte, gravado com letras em pedras" que foi dado aos israelitas através de Moisés (3:7,3). O "Espírito" representa a nova aliança de Cristo, revelada através do Espírito Santo e escrita em nossos corações (3:3,4,6,8).

É uma trágica e triste ironia que alguns estejam arrancando este versículo de seu contexto e destorcendo seu significado. A letra que matava era a LEI farisaica, que matava muitos pecadores por apedrejamento, uma lei levada ao pé da letra, sem amor, sem misericordia, sem justiça

Algumas pessoas que não querem ler as escrituras gostam de rotular aquelas que estudam de fanáticos, bitolados, chegam a ponto de falar que vão ficar doidas, loucas e morrer de tanto lerem a biblia, de tanto terem conhecimento das Escrituras.

São pessoas tão ignorantes, tão orgulhosas ou tão cegas, que não admitem seus erros.

Em vez disso, elas atiram este versículo na face daquele que está salientando a importância de obedecer Cristo e sugerem que o estudo cuidadoso da Bíblia é inútil e até perigoso, "porque a letra mata, mas o Espírito vivifica". Que blasfêmia contra a palavra de Deus!


No mesmo contexto de 2 Coríntios 3, Paulo enfatiza a importância da palavra revelada por Cristo. Ele destaca o valor da palavra de Deus (4:2), da verdade (4:2), do conhecimento da glória de Deus (4:6), da liberdade (3:17; veja João 8:32 para saber como encontramos esta liberdade), e de olhar no espelho que nos transforma (3:18; veja Tiago 1:23-25 para saber o que é este espelho).

Há ainda mais uma triste ironia com este argumento, que não deveríamos estudar a Bíblia cuidadosamente porque "a letra mata".
Em minha limitada experiência, as mesmas pessoas que mais freqüentemente usam 2 Coríntios 3:6 para fugir de suas responsabilidades de obedecer alguma instrução de Cristo.

Não temos nenhum direito para retornar à "letra" escrita em tábuas de pedra para fugir do ensinamento da nova aliança. O povo continua sendo destruidos pela falta de conhecimento das Escrituras e de uma má interpretação da mesma



sábado, 20 de abril de 2013

A HUMILDADE VENCENDO O ORGULHO



Jesus disse: Um certo homem tinha dois filhos;... (Lucas 15:11)

Quando Jesus falou sobre a parábola do filho pródigo, deixou bem claro a intenção de Deus sobre a condição humana pecadora de cada ser humano, todos dependem de sua graça e misericórdia.

E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda. (Lucas 15:12).

E este filho, ajuntando tudo, partiu pra longe do pai, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo sem disciplina, sem prudencia, sem controle. E, havendo ele gastado tudo, começou a padecer necessidades.

O filho rebelde, sai de casa, gasta tudo o que tem e se vê perdido, sem rumo, sem vida, no sufoco, sem mais nada a fazer, mas, humildemente se arrepende de tudo o que fez e volta pra casa aos brços de seu pai.

O pai o aceita e pela graça o ama, e mais do que nunca, promove uma grande festa para comemorar este episódio.

Graça é uma favor imerecido, favor que os homens não merecem, mas que Deus livremente lhes concede. A graça de Deus nos traz perdão e alivio para a nossa alma. O pai do filho rebelde estava cheio de graça, amor e perdão.

E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos; (Lucas 15:21-23)

o outro filho, que se achava tão bonzinho, que ficou perto do pai o tempo todo, ficou irado com a chegada do seu irmão, ficou desanimado com a noticia e a festa, não compreendeu a graça e o amor de seu pai em relação a seu irmão, de tão orgulhoso, se sentiu inferiorizado, não reconheceu a condição de pecador que seu irmão arrependido se apresentou.

E o seu filho mais velho estava no campo; e quando veio, e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças. E, chamando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo. E ele lhe disse: Veio teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo. Mas ele se indignou, e não queria entrar. (Lucas 15:25-28)

Afinal, o orgulho deixa as pessoas cegas e auto-suficientes, se acham superiores as demais. Acham que são perfeitas e fazem exclusões com as pessoas

O filho rebelde estava morto e reviveu pela graça e amor de seu pai.

Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se. (Lucas 15:24)

O filho obediente estava vivo e lentamente estava se matando de orgulho. Começou a se justificar e fazer cobranças com seu pai.

Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos; Vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado. (Lucas 15:29-30)

Vejam bem, o filho obediente nem considera o rapaz rebelde como seu irmão, pois ele solta a frase: " Vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens" e o Senhor dá moral pra ele, o que é isso?

O pai amoroso explica a questão do amor e da graça, dizendo ao filho obediente que queria se justificar o tempo todo - tudo que é meu é seu, você não usufluiu porque ainda não pediu, mas está tudo aí, todas as minhas coisas continuam sendo tuas também.

E vejam bem, o pai coloca o filho obediente no seu lugar, fazendo o aceitar seu irmão, exatamente como um irmão "porque este teu irmão estava morto"

E ele lhe disse: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas; Mas era justo alegrarmo-nos e folgarmos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; e tinha-se perdido, e achou-se. (Lucas 15:31-32)

A graça e a misericórdia de Deus é para todos, ela está disponível tanto para aqueles que cometem os mais graves delitos, os mais graves erros, como também, para aqueles que são orgulhosos, soberbos, vaidosos, que se acham acima da média, que se acham acima de qualquer suspeita.

Para Deus não existe pecadinho ou pecadão, por mais que tentamos nos justificar, ainda continuamos a ser pecadores, dependentes da graça de Deus.

Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, (Tito 2:11)

Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.   (Tiago 4:6)

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; (Efésios 2:8-9)

quinta-feira, 18 de abril de 2013

A FELICIDADE NÃO ESTÁ À VENDA, MAS, MUITOS QUEREM COMPRÁ-LA




Quem tem dinheiro tem tudo?

O que você pensa a respeito das riquezas?

Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos. Isso também não faz sentido.

(Eclesiastes 5:10)



"Dinheiro não traz felicidades, mas manda buscar"

"Quem disse que dinheiro não traz felicidades, não sabe onde fazer compras"

Estas são algumas frases populares que nos levam a ilusão que o o dinheiro realmente pode tudo.

Muitas vezes comparamos a nossa vida com quem tem riquezas. E nos achamos os mais miseráveis desta terra

Para que perder tempo com isso?

Muitos que tem riquezas podem sim, comprar o que quiserem, podem ter as melhores roupas, conhecer os mais belos lugares, usar os mais agradáveis perfumes, mas, não conseguem usufluir a verdadeia prosperidade, pois a alegria passageira desta vida, não lava a alma de ninguém

É claro que o mundo é para ser explorado por todos, o sol nasce tanto para os bons, como para os injustos, cada um conquista seu espaço, cada um administra sua vida, com o que tem, com seus recursos, suas habilidades, seus talentos, suas heranças e suas oportunidades.

Prosperidade continua sendo ausência de necessidades - é tudo aquilo que a nossa alma anseia para se ter prazer na área, fisica, emocional e espiritual.

Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. (Mateus 6:21)


Há muitas histórias da vida real, onde pessoas ricas não conseguem dormir, bilionários que se suicidam, ora, porque seus filhos estão escravizados nas drogas, ora, onde a preocupação com o dinheiro é constante, onde o orgulho, a avareza, a ganancia e a vaidade os alcança e os destrói interiormente, onde as enfermidades não cessam, onde a paz de espirito não reina.

Porque existem pessoas que apesar de ter fortunas acumuladas, pertencerem a familias tradicionais ricas, tomam todo tipo de calmantes e ansioliticos, para depressão, para ansiedade, para dormir sossegadas.

Na maioria das vezes estãos envolvidos em escandalos, drogas, ganancia, fama, poder, subornos e corrupção

Conheci um cara, representante de uma multi Nacional "White Martins" distribuidora de gases medicinais e oxigenio.

Este cara era bem sucedido nos negócios, tinha uma casa de luxo, enorme, no centro de Barretos, uma area que dava um quarteirão, uma grande piscina, quiosques, churrasqueiras, entre outras coisas.

Vivia ansioso, inquieto, preocupado com a concorrência, usava paliativos, anti-depressivos, dispensava os seus vendedores e ele mesmo oferecia seus produtos.

Toda vez que me encontrava no setor de compras onde eu trabalhava, queria uma palavra de animo, uma palavra de conforto, para aquela sua vida agitada e corrida em busca de sucesso na area profissional.

Perguntei a ele: "Voce tem filhos, tem familia?"

Ele disse: "Tenho 3 filhos e uma esposa maravilhosa, mas não tenho tempo pra eles, vivo na estrada, na correria, senão perco as vendas, a concorrencia é muito grande

Perguntei a ele, mais uma vez: "Você tem uma casa confortável? tem carros bons? Tem sua area de lazer?"

- "Sim, tenho uma casa enorme, tenho carro importado, tenho uma grande area de lazer em casa, uma grande piscina construida faz uma exatamente um ano"

Perguntei: "Qual a ultima vez que voce deu um mergulho na sua piscina?"

-Nenhum mergulho ainda. Ainda não tive a oportunidade nem de sentar a beira da piscina e curtir o meu ambiente de conforto

Riquezas! Riquezas! Este homem estava correndo atrás de prosperidade financeira para se manter no topo.

Perdendo a saúde, lutando contra a concorrencia, sem tempo para refletir nas coisas belas da vida: Familia, filhos, saude, paz interior

Mas é grande ganho a piedade com contentamento. Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.
Mas os que querem ser ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.
Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.

(1 Timóteo 6:6-10)

Não disse a ele: você vai morrer!!!! mas se continuasse assim, ele realmente iria morrer. Eu disse a ele: "chega de sofrer, aquiete-se e reveja o que é importante"

Onde há riquezas há inquietação de espirito.

Por mais coisas que temos, sempre vai faltar Deus no nosso coração.

Só Jesus preenche o vazio da nossa alma. Só Deus dá um sentido a nossa existencia.

Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. E assim com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem

(Hebreus 13:5-6)

segunda-feira, 15 de abril de 2013

COMO FAÇO PARA SEGUIR A PAZ


Como faço para seguir a paz com todos?

A vida de modo natural não é sempre estar bem, alegre, cheio de paz, calmo, feliz, tranquilo e pacífico. Isto é utopia.

Todos buscam isto, mas a vida em si mostra que temos que nos adptar à muitas circunstâncias, vencê-las e aí sim, buscar sempre a paz e o equilíbrio.

Buscar a paz em tudo e com todos, eis o grande desafio e isto é o que mais Deus deseja em nós.

Paz no coração, você sabe o que é isso?

Vivemos num mundo marcado pelo egoísmo e individualismo, um egocentrismo exagerado das pessoas. Cada vez menos se vê boas ações de paz em prol do próximo. Cada um querendo brilhar a sua maneira. Todos querem aparecer, mas não querem extender a paz aos semelhantes

Basta olhar às intenções das pessoas para notar esta verdade.

Há Pessoas que não desejam a paz umas às outras. Querem atenção, reconhecimento, carinho, querem a paz, mas não semeiam a paz.

Todas estas atitudes são vergonhosas e só prejudicam a nós mesmos.

O nosso mundo está cheio de pessoas assim. O centro da corrupção não está em "Brasília", mas está no coração das pessoas!

Se há pessoas de paz, honestas e sinceras, de bem, que se preocupam com seu próximo e gostam de fazer o que é certo. Essas pessoas são como um oásis no mundo em que vivemos.

Mas a grande questão é que sempre temos algo a melhorar em nosso comportamento, tanto para com as pessoas, quanto para com o mundo em que vivemos.

Todos os dias Deus nos dá oportunidades de ajudar e servir as pessoas. Deus quer nos Santificar, mas primeiro devemos buscar a paz com todos.

Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; (Hebreus 12:14)

Muitas vezes deixamos escapar estas oportunidades. A Palavra de Deus nos ensina: "Não te furtes a fazer o bem a quem de direito, estando na tua mão o poder de fazê-lo" (Pv 3:27).

Acima de tudo isso, porém, está o fato que não importa o quanto façamos o bem ou melhoremos como pessoa, pois sempre continuaremos dependendo da graça de Deus para sermos transformados em uma pessoa cheia de paz e melhor a cada dia.

O que quero dizer é que, aquele que procura ser uma pessoa de paz e melhor sem a ajuda de Deus pode conseguir algum avanço, mas não com a mesma intensidade e poder se fizesse isso entregando sua vida "de verdade" a Jesus Cristo, não só de palavras, mas sendo um pacificador toos os dias.

O apóstolo Paulo diz que "quem está unido com Cristo "está com a paz" é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo "agora ele anda semeando a paz"" (II Co 5:17).

Ser uma pessoa de paz e melhor é até possível, digamos, para aquele que não se importa com Deus. Pessoas que não andam com Deus melhoram como pessoas lendo livros de auto-ajuda, acatando a bons conselhos, e até mesmo por pertencer a uma religião qualquer (pertencer a uma religião não significa ter relacionamento com Deus).

Há uma grande diferença entre melhorar e ser transformado. Nem tudo que melhora significa que foi transformado. Até o dinheiro pode melhorar a vida de alguém. Mas trazer transformação à pessoa, e deixá-la cheia de paz, só Jesus pode fazê-lo.

Somente Deus pode transformar verdadeiramente o coração, a mente, a alma e o caráter do homem. Mais ninguém pode fazer isso, nem o dinheiro, nem a religião, nem o escritor campeão de vendas em livros de auto-ajuda, nem mesmo o esforço humano que despreza o Criador em seu coração.

Somente o poder de Deus pode transformá-las e instalar a paz no coração. A transformação da nossa sociedade somente ocorrerá por meio não de pessoas simplesmente melhores, mas transformadas e cheias de paz pelo poder de Deus.

Na vida é assim, envolvimento, processos e resultados - santificação é o processo, envolvimento é o nosso caminhar com Jesus e depois a paz de espírito é o resultado.

sábado, 13 de abril de 2013

FOFOCAS





A língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. (Tiago 3:5)


É justamente através da lingua que surge a fofoca.
 

A língua do ser humano é um terreno neutro.
 

Ela tanto pode ser usada para falar coisas belas, dizer coisas positivas, tanto pode ser usada para abençoar, de fato, ser usada por Deus...
 

Como também pode ser usada para dizer coisas negativas, palavras que machucam, palavras que amaldiçoam, de fato, ser usada por Satanás.
 

Com a lingua separamos as pessoas, perdemos as melhores amizades, por causa de muitos relacionamentos quebrados, com dificuldades de atuar em grupo, sempre ficamos com um pé atrás: há pessoas ressentidas, desconfiadas, incapazes de confiar, magoadas, entristecidas...
 

Na multidão de palavras não falta pecado, mas o que modera os seus lábios é sábio.  (Provérbios 10:19)

Aquele que modera a língua é sábio. Mas não fica imune de escutar boatos e fofocas. Depende do sábio, a decisão de segurar as informações, ou passar pra frente o que escutou.
 

O homem de coração perverso não prospera, e o de língua enganosa cai na desgraça. (Provérbios 17:20)

Cedo ou tarde quem vive propagando a fofoca, cairá no seu próprio laço. 


Não há quem sobreviva por muito tempo, inventando histórias para denegrir a imagem das pessoas e fica ileso de qualquer responsabilidade
 

As palavras do caluniador são como petiscos deliciosos; descem saborosos até o íntimo. Como uma camada de esmalte sobre um vaso de barro, os lábios amistosos podem ocultar um coração mau. Quem odeia, disfarça as suas intenções com os lábios, mas no coração abriga a falsidade.

Embora a sua conversa seja mansa, não acredite nele, pois o seu coração está cheio de maldade. Ele pode fingir e esconder o seu ódio, mas a sua maldade será exposta em público.   (Provérbios 26:22-26)
 

Não há como negar, se você ouvir as primeiras palavras de alguém que gosta muito de fofocar, seus olhos brilham, a sua boca fala alegremente sobre a desgraça dos outros, a gente percebe, enbora sua conversa parece cheia de convicção, ela está alimentando a sua própria maldade, seu coração está endurecido, sua maldade já está posta em público.
 

E viu Can, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora. Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai. E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera.  (Genesis 9:22-24)
 

A fofoca é muito antiga, desde os tempos da arca de Noé, um filho desde grande homem de Deus, cometeu um deslize contra seu próprio pai

E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos. (Gênesis 9:25)


Nóe tinha 3 filhos. Enquanto estava construindo a Arca, ele se embebedou com o vinho e foi dormir nu.
 

O primeiro filho que chegou na tenda, viu e espalhou o boato, já foi fofocar a situação do pai. 

Primeiro falou com os outros irmãos, depois começou a debochar do pai para muitas pessoas.
 

Todos conhecem a história, Can foi amaldiçoado por seu pai, por causa de suas fofocas.
 

Os descendentes de Can, que formaram os povos de Canaã, sempre foram derrotados pelo povo Hebreu, povos que foram descendentes dos outros irmãos, conforme Noé disse:  "Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos".
 

Houve muitas consequencias ruíns para Can, por causa de suas fofocas e isso provocou um mal estar até nos seus descendentes.
 

Histórias de fofocas se repetem muito nas Escrituras, como no caso de Moísés e seus irmãos Arão e Miriã:
 

E falaram Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cusita, com quem casara; porquanto tinha casado com uma mulher cusita. E disseram: Porventura falou o SENHOR somente por Moisés? Não falou também por nós? E o SENHOR o ouviu. (Números 12:1-2)
 

Eles começaram a espalhar fofocas sobre Moíses, ficaram fazendo intrigas, mas Deus deu um jeito na situação. Eles queriam até tirar de Moíses o privilégio de falar diretamente com Deus
 

Daniel e seus amigos falsos e fofoqueiros na corte da Babilonia. Viram que Daniel era um excelente funcionário, Ficaram com inveja e já arquiteram um plano: "PUXAR os TAPETES de DANIEL"
 

Seus amigos armaram uma cilada para Daniel, fizeram uma conspiração por causa da inveja.  Não se conformavam com seu cargo, sua confiança com o Rei.

Inventaram boatos, fizeram graves acusaçõs contra Daniel até levá-lo a cova dos leões.

Então o rei ordenou que trouxessem a Daniel, e lançaram-no na cova dos leões. E, falando o rei, disse a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará. (Daniel 6:16)
 

Mas não teve jeito, Deus intervém e dá um jeito nos fofoqueiros de plantão, que acabam sendo devorados pelos leões, eles e seus familiares.
 

E ordenou o rei, e foram trazidos aqueles homens que tinham acusado a Daniel, e foram lançados na cova dos leões, eles, seus filhos e suas mulheres; e ainda não tinham chegado ao fundo da cova quando os leões se apoderaram deles, e lhes esmigalharam todos os ossos.
(Daniel 6:24)

Em Mateus 17:27 há um fato interessante - Quiseram testar Jesus sobre impostos.
 

Os escritas e fariseus campeões em fofocas e intrigas, quiseram armar uma cilada para os discipulos dizendo que eles andavam com o mestre e não pagavam impostos.
 

Jesus logo resolveu o problema, retirou da boca de um peixe uma moeda, para não causar escandalo no meio do povo, e com aquela moeda os impostos foram pagos imediatamente, tanto da parte dele, como pagou também pelos seus seguidores.
 

Mas, para que os não escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir, e abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-o por mim e por ti. (Mateus 17:27)
 

Boatos, calúnias, invejas e desafetos é o que mais tem. As pessoas vivem jogando o tempo todo. Não há como negar que isso é uma praga. Tem que ter muito jogo de cintura, para escapar ileso de tanto fuxico, maldade, falta de carater e fingimento diante das pessoas
 

Repetidamente Deus adverte na Biblia seu povo para escapar da fofoca e de toda opressão que se faz debaixo do sol:

Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo;
Nem jurareis falso pelo meu nome, pois profanarás o nome do teu Deus. Eu sou o SENHOR.
Não oprimirás o teu próximo, nem o roubarás; a paga do diarista não ficará contigo até pela manhã.
Não amaldiçoarás ao surdo, nem porás tropeço diante do cego; mas temerás o teu Deus. Eu sou o SENHOR.
Não farás injustiça no juízo; não respeitarás o pobre, nem honrarás o poderoso; com justiça julgarás o teu próximo.
Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não te porás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o SENHOR.
Não odiarás a teu irmão no teu coração; não deixarás de repreender o teu próximo, e por causa dele não sofrerás pecado.
Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR
                         Levítico 19:11-18

Afaste -se da fofoca, ela faz muito mal, tanto para si, como para toda sua família, é um mal que se arrasta de geração em geração

quinta-feira, 11 de abril de 2013

VIVER E CORRER RISCOS




A existência é um contrato de risco. Quando nascemos, já assinamos este contrato.

Diariamente corremos risco de vida, podemos adoecer, se machucar, se enfartar, se acidentar, podemos correr o risco de entrar numa crise existencial, de ser traído, caluniado, de ter crises financeiras, e ter inimigos a qualquer momento, risco de ser invejado, de tropeçar, de se contaminar...

Há uma série de riscos nos envolvendo, o tempo todo.

Não se elimina todos os riscos da nossa vida, através dos nosso próprios esforços, não temos controle total das circunstancias, nem do tempo, nem dos acontecimentos, não sabemos como vai ser daqui a alguns segundos...

Somente Deus tem o controle absoluto de todas as situações.

Somente Deus sabe os percursos, as variáveis e todos os desdobramentos da nossa trajetória.

"O Senhor é meu pastor e nada faltará" - Salmo 23. Existe outro salmo tão conhecido como este?

Recitado, guardado no coração, decorado, preferido, meditado por muitos.

Então, porque falta tanta coisa para muita gente?

Não estão deixando Deus, de fato, ser o pastor de suas vidas.

Lembre-se, que na sua existencia, se não houver uma entrega total, focado na dependencia de Deus, podemos ter sérios problemas, poderá haver muitos motivos para sofrer e chorar muito por causa de tantos riscos agravando nosso estado fisico e mental.

Mas aqueles que buscam ao Senhor de todo coração e entendimento encontrará livramento diante de tantos riscos.

Veja bem, não é sorte, nem acaso, é livramento.

Os riscos abalam nosso fisico e emocional, justamente para buscarmos ajuda na área espiritual: "Deus"

Sem riscos, não teriámos necessidades de ajuda, mesmo que diante do risco, despertamos a criatividade, a intuição, a inspiração, a coragem, a bravura, a perseverança, a determinação e a fé.

Nossas necessidades vitais de sobrevivencia fazem com que suportamos todos os tipos de riscos, mas sem Deus, nada é possível.

Jesus disse: ...sem mim nada podeis fazer.
                                      João 15:5

Sem Jesus na direção, os riscos sempre vão nos abalar e serem maiores que nossas vitórias.

É preciso ter Deus no controle de tudo, para sentir-mos o sabor da vida, o paladar doce das nossas conquistas, os momentos de paz de espírito, mesmo passando por provas todos os dias, diante de todos os riscos.

Não há vida sem riscos, mas há um Deus que faz com que enfrentamos e superamos todos os riscos

Só para ilustrar: "Daniel na cova dos leões" - Este homem correu risco de vida, foi injustamente jogado na cova dos leões, sendo justo, honesto e trabalhador, vitima de uma conspiração no trabalho.

Mas, Daniel dependia exclusivamente de Deus, ele tinha intimidade com o Senhor, por isso, Deus o protegeu no momento certo.

Deus fechou a boca dos leões famintos... nada fizeram com Daniel.

Deus não nos livra dos problemas, Ele não impede que os riscos de vida cheguem a nossa vida, mas nos livra durante o problema, exatamente na hora que mais precisamos.

Esteja preparado,seja dependente de Deus a todo momento, porque viver é correr riscos o tempo todo...

quarta-feira, 10 de abril de 2013

É COMUM DIZER A EXPRESSÃO NADA A VER






Hoje vivemos num tempo corrido de muitas informações e pouco tempo para refletir sobre a vida.

E cada vez mais acelera a decadencia moral e espiritual do ser humano.

A modernidade está ai, é muito comum ouvirmos a expressão: NADA A VER.

Geralmente esta expressão é muito usada entre os jovens, mas agora ela está sendo falada até por gente idosa, ela vem acompanhada daquela liberdade de expressão que todo mundo acha que deve ter.

E qualquer coisa que seja criticada ou censurada vira motivo para dizer isso: NADA A VER

Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do pai, mas do mundo. e o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre
                                                   
1 João 2:15-17

A mensagem de Deus é clara em dizer que o mundo conspira contra nosso bem estar, fisico emocional e espiritual.

E que tudo que há nele (NESTE SISTEMA DE COISAS DO MUNDO) de nada aproveita para gerar em nós sabedoria, disciplina e prudencia.

Pelo contrario, o que o mundo oferece é prazer instantaneo e depois morte prematura da alma, é somente coisas para saciar nosso desejos incontroláveis da carne, OS DESEJOS DESENFREADOS DOS OLHOS e o que mais dá prazer na vida.

Concupiscencias é isso, desejo incontrolável que está dentro de cada um de nós

E quando alguém se preocupa com as famílias, quando os pais dão conselhos aos filhos, quando as coisas não estão indo nada bem na sociedade em geral, quando um pastor dá um aviso na igreja, ensina o caminho pelo qual devemos andar, que seja sempre na vontade de Deus, logo vem as indagações, opiniões e palpites, isso é comum, e muitos gostam de dizer : NADA A VER

Em se tratando do mundo como está, onde o certo parece errado, onde tudo parece normal, aqueles que combatem o mal e torcem para o que é bom, certo e correto prevalecer, vão ouvir com muita frequencia a expressão nada a ver, pode se preparar... NADA A VER É A FRASE DA MODA ATUAL.

 

O BIG BROTHER BRASIL é exemplo de audiencia garantida na TV, e qual o proposito maior da emissora, senão cativar o maior numero de telespectadores e faturar milhões com isso, se não for através dos olhos e da cobiça dos homens e mulheres do mundo atual.

É, COMENTAR SOBRE ESTE ASSUNTO não é fácil não, o mundo atual é bombardeado pela mídia, tem até um slogan GLOBO E VOCÊ TUDO A VER. Agora, PARA QUEM JÁ CONHECE A PALAVRA DE DEUS, isso é a mesma coisa de dizer: DEUS E VOCE NADA A VER.

Logo de cara a primeira chamada do programa big brother só para dar um simples exemplo, isso nos comerciais durante o dia todo, é mostrar gente semi-nu, CORPOS DESNUDOS, ou seja, de biquini ou sunga, FAZENDO CARÍCIAS, posições sexuais insinuantes, corpos esculturais e bem trabalhados, para simplemente chamar a atenção da cobiça dos olhos dos homem e das mulheres.

Hoje nós sabemos e o DIABO também sabe, muita gente gosta do que vê, É AGRADÁVEL, está todo muito bem informado e antenados com o mundo que se chama hoje, tudo é apelativo e nada passa despercebido.

Dizer que este programa é uma afronta a moral e os bons costumes da familia é dar chance para a expressão NADA A VER ficar em evidencia.

Quem é contra estes programas, entre outros tão parecidos, vai ficar contra muita gente, vai ser rotulado de careta, bitolado, cara que não tá com nada

E até mesmo as familias que se encontram dentro da igreja, se não vigiarem seus lares, se não ficarem de olho na programação da TV ou INTERNET, vão ter sérios problemas pela frente

NADA A VER: é normal, afinal o mundo é assim mesmo dá preferencia a mostrar o que é belo, o que gera fantasias, cobiça, imoralidade, sensualidade, prazer e isso vai se tornando realidade e destruindo o que mais tem valor para Deus: A FAMILIA

Quantas mulheres e homens, jovens e adolescentes são contaminados diariamente com a programação atual das TVS, são tentações que o homem moderninho de hoje, não consegue se livrar facilmente.

Já está todo mundo enlaçado E ACOSTUMADO, em consequencia disso muitos lares são desfeitos por causa de traição, gravidez indesejada, homosexualidade, praticas sexuais ilicitas, fora do casamento, adolescentes e crianças copiando os modelos da TV, tanto na forma de se vestir, falar e agir, como se fosse tudo normal...

É o mundo está assim cada vez mais perdido e a frase NADA A VER ganhando cada vez mais destaque


Não pensem que existem super homens espirituais, que podem assistir qualquer coisa e não serem influenciados com o lixo das programações da TV.


A Biblia está cheia de personagens que cairam exatamente na área sexual, via de regra, ninguém fica livre destas tentações, se em tempos atrás que nem existia TV e INTENET, o diabo deitava e rolava, quanto mais hoje onde está tudo escancarado, as portas dos lares estão bem abertas para os leões (legiões de demônios) devorarem suas presas

Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
1 pedro 5:8


Eu bem sei, que muita gente vai dizer NADA A VER até no que estou escrevendo, o tema que estou seriamente abordando realmente é polêmico, mas eu fico com a palavra de DEUS que é GARANTIA ABSOLUTA DE VIDA ETERNA com muita PAZ DE ESPÍRITO, é a única coisa que se preocupa com nossa integridade fisica, emocional e espiritual.

DEUS é bom, justo e misericordioso e deu a sua PALAVRA ESCRITA para tomarmos posse, é a sua herança para nós aqui na terra, devemos ficar vigiando contra os leões ao nosso derredor ( Satanás e seus anjos caidos), que ousadamente nos dias de hoje estão querendo nos tragar dentro de nossas próprias casas.

Fiquem atentos, Deus não se esquece de nós, mas temos que ter consciencia do que estão nos oferecendo, sabendo que nossa cobiça dos olhos não se cansam e cedo ou tarde podemos ser fisgados pela ISCA DE SATANÁS, porque o que ele tem a oferecer é algo que possa satisfazer nossos desejos incontroláveis da carne

Os teus olhos olharão para as mulheres estranhas, e o teu coração falará perversidades.         
Provérbios 23:33


A TV hoje em dia é a arma mais poderosa que o inimigo tem, ela é pura ilusão, ela entra em nossas casas com facilidade, mostra muitas mulheres e homens estranhos, que não são conhecidos seus, mas querem te seduzir, com corpo escultural, seja em novelas, comerciais de cerveja, big brother, tudo para gerar em ti perversidade, tome cuidado, quando for olhar para sua esposa, namorada, e comparar com tudo que está vendo, vai achar diferença, porque sutilmente a armadilha de satanas é perverter seus pensamentos e contaminar seu coração, realizar tuas fantasias até você dizer: NADA A VER


Tudo parece normal, mas não é, POR MUITO TEMPO, MUITAS PESSOAS AINDA VÃO DIZER NADA A VER, não se iludam, há muitas famílias sendo destruídas e muita gente nem percebe.


E para Deus vai continuar sendo normal sempre ficar atento a sua palavra e quem permanecer fiel a ela vai perseverar até o fim e será salvo de todo lixo e imundicia que estão tentando sujar a sua alma e destruir seus sonhos


Acautelai-vos, prestem atenção ao que seus olhos estão vendo, fique longe da expressão NADA A VER e seja feliz na presença do Senhor.

 

terça-feira, 9 de abril de 2013

A SINTESE - O RESUMO - DO EVANGELHO: JESUS EXPLICA SUA MISSÃO: Mas Jesus disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente. (João 5:19)

JESUS ENCONTRA UMA MULTIDÃO SEDENTA POR MILAGRES, BENÇÃOS, REVELAÇÃO: E grande multidão o seguia, porque via os sinais que operava sobre os enfermos. (João 6:2) - Vendo, pois, aqueles homens o milagre que Jesus tinha feito, diziam: Este é verdadeiramente o profeta que devia vir ao mundo.
Sabendo, pois, Jesus que haviam de vir arrebatá-lo, para o fazerem rei, tornou a retirar-se, ele só, para o monte.
(João 6:14-15)

JESUS SE RETIRA DO MEIO DO POVO, PORQUE ENTENDE A MOTIVAÇÃO ERRADA DELES, MAS, ELES O SEGUEM NOVAMENTE, MAS, JESUS DIANTE DA MULTIDÃO FAZ UM DURO DISCURSO:Jesus respondeu-lhes, e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes. (JOÃO 6:26)

EM OUTRAS PALAVRAS, JESUS QUIS DIZER, VOCES ESTÃO ME BUSCANDO PELO QUE EU FAÇO, NÃO SOMENTE PELO QUE EU SOU: Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou. (João 6:27)

NESTE DURO DISCURSO, ATÉ PENSARAM COMO FAZER A COISA CERTA, MAS JESUS APONTOU UM CAMINHO MAIS DIFICIL, QUE ERA SEGUI-LO PELO QUE ELE É:
Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de Deus? - Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou. (João 6:26-29)
Disseram-lhe, pois: Senhor, dá-nos sempre desse pão.
E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.
Mas já vos disse que também vós me vistes, e contudo não credes. (João 6:34-36)

MAS UMA VEZ JESUS ENFATIZA A SUA MISSÃO, FAZER A VONTADE DE DEUS, E A NOS INSTRUIR A FAZER O MESMO:
Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
(João 6:38)

E O POVO SÓ MURMURAVA E SE DISTANCIAVA DE JESUS, PORQUE REALMENTE A SUA PROPOSTA FICA MAIS DIFICIL: Murmuravam, pois, dele os judeus, porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céu. E diziam: Não é este Jesus, o filho de José, cujo pai e mãe nós conhecemos? Como, pois, diz ele: Desci do céu?

JESUS CONTINUA COM UM DURO DISCURSO PRA CIMA DA MULTIDÃO: Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida.
(João 6:47-48)
Respondeu, pois, Jesus, e disse-lhes: Não murmureis entre vós. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.
Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como nos pode dar este a sua carne a comer?
Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.
(João 6:51-53)

PENSARAM EM CANIBALISMO, COMER A PROPRIA CARNE DE JESUS, MAS ELE FALOU DE MODO ESPIRITUAL, QUE AS PESSOAS DEVIAM SE ALIMENTAR DE JUSTIÇA, DE AMOR, DE PAZ, DE MISERICÓRDIA, OU SEJA, SER ALGUÉM COMO ELE É:Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.
Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim.
(João 6:56-57)

FOI AÍ, QUE MUITOS DESISTIRAM DE JESUS, A MULTIDÃO SE ESPALHOU E ATÉ OS DISCIPULOS MAIS CHEGADOS QUISERAM IR EMBORA: Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?

Sabendo, pois, Jesus em si mesmo que os seus discípulos murmuravam disto, disse-lhes: Isto escandaliza-vos?
Que seria, pois, se vísseis subir o Filho do homem para onde primeiro estava?
O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida.
Mas há alguns de vós que não crêem. Porque bem sabia Jesus, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de entregar.
E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido.
Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele.
Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos? (João 6:60-67)

JESUS PERGUNTA SERIAMENTE AOS DISCIPULOS, VOCES QUEREM ME SEGUIR PELO QUE EU SOU, OU QUEREM FAZER COMO A MULTIDÃO, "QUE PENSA SÓ NOS MILAGRES E NAS BENÇÃOS", RETIRAR-SE?
MAS PEDRO DIZ COM CONVICÇÃO:
Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.
E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente.
(João 6:68-69)

PELO MENOS, UM, PEDRO, ENTENDE O QUE É SEGUIR JESUS PELO QUE ELE É, E NÃO SOMENTE PELO QUE ELE FAZ...


AME JESUS PELO QUE ELE É, NÃO SOMENTE PELO QUE ELE PODE TE DAR

segunda-feira, 8 de abril de 2013

APRENDENDO COM DAVI



                       
                                          "Vencendo o medo"

                                1 Samuel 17:12

Tempo de guerra entre Israel e os povos vizinhos, principalmente os Filisteus (Ano 1025 AC)

Aparece na história um jovem chamado Davi, o caçula entre 8 irmãos, filhos de Jessé.

Na época que o Rei de Israel era Saul, o pai de Davi era bem idoso.

Os 3 irmãos mais velhos de Davi eram homens de guerra, faziam parte do exército de Saul.

Davi começa a marcar seu nome na história: Visitava seus irmãos no acampamento de Saul para saber noticias deles, e depois, voltava para tomar conta das ovelhas de seu pai.

Golias, um guerreiro nato, um homem forte e valente, grande em estatura, também entra na história desafiando os israelitas, propondo um duelo de vida e morte, e quem vencesse esta luta com ele, decretaria de vez o fim de uma guerra.

Se Israel tivesse algum soldado a altura de Golias e vencesse a batalha contra o gigante, teria o dominio sobre os filisteus.

O perdedor seria escravo do ganhador.

Era assim que esta batalha estava sendo anunciada por Golias durante algumas semanas.

Davi percorria o acampamento dos Judeus para saber noticias de seus irmãos, que estavam ali se alinhando no campo de batalha ouvindo o desafio de Golias o dia inteiro.

Davi também ouve o desafio e percebe o medo dos seus conterraneos.

O fator pirncipal que estava reinando no campo de batalha era o medo.

Quando os israelitas viram o homem, todos fugiram com muito medo. (1 Samuel 17:24)

Na nossa vida a mesma coisa quando deparamos com desafios, diante de dificuldades, o que prevalece no campo de batalha da nossa mente é o medo.

Apesar do medo sempre bater a nossa porta, Davi pensa em outras possibilidades para vencer o medo e derrotar o gigante.

Davi escuta falar em futuras recompensas, ou seja, começa a refletir e perguntar: "o que vai ganhar alguém se vencer o medo, se confrontar este grande problema?"



O Rei Saul prometeu riquezas, honras, sua filha em casamento e isenção de impostos à família de quem matar o gigante Golias:

Os israelitas diziam entre si: "Vocês viram aquele homem? Ele veio desafiar Israel. O rei dará grandes riquezas a quem o matar. Também lhe dará sua filha em casamento e isentará de impostos em Israel a família de seu pai". (1 Samuel 17:25)



Na vida é assim, só vamos ter recompesas quando vencemos os desafios

Há bençãos, há privilégios, há promessas, há recompensas a nossa frente, mas antes temos que vencer os desafios, algumas batalhas que vão aparecendo no caminho, são as duras provas da vida.

Davi pergunta aos soldados medrosos: "o que ganhará o homem que matar este filisteu e livrar Israel desta vergonha?"

Davi perguntou aos soldados que estavam ali ao seu lado: "O que receberá o homem que matar esse filisteu e salvar a honra de Israel? Quem é esse filisteu para desafiar os exércitos do Deus vivo?

(1 Samuel 17:26)

 

Davi percebeu o que ninguém havia notado ainda, que as recompensas para superar o medo e vencer os desafios são boas e agradáveis.

O medo abafa até a nossa capacidade de pensar e bloqueia nossas melhores ações e atitudes.

Davi mantém uma postura positiva de guerreiro, com fé e coragem, para levar adiante seu propósito e colocar seu nome na história dos grandes heróis.

Ainda assim, recebe de imediato o rótulo de convencido pelos seus irmãos: "Quem você pensa que é?"

"Por que você veio até aqui? Com quem deixou aquelas poucas ovelhas no deserto? Sei que você é presunçoso e como seu coração é mau; você veio só para ver a batalha". E disse Davi: "O que fiz agora? Será que não posso nem mesmo conversar? "

(1 Samuel 17:28-29)

Isso é o que acontece conosco diariamente, uma voz na nossa consciencia diz: Quem você pensa que é? Você acha que pode conseguir?

Essa voz se chama: Dúvida.

Ela sempre diz o que devemos fazer, ela sempre quer tomar conta da situação e nos afastar do que pode dar certo.

Os irmãos de Davi semearam a dúvida no seu coração, dizendo "quem é você", devia estar cuidando das ovelhas, o que faz aqui no meio da batalha, fique calado no seu lugar.

Mas Davi não deixou a duvida entrar em seu coração e continuou perguntando pra muita gente a mesma coisa.

Davi faz perguntas sobre como vencer o medo e desafiar o gigante e recebe respostas de duvidas, de incapacidade, de inferioridade, de desanimo

Na vida de qualquer um é assim, quando tentamos vencer o medo, alguém com palavras negativas ou alguma situação dificil nos desanimam, deixando os desafios cada vez maiores.

As palavras de Davi chegaram aos ouvidos de Saul, que o mandou chamar. Davi disse a Saul: "Ninguém deve ficar com o coração abatido, com muito medo, por causa desse filisteu; teu servo irá e lutará com ele". (1 Samuel 17:31-32)

Por causa da ousadia de Davi, de querer combater o medo, ele é levado até a presença do Rei Saul.

Ousadia = capacidade de lutar contra o medo, desafiar o perigo e não recuar, avançar para o alvo.

O Rei Saul ficou empolgado com a coragem e ousadia de Davi, mas, mesmo assim não acreditou no potencial do garoto.

Respondeu Saul: "Você não tem condições de lutar contra este filisteu; você é apenas um rapaz, e ele é um guerreiro desde a mocidade". (1 Samuel 17:33)

Você tem potencial! Todos nós temos potencial!

Potencial é uma capacidade escondida dentro de nós, esta capacidade desenvolve a fé, a coragem, a ousadia.

Mesmo que ninguém acredite em nós: "vá enfrente sem medo os seus desafios".

Saul desconfiou do potencial de Davi, mas lhe deu uma chance.

Assim somos nós, algumas vezes somos desacreditados, por causa de nossas fragilidades, limitações e fraquezas, mas tem sempre alguém que nos encoraja a prosseguir e nos dão conselhos, nos ajudam, a preparar melhor nossos passos, afim de trilharmos melhor os caminhos da vitória.

Então Saul vestiu Davi com sua própria túnica. Colocou-lhe uma armadura e um capacete de bronze na cabeça. Davi prendeu sua espada sobre a túnica e tentou andar, pois não estava acostumado àquilo. E disse a Saul: "Não consigo andar com isto, pois não estou acostumado". Assim tirou tudo aquilo,

(1 Samuel 17:38-39)

Davi aceitou a armadura de Saul, mas, não lhe caiu bem, ele preferiu usar seus dons, talentos e habilidades.

Não devemos copiar os métodos dos outros para enfrentarmos os nosso desafios, cada um deve ter sua própria experiencia de vida.

Davi teve sua própria experiencia, chegou perto do gigante a sua maneira e já começou a ser caçoado por ele, foi zombado, humilhado...

Olhou para Davi com desprezo, viu que era só um rapaz, ruivo e de boa aparência, e fez pouco caso dele. E disse a Davi: "Por acaso sou um cão para que você venha contra mim com pedaços de pau? " E o filisteu amaldiçoou Davi invocando seus deuses,

(1 Samuel 17:42-43)

 

A humilhação, o desrespeito, a afronta, nos torna mais forte.

Isso é o combustível que desperta e incendeia nossa fé e coragem.

Quando somos confrontados pela adversidade, algo dentro de nós muda.

Deus nos criou para sermos vitoriosos e não humilhados pelas circunstancias.

É nas afrontas e desafios da vida que despertamos a fé dentro de nós, quando zombam de nós, zombam do próprio Deus que nos criou à sua imagem e semelhança.

De Deus não se zomba: Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. (Galatás 6:7)

A batalha pertence ao Senhor - Foi assim que Davi pensou em seu coração.

Se Deus estava com Davi, o que pode fazer o homem gigante?

Qual é o medo que pode resistir ao poder de Deus?

E Davi disse ao filisteu: "Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou.

(1 Samuel 17:45)

 

A fé e a coragem juntas vence o medo. Foi assim que Davi venceu Golias.

Todos conhecem esta história. Todos sabem quem foi o vencedor.

...esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.

(1 João 5)

A vitória que vence o medo é a nossa fé. A única arma que não falha nunca.

A nossa fé vence o mundo em qualquer circunstancia.

E as recompensas são muitas para aqueles que vencem os seus desafios pela fé, além, é claro, de marcar o seu nome na história de maneira positiva:

Quem vence pela fé, tem paz de espírito, tem saúde, tem vigor, tem força de vontade, tem coragem, tem ousadia, tem senso de justiça e pratica o amor.

Essas são recompensas eternas, que Deus prepara para aqueles que lhe obedecem, para aqueles que pela fé vencem o medo.

O AMOR E O APEGO AO DINHEIRO

  O AMOR E O APEGO AO DINHEIRO DINHEIRO : energia vital para a nossa sobrevivência O dinheiro tanto pode ser usado para fazer o bem ou o mal...