sexta-feira, 27 de setembro de 2013

O TEMOR DO SENHOR




                 APRENDENDO COM RAABE


O temor de Deus traz salvação


Texto básico: Josué 2:1-24


A história de Raabe nos mostra que o temor de Deus é fundamental para a pessoa trazer salvação para sua vida, sua casa, sua família.


Provérbios 14:27 - O temor do SENHOR é fonte de vida, para desviar dos laços da morte.
Além do mais, Deus usa de forma sobrenatural a vida das pessoas temente a Ele, por mais insignificante, simples ou complicada que a vida desta pessoa esteja, em qualquer momento, situação ou lugar...

Deus usa como Ele quer e da maneira que Ele quer, em favor dos seus propósitos.


Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo,
                      tu e a tua casa 
                       Atos 16:31

 

Pela fé e temente a Deus Raabe mostrou que sua vida e a vida de sua família poderia ser poupada antes mesmo de saber o que haveria de acontecer, ela acreditava que de alguma maneira Deus estaria por fazer algo muito importante em favor do seu povo, ela ouvia dizer sobre os sinais e maravilhas que Deus estava fazendo em sua época, e que Deus era tão poderoso para realizar qualquer plano em favor de seu povo


Provérbios 2:5 - Então entenderás o temor do SENHOR, e acharás o conhecimento de Deus.


Para que possamos entender a vida de Raabe precisamos verificar o texto, passo a passo:

Quando Josué estava liderando e preparando o povo para entrar na Terra prometida, ele mandou dois espiões para examinar a próxima cidade a ser conquistada: Jericó


Ser espia, não era nada fácil, era um trabalho cauteloso, era preciso homens de muita coragem; na primeira tentativa de espiar a terra, quando Moisés era vivo e ainda liderava o povo, o plano não foi bem sucedido, entre os 10 espias, oito deles não deram um parecer favorável, ficaram com medo de enfrentar os obstáculos, quando somente 02 deles fizeram um trabalho digno de coragem e esperança, mas a maioria dos espias acabou frustrando e desencorajando o povo.


Desta vez, Josué, devia ter escolhido a dedo, quem eram os homens que deveriam realizar tal tarefa novamente de espionar a terra a ser conquistada, para que o plano novamente não seria frustrado.
 

Naquela época as grandes cidades eram bem protegidas por muralhas, e vemos aqui que Jericó era uma cidade bem próspera, e era o próximo alvo de conquista do povo de Deus, mas para isso como era de costume, primeiro era preciso averiguar as condições da cidade, ou seja, era preciso espiar para saber como eram as estratégias de defesa dela e como os seus moradores estavam se preparando para uma eventual invasão de inimigos.


Bom, diante de tudo isso, os 02 espias foram enviados, deviam ter entrado na cidade como peregrinos, disfarçados no meio do povo, mas imediatamente levantaram suspeitas e logo as informações chegaram ao Rei, que mobilizou soldados para capturá- los – isso representava um grande risco para os espias


Agora o cenário da história é a casa de Raabe, uma casa feita em cima do Muro da cidade, com a janela para fora, ela era uma prostituta, os espias usando de muita astúcia, deviam ter pensado: "vamos entrar na casa desta prostituta, sendo ela uma pessoa neutra, que trabalha por dinheiro, talvez possa nos dar muitas informações, é só pagar que ela pode nos ajudar tranquilamente"
 


Mas não precisou tanto esforço assim, de imediato Deus tocou no coração desta mulher de forma sobrenatural.

Logo ela percebeu que estes 2 homens eram de Deus, que estavam ali justamente por que Deus os havia enviado, ela devia ter conhecido as histórias milagrosas que Deus havia feito em favor dos israelitas, toda a história de conquistas do povo de Deus havia se espalhado entre as nações daquela época, e um temor de Deus já estava no coração de Raabe


Imediatamente Raabe começou a se posicionar em favor dos espias, logo que homens armados apareceram na frente de sua casa, para capturá-los, logo de imediato, na pressão do momento Raabe mentiu, uma estratégia benéfica, para proteger o plano de Deus, o inimigo aparece e é preciso despistá-lo (nenhuma mentira é benéfica, mas neste caso funcionou em favor dos propósitos de Deus), talvez no momento não surgiu nenhuma idéia melhor para Raabe, mas por fé ela usou este recurso...


Se os espias fossem capturados, atrapalharia os planos de Josué, mas era Deus que estava no controle de tudo, e o temor do senhor no coração de Raabe fez toda diferença (o temor de Deus no coração das pessoas faz toda a diferença, para os planos de Deus se cumprir na terra)


Quando as pessoas temem ao Senhor, há um principio de sabedoria, as pessoas sabem exatamente como devem proceder, como devem trabalhar para o bem, cooperam mesmo que inconsciente, na hora de qualquer pressão, sabendo que o que fazem é o melhor que podem fazer e agem com o coração


Tudo que os espias precisam saber, Deus usou Raabe, logo na entrada da cidade, não precisou adentrar mais adiante para colher informações, ali mesmo naquela casa, todo relatório da espionagem foi realizado, tudo rápido e com muita facilidade, apesar do medo eminente ali ser grande, os espias deveriam ter ficado em pânico - "e agora, estamos presos, como vamos escapar dessa" -  Mas Deus providenciou tudo através daquela mulher temente ao Senhor


Ela enganou os guardas, escondeu os espias no telhado, informou como eles deveria escapar das ciladas, da perseguição fora da cidade e o mais importante, colheram a principal informação da cidade: os moradores estavam todos atemorizados com a presença deles e temiam o avanço do povo de Deus no plano de conquistar aquelas terras.

E disse Raabe aos homens de Deus, os 2 espias: Bem sei que o Senhor vos deu esta terra e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desfalecidos diante de vós.  Porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do Mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito, e o que fizestes aos dois reis dos amorreus, a Siom e a Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes.  O que ouvindo, desfaleceu o nosso coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o Senhor vosso Deus é Deus em cima nos céus e em baixo na terra.Josué 2:9-11


Essa informação de que o povo de Jericó estava com medo era suficiente para encher de animo o povo de Deus, logo quem está com medo é alvo fácil de ser derrotado, um povo atemorizado faz com que o inimigo se torne mais forte, daí para a queda e a rendição daquele povo medroso é só uma questão de tempo.

Aqui aprendemos 3 coisas, que o temor de Deus no coração das pessoas facilita seus planos e facilita a vida de quem teme o Senhor, que uma simples informação de que as coisas vão ser mais fácil do que pensamos anima nossos corações e que o medo e o temor que não seja do Senhor é fatal para perder qualquer batalha

Raabe foi beneficiada em todos os aspectos positivos destes fatos, por temer a Deus e acreditar estar do lado dele, fazendo a coisa certa, foi salva ela e sua família, quando os israelitas tomaram a cidade, porque lembraram de tudo que ela havia feito em favor de Deus...

Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias.   Hebreus 11:31

Os espias saíram a salvos, contentes pelas informações da cidade, que apesar de ser muito protegida pelas muralhas, havia um povo frágil dentro dela, e acabou se desenrolando mais uma vez um plano infalível de Deus:

A cidade de Jericó foi conquistada e mais um passo na conquista de toda terra prometida foi realizado, os planos de quem serve a Deus sempre dão certo...

Mais mas uma vez Deus mostra que está no controle total de todas as coisas e tudo coopera para o bem daqueles que o servem com temor e obediência

Salmos 111:10 - temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos

Provérbios 19:23 - O temor do SENHOR encaminha para a vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e não o visitará mal nenhum.


Raabe foi uma prostituta muito usada por Deus, colaborou com os planos do Senhor e salvou a sua vida

Josué 2:1-24


O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.
              
                           Provérbios 1:7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...