quarta-feira, 3 de agosto de 2016

OS AMIGOS DE JESUS



OS AMIGOS DE JESUS

Estava, porém, enfermo um certo Lázaro, de betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta. (João 11:1) 

Jesus encontrou muitos amigos, alguns mais chegados do que irmãos. 

Numa certa aldeia em Betania, tinha uma família exemplar, eram pessoas boas, tinha Marta, Maria e Lázaro, estes eram amigos mais íntimos de Jesus

Provavelmente eram 3 solteirões. Lázaro morreu e foi morar no céu, convertido, acreditou nas palavras de Jesus

As irmãs porém, sentiram a falta de Jesus quando Lázaro ainda com vida, adoeceu. 

Jesus soube da notícia e quis voltar para a aldeia, seus discípulos ficaram com medo da perseguição dos judeus e quiseram prosseguir rumo a outra aldeia  

Disseram-lhe os discípulos: Rabi, ainda agora os judeus procuravam apedrejar-te, e tornas para lá? (João 11:80

Os discípulos estavam sempre aptos a evitarem sofrimentos, medo, perseguição, preocupação, eles só observam os perigos da viagem de volta

Tomé convence o grupo todo a voltar com o mestre e consolar a família de Lázaro

Disse, pois, Tomé, chamado Dídimo, aos condiscípulos: Vamos nós também, para morrermos com ele. (João 11:16)

Jesus disse aos discípulos que Lázaro estava dormindo. Lázaro se foi, morreu, essa era a questão, e um bom cristão quando morre, descansa, a sepultura é a cama macia para o sono eterno

Os discípulos achavam que Lázaro iria se recuperar, se estava tranquilo, com sono, o problema não seria grave

Jesus tinha falado que Lazaro estava com sono, mas, muitas vezes a morte é chamada no velho testamento de sono, portanto Cristo usou a linguagem das Escrituras

E o corajoso Tomé, era o único que estava disposto a correr riscos para fazer a obra de Deus e consolar a família em Betânia.

 Para Tomé, morrer com Jesus é lucro, viver sem Jesus não dava, era prejuízo, para ele viver ou morrer com Jesus tanto faz, tinha a certeza da alegria do outro lado

Marta reclama do atraso do mestre e da longa distancia que ele estava

Jesus pode curar a distância? Sim, Era só se ele quisesse

Só não fez isso com Lázaro, porque o propósito desta situação era alcançar mais pessoas que cressem no Messias

Maria quando avista Jesus chegando não pede para jesus ressuscitar seu irmão, ela se conforma com a morte, humildemente entrega o caso a Deus, ou seja, para ela, seja feita a vontade de Deus e mai nada

Mas também agora sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá. (João 11:22)

Jesus chegou na aldeia e viu toda cena do velório, pessoas chorando e lamentando a perda do amigo Lázaro

Vejam um detalhe interessante, Jesus pergunta onde puserem o morto. (João 11:34)

Jesus sabia onde era o túmulo, mas perguntou para não dar margem as dúvidas, para não haver suspeitas de fraude, de uma armação, uma insinuação para fingir que Lázaro estava morto, para o povo realmente crer em Jesus e cessar as perseguições religiosas

Neste caso, não havia suspeitas de truques e nem mágicas,  Jesus finge nem saber ao certo aonde estava o túmulo 

Jesus chorou. (João 11:35)

Jesus chorou ao chegar mais perto do túmulo, um retrato da sua humanidade, ele era de carne e osso, suscetível a tristezas, alegrias, compaixão, sentimentos e pesares (Isaias 53:3)

Nós nos assemelhamos muito a Cristo quando temos compaixão pelos outros

E alguns deles disseram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer também com que este não morresse? (João 11:37)

Muitos ali no velório limitam o poder de Jesus, até hoje é assim, será que Cristo resolve qualquer problema mesmo? 

Hoje no meio cristão muitos tem dúvidas sobre curas e milagres, principalmente quando veem pela televisão

Jesus apenas pede para retirarem a pedra do sepulcro e chama Lázaro para fora. Imagine a cena, um, morto a 4 dias sair do túmulo 

clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora. (João 11:43)

Será que as pessoas correram ou ficaram paradas, impressionadas com o milagre?

IMAGINE! 

Quantas pessoas Lázaro impactou com seu testemunho de ressurreição naquele momento e quantas pessoas ele levou a acreditar em Cristo quando de volta a vida, começou a falar do evangelho na região

Lázaro teve mais tempo para pregar sua vida, um testemunho vivo dos milagres de Jesus, e pela fé, mesmo de baixo de perseguição, porque os judeus o queriam matá-lo, e novamente sofrendo ameça de morte, agora por causa do bom testemunho

Jesus consola os amigos e os fariseus tomam conselhos para o matá-lo, ficaram com mais ravia e ciúme do seu poder sobrenatural


Mas alguns deles foram ter com os fariseus, e disseram-lhes o que Jesus tinha feito.Depois os principais dos sacerdotes e os fariseus formaram conselho, e diziam: Que faremos? porquanto este homem faz muitos sinais. (João 11:46-47)

Para os religiosos de plantão Jesus representava uma ameaça aos seus cargos, status, ascensão social, privilégios e poder 

Para eles reconhecer Jesus como filho de Deus, o Messias enviado a terra, não era interessante, perderiam credibilidade religiosa

As perseguições só aumentaram a Jesus e os seus discípulos a cada milagre, a cada ação deles, e por causa deste grande milagre de ressurreição no meio dos seus amigos mais chegados

Em todo tempo, Jesus continuou com sua missão e instruiu os discípulos a ficarem preparados, para caminharem fazendo o mesmo trabalho, mesmo após a sua morte, eles seriam orientados pelo Espírito santo sobre tudo o que deveriam fazer

A princípio não entenderam muito bem, mas com o passar dos anos, permaneceram firmes, mesmo Pedro negando Jesus por 3 vezes, Judas se enforcando, João aos pés da cruz junto com Maria e Tomé o mais corajoso sem medo de negar sua fé
Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco. E, dizendo isto, mostrou-lhes as suas mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor. Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.  E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.  (João 20:19-22)
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...