terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

AFLIÇÃO, DORES E CLAMOR PELO LIVRAMENTO



AFLIÇÃO, DORES E CLAMOR PELO LIVRAMENTO

Quem já ouviu a expressão: tá ruim, mas tá bom

As vezes quando perguntamos para algumas pessoas, como vai?

Elas dizem, vai indo, tá ruim, mas tá bom, fazer o quê, a vida é assim 
mesmo

Em outra oportunidade encontramos esta mesma pessoa, numa outra situação e fazemos a mesma pergunta: E aí, como é que está a vida?

Eles dizem: “tá feio a coisa, tá mal, tô na luta, mas tá difícil, não tá nada bom”

Esta é exatamente a mesma situação do povo hoje em dia, e sem Deus por perto a situação vai ficando muito mais complicada

Há muito tempo atrás a situação da humanidade era a mesma, principalmente entre o povo de Deus

E a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra;Gênesis 28:14

Foi isso que Deus disse a Abraão, homem justo, escolhido para formar uma nação, uma nação santa que representasse o povo de Deus na terra. Abraão viveu há muito tempo atrás, de lá surgiu uma promessa do Senhor: De abençoar muitas famílias na terra através do seu servo Abraão

Esta foi a promessa de Deus feita a um homem, para que cumprisse sua palavra na terra, para através de Abraão, abençoar toda a sua descendência até os dias de hoje. E exatamente nos dias de hoje, o mundo não mudou, a igreja, o povo escolhido de Deus, pode se considerar filhos da promessa, os verdadeiros cristãos são os filhos da promessa.

No velho testamento o desejo de Deus era que este povo gerado por Abraão o adorasse, o buscasse, o servisse de todo o coração, para que Deus abençoasse este povo, assim o carater e A SOBERANIA de Deus seria mostrada para todas as nações.

Naquele tempo a descendência de Abraão se expandiu por toda a terra, conforme a palavra de Deus, e num determinado tempo, eles se tornaram tão numerosos que ainda sendo peregrinos na terra, não tinha ainda formado uma pátria, em tempos de fome, ficaram por 400 anos escravizados no Egito.

Através de um sonho Deus revelou a Abraão (mostrou o futuro de seu povo através de uma visão) que sua descendência seria numerosa, mas que apesar disso ficariam por 400 anos escravizados por uma outra nação, ficariam sem terra própria, até que Ele pudesse intervir e tirá-los desta situação, fazendo que seu povo ficasse totalmente libertos e tomasse posse de uma terra prometida (uma pátria, uma nação)

Gênesis 15:12-16 - E pondo-se o sol, um profundo sono caiu sobre Abrão; e eis que grande espanto e grande escuridão caiu sobre ele. Então disse a Abrão: Sabes, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos,

Mas também eu julgarei a nação, à qual ela tem de servir, e depois sairá com grande riqueza.

E tu irás a teus pais em paz; em boa velhice serás sepultado. E a quarta geração tornará para cá; porque a medida da injustiça dos amorreus não está ainda cheia.

Não era desejo de Deus que seu povo escolhido ficasse sofrendo por 400 anos como escravos no Egito, não precisariam ficar todo este tempo, o que se percebe no texto, na narrativa desta história, foi que este povo se tornou acomodado, numa nação estrangeira, como peregrinos, deixando a vida os levar, não buscaram o Senhor todos os dias, não mantiveram um contato intimo com o Senhor, não oraram, não o reverenciaram, o tempo foi passando e ficaram naquela situação: tá ruím, mas tá bom

Passou uma geração, passou 2 geração, passou 3 geração, passou 400 anos e o povo foi crescendo, foram vitimas de inveja, por serem um povo prospero, cheios de energia, vigor, porque Deus os mantinha na benção mas como não buscavam o Senhor constantemente, a situação foi apertando, os egipcios foram percebendo que eles estavam se multiplicando, foram sendo mau tratados, perseguidos, aumentou a escravidão sobre eles, os trabalhos começaram a ficar mais pesados, até que a situação ficou tão ruim, tão ruim, que não tinha mais jeito de falar: tá ruím , mas tá bom

Os egipcios resolveram mexer com os descendentes daquele povo, começaram a matar seus filhos, queria apagar a proxima geração, queriam exterminar com o povo de Deus, aumentando a servidão e ferindo emocionalmente os homens e mulheres de Deus, ai a situação apertou e só Deus para resolver este problema, ai sim recorrem ao Todo Poderoso. Aí sim se lembram das promessas e se curvam diante de Deus

E disse o SENHOR: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores.Êxodo 3:7

E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem.Êxodo 3:9

E Deus levantou Moisés, um homem chamado para ser libertador do povo de Israel e o povo foi liberto com poder e glória.

Mas esta situação foi ficando dificil, já estava chegando a 400 anos, demoraram para aprender que sem Deus na direção as coisas tendem a piorar, foi aí então, que resolveram clamar, buscar ao Senhor de todo o coração, aí sim, Deus ouviu o lamento de seu povo, e como Deus é fiel pra cumprir sua palavra, Deus honrou o clamor, a oração e as súplicas de seu povo. Deus deixou a oração e clamor como contato direto com Ele

E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.2 Crônicas 7:14

Mas, hoje nós não precisamos esperar que a situação fique tão rúim, mas tão ruím, prolongando nosso sofrimento, que não tem jeito de dizer que está bom, precisamos aprender com este povo, para não deixar de buscar a Deus, evitar a acomodação, a frieza, a falta de fé, buscar o Senhor enquanto é tempo, buscar enquanto se pode achá-lo - Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.Isaías 55:6

Hoje a historia se repete, nós somos a igreja, povo de Deu para representá-lo no mundo, há uma terra prometida no céu, para vivermos uma vida eterna, mas o mundo tenta nos escravizar, nos oprimir, nos oferecer coisas que cada vez mais escraviza, através do pecado, matar nossos filhos, matar uma geração inteira envolvida nas drogas, na violencia, na corrupção, na prostituição, nos vícios e destruir nossas familias, mas não podemos errar, não podemos acomodar, relaxar e viver a vida na expressão: tá ruim, mas tá bom

De jeito nenhum, devemos clamar ao Senhor, que ele virá ao nosso auxilio e socorro, para nos conduzir em segurança, não somente nós, mas toda nossa familia para a vida eterna, por isso, vamos nos afastar desta situação do “tá ruim, mas tá bom” e viver cada dia mais perto do Senhor, na sua segurança e direção.

Tá bom, mas tá muito bom, fazer parte da familia de Deus e viver querendo mais da presença do Senhor, pois quem busca a DEus será abençoado, participará da promessa do Senhor de constituir uma familia abençoada, verdaderamente será descendencia de Abraão e comerá o melhor desta terra

Vivendo com Deus, obediente a sua palavra e honrando a Deus você nunca vai dizer: “tá ruím, mas tá bom”, pois ele suprirá TODAS AS SUAS NECESSIDADES e te libertará de tudo que é ruím

paulo.life@hotmail.com  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...