quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

O DESEJO DA ALMA E O DESEJO DO ESPÍRITO

 O DESEJO DA ALMA E O DESEJO DO ESPÍRITO

"Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,
Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus"
(Gálatas 5:16-21)
Somos seres espirituais, então, temos uma alma, um corpo e possuímos um espírito.
ESPÍRITO + ALMA + CORPO
A alma é a sede das emoções, dos sentimentos, dos desejos, das cobiças, das vontades...
A alma, o intelecto, com isso pensamos e depois partimos para a ação com nosso corpo
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei.
E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.
Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros. (Gálatas 5:22-26)
O ser humano dificilmente confessa suas fraquezas: ciume, inveja, critica, fofocas, vaidade...
Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. (Marcos 14:38)
Deus vê tudo e analisa nossas intenções, quando a gente vive na carne, cobiçando, invejando, vangloriando, criticando...
Deus deseja que a gente aumente o nosso nível espiritual de entendimento e controlemos melhor o desejo da carne
Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. (Mateus 26:41)
A alma e o corpo tem grande dificuldade em obedecer a Deus, fazer a vontade de Deus e não a nossa
Já o espírito é o único destas partes, que faz a vontade de Deus, que tem condições pra isso
Por isso o conselho de Paulo: "Andai em espírito"
Andar em espírito tem a ver com renúncia, intimidade com Deus, meditação na Palavra, consagração, santidade, aliança com Deus
Se o espírito dominar o desejo da alma e do corpo, aí sim, faremos as obras de Deus com precisão, se não dominarmos o espírito seremos corrompidos
Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá. Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. (Gálatas 6:7,8)
A dificuldade maior dos cristãos sempre foi e sempre será se sujeitar em obediência a Deus e controlar o espírito
A alma está sempre fazendo o corpo agir em direção aos desejos da carne
A gente cobiça, imagina, idealiza e realiza com a maior facilidade, porque não filtramos os estímulos e não meditamos na vontade do espírito - a gente se ira, chateia, murmura, desespera com a maior facilidade
É só o espírito que serve a Deus, se nós ouvirmos atentamente a voz do Espírito Santo e obedecemos, fazemos o que é certo e correto pela perspectiva de Deus
A carne e a alma não estão pronta, é fraca no domínio próprio - Dominar o desejo da alma cabe a nós
E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. (Gênesis 4:6,7)
Caim furioso quis matar Abel, o espirito o advertiu seriamente para que não fizesse nada, mas ele não deu ouvidos a voz de Deus e matou seu próprio irmão sem piedade, ou seja, não dominou seus pensamentos ruíns
A alma até tem vontade de servir a Deus, mas não consegue, ela se emociona fácil, por isso, muita gente vai aos cultos e chora com o louvor, arrepia, pula, se contorce, sente o fogo, presta atenção nas pregações, acha certo e correto tudo que foi pregado...
Mas, se ficarmos só no nível da emoção, só no nível da alma, dos desejos dela, a gente vai pra casa e os problemas são os mesmos, eles nos abatem, levamos pancada da vida o tempo todo, lamentamos certos acontecimentos, nos decepcionamos com pessoas e depois voltamos a reagir com as mesmas emoções, não aplicamos o que aprendemos na área espiritual, daí a vida permanece a mesma, nada muda...
Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. (João 14:27)
A paz de espírito não chega pra quem se abate nas emoções. Daí a gente vai pros cultos atrás de benção, de mais unção, mais louvor, mais emoção, mais prazeres momentâneos...
Mas, se a gente não se aprofundar no nível do espírito, nada muda mesmo, o espírito só se fortalece com renuncia, santidade, consagração, compromisso sério com Deus, intimidade e aliança com Ele, num nível mais profundo de espiritualidade
O espírito do homem susterá a sua enfermidade, mas ao espírito abatido, quem o suportará? (Provérbios 18:14)
No nível espiritual os problemas aparecem e não nos abatem, a gente aguenta a pressão, as pancadas da vida, a gente se fortalece em Deus, a gente tem paz de espírito nas batalhas e desenvolvemos o fruto do Espírito:
O fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei.
E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.
(Gálatas 5:22-25)
A alma e o corpo geralmente ficam inquietos, mas com o fruto do Espírito desenvolvido a alma e o corpo não vão mais oscilar, um dia tá bem, outro dia tá mal, não vai mais haver inconstâncias, a paz que excede todo entendimento guardará a mente e o coração, e será constante
Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco. (Filipenses 4:6-9)
O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos. (Provérbios 17:22)
Como faço para fortalecer o meu espírito?
Acrescente virtudes a sua fé, só viver pela fé é pouco, corremos o risco de sucumbir diante dos problemas, fracassar, esfriar na vida cristã e ainda por cima se afastar de Deus, lembre sempre de acrescentar virtudes:
E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados. Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.
(2 Pedro 1:5-10)
Fé todo mundo fiz que tem, a pessoa até se emociona com sua fé, vai nos cultos porque tem fé, se emociona com o louvor, se derrama, crê que Deus vai fazer algo por ela, mas vive só no nível da alma, não se entrega pra valer, não renuncia o ego, não quer compromisso e não quer desenvolver as virtudes que precisamos acrescentar a nossa fé, daí não rompe barreiras
Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. (João 16:33)
Deus nos capacita para vencer o mundo, mas devemos desejar em primeiro lugar buscar as coisas do alto, as armas espirituais, justamente pra enfrentar os desafios da vida, que são muitos
Deixar de viver no nível dos desejos da alma para viver no nível dos desejos do espírito ainda é o maior desafio dos cristãos
As aflições, as intempéries, as calamidades vão vir pra todos, o importante é a forma como reagimos, precisamos sempre aumentar o nível espiritual
...Porque se formos ociosos, acomodados e vagarosos fracassaremos na vida cristã - e sem perseverança o espírito fica abatido
Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.
(2 Pedro 1:10)
O conselho prudente de Pedro é este: Fique firme na sua vocação, e em tudo, busque a presença de Deus, encontre a paz de espírito
Quem anda no espírito encontra contentamento. O apóstolo Paulo tinha um contentamento contínuo:
Ora, muito me regozijei no Senhor por finalmente reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade.
Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.
Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.
(Filipenses 4:10-13)
Ter contentamento no espírito é suportar todo tipo de prova, sabendo que Deus está apenas nos aperfeiçoando
Ter contentamento no caminho de Deus é mergulhar fundo, cada vez mais num nível mais profundo de intimidade com o Espírito Santo de Deus
escrito por paulo cezar gomes de souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...