sábado, 25 de fevereiro de 2012

É PIOR DO QUE O INFIEL




I Timóteo 5:8 - Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.



Esta frase faz parte de uma carta pastoral, está na Bíblia. Foi endereçada a um jovem pastor chamado Timóteo.

 Isso aconteceu quando Paulo estava fundando as primeiras igrejas, pouco depois do tempo de Jesus.



Paulo enviou algumas cartas aos lideres de algumas igrejas a qual ele havia fundado. Nesta aqui Paulo revela o que está no coração de Deus para seu povo fiel. Aqui ele diz coisas importantes sobre relacionamentos.



A receita é: “como se dar bem com Deus, antes de tudo, se dando bem principalmente com seus familiares, depois os amigos, os parentes e todo mundo a sua volta”



Antes de procurar-mos ter um bom relacionamento com Deus, devemos procurar ter bons relacionamentos com os outros. Se não fazer este dever de casa, o exercicio da nossa fé está sendo em vão, de nada adianta buscar a presença de Deus cortando etapas e não aceitando conviver bem com os seus...



Os bons relacionamentos, precisam ser desenvolvidos bem antes da religisiodade, da busca pela fé racional, da espiritualidade sadia e de tantos meios de buscar a presença de Deus, ou seja, quem não presta atenção as necessidades dos filhos, da familia, dos parentes, dos amigos é infiel, pensa que tem fé em Deus, mas nega ter bons relacionamentos com as pessoas, é pior do que qualquer incrédulo, o nivel desta pessoa é bem abaixo.


Temos que ter contato com muitas pessoas ao nosso redor, isso depende toda nossa felicidade e apoio de Deus nos momentos dificeis, senão nossa fé, confiança no Senhor estará sendo depositada  em vão: 'mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel'



Cuide bem dos seus familiares, se importe com eles, conviva com eles, seja bom. A família continua sendo a base principal dos nosso relacionamentos. Como alguém que não se dá bem com sua familia, pode ser fiel a Deus, não tem como, ele se torna cada dia pior, está negando a sua fé. Pense antes nisso 



Cuide bem dos seus parentes, seja amigável, simpático, prestativo. Como alguém que não se dá bem com seus parentes pode agradar a Deus, sendo anti-pático, orgulhoso, prepotente. Pense antes nisso. Cuide bem dos seus vizinhos, se importe com eles, ore por eles, tente interagir com eles, não importa a crença, a cor, a raça, seja amigável. Como alguém que não se dá bem com seus vizinhos pode ser fiel a Deus



Cuide bem de seus amigos, sejam eles, da escola, do time de futebol, do quarteirão, da cidade. Seja bom com todos. Como alguém sem amigos pode ser fiel a Deus. Pense antes nisso. Cuide bem dos seus colegas de trabalho, orem por eles, sejam cooperadores, sejam amigáveis, não se irritem uns com os outros por causa de aborrecimentos. Como alguém que não se dá bem com seus colegas no trabalho, pode agradar a Deus?



Cuide bem dos seus irmãos da igreja, os que procuram o mesmo Deus, suportem uns aos outros, deem apoio uns aos outros, sintam-se bem uns com os outros. Como podem se odiar, como podem espalhar boatos e criticas uns aos outros, estão negando a própria fé, são piores do que os incrédulos, é melhor nem estarem no mesmo ambiente, de maneira nenhuma Deus estará presente neste mesmo lugar. Pense antes nisso.



Mateus 5:13vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.



Jesus está falando para seus seguidores, especificamente aos cristãos das igrejas de todos os tempos, sejam sal, salguem, façam a diferença onde estiverem, deem sabor as pessoas, sejam agradáveis ao interagirem com elas. Sintam a necessidades delas. Pense antes nisso

A igreja é como se fosse o saleiro e seus membros o sal, mas o que adianta ser sal dentro do saleiro? Hoje as igrejas estão abarrotadas de supostos fíeis. será que eles estão tendo a consciencia de serem sal da terra? Se não estiverem salgando o ambiente FORA DA IGREJA onde andam, para que mais servem?



Se ouvissem e prestassem atenção aos conselhos de Paulo e praticassem, estariam consciente que devem amar sem impor limites as pessoas, deveriam aceitar as pessoas como elas são, suportá-las, sem barreiras, sem preconceitos, sem discriminação, perdoando os aborrecimentos e não negando a fé



Muitos se aborrecem dentro das igrejas e abandonam a sua fé, saem delas rapidinho. Estes também se aborrecem no emprego, nem por isso pedem demissão, porque precisam do dinheiro, isto é muito importante, mas o frequentar a casa de Deus não está sendo importante.



Do mesmo modo se aborrecem com as esposas e filhos, mas não abandonam eles também, porque acham que são importantes, mas se aborrecem dentro da igreja, porque não acha nada disso importante, não querem ter o cuidado de lidar com as pessoas no mesmo ambiente de fé. São infiéis, piores do que os incrédulos



Se o sal não estiver presente nos alimentos, naõ dará o sabor, sem graça, sem utilidade, não disperta o interesse, não serve pra nada. Sal que só fica dentro da saleiro e não sai, para ser útil, não presta, será pisado pelos homens. Sal que não está se sentindo bem dentro do saleiro (igreja) nenhuma utilidade terá.



Será alvo de chacota, dará mal testemunho de sua fé, será humilhado, pois esta fazendo coisas piores do que os incrédulos, não estão dando bons exemplos, estão negando a fé, não estão cuidando bem dos seus...



Quem procura uma religião, está atrás de Deus, quer se abastecer da sua presença, anseia em seu coração  por encontrar um caminho bom, isto é válido. Não há nada errado nisto.



Mas quando desejar encontrar a Deus de verdade, não fique só neste caminho de busca e realização pessoal, já vai se preparando, não pode esquecer que precisa cuidar bem dos que estão a sua volta, desde sua familia até todos que estão ao seu alcance ao redor da terra, este é o foco, são os seus, da mesma espécie, são os seres humanos de pele, sangue, osso, sentimentos e necessidades em comum. Jamais se esqueça deles, pense antes nisso



Os homens do tempo do fim, ainda são incrédulos, ainda mas se observarem a diferença diante daqueles que se dizem fiéis. Muita gente está nas igrejas atuais pensando que estão servindo a Deus, achando que assim já é o suficiente. Estão esquecendo o principal, o dever de casa, de servir seus familiares, amigos e parentes em todo lugar



Não se serve a Deus na igreja, o caminho é outro totalmente o contrário. A igreja serve os cristãos e estes devem servir ao mundo, ou seja, servindo aos seus.... muitos vão para a igreja dizendo: "vou lá para servir a Deus", mas não estão se preparando para servir ao mundo"



OS CRISTÃOS DEVEM SERVIR AO MUNDO, MAS PREFEREM SERVIR A DEUS NA IGREJA, PORQUE É MUITO MAIS FÁCIL  



A igreja é quem está sempre servindo aos cristãos, ali Deus está servindo o homem, lhe dando instruções como proceder no mundo, servindo com a palavra de sabedoria, dando discernimento do que é certo e errado, servindo com dons, derramando sua unção sobre os verdadeiros fiéis, para que eles posssam ser de fato sal da terra e luz do mundo



Mateus 5:13-14vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homen. vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte



No tempo que se chama hoje, está cheio de pessoas, que não suportam o evangelho, a sã doutrina, apesar de tantos pregadores, tantas opções para ouvir a mensagem de Deus, pela tv, internet, ainda assim o evangelho ainda não é entendido perfeitamente. Porque muitos falam de Deus, mas muitos não são cumpridores, apenas ouvintes, engando a si mesmos, muitos dão ouvidos a falsas doutrinas, ouvindo apenas o que desejam ouvir, servindo aos líderes, servindo a igreja e esquecendo o principal, que é servir ao mundo.



Assim já está escrito nas escrituras, como Paulo previu há quase 2 mil anos atrás, aconselhando o jovem pastor timóteo, para que ele possa estar atento na sua maneira de ensinar e viver corretamente o evangelho autentico, começando sempre pelo dever de casa.



II Timóteo 4:3Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências



O homem fiel, suporta o Evangelho e entende que deve servir o mundo. Cuide muito bem dos seus.., faça a sua parte, e não será confundido com os infiéis.

Que está mensagem possa trazer entendimento aos nossos corações no tempo que se chama hoje



***

Um comentário:

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...