quinta-feira, 4 de agosto de 2016

NEGAR-SE A SI MESMO

NEGAR-SE A SI MESMO

E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes Jesus: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me     Marcos 8:34

Quando Jesus disse que precisamos negar-se a si mesmo para segui-lo ele só queria alinhar a nossa vontade com a vontade de Deus. 

Negar se a si mesmo não é se alienar, viver no mundo da lua, bitolar sua vida em uma religião, sair do mundo, com medo de se contaminar com os hábitos das pessoas, ficar só no ambiente familiar da igreja, excluir os amigos, as pessoas em geral, os familiares, esquecer que está no planeta terra

Onde está Jesus nisso?

Negar-se a si mesmo é exatamente sintonizar as nossas vontades com a vontade de Deus, deixar de realizar somente os nossos desejos e começar a realizar os desejos de Deus, e quando as nossas vontades não estiverem em harmonia com Deus, é hora de parar, meditar e abandonar certos caminhos, é hora vencer o ego dia após dia.

O apóstolo Paulo foi um grande exemplo de quem negou-se a si mesmo e fez tudo para agradar a Deus:

  • Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:20

Jesus ficava quase todos os dias no meio da multidão, essa era a sua verdadeira família, segui-lo é estar também no meio da multidão, servindo com amor e alegria a seu semelhante, ouvindo, ajudando, ensinando, aconselhando, fazendo o que bom, certo e correto, transformando vidas e conseqüentemente transformando a sociedade em que vivemos

Numa abordagem educada, simples e com muito respeito Jesus deixa você decidir escolher seus caminhos, nos dá livre-arbitrio, respeita nossas decisões, e deixa bem claro que não quer ninguém sob pressão, ninguém obrigado a segui-lo

A escolha, a opção é nossa, ou seguimos nossos próprios caminhos, enfrentamos as adversidades, as opressões, as aflições da vida à nossa maneira, mesmo acreditando em tradições religiosas, sendo religiosos ao extremo, ou podemos seguir Jesus da maneira como Ele realmente é, um Deus vivo presente entre nós, humilde, amoroso, servo, bom, ajudador, consolador, sabendo o que ele já fez e pode fazer por nós.

Andar com Jesus no mundo de hoje, muitas vezes é trabalho árduo, é ir de encontro com as opressões, oposições, enfrentar as crises existências, é um caminho de cruz, é humildade, é coragem, é animo, respeito pelo ser humano, é caridade, é trabalho de servir a sociedade, não é caminho de sentar num trono, comer, beber e se divertir e viver feliz para sempre.

Andar com Jesus é compartilhar sua nova vida transformada pelo amor, é melhorar as pessoas ao seu redor, torná-las mais felizes e seguras, mais calmas, menos ansiosas, com mais esperança, força e coragem para vencer na vida.

Mas, se você não negar-se a si mesmo, não conseguirá se dedicar à obra de Deus, você não conseguirá se entregar à dar continuidade a missão de Jesus aqui na terra. Negue a si mesmo e seus interesses vão estar voltados para o bem da humanidade

Se você estiver focado em si, somente atrás de seu próprios interesses, é preciso matar o seu ego, mas o “Meu EU” muitas vezes é difícil de matar, no centro do nosso ego estão nossa personalidade, nossos desejos, nossas fraquezas, nossa vida gerada na natureza pecaminosa, nossos gostos pessoais, nossos pensamentos, nossas opiniões, nossas críticas, nossos preconceitos, orgulho, soberba, vaidade, inveja e muito mais...

Tudo isso precisa ser negado, precisa ser mudado, moldado através do caráter de Jesus, vencer e matar tudo que nos atrapalha, para realizar os desejos de Deus, afinal fomos criados para realizar os Desejos de Deus, para que depois ele possa realizar os nossos. Esse é o caminho mais seguro e confiável para negar-se a si mesmo e seguir Jesus.

Negar-se a si mesmo não é necessariamente privar-se de bens materiais, jogar tudo fora, viver só de pão e água, sofrer penitências por causa de erros e pecados, ser perfeito, impecável, mostrar uma imagem falsa diante dos homens, negar-se a si mesmo não é o fim, mas um começo de vencer o ego, dia após dia, se esvaziar de si mesmo e se encher das coisas de Deus: amor, justiça, verdade, misericórdia, paz, alegria, esperança e fé.

É preciso esvaziar-se do orgulho, ciúmes, contendas, vaidade, arrogância, antipatia, insegurança, ambição, medos, traumas, timidez, agitação, impaciência, ansiedade, e muitas outras coisas nocivas ao nosso caráter. Render-se a Jesus é eliminar tudo isso que nos traz frustrações, porque se não nos render-mos a Jesus, estaremos rendidos diante de todas estas coisas, todos os dias.

Negar-se a si mesmo é dar frutos e oferecer ao mundo o que você tem de melhor, ser uma semente próspera, ser lembrado por uma vida plena em todos os sentidos, ser reconhecido por toda sua geração, como uma arvore que deu bons frutos e serviu toda sua família, seus filhos e sua comunidade. 

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...