sexta-feira, 14 de agosto de 2015

SE DISSERMOS QUE NÃO PECAMOS, SOMOS MENTIROSOS



SE DISSERMOS QUE NÃO PECAMOS, SOMOS MENTIROSOS

A  Bíblia diz que somos pecadores, não tem ninguém que possa se considerar santo, e se dissermos que não pecamos, ela nos considera mentirosos, e a palavra de Deus não está em nosso coração

Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. (1 João 1:8-10)

E por quê a Bíblia nos diz que somos mentirosos se tentarmos esconder nossos erros?

Justamente porque é muito difícil resistir a tentação de pecar, somente quem tem muita intimidade com Deus consegue fugir da tentação, este é considerado bem-aventurado

Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. 
Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.

Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. (Tiago 1:12-15)

Deus nos dá escape, para fugir da tentação, temos condição de resistir, depende muito de nós, mesmo assim, o caminho não fica livre de percalços, o inimigo das nossas almas arma alguma cilada o tempo todo pra nos aprisionar em algum laço, armadilha e traição, ele acha brechas por todo lado

Veja o exemplo do jovem José que havia sido vendido por seus irmãos por causa de inveja, se tornou empregado e escravo  do egipcio Potifar, que o pôs governante em sua própria casa,  mas sua mulher sempre tentava seduzir o jovem garoto quando estavam a sós

E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os seus olhos em José, e disse: Deita-te comigo. (Gênesis 39:7)

Esta mulher era uma tentação diante dos olhos de José, ele resistiu as suas investidas  com seu charme, sua beleza escultural, sua sensualidade e sedução.

Esta mulher tinha tudo que um homem desejava, era bela e atraente. Qualquer um na condição de José, sozinho com esta mulher na casa, não resistiria a tentação com facilidade

José tinha muita intimidade com Deus por isso evitou este pecado, não quis trair a confiança do patrão e sabia que Deus estava vendo tudo isso

O mais importante disto tudo, JOSÉ OLHAVA PRA CIMA na hora que poderia pecar, ELE TINHA TEMOR A DEUS

Porém ele recusou, e disse à mulher do seu senhor: Eis que o meu senhor não sabe do que há em casa comigo, e entregou em minha mão tudo o que tem; 

Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?  (Gênesis 39:8,9)

Por vários dias, a mulher deu em cima de José. A tentação o cercava dia após dia. Ele rejeitava sempre  a proposta indecente da mulher  e fugiu correndo. Esta é a única alternativa para não cair na cilada do pecado: FUGIR

Mas quase ninguém consegue fazer isso, com facilidade, sempre  os desejos da carne fala mais alto

E aconteceu que falando ela cada dia a José, e não lhe dando ele ouvidos, para deitar-se com ela, e estar com ela, Sucedeu num certo dia que ele veio à casa para fazer seu serviço; e nenhum dos da casa estava ali; E ela lhe pegou pela sua roupa, dizendo: Deita-te comigo. E ele deixou a sua roupa na mão dela, e fugiu, e saiu para fora. (Gênesis 39:10-12)

José foi fiel a Deus, resistiu a tentação e não pecou, mesmo assim, o inimigo arma uma outra cilada, um outra circunstância e situação para nos acusar até por algo que não quisemos fazer

E aconteceu que, vendo ela que deixara a sua roupa em sua mão, e fugira para fora, Chamou aos homens de sua casa, e falou-lhes, dizendo: Vede, meu marido trouxe-nos um homem hebreu para escarnecer de nós; veio a mim para deitar-se comigo, e eu gritei com grande voz (Gênesis 39:13,14)

A mulher agarrou as vestes de José quando fugia e armou uma cilada, dizendo que ele  tentou estuprá-la

A vida é mesmo assim, estamos rodeados de grandes e pequenas tentações o dia todo, por isso, todo cuidado é pouco, mentiras, situações embaraçosas, desejos carnais, cobiça...

Por isso que é difícil alguém neste mundo de provas, não ser PECADOR

A diferença do servo de Deus é que se ele manter-se fiel em retidão e obediência, não se contaminar com as coisas do mundo, sempre resistir as tentações , Deus vai mudando as situações e dando direção provisão e proteção

José permaneceu na cadeia por algum tempo, mas ele não desanimou, superou os traumas, com a consciência limpa de não ter pecado por espontânea vontade, e Deus o colocou numa posição elevada, por causa da sua perseverança em seguir o caminho correto do Senhor

Quando chegou a hora de Deus agir, no tempo Dele, houve uma dupla honra para José: LIVRAMENTO DA PRISÃO E UM NOVO EM EMPREGO

E que emprego bom! Faraó teve um sonho, ninguém conseguia interpretar. José tinha dons de Deus por causa de sua intimidade com Ele

Foi chamado para interpretar este sonho. E quando conseguiu com as revelações dada por Deus, Faraó o colocou num cargo elevado de GOVERNADOR DO EGITO

Então mandou Faraó chamar a José, e o fizeram sair logo do cárcere; e barbeou-se e mudou as suas roupas e apresentou-se a Faraó. (Gênesis 41:14)

Vemos com esse exemplo bíblico que não é faço seguir a vida sem pecados, rumo aos nossos sonhos e metas, na intimidade com Deus, vai aparecer desafios, dificuldades, tentações, e se tudo parecer estar ao contrário, não se preocupe Deus está agindo a seu favor

Resistir ao pecado é um grande desafio, viver em retidão com a palavra de Deus, também é desafiador, andamos na contra mão do sistema, mas vale a pena porque a DUPLA HONRA de Deus, cheias de benção e promessas nos aguarda no final de nossa história


E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. (Romanos 8:28)  

paulo cezar gomes de souza

3 comentários:

  1. Paulo Cezar Gomes de Souza, a paz de Deus a graça de Cristo e as consolações do Espírito Santo seja sobre ti, amado irmão. Texto fantástico e de difícil discernimento. Mas tu conseguiu transmitir a realidade expondo a heresia de que não se pode ser santo e seremos eternos pecadores. Complementando também Jó, sincero justo, e reto e desviava-se do mal e temente a Deus. Parabéns amado irmão, posso dizer de ti que tu estas na Luz, tu és o sal, tu és a luz, tu és um astro, tu és um verdadeiro cristão.

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é William Sidney Mourão 11-9.6223.8651

    ResponderExcluir

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...