sexta-feira, 1 de abril de 2016

A PROVA DA AÇÃO




A PROVA DA AÇÃO 

Quando criança, adolescente ou jovem estudante, a gente não gostava de fazer provas.


Dia de prova é dia de ficar apreensivo, inquieto e pensativo. Muitos até ficam com dor de cabeça de tanto estudar, outros vão mal nas provas porque não estudaram corretamente


O que é uma prova?


A prova é um teste por meio do qual o professor conhece o nível de conhecimento do aluno em determinada matéria


Quem deseja dirigir automóvel tem que ter uma carteira de habilitação. Se você tem a sua, deve lembrar-se das provas que teve que fazer


Aí que entra a ansiedade daquele sem conhecimento, a hora da baliza, da prova escrita, é um teste e a gente tem que se esforçar pra passar


Tudo na vida exige provas. Se você for prestar um concurso público tem que fazer as provas


Qualquer produto que for lançado no mercado passa pelo teste das provas, sejam pneus de carro, aparelhos eletrônicos e tudo que for fabricado atualmente


Este é o trabalho do INMETRO. Eles "provam" os produtos. Verificam se, de fato, se são resistentes e até que pontos são confiáveis


Então o que seria uma provação? Provação pode ser entendida como sendo uma grande prova. Ou a "prova" da "ação"


Esta é uma idéia interessante porque de fato, as provações provam as atitudes e o comportamento


Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam.

(Tiago 1:12)

A mensagem deste verso não é nada popular. Geralmente ninguém gosta de fazer provas, neste caso de sofrer provações


Por isso, é muito comum ouvir-se dizer que quem aceita Jesus fica livre de todas as provações


De fato, para Deus nada é impossível.


Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.(Mateus 19:26)


Mas por outro lado, encontramos na Bíblia, a realidade da provação e do sofrimento:


Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. (João 16:33)


Por que Deus chama de felizes aqueles que suportam as provações?


Nosso problema não são as provações, mas como reagimos a elas. O texto fala em "suportar" com "perseverança". Essa é uma reação positiva. 


De submissão à vontade, e soberania do Senhor Deus. 


O cristão esperto na hora da provação procura olhar além do sofrimento: para a coroa da vida eterna que o Senhor prometeu àqueles que vencerem as provas, os testes, os desafios, no grande "campo das provas" deste mundo


Jesus disse: Tende bom ânimo, eu venci o mundo. (João16:33)


Tiago 1:2 sugere que a pessoa reaja às provações com alegria. 


Em 1 Pedro 1: 6-7 -  Deus promete que as provações passarão e você será capacitado pela maneira como reage às suas experiências.


Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo; (1 Pedro 1:6,7)


Mesmo que passe sufoco, vai adquirir experiência e estará pronto para as próximas provas com mais coragem e força


Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão. (Isaías 40:31)


É impossível viver neste mundo sem provas ,sem problemas para resolver, sem sofrimentos. Cada hora é uma coisa que aparece pra resolver, os problemas se alternam sem nos avisar


E tudo nos provam, testam nossa fidelidade e fé, nossa confiança em Deus. 


Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre. (Salmos 125:1)


A confiança em Deus diante das provações revelam se somos fortes e valiosos com ouro ou se desistimos seremos como a escória, que não serve pra nada, muito frágil, se entrega com facilidade


Saiba que as provações cooperam para nosso bem ,quando amamos, confiamos e dependemos de Deus


E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. (Romanos 8:28)


***


Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...