terça-feira, 19 de junho de 2018

JUSTIÇA SEJA FEITA A TODOS OS HOMENS



JUSTIÇA SEJA FEITA A TODOS OS HOMENS

Quando ouvimos a expressão "Ele é um homem de Deus", a imagem que mais frequentemente vem à nossa mente é a de um famoso evangelista, um reverendo, um missionário, um pastor, um padre, um papa, ou mesmo um ministro do evangelho em uma universidade - profissionais, trabalhadores, cristãos ou alguém que prega e ensina a Palavra de Deus por vocação.

Qualquer homem pode fazer a diferença no mundo. Tomo por exemplo a vida de Amós, um simples homem do campo

Amós era, com certeza, um homem de Deus, uma pessoa cuja vida, devotada a obra do Senhor, refletia esta devoção

Amós era um leigo, não entendia de profissões cristãs, nem religiosas, não era filho de profetas, nem de sacerdotes. Amós cuidava de vacas, de touros, era um humilde pastor de ovelhas, cultivador de figueiras no interior da Judéia, estava no anonimato; com sua vida simples e sossegada.

No livro de Amós, Deus prova que pode usar qualquer pessoa para seus propósitos. Deus concedeu a Amós, a visão do futuro e disse-lhe que levasse sua mensagem a nação de Israel, o Reino do Norte

A sociedade da época não era nada diferente da sociedade atual. As nações vivendo sob uma falsa aparencia religiosa. As nações buscando poder e adoração de idolos.

Deus lá de cima, já estava com a intenção de condenar as nações que pecaram contra Ele e ofenderam o seu povo

Israel estava sendo influenciada por outras nações, também perdida na idolatria, na injustiça e na corrupção. Em seu país havia corrupção como se ve hoje em qualquer nação, havia desigualdade pra todo lado, ganancia e miséria tinha bastante, viviam sob uma piedosa aparência de religião, na adoração de idolos e na opressão dos pobres.

Mas Deus chama Amós para anunciar sua mensagem aos povos, na ansia de proteger os oprimidos e anunciar a sua justiça a todas as nações. Amós obedeceu e, dessa forma, provou que era realmente um homem de Deus. O senhor mandou ele dizer:

Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Judá, e por quatro, não retirarei o castigo, porque rejeitaram a lei do Senhor, e não guardaram os seus estatutos, antes se deixaram enganar por suas próprias mentiras, após as quais andaram seus pais. Por isso porei fogo a Judá, e ele consumirá os palácios de Jerusalém (Amós 2:4-5)

A mensagem de Deus era forte e pra valer, um homem de Deus tem que pregar a verdade e a justiça a qualquer preço. Isso não só se faz dentro dos templos, tem que profetizar para o povo, em qualquer função que exerça

No decorrer de vários séculos, a mensagem de Amós causou um impacto ao povo de Deus, e ainda hoje necessita ser ouvida por todos os individuos e nações.

Amós não se preocupava somente consigo mesmo, ele gostaria de viver em uma nação justa. Deus lhe revelou uma visão geral de como deveria ser uma sociedade justa.

Amós, destemido, impetuoso e sincero, enfrentou os israelitas, apontou os pecados do povo e o preveniu de seu iminente castigo. Amós voltou-se contra seu povo na rigorosa sentença de Deus, falando de seu castigo no futuro

Assim como Amós profetizou más notícias para seu povo, devemos nos posicionar e realizar aquilo que Deus pede que façamos em favor do Brasil, do nosso país, em favor dos fracos oprimidos, para fortalecer a nação

Porque sei que são muitas as vossas transgressões e graves os vossos pecados; afligis o justo, tomais resgate, e rejeitais os necessitados na porta. Portanto, o que for prudente guardará silêncio naquele tempo, porque o tempo será mau. Buscai o bem, e não o mal, para que vivais; e assim o Senhor, o Deus dos Exércitos, estará convosco, como dizeis. Odiai o mal, e amai o bem, e estabelecei na porta o juízo. Talvez o Senhor Deus dos Exércitos tenha piedade de vocês. (Amós 5:12-15)

Um homem de Deus, presta muita atenção a esta palavra: "buscai o bem e não o mal, odiai o mal e amai o bem"

Um homem de Deus sempre busca o juizo e o bom senso, pratica a justiça e será alguém bem aventurado, Mateus 5:6 confirma esta benção:

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Mateus 5:6

Deus exige que a verdade e a justiça prevaleça na sociedade, Deus quer saber sobre a bondade e retidão das pessoas.

A sociedade diz "Deus ajuda quem madruga", "Deus ajuda quem se ajuda". Deus nunca disse estas frases. Isso é totalmente anti-biblico.

Em toda Biblia Deus cuida de forma especial daqueles que não podem se ajudar, dos pobres, dos fracos e oprimidos, aqueles que estão a margem da sociedade, os excluidos e tribulados de espirito, os órfãos e as viuvas

Deus fala ao povo religioso, que presta culto a Ele, mas, não estão nem um pouco preocupado com a sociedade em que vive

Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos; porque não ouvirei as melodias das tuas violas. Corra, porém, o juízo como as águas, e a justiça como o ribeiro impetuoso. (Amós 5:23-24)

Deus responsabiliza os homens não apenas pelos seus pecados individuais, mas também pelos pecados da sociedade corrupta.

Temos uma parcela de culpa onde vivemos, onde reina a violencia, infração, injustiça, corrupção, miséria, racismo, preconceito, opressão, discriminação.

São barreiras sociais que entristecem o coração de Deus e ele exige que prestamos contas disso, o tempo todo Deus nos alerta.

Será que você ignora a sociedade em que vive? Você faz parte da nação, você ignora os que passam necessidade?

Será que estamos ajudando a oprimir os pobres quando compactuamos com a politica e a corrupção? Você é justo em tudo que faz no trabalho, na prestação de contas a pagar, nos impostos?

Você arca certinho com suas dividas, com suas obrigações, será que voce se tornou complacente? Será que outras preocupações ocuparam o lugar de Deus em sua vida? Será que você só vive em uma religião, mas não volta seu olhar para as injustiças?

Quem ajuda somente a sim mesmo, não adianta querer a ajuda do divino Deus. Quem pensa apenas no seu progresso pessoal e egoista, está tão distante de Deus.

Você ignora aqueles que passam necessidades, ou até mesmo oprime os pobres? Coloque-se no lugar de Amós e realize fielmente aquilo que Deus lhe chamou a fazer.

Você também pode ser uma pessoa de Deus, ouça sua nítida chamada para profetizar ao povo seu juízo, obedeça a sua palavra a despeito das consequencias, opressão e ameaças por ser um agente de Deus na terra.

Amós percebeu uma sociedade onde excluiam o pobre de suas relações, muitos se achavam auto-suficientes e auto-confiantes

As pessoas praticavam rituais religiosos supeficiais, mas não abriam a mão para ajudar ninguém. Assim como Amós você pratica uma sincera obediencia a Deus, se preocupa com os outros e com o bem da sociedade em que vive?

Que contribuição cristã você está dando para sua sociedade?

Desprezar os pobres é desprezar aqueles que Deus tanto ama, aqueles a quem Cristo quer salvar, reabilitar e libertar.

Devemos Agir com compaixão e bondade para eliminar a injustiça em nosso meio e ajudar a cuidar dos que enfrentam necessidade. Escorar, proteger, suportar os fracos e oprimidos esse era o lema de Amós

Amós não procurava impressionar as pessoas com atos e rituais religiosos. A obediencia a Deus era na pratica, de coração e compromisso com a justiça

O mandamento de Deus é bastante claro: " A justiça seguirás, somente a justiça para que vivas, e possuas em herança a terra que te dá o Senhor teu Deus"

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...