quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

DEBAIXO DA FIGUEIRA


DEBAIXO DA FIGUEIRA

Há uma passagem curiosa em João 1:45-51, onde Jesus revela algo profundo na vida de Natanael.

Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem  Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe  Filipe: Vem, e vê.  Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo. Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse- lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira. Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel. Jesus respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás. E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.

I. Significado do nome Natanael

Natanael (em hebraico Netan‘el) aparece no Evangelho de João, nos capítulos 

1 e 21. Nos outros 3 evangelhos ele não é mencionado, contudo se retém que 

seja a mesma pessoa chamada nos sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas) com o 

nome de Bartolomeu. Portando, é um dos 12 apóstolos.


II.REVELANDO O MISTÉRIO DE NATANAEL EMBAIXO DA FIGUEIRA

• Quando Natanael ouviu falar de Jesus, o desprezou, mas em seguida foi persuadido por Filipe a conhecê-lo. O Espírito Santo move as coisas ao redor, para propiciar a salvação ao homem escolhido, sem que ele perceba.

• Ao ver Natanael aproximar-se, Jesus falou a seu respeito: “Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo”. Os verdadeiros israelitas são descendentes dos patriarcas e, portanto, herdeiros da bênção, da promessa de salvação.

• Por que Jesus disse que não havia dolo em Natanael, será que ele não tinha pecados. A Palavra diz que “todos pecaram...”. 

Na verdade Jesus estava antecipando a obra de salvação na vida de Natanael. Pela sua Graça os seus pecados estavam sendo perdoados.

• Natanael ficou surpreso e perguntou: “Donde me conheces tu?” E Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, te vi eu estando tu debaixo da figueira”. 

Desta forma Jesus deixou claro que o seu propósito em salvar Natanael, já estava determinado antes mesmo de Filipe o chamar.

Herodes era o governador da Judéia na época em que Jesus Cristo teria nascido. Ao receber a notícia de que o Messias teria vindo ao mundo na cidade de Belém, Herodes preferiu cortar o problema pela raiz antes que o tal salvador de fato se transformasse em um problema para ele.

Foi então que ordenou que seus guardas matassem todos os meninos com menos de 2 anos que encontrassem na cidade de Belém e nos seus arredores.

Alguns historiadores tentam calcular qual seria a dimensão desse crime. O americano Raymond Brown, autor do livro “O Nascimento do Messias”, estima que a vila de Belém tivesse cerca de mil habitantes na época e cerca de 20 se enquadravam nas características do menino Jesus.

É difícil estimar qual seria a dimensão desse infanticídio hoje, mas se considerarmos a população atual da cidade de Belém, podemos fazer uma projeção.

Dois milênios depois do nascimento de Jesus, a cidade continua com ares de vila, com 27 mil habitantes. Portanto, é provável que o número de meninos menores de 2 anos chegasse a 500 (considerando a mesma proporção da época de Herodes).

Já seria uma chacina e tanto. A esse número devemos incluir as cidades vizinhas.

Então se considerarmos que Natanael tivesse a mesa idade de Jesus, isso o leva ao cenário da matança dos meninos, realizada pelo homicida chamado Herodes. Agora segundo relatos históricos essa é a história de Natan’el BarTolomeu (Natanael filho de tolomeu).

Quando se começou os assassinatos de Herodes, sua mãe temeu ter seu precioso filho morto pelos soldados, então ela o escondia o bebê em baixo de uma figueira específica, depois sua mãe orava a Deus pedindo proteção e pedindo que aquela criança vivesse para ver o Messias. E todas as vezes que os soldados passavam o menino estava em meio às folhas da figueira.

Quando Natanael completou quinze anos de idade, já salvo da matança, sua mãe o chamou e contou de como o escondera embaixo da figueira e de como orava para Deus. Também disse para que Natanael não contasse essa história para ninguém. Era como um segredo familiar e pessoal de Natanael.

Ninguém além dele e de sua mãe sabia dessa história. Então quando ele pergunta a Jesus de onde o conhecia, Jesus revela seu maior segredo, ao dizer que o viu debaixo da figueira, quando estava escondido para escapar da morte e então Natanael se vê diante daquele do qual sua amada mãe havia pedido a Deus para que ele um dia pudesse ver, o Messias prometido.

Este diálogo de Jesus com Natanael aponta para o fato de Deus haver planejado a Obra de salvação do homem, antes mesmo de tudo se concretizar. 

Pela sua Graça, Deus determinou a salvação do homem mesmo diante do seu desprezo inicial.

• As Palavras de Jesus a respeito dos segredos da vida de Natanael, foram as revelações que transformaram seu coração e o fizeram cair aos pés do Senhor, declarando: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei d’Israel”.

A partir daí Natanael passou a seguir ao Senhor Jesus, vislumbrando a cada dia as maravilhas da eternidade, ao ver o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem, operando em favor dos que hão de herdar a vida eterna.

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...