quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

O MUNDO

 


O MUNDO

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16)

Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. (1 João 2:15)

Até parece que estes dois versículos estão entrando em contradição. Um nada tem a ver com outro, mas, ambos diz respeito ao nosso relacionamento e o de Deus com o mundo.

 

Quando Deus diz “que amou o mundo de tal maneira”, quer dizer, amou o mundo dos humanos, a humanidade.

Quando Deus diz “Não ameis o mundo” quer dizer, que não devemos amar o sistema padrão do mundo

Deus criou o mundo e todas as coisas que existem... O universo foi criado por Deus - Compõe-se o universo de muitos sistemas de mundos.

O mundo em que vivemos é um dos menores planetas. No meio de tantos planetas existe o planeta terra que dizemos ser o nosso mundo, onde n´so humanos estamos inseridos...

Dentro do planeta terra temos o mundo dos animais, o mundo das plantas, o mundo dos insetos, o mundo dos peixes, o mundo dos minerais, o mundo dos homens...

Deus criou todo este sistema tão vasto e abrangente

Dentro do mundo dos humanos, temos o mundo dos famosos, o mundo dos políticos, o mundo do rock, o mundo dos religiosos, o mundo da música, o mundo dos evangélicos, o mundo da moda, o mundo do rodeio, o mundo do esporte, o mundo dos bandidos, o submundo do crime e por aí vai...

A gente pode entrar, ficar ou sair destes mundos com a maior facilidade. Cada seu sistema tem o seu padrão, comportamento e regras.

Você pode ouvir alguém dizer, eu estava perdido no mundo das drogas e me converti, estava perdido no mundo da música e me converti, no mundo dos famosos e me converti...

Mateus 16:26 - Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?

O sistema do mundo pode fazer você perder a sua alma?

Veja o exemplo de George Michael, um cantor muito famoso que morreu tentando ganhar o mundo e sua alma foi se perdendo em meio aos excessos deste mundo...

Foi muito trágico, sua despedida deste mundo!

O sistema do mundo pode fazer você perder a sua alma?

Sim ou não?

Claro que sim, por isso a gente vê muitos testemunhos de muita gente perdendo a alma no mundo e se rendendo a Jesus, graças a Deus que ainda deu tempo...

No mundo a nossa alma nunca se satisfaz...

Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. (1 João 2:16)

 

Provérbios 27:20

Como o inferno e a perdição nunca se fartam, assim os olhos do homem nunca se satisfazem.

Eclesiastes 1:8-9

Todas as coisas são trabalhosas; o homem não o pode exprimir; os olhos não se fartam de ver, nem os ouvidos se enchem de ouvir. O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se fará; de modo que nada há de novo debaixo do sol.

 

1 João 2:15-17 :

Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo - a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens - não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

 

Deus quer nos tirar dos laços que aprisionam nossa alma no mundo. Jesus nos salva e liberta a nossa alma dos prazeres do mundo.

Por isso que as palavras de Jesus fazem sentido: 

 

Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo. (João 16:33)

E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. (1 João 2:17)

 

Tiago faz um alerta aos novos convertidos, aqueles que se entregam ao Senhor e persistem no mundo

 

Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. (Tiago 4:4)

 

Paulo diz onde a gente tem que renovar nossos pensamentos enquanto estamos no mundo:

E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2)

 

 

Paulo também nos orienta como ficar satisfeitos no mundo

Porque nada trouxemos para este mundo e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. (1 Timóteo 6:7-8)

 

Jesus nos mostra, qual é nossa missão, como cristãos no mundo

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. (Marcos 16:15)

 

 

NOSSA MISSÃO NÃO É SE DISTRAIR E SE ENTRETER NO MUNDO – NOSSA MISSÃO É VENCER O MUNDO PELA FÉ E LIVRAR OUTRAS PESSOAS QUE ESTÃO APRISIONADAS NOS PECADOS DO MUNDO

 

Os cristãos são chamados a serem como Jesus no mundo

 

João Batista  viu Jesus aproximando-se e disse: "Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! (João 1:29)

Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. (1 João 5:4)

 

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. (João 14:27)

 

Quem segue Jesus não tropeça na escuridão:

 

Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. (João 8:12)

 

Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso, o mundo não nos conhece, porque não conhece a ele. (1 João 3:1)

 

O sistema do mundo não nos respeita e não nos conhece, pelo contrário nos persegue e nos aborrece

 

Mas, as pessoas que vamos salvar, vão conhecer a Jesus através de nós 

 Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? (1 João 5:5)

Quem vence o mundo não é quem acredita na religião, é quem crê em Jesus. A religião não pode salvar ninguém     

Tiago nos mostra qual a verdadeira religião:

A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo. (Tiago 1:27)

 

A pesar de todos os ensinamentos e conselhos de Deus para nós sobre como viver no mundo, podemos ser influenciados por ele, temos que vigiar constantemente...

Senão, logo estaremos tentando vencer o mundo na nossa própria força, atrás de reconhecimento, fama, status e dinheiro

 Pois que adianta ao homem ganhar o mundo todo e perder a sua alma? (Marcos 8.36)

Não adianta tentar de todas as formas ganhar o mundo, tentar ser feliz no mundo sem a presença de Deus...

Ninguém melhor do que Deus que conhece a nossa alma

Quantas lutas, quanto esforço, quantos enganos, truques planeados pelas pessoas para satisfazerem a alma, correm atrás de muitas coisas para serem ricas, famosas, terem reconhecimento e stauts!

Quantas guerras, conflitos, assassinos e mortos para dominar o mundo por meio do dinheiro! Quantas viúvas, órfãos e crianças a morrerem à míngua para que alguns vivam uma vida faustosa, de luxúria, de fama e de glória!

E tudo isto para quê?

"Aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo".  (Hebreus 9:27)

 

Ninguém escapa à morte e ao juízo justo e santo de Deus.  Tudo o que é ajuntado na terra aqui ficará – "Louco, esta noite te pedirão a tua alma e o que tens preparado para quem será"?

Jesus disse, acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui. E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei?

Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.

Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus. (Lucas 12:15-21)

 

Lembre-se sempre a Bíblia diz: - "de nada aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma".

A alma é um dos três elementos que constituem o ser humano, juntamente com o corpo e o espírito.

A alma permanece depois da morte física e equivale à personalidade e os sentimentos de uma pessoa.

 

 

 

 

Outros conselhos e orientações da palavra de Deus

Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, justa e piamente. (Tito 2:11-12)

 

Um dos mandamentos deixados por Jesus é amar a Deus com toda a alma, coração e entendimento. 

Toda a alma precisa de salvação e Jesus é o único que tem poder para salvá-las.

A bíblia fala muito quando o assunto é alma:

 

Bendiga o Senhor a minha alma! Bendiga o Senhor todo o meu ser!
(
Salmos 103:1)

Sem temor a Deus a alma pode parar no inferno:

Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno.  (Mateus 10:28)

Se buscarmos a Deus nossa alma se alegrará:

E lá procurarão o Senhor, o seu Deus, e o acharão, se o procurarem de todo o seu coração e de toda a sua alma. (Deuteronômio 4:29)

 

Ó Deus, tu és o meu Deus, eu te busco intensamente;
a minha alma tem sede de ti! Todo o meu ser anseia por ti,
numa terra seca, exausta e sem água. (
Salmos 63:1)

 

Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam preservados irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. (1 Tessalonicenses 5:23)

 

 

 

A alma pode ficar abatida com as coisas que acontecem no mundo:

Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus. (Salmos 42:11)

Até no juízo a nossa alma será guardada em Deus:

Quando ele abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas daqueles que haviam sido mortos por causa da palavra de Deus e do testemunho que deram. (Apocalipse 6:9)

 

Preserve sua alma, fique focado em Deus e no plano de salvação e você não vai perecer e nem será desamparado.

Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. (Salmos 37:3-5)

 

Confie no amor de Deus, viva no mundo, mas não seja deste mundo, não se amolde ao padrão do mundo, deus já te libertou e nunca vai lhe DESAMPARAR:

 

·         Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16)

 

 

escrito por Paulo Cezar Gomes de Souza 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...