sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

O SENTIMENTO DE CULPA

 O SENTIMENTO DE CULPA


A culpa é tão perniciosa que é capaz de enlouquecer uma pessoa

Administrar a culpa não é um trabalho fácil. Para onde fugir da culpa?

A culpa nos faz sentir que perdemos o direito a tudo que é bom. A culpa nos torna solitários, escondido dentro de seus próprios pesadelos, condenado por si mesmo

Qual o remédio para a culpa? Há na Bíblia este livro sagrado, que é considerado um guia para uam vida feliz, um remédio para o sentimento de culpa?

A Bíblia está cheia de promessas maravilhosas para a pessoa atormentada pelas ações do passado que se tornaram sentimentos de culpa

Vamos analisar o ato de Judas, quando traiu Jesus teve a consciência atormentada e a paz e segurança escapou do seu controle

Culpa por culpa, talvez a de Pedro, que se sentiu culpado por negar Jesus 3 vezes fosse maior que a de Judas

Afinal de contas, Pedro havia confiado em suas próprias forças e se atrevera olhar com ar de superioridade para seus companheiros e dizer para Jesus: "Ainda que todos Te abandonarem, eu nunca te abandonarei"

JUDAS, ao contrário de PEDRO, era consciente de sua fraqueza, nuca se gabou de nada. Mas na hora da provação ambos caíram. A traição e a covardia os envolveram e os conduziram ao fundo do abismo

Judas e Pedro também se confrontaram com suas realidades. Eles ficaram totalmente atormentados pela própria consciência

O sentimento de culpa de Judas foi o pior, algo gritava em sua mente: "Mate-se, você não merece viver"

Judas procurou resolver o problema da traição com as próprias mãos. Correu em busca dos fariseus e tentou desfazer o negócio ilícito que fizera

Judas se esquecera que o problema da culpa não tem solução humana

Então Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos, Dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente. Eles, porém, disseram: Que nos importa? Isso é contigo.
E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar.
(Mateus 27:3-5)


O homem pode racionalizar, negar, explicar, tentar justificar. Tudo isso não passa de um simples analgésico para a culpa

Você não cura o câncer com analgésicos. O problema do pecado é como o câncer, ele vai na raiz e detona a pessoa por inteiro

Quando os fariseus não aceitaram de volta as 30 moedas de prata Judas quase enlouqueceu

Colocou-se a si mesmo no banco dos acusados. Julgou-se e condenou-se. Depois partiu em desespero para a noite escura de sua culpabilidade e se enforcou.

TRISTE DECISÃO!

Milhares de pessoas no mundo todo continuam hoje tentando resolver o problema da culpa com soluções humanas. O resultado é o cinismo moral, a libertinagem, a inversão dos valores ou então a loucura e até o suicídio

Judas deveria ter uma postura diferente, sem buscar a ajuda de homens, seria melhor correr até a cruz, onde Cristo estava, deveria ter se aproximado do mestre, com timidez, com vergonha, com arrependimento, sentindo-se indigno, mas teria sido bem melhor que se aproximasse da única pessoa capaz de resolver o seu problema de culpa, ele teria alcançado o PERDÃO

JUDAS não fez o certo, saiu correndo pelas ruas, nas trevas da sua consciência, na dura realidade da culpa, e com muito remorso no coração se suicidou

Judas correu para a morte. Por quê fez isso?

Judas sabia o que era perdão?

Perdão não é exoneração do pecado. Não é "fazer de conta" que nada de errado aconteceu. Pelo contrário, o perdão confirma a existência do erro porque a pessoa que pede perdão admite que pecou, que errou e precisa de uma segunda oportunidade

Em segundo lugar, o perdão não é desculpa do erro porque desculpar significa "ignorar" a responsabilidade daquele que errou

O verdadeiro perdão confirma a responsabilidade de quem errou, mas o libera da punição

O perdão apaga totalmente os efeitos da culpa

Finalmente, o perdão não destrói a ordem moral das coisas, ignorando as leis, pelo contrário, existe porque é uma norma de conduta que foi quebrada e requer uma punição

Por estes motivos o perdão não pode ser incondicional, ou seja, não pode ser entregue indistintamente a todos. A pessoa precisa passar pela experiência do arrependimento e esta foi a falha de Judas

O que é arrependimento?

Sentir dor por ter ferido o coração de Jesus e ao mesmo tempo sentir vontade de abandonar a vida errada.

O remorso é parecido e ao mesmo tempo bem diferente de arrependimento e muitas vezes confunde o ser humano. A pessoa que experimenta o remorso também sente dor, mas é uma dor egoísta.

Ela não vai ao encontro da pessoa que feriu e pede perdão, ela fica se culpando o tempo todo

Ela fica com medo de receber as consequências que o pecado traz, por isso fica se mutilando na mente

Judas sofreu naquele dia, mas sua dor foi insuportável, e não era pelo sofrimento de Cristo. Sofreu por motivos egoístas

Judas  na realidade que vivia pensava que o grande sonho de estabelecer um reino poderoso tinha chegado ao fim

Na realidade Judas nunca pretendeu vender Jesus. O que ele queria era forçar Jesus a demonstrar o Seu poder.

Judas sempre teve uma concepção equivocada da natureza de CRISTO e de SEU REINO.

Ele esperava que Jesus tivesse vindo para libertar Israel do jugo opressor do Império Romano. Tinha certeza de que Jesus, como o filho de Deus, formaria um exército invencível e libertaria Israel

Judas era ambicioso, gostava de poder e fama, e no estabelecimento do novo reino, Judas queria fazer parte da cúpula administrativa.

Mas Jesus parece que demorava em estabelecer o sonhado reino, e Judas achou um meio que podia ajudar o mestre

Tinha certeza de que se os fariseus O pressionassem, Jesus não teria outra saída a não ser começar a guerra da libertação

Portanto, quando vendeu Jesus aos inimigos, Judas achava que não O estava traindo de verdade.

JUDAS gostava de dinheiro, era corrupto, gostava de tirar vantagens em tudo,  ele calculou o custo da traição friamente

Judas tinha certeza de que Jesus Se libertaria de qualquer jeito. Como aqueles soldados seriam capazes de prender o Rei dos reis e Senhor dos senhores?

Os cálculos de Judas falharam, e quando viu que Jesus não fazia nada para Se defender, ao contrário, Jesus parecia que estava a fim de ser preso e condenado sem se defender por nada, ele aceitou numa boa ser preso, julgado e condenado por coisas que não cometeu, justamente para pagar pelos pecados de todos nós

O seu discípulo amado JUDAS sentiu que todos os seus planos e sonhos caíam por terra. Entrou em pânico, não pediu perdão ao mestre e cometeu suicídio

Qualquer sentimento de culpa, de derrota, de frustração ao que fazemos de errado, a melhor coisa a fazer é pedir perdão para as pessoas prejudicadas e para Deus

Não seja como JUDAS - o perdão requer arrependimento e não remorso - embora o amor de Jesus não nos condena, também não passa a mão pro cima do pecado - Acreditar no perdão e amor de Jesus e continuar mergulhado nas águas tormentosas dos erros e dos pecados é incoerência

O verdadeiro amor de Cristo perdoa pecados e Judas não experimentou a sua misericórdia, por isso ele não teve uma segunda chance de viver, não teve a oportunidade de começar de novo

O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. (Provérbios 28:13)



***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...