terça-feira, 20 de abril de 2021

OBEDIÊNCIA (PARTE 2)

 

Obediência: mais do que uma ação

 

A Primeira coisa que nós precisamos perceber sobre obediência é que é um princípio de vida. O que obediência significa não é apenas um simples ato ou mesmo uma série de ações. Obediência é um estilo de vida inteiro caracterizado por um espírito de obediência, ou, uma atitude habitual de obediência.

Jesus, nosso exemplo, demonstrou esta atitude e estilo de vida de obediência. Sua razão inteira para vir à terra foi, “...Eis aqui estou para fazer, ó Deus, a tua vontade.” (Hb10:9). O Princípio pelo qual Ele viveu Sua vida inteira foi a obediência. E nós, com Seu Corpo - realizando Sua vontade sobre a Terra – teremos que viver por este mesmo princípio.

Na verdade, se nós sempre vamos realizar algo nesta vida para Deus como cheios do Espírito, crendo com fé, falando em fé, confessando em fé, bebendo da Bíblia, citando a Palavra como filhos de Deus, o princípio número um que nós devemos viver Nele é a obediência.

Contudo, parece que quando a palavra “obediência” é mencionada, alguns cristãos ficam de cara triste. Atualmente obediência seria a maior alegria do Cristão porque Deus disse, “Se quiserdes e Me obedecerdes , comereis o melhor desta Terra.” (Is 1:19). É interessante notar que todos estão querendo comer o melhor da Terra, mas nem todos estão querendo ser obedientes. Que vasta diferença entre os dois!

Uma outra coisa que nós precisamos reconhecer é que na verdadeira obediência há um elemento de real humildade. Uma pessoa obediente é também uma pessoa humilde. Porque? Porque ele coloca a vontade e os desejos daquele que ele serve acima de sua própria vontade e seus próprios desejos.

Agora há muitos cristãos que tentarão provar a você apenas quão humilde eles são. E embora eles não possam dizer em palavras, a atitude que eles retratam é, “Eu mostrarei a você como eu sou humilde”. Mas isso não é humildade.

Veja, nós precisamos ter a mesma mente que estava em Cristo Jesus. Jesus se esvaziou e tomou a forma de um servo, humilhou-se ao ponto de morte na cruz. Isso é quão completa Sua humildade e obediência foram.

E as escrituras dizem, “Tende em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus, pois Ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus, antes, a Sí mesmo se esvaziou assumindo a forma de servo, tornando-se semelhança de homens e reconhecido em figura humana.” (Fl 2:5-7)

Jesus Cristo, o Filho de Deus, tornou-se um servo. Ele tomou a parte de servo e o papel de servo. Contudo no Cristianismo hoje, há pessoas demais que não querem a modesta posição de servo. Eles querem uma posição exaltada de reconhecimento e importância.

E se eles estão no ministério, eles querem uma grande fita de ministro e um enorme livro de ministro, assim eles podem receber aclamação. Mas para ter a mente de Cristo é ter humildade e obediência de um servo. Pense sobre essa palavra “servo”.

Se você é um servo, você conhece seu papel. Um servo não faz perguntas ou argumenta sobre as ordens dadas para ele. Ele sabe que está lá apenas para servir alguém em serviço.

Ser um servo é de vital importância para o Corpo de Cristo. Mas por causa do jeito que algumas pessoas foram levantadas, é duro para eles entenderem e se adaptarem a uma atitude de servo. Elas têm medo que se fizerem isso, os colocarão de volta ao estado mais baixo do qual elas vieram.

Mas lembre-se de que você estava no reino do diabo – debaixo de sua tirania do mal – isso não é como estar no Reino de Deus debaixo da regra do Rei dos reis.

O Reino do Rei é regulamentado pela fé e amor. A regra daquele tirano e inimigo – satanás – é uma regra de ódio, desconfiança e descrença. No reino de satanás o indivíduo não é nada.

Mas embaixo das regras de Deus, quando nos tornamos servos, nós nos tornamos ALGUÉM! Quando nos tornamos sujeitos a Deus o Pai e nos submetemos antes a Ele através do Senhor Jesus Cristo, então Deus mesmo nos ergue e nos coloca com Cristo. “...e juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus.” (Ef 2:6)

Por exemplo, a razão porque alguns cristãos não estão recebendo um retorno de suas dádivas é por causa da atitude com o qual eles estão dando que não é correto perante Deus. Não é que eles estão falhando em dar, é que eles estão dando com a atitude errada. Sua atitude parece ser “Deus, estou fazendo isso por sua causa, então você me deve!” Mas Deus não deve nada a você. Você deve tudo a Deus! Porque você não é nada sem Ele!

Assim, obediência é mais do que alguns têm pensado. Não é apenas uma ação ou mesmo uma série de ações ou apenas algo que fazemos ou não fazemos. Obediência é mais que isso. É um estilo de vida completo, é um princípio de vida ou atitude de coração pelo qual viver.

Como então, a obediência relaciona-se à fé?

As pessoas gostam de falar sobre fé, contudo muitas vezes elas não percebem que uma fé forte depende de serem obedientes à Palavra de Deus. Os dois, fé e obediência são inseparáveis. Não é apenas um tempo de confissão de fé que consegue o emprego certo, é um estilo de vida de obediência e fé na Palavra que vai trazer o emprego certo.

Então, freqüentemente ouvimos dizer no meio cristão que fé é apenas um assunto de “crer em Deus”. Apenas “creia”, eles dizem. No entanto, estudando a Palavra de Deus atualmente mostrará que cada promessa na Palavra de Deus carrega com ela um compromisso para fazermos algo. Em outras palavras, cada vez que nós cremos em Deus e fazemos uma confissão de fé, nós estamos colocando a nós mesmos em uma posição para exercitar a obediência. A Palavra de Deus nunca fracassa. Devemos saber se estamos ou não em linha para recebermos Suas bênçãos!

Um exemplo de fé e obediência é encontrado em Marcos 11:23-24:

23. Porque em verdade vos afirmo que se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fera o que se diz, assim será com ele;

24. Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes e será assim convosco.

 

Geralmente quando nós lemos esta passagem familiar, nós paramos aqui. Mas os versos 23 e 24 jamais trabalharão se não obedecermos ao verso 25. Nós não lemos esse verso freqüentemente porque é uma parte que não nos emociona, ele diz: “E quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai...” Isto significa que se você está mantendo qualquer ressentimento que seja com alguém – perdoe! – “para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas.”

Há cristãos que citam Marcos 11:23-24, contudo nada acontece. Então eles se perguntam porque sua fé não está atuando ou perguntam porque a Palavra de Deus não está funcionando com eles. Mas é porque eles ainda se lembram do tempo de quando alguém os tratava mal. E eles nunca perdoaram aquela pessoa nem esqueceram isso!

Devemos perceber que nós não podemos entrar nessa área de grande fé sem andar no amor de Deus e em completa obediência à sua Palavra. Gálatas 5:6 diz que a fé atua pelo amor. Contudo, sem obediência, nós não podemos andar em amor e por isso nossa fé não atuará. Na verdade, quanto mais eu estudo sobre obediência, mais eu fico convencido que a fé e o amor não podem operar sem ele! Quando você ama a Deus, as coisas de Deus, o Corpo de Cristo e está em completa obediência à Palavra de Deus – absolutamente nada que possa se levantar em seu caminho impedirá sua fé!

Quando você, como um Corpo de Cristo, esta em linha com a Palavra de Deus e obedecendo a Ele em uma base consistente diária, então as boas coisas de Deus serão capazes de vir para você em abundância. Então, I Pedro 2:24 se tornará eficaz em sua vida numa base contínua. Então Filipenses 4:19 se tornará uma realidade diária para você. Então Lucas 6:38 se tornará uma parte permanente em sua vida. Todas as promessas de Deus se tornarão suas quando você obedecer os conselhos de Deus em Sua Palavra.

Alguns cristãos se perguntam porque o poder de Deus não é manifestado em suas vidas. Mas sem obediência, Deus não pode confiar-nos o seu poder! É quando nós estamos em linha com Ele e Sua Palavra em cada área de nossas vidas , que Deus pode confiar em nós. Então nós não estaremos nos servindo mas dedicados para o Seu serviço.

O inteiro plano de Deus está baseado em servir a Deus em obediência à Sua vontade, não a nossa própria. Nós falamos muito em servir a Deus mas nós somos realmente servos? Um servo fará o que quer que o Seu Mestre lhe diga para fazer: Não faz diferença o que seja.

Um certo ministro relatou sua história para mim uma vez que mostra a atitude de alguém no Corpo de Cristo que pode não ter a direção em servir.

Um pregador tinha acabado apenas o seu sermão e tinha tirado o seu paletó pois estava muito quente. Ele entregou seu paletó para alguém em pé perto dele até que ele estivesse pronto para vesti-lo de volta. O homem que ele entregou o paletó retrucou rudemente, “Eu não sou seu servo! Eu não tenho que segurar seu paletó!”

Agora se aquele homem fosse Jesus, ele não só teria segurado o paletó como também teria batido de leve nas costas dele também! Jesus foi servo de todos!

Na verdade, Jesus tinha tal coração para servir que Ele apresentou uma das mais baixas tarefas naquela época: Ele lavou os pés dos Seus discípulos. Aquilo foi provavelmente um dos mais humilhantes empregos que um servo teria feito – lavar os pés daqueles que tinham estado em estradas empoeiradas.

Nós podemos cantar sobre quem nós somos em Cristo, que somos reis e sacerdotes em Deus, que somos adotados na família de Deus e que temos uma posição nos lugares celestiais com Cristo Jesus. Podemos orar e fazer nossas confissões sobre quem somos em Cristo e o que nós temos como direitos no Reino. Mas até que estejamos querendo ser servos como nosso Irmão mais velho e dobrar nossos joelhos para servir a Deus e o Corpo de Cristo, não há modo nenhum para estarmos em completa obediência a Deus. Eu estou falando de uma atitude espiritual tão bem quanto ações!

Se nos tornarmos tão obedientes em posição de servos, nós comeremos o melhor da Terra.

Sim, em Cristo nós somos alguém. Em Cristo nós vamos reinar e ditar as regras como reis e sacerdotes. Mas precisamos perceber que nós somos ainda servos do Altíssimo. Nunca ficaremos tão importantes para sermos servos. Jesus nunca foi.

Nós devemos perceber o lugar alto sendo um servo que se segura na visão de Deus. Seu filho foi um servo. Se aqueles cristãos que tinham sentido que ser servo era uma posição inferior para eles, orariam “Senhor, eu quero fazer Sua vontade, apenas mostre-me o que fazer e eu obedecerei.” Deus lhes daria tal trabalho em obediência, e eles encontrariam aqueles obstáculos dissipados em suas vidas e circunstâncias que pareceriam como se elas nunca mudassem, começariam a se mover fora de seus caminhos.

Lembre-se, a Bíblia não diz apenas que quando você obedecer você comerá o melhor dessa Terra. Ela diz que você comerá o melhor da Terra quando você querer e obedecer! Fique querendo! Confesse, “Senhor eu obedecerei você! Senhor, eu serei o seu servo. Senhor eu servirei você. Senhor eu deixarei a mesma mente de Cristo estar em mim no qual esteve em Cristo Jesus!”

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...