segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

PRIORIDADES NA VIDA CRISTÃ (PARTE 3)

PRIORIDADES NA VIDA CRISTÃ (PARTE 3)

Para viver uma vida cristã de forma produtiva, saudável e equilibrada é preciso manter certas prioridades em ordem

1º DEUS - 2º FAMÍLIA - 3º TRABALHO - 4º MINISTÉRIO

Deus tem que estar sempre em 1º lugar 

A OBRA DA RECOSNTRUÇÃO DE ISRAEL APÓS O CATIVEIRO DA BABILÔNIA PAROU POR UM TEMPO POR CAUSA DE INTENSA PERSEGUIÇÃO

Então, depois que a cópia da carta do rei Artaxerxes foi lida perante Reum, e Sinsai, o escrivão, e seus companheiros, apressadamente foram eles a Jerusalém, aos judeus, e os impediram à força e com violência.
Então cessou a obra da casa de Deus, que estava em Jerusalém; e cessou até ao ano segundo do reinado de Dario, rei da Pérsia.
Esdras 4:23,24

A promessa de Deus que o povo iria voltar se cumpriu. os planos e propósitos de Deus não poedme ser impedidos, não podem ser frustrados, e Ele não faz as coisas pela metade

Deus levanta 2 profetas: Ageu e Zacarias. Eles exortaram o povo para continuarem a construção do templo, apesar das oposições e dificuldades do momento

Deus levanta seus profetas para falar e animar o povo, para que eles prossigam adorando a Deus, seja debaixo de oposição, perseguição, afrontas

E os profetas Ageu e Zacarias, filho de Ido, profetizaram aos judeus que estavam em Judá, e em Jerusalém; em nome do Deus de Israel lhes profetizaram.
Então se levantaram Zorobabel, filho de Sealtiel, e Jesuá, filho de Jozadaque, e começaram a edificar a casa de Deus, que está em Jerusalém; e com eles os profetas de Deus, que os ajudavam.
Naquele tempo vieram a eles Tatenai, governador dalém do rio, e Setar-Bozenai, e os seus companheiros, e disseram-lhes assim: Quem vos deu ordem para reedificardes esta casa, e restaurardes este muro?
Esdras 5:1-3

Os olhos de Deus estão em toda parte, vendo tudo op que fazem contra o povo de Deus. Nada fica impune

Porém os olhos de Deus estavam sobre os anciãos dos judeus, e não os impediram, até que o negócio chegasse a Dario, e viesse resposta por carta sobre isso.
Esdras 5:5

A perseguição persiste, o inimigo aperta, mas o Povo de Deus (Israel|) deu as respostas certas e não desistiram

Então perguntamos aos anciãos, e assim lhes dissemos: Quem vos deu ordem para reedificardes esta casa, e restaurardes este muro?
Além disso, lhes perguntamos também pelos seus nomes, para tos declararmos; para que te pudéssemos escrever os nomes dos homens que entre eles são os chefes.
E esta foi a resposta que nos deram: Nós somos servos do Deus dos céus e da terra, e reedificamos a casa que há muitos anos foi edificada; porque um grande rei de Israel a edificou e a terminou.
Mas depois que nossos pais provocaram à ira o Deus dos céus, ele os entregou nas mãos de Nabucodonosor, rei de babilônia, o caldeu, o qual destruiu esta casa, e transportou o povo para babilônia.
Porém, no primeiro ano de Ciro, rei de babilônia, o rei Ciro deu ordem para que esta casa de Deus se reedificasse.
E até os utensílios de ouro e prata, da casa de Deus, que Nabucodonosor tomou do templo que estava em Jerusalém e os levou para o templo de babilônia, o rei Ciro os tirou do templo de babilônia, e foram dados a um homem cujo nome era Sesbazar, a quem nomeou governador.
E disse-lhe: Toma estes utensílios, vai e leva-os ao templo que está em Jerusalém, e faze reedificar a casa de Deus, no seu lugar.
Esdras 5:9-15

Deus estava no controle de tudo. Se Ele disse para edificarem a Sua casa, reunir o Seu povo para O adorá-lo, O servi-lo, ninguém poderia impedir

Podem fazer de tudo para impedir, mas, quando Deus nos chama, Ele nos protege, nos dá direção, provisão e proteção. Para a proteção de Deus ser eficaz, tudo que fazemso tem que estar sempre com Deus em primeiro lugar no coração

Os inimigos do povo de Deus perderam a causa, apesar de conspirarem contra toda edificação da nação. Acaba-se a construção do templo e ele é consagrado ao Senhor

E os anciãos dos judeus iam edificando e prosperando pela profecia do profeta Ageu, e de Zacarias, filho de Ido. E edificaram e terminaram a obra conforme ao mandado do Deus de Israel, e conforme ao decreto de Ciro e Dario, e de Artaxerxes, rei da Pérsia.
E acabou-se esta casa no terceiro dia do mês de Adar, no sexto ano do reinado do rei Dario.
E os filhos de Israel, os sacerdotes, os levitas, e o restante dos filhos do cativeiro, fizeram a dedicação desta casa de Deus com alegria.
Esdras 6:14-16

Com alegria os judeus serviam a Deus. A casa de Deus estava edificada novamente e estava em ordem, agora era preciso restaurar as famílias

As famílias estavam desestruturadasemocionalmentes por causa da forte oposição. Deus levanta um outro grupo liderado por Esdras, que começa ensinar ao povo os princípios de Deus.

Esdras era o cara, um cristão completo da época, escriba hábil, estudado nas leis e doutrinas bíblicas, um mestre em excêlencia para cumprir e ensinar as Escrituras para fortalecer as famílias dos judeus

Este Esdras subiu de babilônia; e era escriba hábil na lei de Moisés, que o SENHOR Deus de Israel tinha dado; e, segundo a mão do SENHOR seu Deus, que estava sobre ele, o rei lhe deu tudo quanto lhe pedira.
Esdras 7:6

Esdras estava com Deus e tudo que ele fazia, Deus cooperava com ele. Esdras se preparou. A Bíblia diz que Esdras se coonsagrou, se santificou para obedecer a Deus de todo coração

Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a lei do Senhor e para cumpri-la e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos.
Esdras 7:10

Esdras com seus ensinos fortaleceu as famílias e liderou o povo numa renovação espiritual. Esdras fez a parte dele com louvor, ensinou, orou, intercedeu pelo povo e pelas famílias

E tu, Esdras, conforme a sabedoria do teu Deus, que possues, nomeia magistrados e juízes, que julguem a todo o povo que está dalém do rio, a todos os que sabem as leis do teu Deus; e ao que não as sabe, lhe ensinarás.
Esdras 7:25

Esdras era um homem de jejum e oração, tudo ele fazia em favor das famílias. E Deus respondia todas as orações de Esdras e grandes coisas fazia o Senhor

Então apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos diante da face de nosso Deus, para lhe pedirmos caminho seguro para nós, para nossos filhos e para todos os nossos bens.
Porque tive vergonha de pedir ao rei exército e cavaleiros para nos defenderem do inimigo pelo caminho; porquanto tínhamos falado ao rei, dizendo: A mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles; mas o seu poder e a sua ira contra todos os que o deixam.
Nós, pois, jejuamos, e pedimos isto ao nosso Deus, e moveu-se pelas nossas orações.
Esdras 8:21-23

Esdras fica sabendo que muitos Israelitas casaram-se com mulheres de outros povos e faz oração e confissão a Deus para livrá-los deste jugo desigual

Esdras pede perdão e misericórdia com seriedade e o povo se convence dos seus pecados e se despedem das mulheres estranhas

Esdras era um intercessor para as pessoas que transgrediam as ordens de Deus

E enquanto Esdras orava, e fazia confissão, chorando e prostrando-se diante da casa de Deus, ajuntou-se a ele, de Israel, uma grande congregação de homens, mulheres e crianças; pois o povo chorava com grande choro.
Então Secanias, filho de Jeiel, um dos filhos de Elão, tomou a palavra e disse a Esdras: Nós temos transgredido contra o nosso Deus, e casamos com mulheres estrangeiras dentre os povos da terra, mas, no tocante a isto, ainda há esperança para Israel.
Agora, pois, façamos aliança com o nosso Deus de que despediremos todas as mulheres, e os que delas são nascidos, conforme ao conselho do meu senhor, e dos que tremem ao mandado do nosso Deus; e faça-se conforme a lei.
Esdras 10:1-3

É muito importante ser um intercessor na casa de Deus para edificar famílias. Neste caso, Esdras evitou que o povo se colocasse em um jugo desigual, no qual ele intercedeu para que as pessoas se convencesse dos erros, nisto, os atritos e dificuldades em adorar a Deus por causa de crenças diferentes foram evitados

Então se levantou Esdras, o sacerdote, e disse-lhes: Vós tendes transgredido, e casastes com mulheres estrangeiras, aumentando a culpa de Israel.
Agora, pois, fazei confissão ao Senhor Deus de vossos pais, e fazei a sua vontade; e apartai-vos dos povos das terras, e das mulheres estrangeiras.
E respondeu toda a congregação, e disse em altas vozes: Assim seja, conforme às tuas palavras nos convém fazer.
Esdras 10:10-12

O livro de Esdras é rico em detalhes para fortalecer a nossa família

continua na próxima mensagem...
.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...