terça-feira, 27 de agosto de 2024

O DEUS DO AMOR

 O DEUS DO AMOR - Um Deus que fala e age com amor - O Deus presente no nosso meio


Freqüentemente, dizem que o amor de Deus só é claramente manifestado no Novo Testamento, enquanto o “Deus do Antigo Testamento” é um Deus de justiça e ira. 

Mas um ­­­­cuidadoso estudo de toda a Bíblia mostra que Deus não tem essa dupla personalidade. Muito embora o amor de Deus seja mais plenamente manifestado em Cristo (retratado no Novo Testamento), o Deus dos tempos do Antigo Testamento é igualmente um Deus de amor supremo. 

Deus não muda (Tiago 1:17). Ele não evolui gradualmente de um Deus de ira ou de justiça para um Deus de amor. O amor de Deus é eterno. 

As palavras ao Seu povo no Antigo Testamento se aplicam a todos os tempos: “Com amor eterno Eu te amei” (Jeremias 31:3).

 O amor de Deus na criação (Genesis 1:26-31; 2:21-25). Deus proveu tudo o que o homem necessitava para seu bem-estar.  

Vemos Deus  Pro­­cu­­rando uma solução para o problema do pecado (Genesis 3:15; 22:8; Isaias 53).

- Embora tivéssemos pecado, Deus proveu a solução.

Algumas histórias e declarações do Antigo Testamento são, pelo menos à primeira vista, difíceis de se entender. 

É verdade que lemos sobre mortandade e guerra. Mas nunca se esqueça de que Deus é retratado constantemente como o Deus da aliança, que atrai o povo a Si mesmo e não o abandona, apesar de Seus filhos O haverem abandonado vez após outra. 

       O Deus do Novo Testamento, a Nova aliança – Um Deus de amor que vive no nosso meio nos dias de hoje

Por que Jesus Cristo veio ao mundo? Por que Ele teve que sofrer e Lhe foi necessário morrer em uma cruz?

 E como Ele virá novamente a fim de restaurar este mundo à sua pureza original? Não haveria outra solução? 

E se não, por que está demorando tanto para resolver o problema do pecado? 

Não estamos em posição de responder a essas perguntas. 

Em Sua sabedoria infinita, Deus “arquitetou” um plano para lidar com o problema do pecado da melhor maneira possível.Sendo um Deus santo, Ele não poderia ignorar a rebelião contra Sua lei perfeita; sendo amor, Ele não poderia simplesmente Se afastar e deixar Suas criaturas a perecer sem fazer o máximo para salvá-las.

“A santidade de Deus é Sua pureza majestosa que não pode tolerar o mal moral. 

O amor de Deus é Seu afetuoso e bondoso abraço para com o pecador.

A santidade de Deus indica Sua separação do que é imundo e profano. O amor de Deus é Sua vontade de Se identificar com os que são imundos a fim de ajudá-los. … 

[Mas] a ira de Deus é temporária, considerando que Seu amor é eterno” 


A realidade trágica deste mundo é a existência de egoísmo, orgulho, vaidade, ambição cega, ódio, competição, corrupção e guerra. Os seres humanos abandonam o amor com facilidade e se apega a estas coisas

Quando os cidadãos deste mundo se deixam guiar, consciente ou inconscientemente, pelos princípios do príncipe das trevas, o amor não tem oportunidade de vicejar. 

Certa vez, Madre Teresa disse: “Se você julgar as pessoas, não terá tempo para amá-las.”

Se fomos verdadeiramente transformados por Jesus Cristo, Seu amor pautará nosso relacionamento com os outros.

Mesmo que não gostemos de algumas pessoas, somos chamados a amar a todos, até mesmo nosso maior inimigo. 

Isso beneficiará não só as pessoas com quem nos associarmos, mas se provará também uma enorme bênção para nós mesmos. Dê amor e aceitação incondicional às pessoas que encontrar e veja o que acontece. 

Mateus 5:44; 25:31-46; 1 Pedro 1:22 - - Se somos filhos de Deus, devemos refletir Seu caráter. - Sempre que fizestes a um desses pequeninos, a mim o fizestes. - Tendo em vista o amor fraternal, não fingido. - Amai-vos de coração, uns aos outros, ardentemente.

“Se os membros de uma igreja saudável, que não pensa no mercado gospel, que não fazem da prosperidade o alvo de suas metas, que se dizem cristãos se desfizerem de toda adoração própria e receberem no coração o mesmo amor a Deus e de uns para com os outros que o­cu­­pava o coração de Cristo, nosso Pai celestial manifestará constantemente Seu poder por meio deles. 

Que Seu povo seja unido pelos laços do amor divino. Então, o mundo verá o mira­cu­­loso poder de Deus e reconhecerá que Ele é o poder e ajudador de Seu povo que guarda os seus mandamentos”

***

quarta-feira, 14 de agosto de 2024

OS FARISEUS E OS SADUCEUS

 

OS FARISEUS E OS SADUCEUS


A COISA MAIS FÁCIL DO MUNDO É SER FARISEU E SADUCEU


Na nossa cabeça, enquanto lemos a história de Jesus na bíblia, sempre fica a dúvida sobre qual o significado de fariseus e saduceus, publicanos, samaritanos e outros nomes diferentes que aparecem e não fazemos ideia de onde vieram e o que significam. 


Entender o significado desses nomes nos ajuda a interpretar muitos textos bíblicos, por isso leia esse artigo até o fim e aprenda tudo, assim você vai compreender melhor as histórias de Jesus.

Os fariseus e saduceus formavam a classe espiritual dominante de Israel. Há muitas semelhanças entre os dois grupos, assim como diferenças importantes.


O que significa Fariseus


Os fariseus sempre criticavam a Jesus e procuravam pega-lo em algum erro fazendo acusações, por exemplo como vemos neste texto:
“Ora, vendo isto, os fariseus perguntavam aos discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?” Mateus 9:11
Uma principais acusações dos fariseus a Jesus era que ele:
  • Não cumpria as Leis de Deus
  • Não cumpria as tradições dos antepassados.

A bíblia nos mostra os fariseus como um grupo religioso de judeus conservadores que estudavam com intensidade o Antigo Testamento e seguiam cegamente tradições e costumes do seu povo.

Podemos definir os Fariseus como um grupo conservador, inflexível, fechado e, que como Jesus mesmo disse, viviam de aparência sendo uma coisa por fora e outra por dentro.
“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia! Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniquidade.” Mateus 23:27-28
Junto com os saduceus, que foi um outro grupo religioso dos judeus que existiu até 70 D.C., foram responsáveis pela perseguição a Jesus Cristo, que resultou na crucificação de Cristo.


Fariseus De Hoje: 

Atualmente quando a expressão fariseu é usada ela faz referencia a uma pessoa hipócrita, falsa, que vive de aparências, fingida, um religioso que fala uma coisa e não vive o que prega.


Saduceus: 

O Saduceus geralmente eram ricos e ocupavam cargos poderosos, como o de primeiro sacerdote e de sumo sacerdote. Em 70 D.C. quando Roma destruiu Jerusalém e o Templo então os saduceus deixaram de existir. Isso aconteceu por que este grupo existia por causa de laços políticos e sacerdotais.


                                          Mateus 16:6: 


E Jesus disse-lhes: Adverti, e acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus

Os discipulos eram apenas homens simples, rudes, pobres e comuns, os fariseus e os saduceus formavam um circulo exclusivo de pessoas

Os fariseus eram bem sucedidos, eram amigos do status, do prestigio e posição social, suas orações eram longas, em voz altas nas praças, suas esmolas anunciadas por trombetas

A presença de um fariseu era saudada com frases fantasiosas e elevadas cortesia, gostavam de honras e glórias

Todavia o mestre Jesus proferiu para os fariseus somente frases de advertencias, socialmente abria-se um grande abismo entre os discipulos e os fariseus, não respiravam o mesmo ar, mal viviam no mesmo mundo

Mas era mais fácil um discipulo se contaminar com os fariseus, do que um fariseu se converter ao cristianismo, por isso Jesus advertiu os discipulos a terem cuidado com o fermento dos fariseus

O fermento dos fariseus é a HIPOCRISIA: Não há nada pior no mundo do que este tipo de contaminação, por isso a coisa mais fácil do mundo é ser fariseu

o RÓTULO "fariseu" se tornou pejorativo, por causa das ações deste tipo de gente na sociedade

Jesus disse e continua dizendo aos seus seguidores: "Acautelai-vos", isso quer dizer, tomem cuidado com a hipocrisia, com a falsidade e o fingimento, sejam sinceros, verdadeiros e autenticos no seu modo de viver

O fermento dos fariseus é a hipocrisia, e fermento dos cristãos é o amor, a tarefa dos cristãos é levar o fermento do amor até a sociedade, importa que eles mesmos testemunhem o amor de Deus e o divulguem se quiserem levar a salvação aos outros

De nada adianta aos cristãos acharem a verdade e depois nada fazerem com ela, não divulgarem esta verdade ao mundo

Importa então sermos uma influencia transformadora, a igreja tem que ser o fermento que vai incomodar a massa, a sociedade em geral, e dar sustancia, dar forma a ela, modificá-la cada vez mais, para melhor

Nos esquivar desta tarefa, nos manter em distancia das pessoas, dos famintos, dos pecadores, dos adulteros, dos necessitados e pecadores é negar a obra completa de JESUS CRISTO

Devemos estar atentos e ansiosos para sermos Luz do mundo, partilhar o amor de Cristo, senão seremos contaminados e consumidos pelo fermento do fariseus e não faremos diferença nenhuma aqui na terra

Aos cristãos só resta andar direito no mundo, tornarmos dinamica influencia, já que o fermento que tem que haver em nós, o fermento produzido pelo amor deverá afetar todas as partes da massa, da sociedade em que vivemos, em todos com quem nos encontramos pelo caminho, afim de sermos um produto saudável e admirável, aprovados por Deus

***

A CORAGEM E A TIMIDEZ

 

A CORAGEM E A TIMIDEZ





A coragem é imprescindível para a concretização dos nossos objetivos.

É preciso estar disposto a ter coragem pra enfrentar os desafios e colher os bons resultados.

A timidez nos deixa estacionados, inseguros, acomodados, sem ação e sem resultados

E disse o Senhor a Gideão: Muito é o povo que está contigo, para eu dar aos midianitas em sua mão; a fim de que Israel não se glorie contra mim, dizendo: A minha mão me livrou. Agora, pois, apregoa aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for medroso e tímido, volte, e retire-se apressadamente das montanhas de Gileade. Então voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram      ( Juízes 7:2-3 )




Neste exemplo bíblico, durante o preparo para uma guerra, fica provado que Deus não aprova a timidez, nem o orgulho , nem o medo, e muito menos pode contar com os inseguros...

Houve uma peneira entre os guerreiros, para fazer aquilo que tinha que ser feito, Deus queria testá-los emocionalmente

Enquanto houver medo e timidez diante das dificuldades, os problemas e os obstáculos se tornarão ainda mais dificeis de serem solucionados.

Deus queira por a prova Gideão e seu exército para eliminar toda timidez e insegurança

Coragem e bom animo é tão importante que é citada muitas vezes nas Escrituras Sagradas. 


Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares (Josué 1:6-7)


Coragem e bom animo é a chave para as conquistas. Destas qualidades de carater depende a nossa própria vida

Para perseverar nesta vida , necessitamos de muita coragem e pouca timidez, ou quase nenhuma, qualquer ação precedida de bom animo e coragem, nos leva para bem perto de nossos objetivos

O próprio Jesus deu exemplos bem claros de como vencer o mundo, com coragem e bom animo, com sabedoria, disciplina e bom senso

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
(João 16:33)


Coragem não é ausência do medo, mas uma forma de eliminar o medo.


Foi dessa maneira, que Jesus, dando testemunho público da verdade, viveu neste mundo com coragem e determinação, sem medo de falar, sem medo de agir em nome do amor, da justiça e da liberdade

E a prova de Gideão e os seus colegas de batalha continuou:

E fez descer o povo às águas. Então o Senhor disse a Gideão: Qualquer que lamber as águas com a sua língua, como as lambe o cão, esse porás à parte; como também a todo aquele que se abaixar de joelhos a beber. E foi o número dos que lamberam, levando a mão à boca, trezentos homens; e todo o restante do povo se abaixou de joelhos a beber as águas.
(Juízes 7:5-6)


Deus nada pode fazer pelos tímidos e inseguros, Ele espera uma atitude de coragem diante das batalhas da vida

Os homens que abaixaram para beber água não estavam em condições ideais para batalhar, eram displicentes, beberam de maneira mais comoda e relaxada.


Já o restante dos guerreiros, a minoria, mantiveram a guarda, vigiaram enquanto bebiam, numa posição mais erguida, não ficaram ajoelhados, vigilantes e prontos para qualquer eventualidade, de olhos bem abertos, sem perder o foco da luta

No mundo em que vivemos não podemos relaxar e baixar a guarda, pois vivemso em constante luta pessoal, há perseguição, injustiça, tempos trabalhosos em todas as áreas

Se nossa fé for flouxa, não vier acompanhada de coragem, de atitudes positivas, de muita vigilância e determinação, jamais vamos vencer, seremos derrotados pelas circunstâncias

Estamos numa corrida pela sobrevivencia, numa vida de provações, há uma batalha espiritual para enfrentarmos dia após dia até chegarmos a vida vitoriosa que Deus preparou pra nós

E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.

Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.

Apocalipse 21:6-8

TRANSBORDAR E AMAR OS OUTROS

 

TRANSBORDAR E AMAR OS OUTROS





CONHECIMENTO SEM AMOR: ATÉ ONDE DEVEMOS CHEGAR?

Devemos tomar muito cuidado com todo excesso de conhecimento; podemos ler bons livros, sermos bons alunos na escola, ter muitas experiencias inovadoras, pessoa inteligente, culta, saber falar e ouvir muito bem, ainda que fosse um profeta, um homem de Deus, mas sem amor NADA SEREMOS

Até mesmo quando lemos a Biblia podemos deparar com este versiculo: Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para aconselhar, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. (2 Timoteo 3:16-17)

Porém, para que não somente apoiamos nosso conhecimento em nossa própria inteligencia e saber, tudo que fazemos e aprendemos não pode ultrapassar o temor a Deus.

Todo orgulhoso e arrogante começa a pensar que é alguém superior aos demais, jamais somos melhores que os outros e se tornar um cristão "nariz empinado", não edifica ninguém, não convence, pois, quem não compartilha bençãos não é abençoado.

TUDO O QUE A GENTE FAZ FALA MUITO MAIS DO QUE SÓ FALAR - falar é muito fácil, demonstrar o que falamos em atitudes é a nossa maior dificuldade, porque muitas vezes endurecemos o coração

Abençoado é quem compartilha, é quem transborda de conhecimento e age em amor, TRANSBORDA em todas as direções, vive em justiça e misericórdia, abençoado é quem se aperfeiçoa no amor e perdoa as falhas dos outros, deseja refazer novas amizades e se envolver nos afetos, na gentileza, na educação, na simpatia, na justiça, na cordialidade, na alegria e na paz com todos

SÓ O AMOR EDIFICA, SÓ O AMOR MANTÉM BOS RELACIONAMENTOS

...sabemos que todos temos ciência, achamos que sabemos alguma coisa em alguma área, não somos totalmente IGNORANTES. A ciência (*o conhecimento, as instruções, o muito aprendizado) nos incha (*nos deixa convencidos, inflamados, orgulhosos, cheios de si), mas só o amor edifica (*somente o AMOR edifica, cresce e se multiplica, faz efeito e é duradouro). E, se alguém cuida saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber. Mas, se alguém ama a DEUS, esse é muito conhecido DELE. (1 Coríntios 8:1-3)

DEUS É AMOR: QUEM SABE MUITO DE DEUS, SABERÁ O QUE É AMOR, IRÁ TRANSBORDAR E PROSPERAR EM DIREÇÃO AS OUTRAS PESSOAS

VOCÊ TEM COMUNHÃO COM DEUS OU COM SEUS PROBLEMAS

 

VOCÊ TEM COMUNHÃO COM DEUS OU COM SEUS PROBLEMAS



Se você não quiser ser arruinado pelo desanimo, então, não medite sobre suas decepções. Seus sentimentos estão ligados à sua forma de pensar e reagir.

Você tem comunhão com Deus ou com seus problemas?

Está meditando nas coisas de Deus ou em suas decepções?

Se for a segunda opção voce não é diferente do resto do mundo. você não é o unico com muitos problemas.

O que as pessoas mais fazem é namorar com seus problemas. Colocam os problemas num pedestal e ficam observando.

Podemos desanimar, ficar frustrado, inquietos, injuriados, inconformados, ficar ansiosos, mas, se queremos superar, devemos ser realistas e lidar com os fatos.


E o fato é, por pior que as coisas possam parecer, ainda temos uma escolha.

Podemos escolher ter comunhão com nossos problemas ou com Deus: O problema não é o que fazem ou acontece com a gente, o problema é o que fazemos com o que fazem e o que acontece com a gente

Quanto ao mais, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai, seja isso que ocupe o vosso pensamento. (Filipenses 4:8)

Isso sim, que é direcionar nosso pensamento do negativo para o positivo: Conselho de Deus.

Embora nem sempre tenhamos o poder de evitar que as decepções, problemas e frustações aconteçam, temos sim, o poder de escolher como vamos reagir a elas

AQUIETA-TE

 

AQUIETA-TE



Na correria do dia a dia é normal dizermos: "Não tenho tempo".

Ao caminhar pelas ruas pode haver pessoas querendo falar conosco, para vender produtos, pedir informação, pedir dinheiro, perguntar algo, fazer uma saudação e lhe convidar para uma outra conversa, ao que muitas vezes respondemos: "Agora não estou sem tempo, estou meio com pressa"

Deixamos tudo para uma outra hora, corremos atrás de nosso objetivos: trabalho, escola, pagar as dividas, compromissos variados e muitas vezes não possuímos tempo para parar e ouvir os outros.

Quando paramos é para relaxar: televisão, jornal, facebook, livros, rádio, carro, diversão.


Estamos na era da informática e tecnologia avançada: internet, celular, telefones sem fio, fax, tablets, etc e tal, mas, a comunicação está cada dia pior, porque as pessoas não tem tempo.

Nem conhecemos os vizinhos, nossos amigos mais intimos até eles tornam-se apenas nossos "conhecidos", mas o que preocupa de verdade é quando não temos tempo para parar e conversar com DEUS.

Algumas vezes até passa por nossa cabeça parar e falar com Deus, mas depois de nos ouvir, quando DEUS vai nos falar, e está ansioso por isso, dizemos: agora estou sem tempo, estou com pressa para fazer algo.


Sempre existe um motivo para não conversar e atender as exigências de DEUS. E o tempo vai passando...

Pedimos que Deus nos dirija e não lhe damos a oportunidade, não ouvimos a Sua voz, claramente, as tempestades da vida nos tiram do foco principal.


Porém DEUS nos diz: "Acalma-te, aquieta-te!"

Diz a você e a mim: "Meu povo, escute o meu ensino e preste atenção no que estou dizendo!" - (Salmos 78:1)
Tome tempo para sua família, seu trabalho, seus amigos, para você, mas nunca deixe de tomar tempo para DEUS, porque a vida sem Ele é como um mar em fúria.


E se estamos num mar revolto e no meio de tempestades, escute: E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança. (Marcos 4:39)

O BEM QUE EU QUERO EU NÃO FAÇO

 "O bem que eu quero eu não faço"


Bondade é dom de Deus. Ele não nos salva porque somos bons. Ele nos ama porque somos maus e pecadores, sempre inclinados a fazer o que é mal.

Sem Deus não conseguimos ser pessoas boas. Jesus é o padrão de bondade.

Se ficarmos distantes de Deus, vamos ser sempre pessoas inclinadas a fazer o que é mal.

A bondade de Deus excede a nossa em muito. Ele prova essa bondade o tempo todo. Deus permite passarmos por dificuldades e caminhos estreitos justamente para por a prova o nosso caráter.

E quando nos aproximando ele traz libertação, cura, renovo, reabilitação moral.

Tudo isso porque Ele nos ama.

Paulo sentiu a dificuldade na pele ao lidar com seus desejos, mesmo querendo fazer só o que era bem, mesmo sendo bom, justo e fiel, tinha dificuldade de lidar com os erros e pecados

Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço.
E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.
De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.
Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.  Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.  Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.
Romanos 7:15-20

De uma coisa temos certeza, Deus é bom, e quer sempre nos deixar cada vez mais parecidos com Jesus, o único obstáculo que nos atrapalha na aproximação com Deus é a nossa vontade de fazer o que é errado, nossa inclinação ao pecado que dificulta a ação do bem.

O AMOR E O APEGO AO DINHEIRO

  O AMOR E O APEGO AO DINHEIRO DINHEIRO : energia vital para a nossa sobrevivência O dinheiro tanto pode ser usado para fazer o bem ou o mal...