quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

A SÍNTESE DO EVANGELHO


 
Segue abaixo uma exposição abreviada de acontecimentos,
um resumo do Evangelho.

No capitulo 5 do evangelho de João, a partir do versiculo 19 há uma sequência: Jesus explica sua missão na terra.

Jesus ensinava, curava os enfermos, FAZIA SINAIS E MARAVILHAS e mostrava o caminho que devemos andar

E grande multidão o seguia, porque via os sinais que operava sobre os enfermos (João 6:2).

Jesus fica com pena da multidão e faz uma multiplicação de pães e peixes para alimentá-los.

A multidão como sempre, queria só ver e receber as bençãos e os milagres, mas Jesus percebendo a intenção do coração do povo, começou a disfarçar e despistá-los:

Vendo, pois, aqueles homens os milagres que Jesus tinha feito, diziam: Este é verdadeiramente o profeta que devia vir ao mundo. Sabendo, pois, Jesus que haviam de vir arrebatá-lo, para o fazerem rei, tornou a retirar-se, ele só, para o monte. (João 6:14-15)

A multidão é como nos dias de hoje, vão pra lá e pra cá, entram em VÁRIAS IGREJAS, procuram os pastores ungidos, mesmo que sejam os falsos profetas, só pensam em uma coisa, estão procurando Jesus só por causa das bençãos e os milagres:

Vendo, pois, a multidão que Jesus não estava ali nem os seus discípulos, entraram eles também nos barcos, e foram a Cafarnaum, em busca de Jesus. (João 6:24)

 

Jesus abre o jogo e fala algo importante, TIPO ASSIM:

"vocês estão me procurando somente pelo que eu faço, não por aquilo que EU SOU"

 

Jesus respondeu-lhes, e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes.

 

OU SEJA, vocês só querem encher a pança, só estão pensando em vocês, só querem saciar seus desejos, querem milagres, mas não querem compromisso sério de me seguir

 

Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selo (João 6:26-27)

Aí Jesus pegou todo mundo desprevenido, Ele queria que todo mundo o seguisse espalhando AMOR, PAZ , JUSTIÇA E BONDADE e muito mais coisas boas, mas a multidão só queria os milagres

E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede. (João 6:35)

De modo espiritual Jesus disse que o seu maior prazer era ver todo mundo praticando o que Ele fazia, se alimentando Dele, isso era de modo simbólico, uma amostra de sua vida, dando testemunho da verdade, vivendo em sabedoria, prudencia e disciplina

Como nos pode dar este a sua carne a comer? (João 6:52)

A multidão entendeu de outra forma, de modo natural, até pensaram em CANIBALISMO, como assim, COMER A SUA CARNE? comer os braços, as pernas?

Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida.

Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.

                                              (João 6:55-56)


Jesus continuou a frisar a sua mensagem mais importante: "comecem a se alimentar dos meus ingredientes: amor, paz, alegria, misericordia, perdão, bondade, justiça"

Duro é este discurso; quem o pode ouvir? (João 6:60)

A MULTIDÃO não gostou do discurso, acharam muito dificil entender o caminho proposto por Jesus.

É isso mesmo o resumo do EVANGELHO - BUSCAR SÓ OS MILAGRES DE JESUS É muito MAIS FÁCIL, enfim, MANTER COMPROMISSO, ser intimo de Jesus e fazer o que ele gosta, amar as pessoas e espalhar as boas noticias É MUITO MAIS DIFICIL

O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida. (João 6:63)

 

SENDO ASSIM: muitos desistem, muitos recuam, muitos preferem viver apenas uma RELIGIÃO de fachada, viem de modo que não precisam mudar tanto seu caráter, muitos preferem andar sem JESUS NO CORAÇÃO por causa de seu duro discurso

Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele.

Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos?

Até seus discipulos mais chegados ouviram de Jesus:

 "Vocês querem se retirar também da minha presença" porque me seguir exige renuncia, tem que negar a si mesmo, deixar o egoismo e trabalhar para manter a paz e a justiça"

Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? PRA ONDE NÓS IREMOS? Só Tu tens as palavras da vida eterna. (João 6:66-68)

Pedro finalmente entendeu e disse com sábias palavras:

PARA ONDE IREMOS?

SÓ TU SENHOR TEM AS PALAVRAS DE VIDA ETERNA, SÓ TU JESUS TEM A SALVAÇÃO...

E NÃO HÁ NADA MELHOR DO QUE SER AMIGO DE DEUS E LHE SEGUIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...