O PRINCÍPIO DA SABEDORIA
O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; e o conhecimento do Santo é o entendimento. (Provérbios 9:10)
Quando você encontra dificuldades na vida, e não sabe como lidar com elas, quando quer ter boas ideias no trabalho, mas não consegue, quando encontra dificuldades em seus estudos, e não sabe como resolvê-las, quando encontra problemas na fé, e não entende a vontade de Deus.
Sabe qual é a maneira mais inteligente de se tomar?
Deus diz: “A maior sabedoria é olhar para Deus e confiar em Deus em todas as coisas.
Isso é algo que a maioria das pessoas não entendeu. Em que elas acreditam, em vez disso? ‘Eu estudo mais, ouço mais e leio muitas das palavras de Deus, participo de muitas reuniões, aprendo muitas habilidades e muitos hinos.
Então oro ainda mais, comungo ainda mais com irmãos e irmãs, cumpro mais os meus deveres, sofro mais, pago um preço maior, abandono ainda mais coisas, e talvez essa seja a maior sabedoria’.
Mas você ignorou o objetivo final de fazer tudo isso.
Independentemente de quanta verdade a pessoa entende, de quantos deveres ela cumpriu, de quanto experimentou enquanto cumpria aqueles deveres, de quão grande ou pequena seja a estatura da pessoa, ou de que tipo de ambiente ela se encontre, do que não se pode abrir mão é olhar para Deus e confiar Nele em tudo que fizer.
Esse é o maior tipo de sabedoria. Por que Eu digo que essa é a maior sabedoria?
Mesmo que se tenha vindo a entender muitas verdades, isso bastará se não se confiar em Deus?
Algumas pessoas, após terem acreditado em Deus durante um pouco mais de tempo, vieram a entender algumas verdades e passaram por algumas provações.
Podem ter ganho um pouco de experiência prática, mas não sabem como confiar em Deus nem entendem como olhar para Deus e confiar Nele.
Tais pessoas possuem sabedoria? São as pessoas mais tolas e são do tipo que se acha esperto; não temem a Deus e não evitam o mal. Algumas pessoas dizem: ‘Entendo muitas verdades e possuo a realidade da verdade.
Não há nada de errado em apenas fazer as coisas de modo baseado em princípios.
Eu sou leal a Deus e sei como me aproximar Dele. Não basta que eu confie na verdade?’.
‘Confiar na verdade’ funciona bem, falando em termos doutrinais.
No entanto, há muitos momentos e situações em que as pessoas não sabem qual é a verdade ou quais são os princípios da verdade.
Todos aqueles que têm experiência prática sabem disso. Por exemplo, quando encontra algum problema, você pode não saber como a verdade relevante para esse problema deve ser praticada ou aplicada.
O que você deveria fazer em momentos assim? Não importa quanta experiência prática tenha, você não pode estar em posse da verdade em todas as situações.
Não importa quantos anos você tenha acreditado em Deus, quantas coisas tenha experimentado e quanta poda, tratamento ou disciplina tenha experimentado, você é a fonte da verdade?
Algumas pessoas dizem: ‘Conheço de cor todas aquelas declarações e passagens conhecidas no livro “A Palavra manifesta em carne”.
Não preciso confiar em Deus ou olhar para Ele. Quando vier a hora, estarei bem confiando apenas nessas palavras de Deu’.
As palavras que você decorou são estáticas, mas os ambientes que você encontra — como também seus estados — são dinâmicos.
Ter uma compreensão das palavras literais e falar sobre muitas doutrinas espirituais não equivale a um entendimento da verdade, muito menos equivale a compreender a vontade de Deus em cada situação.
Assim, há aqui uma lição muito importante a ser aprendida: é que as pessoas precisam olhar para Deus em todas as coisas, e que, ao fazê-lo, elas podem alcançar uma confiança em Deus.
Só ao confiar em Deus elas terão uma senda a seguir. Caso contrário, você pode fazer algo corretamente e em conformidade com os princípios da verdade, mas se não confiar em Deus, suas ações nada mais são senão feitos de homem e não satisfarão necessariamente a Deus.
Visto que as pessoas têm um entendimento tão superficial da verdade, é provável que elas sigam regras e se agarrem obstinadamente a letras e doutrinas usando essa mesma verdade quando enfrentarem situações variadas.
É possível que possam completar muitas questões em conformidade geral com os princípios da verdade, mas nem a orientação de Deus nem a obra do Espírito Santo podem ser vistas nisso.
Existe um problema sério aqui, que é que as pessoas fazem muitas coisas em dependência de sua experiência, das regras que entenderam e de certas imaginações humanas.
Mal conseguem alcançar o melhor dos resultados, que vem através do entendimento claro da vontade de Deus quando olham para Ele e oram Ele e, então, confiam na Sua obra e orientação.
Por essa razão, Eu digo que a maior sabedoria é olhar para Deus e confiar Nele em todas as coisas”.
elas palavras de Deus, podemos ver que a maior sabedoria é confiar em Deus!
Devemos colocar Deus em primeiro lugar, confiar Nele com nossos corações, trabalhar duro para cooperar, e lidar com os problemas, com a sabedoria dada por Deus. Somente assim podemos obter a orientação e as bênçãos de Deus.
Amigos, neste momento, vocês entendem a importância de confiar em Deus? Quando nos aproximamos verdadeiramente a Deus, e confiamos Nele, Deus nos dará sabedoria para que tenhamos um caminho a seguir em qualquer coisa que encontrarmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário