Se o país não vai pra frente "é o governo que não presta", se o marido abandona a esposa "era um canalha", se a cidade está emperrada e não cresce, é o prefeito que “é ruím” se a area da saude não tem bom atendimento, é o secretário de Saúde que “é péssimo “, se o filho vai mal na escola "é vagabundo". Se a filha namora muito, e gosta de baladas “é vagabunda/biscate” . Se a empresa vai mal, é o patrão que “é mal administrador”
É cômodo pensar assim, não é? Muito comodo dar respostas pra tudo, da maneira mais fácil que convém
Se há muitas igrejas hoje em dia, e elas crescem com a presença constante de fiéis. A maioria das pessoas faz uma idéia de que "Esses pastores são um bando de safados!". Enganam todo mundo e ficam ricos
É muito fácil pensar assim. Aliás é a maneira mais fácil de se posicionar sobre estas e muitas outras questões semelhantes. Você já reparou como temos todos uma certa propensão a pensar sempre do modo mais fácil, mais cômodo?
Existe um provérbio popular antigo que diz "a vaca sempre sobe o morro pelo caminho mais fácil".
Uma vez vi uma entrevista do falecido Clodovil onde ele dizia que sua fé religiosa era a de que a reencarnação existe e que o último estágio evolutivo da alma é quando o sujeito nasce como homossexual.
Uma boa explicação que se enquadra perfeitamente no seu único estilo de vida, querendo dizer que teve uma existencia feliz.
Não quero questionar se ele está certo ou errado. Quero apenas dizer que essa visão das coisas era a mais cômoda possível pra ele.
Assim como é cômodo pra um homem branco acreditar que negros em geral não são bem sucedidos porque são inferiores, ou como é cômodo pra um homem negro acreditar que não foi admitido num determinado lugar porque o dono é "racista".
São os pensamentos mais comodos possível. Realmente a mente de muitos raciocina assim
Não é só a vaca que sobe o morro pelo caminho mais fácil. Nós também. Todos nós andamos pelos caminhos mais fáceis todos os dias.
É necessário um esforço muito grande pra se ver livre de vez em quando dos efeitos daninhos deste hábito.
E não só esforço. É só quando surge um fato novo e experiencias novas e alguém se dá conta de que pode estar errado, que se dá conta que talvez (apenas talvez) suas crenças não reflitam da maneira mais fiel o que realmente acontece.
Pra isso é necessário se expor a fatos novos e diferentes, sistematicamente.
A mente se fecha sozinha. Temos que nos esforçar pra mantê-la aberta. Porque somos assim?
É uma característica natural do ser humano não ficar questionando suas próprias crenças, afinal, se ficássemos questionando todo o tempo não teríamos o ímpeto necessário pra seguir adiante.
Você sabe melhor do que eu que pra se conseguir atingir um objetivo é necessário acreditar que o esforço é válido, acreditar que estamos certos.
Historicamente os caminhos dificeis trazem bons resultados aos homens de fé e coragem, quanto aos caminhos fáceis, são caminhos falhos, tudo é ilusão e tudo no final se torna fracasso e frustração. Infelizmente a maioria dos humanos trilham sempre por caminhos mais fáceis
No passado haviam 2 homens, um que escolheu trilhar os caminhos mais dificeis, permaneceu obediente a Deus e prosperou em tudo que fazia.
O outro escolheu trilhar os caminhos mais fáceis, com mais comodidade e facilidades, não permaneceu obediente a Deus e não prosperou, quase morreu frustrado e decepcionado com a vida nos lugares que escolheu trilhar sua vida
Na biblia Abraão e seu sobrinho Ló eram exemplos de homens que escolheram caminhos diferentes, ambos foram para o deserto, longe de sua parentela.
Abraão tinha uma promessa de Deus de formar uma nação.
Um ideal de Deus instalado em sua consciencia, um chamado divino, ele de imediato não avistou nada, foi pela fé, saiu do meio dos seus familiares, determinado a prosperar e seguir a direção de Deus.
Ele acreditou e confiou em Deus, esta aí um caminho muito dificil, acreditar em Deus é fácil a gente acredita só pelo fato da criação, desde criança nosso pais nos ensina sobre isso, saber que ele está no controle de todas as coisas e confiar nele é mais dificil. Deixar Deus conduzir nossas vidas, e obedece-lo em tudo, realmente é trilhar um caminho cheio de regras
Abraão com sua fé e coragem nos ensina como é dificil trilhar caminhos novos, manter numa posição nada comoda, sua fé fez com que ele habitasse em tendas, como andarilho pelo deserto, longe das outras nações, afinal para formar um povo santo, dedicado a Deus ele não deveria se misturar com povos politeístas, que acreditavam em vários deuses, várias crenças, um monte de idolatrias, para viver como Deus exige, tem que ser um povo separado: Se Deus é santo, ele quer viver no meio de um povo santo.
Abraão preferiu seguir adiante com a visão de Deus, apesar de até hoje ser um caminho mais dificil, tem regras, seguir a Deus não é um caminho sem regras, de fazer o que a gente bem quiser, tem que ser obediente, tem que ser realmente santo, ser uma pessoa integra, caminhar pelo deserto da vida, onde seus olhos não vão ver nada que é agradável, permanecer justo, é um teste de fidelidade, apesar do caminho estreito conseguir enxergar ao longe que os planos de Deus vão se cumprir e você será abençoado na hora certa.
Foi assim com Abraão, trilhar caminhos dificeis e ensinar a seu povo, sua familia as leis de Deus, que sempre giram em torno de justiça, amor, paz e obediencia para fazer as coisas certas e corretas, e depender unica e exclusivamente da direção de Deus, para se tornar um povo prospero, no caso do nosso amigo Abraão: A nação de Israel, que até os dias de hoje, é vista como uma nação próspera,que chama atenção de todos os países, apesar do seu tamanho e história de dar inveja a qualquer historiador.
Seu sobrinho Ló foi diferente, ele estava com Abraão, também acreditava em Deus, mas por divergencias pessoais, como a maioria das pessoas preferiu o caminho mais fácil, afinal é mais comodo, apoiado em sua própria inteligencia , em seus próprios desejos, avistou as planicies verdejantes, a visão bela dos lugares habitados, visualizou conforto, segurança, negócios, riquezas, posição...
Enfim, acreditou que melhor é estar nos melhores lugares e assim, foi morar em Sodoma e Gomorra, cidades dos prazeres, da luxuria, da ganancia, da soberba, da cobiça, que tanto desagradaram a Deus, pois ali só havia prostituição, adultério, corrupção, crimes, orgias, bebedeiras, festas e muita badalação. (*Nada diferente da maioria das cidades de hoje)
Ló só não foi destruído junto com as cidades, porque Abraão intercedeu por ele, e Deus agiu em pelo menos livrar Ló da desgraça de escolher os caminhos mais fáceis, e estar na hora errada, no lugar errado, fazendo as coisas que ele achava que eram certas, que eram mais comodas e prazerosas
Não somos diferentes de Ló, também queremos levar uma vida comoda, do jeito mais fácil possível, com fardos mais leves, fazendo o que é mais divertido e legal, tirando vantagens em tudo, fingindo sermos bondosos, pessoas de bem, cheias de boas intenções, mas no fundo somos egoistas, pensamos só no nosso bel prazer...
Por isso quase sempre estamos correndo atrás do vento, querendo tudo e não tendo nada, e nem ao menos nos esforçamos para trilhar os caminhos de prosperidade, onde tudo vem pela fé e a perseverança de sermos justos e corretos em tudo, sem fé é impossível agradar a Deus.
Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. (Hebreus 11:6)
Este é o principal drama da humanidade, logo todo mundo acha que tem fé, mas na hora de seguir o plano proposto por Deus, que é trilhar os caminhos mais dificeis: caminho de paz, de amor, de justiça, que são caminhos onde no mundo atual não vemos nada disso, nunca houve e nunca vai haver, o mundo sempre está de mal a pior, que processo evolutivo é este, quem explica esta teoria da evolução, onde o homem está cada vez mais primata e da pior espécie, ninguém quer abrir mão dos caminhos mais fáceis, ninguém quer andar na contra mão do sistema, porque acham que não vale a pena ser diferente, é muito melhor viver a vida de forma comoda.
Então é mais comodo viver no erro, e buscar a direção de Deus em vários caminhos que não levam a nada, ou seja, todo mundo quer ser abençoado sem abrir mão dos caminhos fáceis, nada melhor então do que deixar a vida nos levar, viver esta pobre filosofia ilusória do Zeca Pagodinho -”deixa a vida me levar, vida leva eu”
Deus não nos deixou a vida para nos levar, Ele nos deu a vida para valer a pena, não aquela vida dirigida pelo horóscopo, pelos astros, pelas cartas de Tarô, pelos búzios, pelas reencarnações diversas.
Está é a vida mais fácil, ser dirigido por estas coisas, que não necessitam da obediencia a Deus
A nossa vida é real e passageira, longe da ficção, para ser vivida e não existida, viver não é a mesma coisa de existir, e é para vive-lá em abundancia, e só quem decide trilhar pelos caminhos mais dificeis é que sabe o que é viver, ter vida plena, com ausencia de necessidades, porque o que só preenche o ser humano é justiça, paz e amor, e isso só se encontra nos caminhos mais dificeis da vida.
Há vários caminhos que parece direito ao homem, “em sua mente ele acha que é certo, na sua opinião é o melhor caminho” mas o seu fim são os caminhos da morte. (Provérbios 16:25)
Decida hoje, se vai mudar o rumo da sua história e sair dos caminhos fáceis que no final são caminhos de morte, uma vida sem Deus, e se adequar na vida que Deus projetou e lhe deu, uma vida para valer a pena, onde no final é uma vida plena e abundante cheia de amor, justiça e paz de espírito, vida com sentido, que muitos procuram, mas não querem pagar o preço de serem separados para Deus, e fazerem o que é certo e correto.
De que adianta andar pelos caminhos fáceis da vida, e aos domingos ir a igreja, pedir perdão, tentar fazer as pazes com Deus, e na semana seguinte não mudar os caminhos, permanecer no caminhos mais fáceis.
Conheço pessoas que durante a semana, adultera, aceita subornos, participa de corrupção, critica todo mundo, aponta o dedo para as falhas humanas e no domingo pesa a consciencia e vai pra igreja amenizar sua culpa, toca o sino, até trabalha na igreja, confessa seus pecados, faz seu papel de cristão e depois na semana seguinte, começa tudo de novo, continua andando nos caminhos mais fáceis
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2)
É isso mesmo, a comodidade faz com que a mente se fecha sozinha. Temos que nos esforçar pra mantê-la aberta. Porque somos assim?
Porque não queremos conhecer a verdade, que está com Deus e só ele pode nos revelar no fundo do coração.
Tem que renovar a mente todos os dias e não se conformar com o mundo
Trilhar os caminhos de Deus é mais dificil, mas é por ai que se conhece o que é a verdade para ser feliz e viver uma vida com sentido, abundante, com liberdade.
É o conhecimento da verdade que liberta. Só conhecer Jesus não é suficiente, tem que obedecer seus mandamentos e praticar
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (João 8:32)
***