terça-feira, 20 de abril de 2021

OBEDIÊNCIA (PARTE 1)

 

OBEDIÊNCIA

 

Porque devo obedecer?

 

Existe um assunto no mundo de hoje que não é muito comum. Não é também um assunto muito popular nas classes carismáticas. Na verdade, não é um assunto popular em qualquer classe. E é soletrado “Obediência”.

Isto parece como se você quisesse falar algo que você quer a tanto tempo não envolvendo a aderência de um conjunto de leis, regras ou regulamentos. Talvez a razão porque as pessoas não gostam de falar sobre obediência é porque, no passado “obediência” carregava uma conotação negativa como “não faça isso”

Nesse contexto, obediência era usada freqüentemente para um conjunto de regras e regulamentos que não estavam necessariamente em linha com a Palavra de Deus.

Estes eram realmente os façam e não façam da tradição. Mas, quando você começa a estudar sobre o assunto atualmente, obediência é o tema fundamental de toda a Palavra de Deus. Quão precioso é este assunto para a Igreja do mundo hoje!

Você não pode receber a salvação sem obediência! Isso é verdade! Você tem que obedecer a Deus e viver em linha com a sua Palavra a fim de aceitar a Cristo como seu Salvador.

Em Gênesis nós vemos obediência e desobediência através da perspectiva de Deus com os filhos de Adão que vieram para adorar a Deus.

Abel conformou-se com as leis de Deus e trouxe o correto sacrifício de animal como ele supunha estar de acordo com as instruções de Deus.

Mas Caim queria vir a Deus do seu próprio jeito. Ele queria ser reconhecido e aprovado por Deus trazendo o sacrifício do seu jeito, não do jeito de Deus – e ainda assim receber as bênçãos de Deus!

Então Caim, sendo um fazendeiro, trouxe o trabalho de suas mãos – os frutos da terra– e ofereceu-os no altar. Mas Deus recusou seu sacrifício. Porque? Porque Deus tinha no início contado ao homem como agradá-Lo, e por isso como receber Dele. Então, a própria desobediência de Caim fez receber de Deus absolutamente o impossível.

Você notará no Velho Testamento que ninguém jamais entrou em problemas até que eles desobedecessem às leis de Deus. O mesmo modo é verdade no Novo Testamento. E hoje, nós não entramos em problemas a menos que nós desobedeçamos a Palavra de Deus. Naturalmente você percebe que a Palavra de Deus é Sua lei. Contudo, o tema fundamental da Palavra de Deus é obediência sem negociações.

Muitas pessoas têm problemas com isto. Eles dizem, por exemplo, que eles não podem conservar os Dez Mandamentos. Mas você não precisará se preocupar com os Dez Mandamentos se você apenas lembrar-se de um mandamento: “Obedecer ao Senhor teu Deus de Todo teu coração!”

Deus é o Criador de todas as coisas. Ele é o único que pode colocar em movimento as leis da Sua Palavra, e nós não temos direito ou autoridade para negociar com Ele. Deus é a Autoridade Final.

Habitualmente as pessoas que estão tendo dificuldades de se alinhar com a Palavra de Deus são aquelas que realmente não querem obedecer a Deus em primeiro lugar. Eles querem apenas encontrar uma saída na Palavra de Deus. Mas com Deus é sim ou não. Com alguns cristãos é “talvez seja”.

Mas veja, Deus tem sido específico em Sua Palavra, tanto que nós temos um caminho bem definido para seguir, onde não há confusão. A estrada assina na Palavra de Deus e não são confusas, ou com dificuldades. Além do mais, elas sempre nos guiarão para a vitória e eventualmente para o céu. Simplesmente coloque, aquela estrada que tem como sinal “Obedeça a Deus em Sua Palavra!”

                Obediência a Deus pela Sua Palavra é um assunto para este dia e época e vital para o Corpo de Cristo, entretanto é algo que precisamos olhar cuidadosamente.

Como um cenário das escrituras, vamos voltar para I Samuel 15:1: “Disse Samuel a Saul: Enviou-me o Senhor a ungir-te rei sobre o seu povo, sobre Israel, atenta pois agora às palavras do Senhor.”

Samuel está dizendo a Saul para escutar cuidadosamente o e então confiar em fazê-lo. Isso é o que significa “escutar com atenção”.

Samuel foi contar a Saul o que o Senhor dos Exércitos disse para fazer: “Assim diz o Senhor dos Exércitos: Castigarei Amaleque pelo que fez a Israel – ter se oposto a Israel no caminho quando este subia do Egito. Vai pois agora e fere Amaleque e destrói totalmente a tudo o que tiver e nada lhe poupes; porém matarás homem e mulheres, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos.” (I Sm 15:2-3)

Mas ao invés de obedecer a Deus, nós lemos no verso 9: “E Saul e o povo pouparam a Agague e o melhor das ovelhas e dos bois, e os animais gordos e os cordeiros, e o melhor que havia e não os quiseram destruir totalmente, porém, toda coisa vil e desprezível destruíram.” (I Sm 15:9)

Para obter o impacto completo desta história, e para entender a natureza real da desobediência de Saul, você deve perceber exatamente como Saul pecou. Depois que Saul tinha saído para a batalha, ele tinha feito o que a lei normalmente exigia dele. Quando Israel vencesse uma batalha eles eram exigidos a trazer de volta sacrifícios para oferecer a Deus pela vitória. Nós podemos chamar isto de uma oferta de “ação de graças.”

Em qualquer outro tempo, o rei Saul teria estado agindo corretamente de acordo com as exigências da lei. Também, em batalhas daquelas, a vitória era dada de acordo com as presas da guerra: todos os gados, cavalos, carroças e ouro. Tudo o que poderia ser salvo era corretamente tomado pelo exército vencedor.

Além do mais, foi costumeiro para o rei conquistador tomar o rei inimigo para exibi-lo em triunfo através das ruas das cidades principais. Isto era considerado uma das maiores provas de prestígio para um rei conquistador, dando-lhe grande credibilidade, não apenas entre seu próprio povo, mas na visão de outras nações também.

Havia apenas um problema no caso de Saul. Deus tinha lhe ordenado: Não traga nada de volta! Saul não podia trazer nada de volta, nem o rei, nem animais nem qualquer preso de guerra!

Agora, naturalmente, nenhuma desobediência é oculta aos olhos do Senhor. Assim, a desobediência de Saul não foi oculta para Ele: “Então, veio a palavra do Senhor a Samuel dizendo: Arrependo-me de haver constituído Saul rei, porquanto deixou de me seguir e não executou as minhas palavras. Então, Samuel se contristou e toda a noite clamou ao Senhor.” (I Sm 15:10-11)

Porque Deus se arrependeu de fazer Saul o rei de Israel? Desobediência! Ele fracassou em obedecer a voz do Senhor!

Para trazer isto em perspectiva, como você supõe que Deus se sente agora, quando seus próprios filhos desobedecem a Ele? Isso é um pensamento sério!

Primeiro, Saul abertamente desobedeceu as ordens do Senhor. Então, quando confrontado por Samuel, Saul misturou seu pecado com a mentira porque ele disse, “...Bendito sejas tu (Samuel) ; executei as palavras do Senhor” (I Sm 15:13). Mas Samuel, o sábio, velho servo do Senhor respondeu: “...que balido pois, de ovelhas é este nos meus ouvidos e o mugido de bois que ouço?” (I Sm 15:14).

Perceba o próximo incidente. Saul começou a culpar o povo. “Respondeu Saul: De Amaleque os trouxeram; porque o povo poupou o melhor das ovelhas e dois bois, para sacrificar ao Senhor, teu Deus; o resto, porém, destruímos totalmente.” (I Sm 15:15)

Agora, isto é uma coisa muito estranha, na verdade, para o rei de Israel dizer, porque de fato o povo estava sujeito a ele. Mas Saul precisava de alguém mais para levar a culpa, então ele convenientemente tentou cobrir sua desobediência inicial a Deus culpando o povo.

Saul então mentiu pela segunda vez, fortemente afirmando para Samuel que ele tinha obedecido o Senhor: I Samuel 15:17-23

 

17. Prosseguiu Samuel: Porventura, sendo tu pequeno aos teus olhos, não fostes feito o cabeça das tribos de Israel, não te ungiu o Senhor rei sobre Israel?;

18. Enviou-te o Senhor a este caminho e disse: Vai e destrói totalmente a estes pecadores, os amalequitas e peleja contra eles, até que sejam aniquilados;

19. Porque não destes ouvidos à voz do Senhor, antes te lançastes ao despojo e fizeste o que era mal aos olhos do Senhor?;

20. Disse Saul a Samuel: Pelo contrário, dei ouvidos à voz de Deus e caminhei no caminho pelo qual o Senhor me enviou e trouxe a Agague, rei de Amaleque e os amalequitas destruí totalmente;

21. MAS O POVO tomou do despojo ovelhas e bois, o melhor do destinado à destruição, para oferecer ao Senhor teu Deus em Gilgal;

22. Porém Samuel respondeu: Tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, quanto em que se obedeça a Sua Palavra? Eis que o OBEDECER é melhor do que o sacrificar, e o ATENDER melhor do que a gordura de carneiros;

23. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto à ídolos do lar. Visto que rejeitastes a PALAVRA DO SENHOR, Ele também te rejeitou, para que não sejas rei.

 

Samuel estava dizendo, “Teria sido melhor para você obedecer a voz do Senhor do que sacrificar para Deus – mesmo na maneira mais precisa e mais correta – porque seu sacrifício feito sem obediência para tudo o que Deus tem dito, realmente levará para Suas narinas um mau cheiro!”

Deus se deleita em sacrifícios, tudo bem, mas Ele não Se deleita neles quando você não tem obedecido. O que Deus realmente Se deleita, acima de tudo é a obediência à Sua Palavra.

Por isso, Deus teve que recusar o sacrifício de Saul como Ele teve que recusar a oferta de Caim. Ambos foram sacrifícios feitos em desobediência a tudo o que Deus tinha dito.

Como isso se encaixa a nós hoje?

Há muitas pessoas na Igreja do mundo de hoje que estão envolvidas em um tipo parecido de desobediência e podem não estar percebendo isso.

Por exemplo, eles podem estar fazendo confissões de fé e tentando dizer todas as “coisas certas” quando atualmente Deus não pode abençoá-los porque eles tem fracassado em obedecer Sua voz em outras áreas. O que Deus está realmente querendo deles é sua completa obediência.

Vamos trazer isto para mais perto de casa. Há muitos cristãos colocando sua fé para crer em Deus por finanças, por exemplo. Mas, por outro lado, eles estão atualmente roubando a Deus! Como eles estão roubando a Deus? Não entregando seus dízimos! E lembre-se do princípio, “obedecer é melhor do que sacrificar” ou “confessar” ou “jejuar” ou o que quer que seja. Se alguém esta em desobediência à Palavra de Deus – não importa o quanto eles confessem a Palavra ou quanto eles jejuem ou orem – a completa promessa de Deus não pode vir para eles. Eles podem receber um pouco de volta de tudo o que confessam e crêem. Mas até eles começarem a obedecer a Palavra de Deus, as plenas bênçãos de Deus não podem ser deles.

Você pode orar e cantar tudo o que você quiser, mas se Deus tem dito a você pra fazer algo e você estar recusando a fazê-lo, não há modo de Deus poder abençoar e honrar você. Sua própria desobediência tem feito receber de Deus absolutamente o impossível!

Obediência à Palavra de Deus é o que dará a você paz dentro e no meio da tempestade, quando você obedecer a Deus completamente. Ele cuidará de você. Se é no reino espiritual ou no natural, obediência a Deus é algo que você terá que atravessar. A obediência sempre trará você para a vitória. A obediência a Deus permitirá você deitar e dormir à noite sem qualquer preocupação. Quando eu tenho obedecido à Deus plenamente, porque eu me aborreceria? Porque eu me preocuparia? Porque perderia o sono? Eu sei que quando tenho obedecido Deus estar no controle de tudo!

Isso pode ser porque algumas pessoas estão torcendo suas mãos depois que eles oram, tem problemas para dormir e estão sempre chorando. O que fazer? Talvez eles saibam que tem uma área onde eles não têm cedido completamente a Deus e obedecido completamente. E porque eles não têm obedecido completamente as promessas de Deus não podem ser completamente deles.

Então eles têm uma razão para se preocupar. A ÚNICA CONDIÇÃO PARA PERMANECER NAS BENÇÃOS DE DEUS É PERMANECER EM OBEDIÊNCIA A DEUS!

Veja, há tantas pessoas que estão no tão chamado “andar em fé” que estão fazendo confissões de fé que nunca serão respondidas. Eles estão falando o “certo” e estão citando as escrituras “corretas”. E muitas ao redor deles estão se perguntando porque Deus não responde a fé deles. Contudo, em seus corações estes mesmos cristãos podem saber exatamente porque eles não estão recebendo de Deus.

Pode ser que Deus tenha lhes dito para fazer algo que eles não querem fazer. E para todos exteriormente eles tem andado na “perfeita vontade de Deus”. Mas perceba que uma pessoa não pode estar andando na perfeita vontade de Deus se ele não estar andando em obediência.

Há muitos cristãos hoje que vão à igreja todo o tempo que a porta está aberta, lendo suas bíblias e orando, e contudo parece tudo inútil. PORQUE ELES MESMOS ESTÃO EM CURTO-CIRCUITO COM O PODER DE DEUS EM SUAS VIDAS.

A desobediência em algum lugar em suas vidas anulam o resto de seus esforços. Desobediência não pode trazer bençãos de Deus; mas desobediência eventualmente trará o julgamento de Deus.

Deus estar dizendo coisas específicas para cada membro do Corpo de Cristo. E ainda muitos estão contando ao Senhor o que eles estão indo fazer por Ele, em Nome Dele e como eles vão fazê-lo. Isso é porque nós precisamos entender o que obediência realmente é. É crucial para o Corpo de Cristo nesse dia e hora em que vivemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O AMOR E O APEGO AO DINHEIRO

  O AMOR E O APEGO AO DINHEIRO DINHEIRO : energia vital para a nossa sobrevivência O dinheiro tanto pode ser usado para fazer o bem ou o mal...