sábado, 14 de maio de 2016

DEUS COMO ARQUITETO DO TEMPLO



DEUS COMO ARQUITETO DO TEMPLO


A providência divina é maravilhosa, pois tem um alcance maior do que os nossos pensamentos. 

Podemos ver isto na história do povo de Israel, retirado da escravidão e conduzido pelo deserto com todo cuidado e proteção e com uma organização que só os olhos divinos poderiam enxergar. 

Enquanto eles estavam acampados, Deus através de Moisés organizou o acampamento criando o projeto do tabernáculo. Para a construção do tabernáculo Deus pediu que o povo trouxesse ofertas de materiais nobres em qualidade, preciosos e os mais belos.

Entre todas as variadas instruções que Ele deu ao povo, como a beleza foi incluída? Êx 25:1-9

RESPOSTA: Os materiais ofertados para construção do santuário de Deus deveriam ser os melhores, os mais preciosos e com a maior beleza possível, de modo que Deus fosse glorificado.

As ofertas foram valiosas: Ouro, por exemplo, o povo deu 1.269 quilos, prata: 4.350 quilos, bronze: 3.035 quilos, além de muito linho branco, linho púrpura, azul e escarlata que seriam usados para as laterais e para as cortinas. 

Havia ainda peles de cabras, de carneiros e de texugos em grande quantidade para serem costuradas e feitas capas para o tabernáculo (uma espécie de lona para cobri-lo, 15 metros de comprimento por 5 metros de largura cada lona). O tabernáculo seria coberto com 4 capas de 15 metros cada. Ficaria muito bonito.

Qual foi o modelo utilizado para a construção do santuário terrestre? O que isso nos diz sobre o amor de Deus pela beleza? Êx 25:9Hb 8:1-5

RESPOSTA: Deus mostrou a Moisés o modelo celestial em detalhes minuciosos e insistiu para que ele seguisse o modelo original.

O santuário era uma forma visível para Deus despertar as pessoas através dos rituais para o objetivo mais importante, ou seja, a justificação. Como o povo estava praticamente esquecido de tudo que representava Deus e a verdadeira adoração, o tabernáculo providenciava essa proximidade e a compreensão do plano da redenção. 

Jesus deveria ser visto em cada detalhe do tabernáculo e nos ofícios realizados pelos sacerdotes. Por isso Deus fez questão de beleza e perfeição, porque representava a beleza e perfeição de Jesus, aquele que salva vidas destruídas pelo pecado, reconstruindo outra vez a beleza e o vigor perdidos.

VEJA ESTA ILUSTRAÇÃO: 

Na linda ilha francesa de Guadalupe estava sendo realizada uma reunião evangélica ao ar livre. Um jovem, bastante alcoolizado, sujo e despenteado deteve-se para ouvir. 

Henrique tivera boa educação e chegara a ter perspectivas de uma brilhante carreira futura. Mas a bebida forte e más companhias o arrastaram para a sarjeta do pecado e da derrota. 

Agora, ao ouvir a pregação, o Espírito de Deus penetrou-lhe o cérebro entenebrecido, levando-lhe a convicção de que aquela vida inútil devia ser transformada. 

Jesus Cristo desceu muito Sua mão, para salvar Henrique de seus pecados. Quando, anos mais tarde, Henrique foi visto, ele estava transformado. 

Era agora um fino cavalheiro cristão, estava jovial, BELO, muito bem penteado e era também um pregador de êxito, um testemunho vivo do poder restaurador do Senhor Jesus.

Este jovem foi modificado pelo Senhor do templo, aquele que muda o interior das pessoas
  
Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.
Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,
A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo. Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.
(1 Coríntios 3:9-17)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...