terça-feira, 4 de janeiro de 2022

PORQUE JESUS NÃO PAGA IMPOSTO?

 

PORQUE JESUS NÃO PAGA IMPOSTO?



E, chegando eles a Cafarnaum, aproximaram-se de Pedro os que cobravam as dracmas, e disseram: O vosso mestre não paga as dracmas? Disse ele: Sim. E, entrando em casa, Jesus se lhe antecipou, dizendo: Que te parece, Simão? De quem cobram os reis da terra os tributos, ou o censo? Dos seus filhos, ou dos alheios? Disse-lhe Pedro: Dos alheios. Disse-lhe Jesus: Logo, estão livres os filhos. Mas, para que os não escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir, e abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-o por mim e por ti.(Mateus 17:24-27)


Tenho meditado nesta passagem ultimamente, e, confesso, me surpreendi com o fato de que este texto está carregado de muitas lições oportunas para o momento que vivemos nos dias atuais, cheio de angustias, pressões, preocupações, tribulações e desespero.

Jesus e Pedro ao entrarem em Cafarnaum são cobrados a pagarem uma taxa de um imposto local, um imposto regional. Jesus e Pedro estavam duros, nenhum dinheiro no bolso. Aliás o próprio Jesus disse que nem travesseiro ele tinha, nem onde reclinar sua cabeça, dormia ao relento, só com a roupa do corpo, todo mundo duro, de cidade em cidade, de aldeia em aldeia, só pregando o evangelho, só com a palavra mesmo, ASSIM COMO MUITOS DE NÓS, DUROS E COM PROBLEMAS FINANCEIROS

E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça (Lucas 9:58)

O interessante é que foi exatamente Pedro quem foi abordado pelos cobradores.

Pedro em dúvida, respondeu positivamente aos cobradores dizendo que Jesus era responsável, ele achava que sim, Jesus pagava seus impostos direitinho, e iria sim arcar com as exigências da lei naquele local.

Mas, como assim, Jesus não tinha casa, nem carroça, nem bens materiais nada, só a roupa do corpo, como poderia pagar algum imposto, o que Ele poderia fazer naquela situação de pressão

Só que antes mesmo de Pedro conversar com Jesus sobre este assunto, o próprio Cristo, surpreende a Pedro fazendo a este um questionamento.

Jesus diz a Pedro, indagando-o: “ os reis das nações cobram impostos dos filhos do reino ou dos estranhos?”. A resposta do discípulo foi: “ dos estranhos!”.

Muito bem, disse Jesus, eu não deveria pagar, sou filho do dono do mundo, sou de descendência real, filho de Davi, mas tudo bem, vamos dar um jeito nesta situação constrangedora

Nesta passagem do evangelho, Cristo não orientou Pedro a ir até o templo pedir o valor necessário para se pagar o imposto.


Embora Jesus tinha um grupo de mulheres que o ajudava com seus bens, e, embora Judas Escariotes fosse o tesoureiro do quadro apostólico que andava com Jesus, nesta hora, Jesus não se utilizou de nenhum destes possíveis recursos para se levantar o valor necessário para suprir aquela necessidade. Eles estavam sem dinheiro no caixa

O filho de Deus mandou o pescador Pedro “PESCAR” na pressão do momento, os caras da receita Federal local, estavam pressionando Jesus e sua turma, o jeito era arrumar uma moeda urgente!!!

Todos nós muitas vezes precisamos de um milagre URGENTE

Jesus contrariando toda lógica diz a Pedro que o imposto seria pago com o primeiro peixe que fosse fisgado. Um pescador nato, um peixe entalado com uma moeda fisgado, um problema resolvido!

Devido a isso, Jesus pôde entrar na cidade de Cafarnaum e o Evangelho teve continuidade. Dois problemas resolvidos, o do peixe entalado e sufocado com a moeda e os dois com o imposto em dia, sem problemas

Que benção! Este texto nos ensina a: (1) esperarmos o livramento e a solução por meio das pessoas certas, DE UMA FORMA LÓGICA (2) utilizarmos os RECURSOS apropriados, mesmo que sejam estes os mais absurdos possíveis (3) buscarmos estratégias adequadas DE ORAÇÃO E INTERCESSÃO, (4) O MILAGRE acontece a qualquer hora. (4) com Jesus não existe sorte, nem acaso é só providência divina
Esperarmos o livramento e a solução por meio das pessoas certas: Jesus sabia que na multidão dos peixes no mar, um estava engasgado, se utilizou da fé de Pedro para preparar a isca e o anzol, um pescador, bom em fisgar o primeiro peixe salvador da pátria.

É preciso entender que no reino de Deus sempre estamos interagindo com pessoas ao nosso derredor que possuem atribuições e qualificações que podem muito bem serem as ferramentas necessárias para o livramento de problemas que enfrentamos.

Precisamos conhecer quem anda com a gente e respeitar suas qualificações. DEUS USA CADA UM DE MANEIRA DIFERENTE COM DONS E TALENTOS DE FORMA SINGULAR
Pedro fez o que sabia fazer! Pedro pescou, apenas isso! Só que ele pescou porque Jesus o mandou pescar! Ele não pescou porque quis pescar, desta vez ele foi pescar porque Jesus quis que ele fizesse isso. Pedro confiava em Jesus e no seu PODER SOBRENATURAL

Pedro não foi pescar muitos peixes, mas apenas um peixe entalado. Talvez nós daríamos a Pedro uma ordem para se pegar muitos peixes afim de vende-los para que se reunisse as dracmas necessárias para a quitação do imposto.

JESUS conhece a minha e a sua individualidade, ele nos conhece intimamente e sabe quase as coisas que estão nos entalando, CONHECE O MEU E O SEU PROBLEMA, seja um problema emocional, financeiro ou qualquer outra situação o que SUFOCA E ENTALA

Confie em Jesus! Se ele desentalou um peixe, porque não poderá desentalar qualquer problema que estamos enfrentando?

As soluções dos problemas estão com Jesus. Achar JESUS disponível em meio a tantos problemas e circunstancias, ele é a pessoa certa, já é uma grande garantia de que o problema poderá ser resolvido.

A tendência humana é querer focar sempre na situação impossível. A moeda dentro do peixe o estava incomodando.

Mas o primeiro foco deve ser colocado no Senhor dos mares.

O peixe poderia muito bem ter engolido a moeda que deve ter caído de algum barco, ou de algum navio que naufragou. Não se pode saber como a moeda foi parar no ventre do peixe, podendo ser até um milagre sobrenatural, onde Cristo fez pela sua palavra surgir do nada aquela moeda nas entranhas do peixe.

Foque na pessoa certa e não no peixe! A pessoa certa ouve a “palavra” certa, pois Pedro creu na Palavra certa recebida de Jesus o seu Mestre. Pessoas que andam ao nosso lado que creem na Palavra certa recebida de Jesus, são pessoas que merecem o nosso foco.

Há pessoas andando conosco que creem na Palavra do Senhor e são estas pessoas que precisam receber nosso foco e atenção. Pessoas certas com a PALAVRA certa fazem o que é certo! OBEDECEM por fé!

Pagar imposto é algo normal e cotidiano! Pagamento do imposto, é algo com que todos procuram se ocupar em suas vidas. Cafarnaum fica próximo ao mar da galileia, portanto, uma cidade com vida pesqueira.

Jesus se utiliza disso! Jesus aproveita o contexto da cidade, aproveita o potencial das pessoas que andam com ele. Que maravilha! Grandes lições de fé e coisas sobrenaturais acontecendo ao nosso redor!

Jesus reina e domina sobre tudo aquilo que Deus criou a fim de fazer com que tudo aquilo que foi criado produza glória a Deus.

O peixe vendido produz dinheiro, esta é a lógica do senso comum. Jesus faz o peixe trazer o dinheiro! Ele muda a ordem normal do processo.

No reino de Deus precisamos estar preparados para sairmos da ordem normal dos processos que podem trazer soluções aos problemas. É preciso aproveitar as oportunidades e confiar sempre em Deus, estar aberto às possibilidades de agir com poder e domínio no processo que foge ao controle do senso comum.

A igreja precisa equilibrar a logica com a não lógica. Os regentes do reino de Deus aqui na terra precisam equalizar a razão com a fé no sobrenatural.

Lembrando que na dimensão do reino de Deus não existe normal e anormal, racional e irracional, natural e sobrenatural, espiritual e material, temporal e atemporal.

Jesus disse a Pedro: Desentala o peixe, salva ele, paga os impostos e não escandalize ninguém, entrega esta provisão por mim e por ti. Benção!

JESUS TINHA UMA EQUIPE BEM TREINADA E VITORIOSA

Deus nos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...