domingo, 10 de abril de 2016

CORAÇÃO MAU, PERVERSO E INCRÉDULO




CORAÇÃO MAU, PERVERSO E INCRÉDULO

Cuidado, que nunca haja em qualquer um de vós um coração mau, perverso e incrédulo, para se afastar do Deus vivo.
Hebreus 3:12

O escritor de hebreus diz que é possível ter um coração duro para não acreditar nas promessas e bênçãos de Deus, para se afastar da sua palavra, para não crer mais nas Escrituras, para não seguir o Seu caminho

Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim.
Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz,
Não endureçais os vossos corações,Como na provocação, no dia da tentação no deserto. 
Hebreus 3:6-8

O escritor de Hebreus traça um paralelo entre os cristãos modernos de hoje com aquele povo hebreu que foi tirado da escravidão do Egito, com mão forte por Deus, liderados por Moisés, mas que ao atravessar o deserto até chegar a terra prometida e formar uma nação livre (Israel), só murmuraram contra Deus, só reclamaram do caminho estreito, endureceram o coração...

Eles foram rebeldes e por isso não entraram no descanso do Senhor, eles ficaram por 40 anos no deserto e aquela geração por causa da desobediência e incredulidade morreram no deserto sem nenhum deles pisarem na terra prometida

E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o Senhor teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não.  (Deuteronômio8:2)

Deus livrou seu povo da escravidão para a liberdade, mas não era para eles serem livres para fazerem o que quiserem, eram livres para adorar ao Senhor, Agora Deus precisava instru´i-los, discipliná-los, testá-los e aprova-los, somente para saber o que estava no coração do povo, se eles guardariam ou não guardaria os Seu mandamentos

O deserto seria a escola de Deus, um teste de fidelidade, ali Deus providenciaria tudo, se houvesse obediência naquele caminho estreito, para sempre fazer bem ao povo

Que no deserto te sustentou com maná, que teus pais não conheceram; para te humilhar, e para te provar, para no fim te fazer bem; (Deuteronômio 8:16)

O interessante disso tudo, que os cristãos modernos também passam por este teste de fidelidade o tempo todo. Os cristãos que vivem no caminho estreito, são provados e testados também, para ver se há no coração deles, obediência e fidelidade nos caminhos do Senhor
O problema quando a coisa aperta, o caminho fica estreito, as provas acontecem, as adversidades vem, os desafios são difíceis, os “se” e os “mas” da fé aparecem com frequência

Quero chamar a atenção dos cristãos para a palavra “se” em Hebreus 3:6: “se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim. Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, Não endureçais os vossos corações,Como na provocação, no dia da tentação no deserto. (Hebreus 3:6-8)

Muitas vezes não gostamos de prestar atenção aos “se” e “mas” da Bíblia Sagrada. Gostamos de citar versículos de bênçãos e vitórias, só do que pode dar certo e é legal de escutar

Em passagens da Bíblia onde tem “se” e “mas” são os testes de fidelidade de Deus, nestes versículos vemos o que Deus fará, se tão somente, se fizermos o que devemos fazer

Os cristãos tem o tremendo privilégio de serem membros do povo de Deus na terra, hoje, de serem o corpo de Cristo na terra, hoje representado pela Igreja, estão na casa do Pai, se permanecerem firmes na fé até o fim.

Ir a igreja toda semana, chegar até o altar e fazer orações, confessar pecados, isso é muito fácil, é moleza, é só o começo da nossa caminhada com Deus, mas, quando vem as provas fora da igreja, no trabalho, na família, na área social, nas circunstancias da vida, vem os apertos, as aflições, as decepções, frustrações, e temos que prosseguir na fé, seguir em frente, enfrentar tudo e continuar caminhando na fé, precisamos crer que Deus está também por detrás de tudo isso...

O caminho estreita cada vez mais nas provas da vida, confiança e fé são praticamente sinônimos; devem andar juntas nas horas difíceis; às vezes elas podem ser trocadas na hora do sufoco por reclamação, murmuração, ansiedade, incredulidade, desistência, irritação, frustração, decepção.

Onde está a fé e a confiança em Deus nos momentos de deserto, nas etapas da vida que parecem que nada está dando certo. Em termos simples, fé é o ato de saber que se DEUS diz que Ele fará alguma coisa, Ele o fará, não importa as circusntancias. Mesm oque pareça que Ele não está fazendo neste instante, ela virá acontecer no tempo Dele, se permanecermos confiantes e obedecendo sempre

No deserto o povo era guiado diariamente por uma nuvem, de dia e de noite, eram protegidos por Deus de todo povo inimigo ao redor, era sustentado pelo maná, agua saia da rocha para eles beberem, tinha a palavra de Moisés, sendo um guia, um profeta, boca de Deus e mesmo assim , o povo começou a reclamar de tudo

Lembravam do Egito com frequência, no tempo da escravidão, comiam bem, alho, cebola, repolho, carne e ali no deserto só o maná. Deus ficou irado e providenciou “codornizes” eles se fartaram de tanto comer e mesmo assim, murmuravam e reclamavam do caminho estreito

Não que eles queriam voltar pro Egito, pra escravidão de novo, pensavam em voltar só pra comer, só para realizar os desejos da carne, na realidade só queriam um caminho mais fácil

As únicas coisa que podem interromper a fé são: caminhos mais fáceis, sem esforço, dúvidas, incredulidade, murmuração, acomodação, preguiça, falta de obediência a Deus, tentação, proclastinação, medo, frieza espiritual, preocupação, frustração, decepção...

Todas estas coisas endurecem o coração: Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, Não endureçais os vossos corações, Como na provocação, no dia da tentação no deserto. (Hebreus 3:7,8)

Muitas coisas fazem oposição a fé. A fé cristão precisa continuar mesmo quando tudo parece ao contrário, quando as coisas não acontecem como queremos, parece que tudo e todos estão contra nós, parece que os ímpios que não seguem a Deus estão sempre na melhor e os cristão sempre no sufoco e nas provas

Em Jesus Cristo, podemos permanecer firmes interiormente por causa das promessas que ele mesmo fez aos seus seguidores

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.João 14:27

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João16:33

Jesus não enganou ninguém, ele prometeu força as cansados e oprimidos. Ele disse que a verdadeira vida dos cristãos está dentro do coração e da alma, e não nas pessoas ou circunstancias que estão do lado de fora

Adversidades, desafios, etapas, ciclos, estágios bons ou maus, é o teste de fidelidade no caminho de Deus, para ver se o cristão segue firme até alcançar as promessas e entrar no descanso do senhor

Jesus é o caminho a verdade e a vida. Jesus é o descanso para as almas aflitas.

Os cristãos devem permanecer neste caminho, nesta verdade e nesta vida, onde encontrará descanso permanente

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
(Mateus 11:28-30)

Não endureça o teu coração nas horas difíceis, nas provas e adversidades e ali que Deus está te provando e aprovando para entrar na vida eterna

Nos tempos antigos o povo de Deus ficou 40 anos no deserto e morreram sem experimentar a promessa porque endureceram o CORAÇÃO. Eram para entrar no descanso do Senhor, mas não quiseram obedecer, ENDURECERAM O CORAÇÃO

Não endureçais os vossos corações,Como na provocação, no dia da tentação no deserto. Onde vossos pais me tentaram, me provaram,E viram por quarenta anos as minhas obras. Por isso me indignei contra esta geração, E disse: Estes sempre erram em seu coração, E não conheceram os meus caminhos. Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso. (Hebreus 3:8-11)

Estamos sujeitos ao mesmo caso, se hoje como cristãos, endurecermos o coração e não perseverarmos na fé até o fim... Seja na prova, na alegria e na dor, na abundancia ou na escassez, há tempo para todo propósito de Deus para cada vida, para cada cristão, em cada pessoa...

E sereis odiados por todos por amor do meu nome; mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo. (Marcos 13:13)

Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.  ( Mateus24:13)

E odiados e perseguidos de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo. (Mateus10:22)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...