sexta-feira, 16 de setembro de 2022

A FÉ

 

Fé e crença são traduzidas da mesma raiz grega original. E isso tem sentido porque você precisa crer em alguma coisa, antes de ter fé nela

De onde vem a fé?

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie; (Efésios 2:8-9)


Você pode ficar rico em um emprego que detesta, ou pode ser curado por um médico em quem não confia - mas nunca terá fé em um Deus em quem você não crê.

A crença é inseparável da fé. Mas fé e crença não são a mesma coisa

Fé pode significar crença, mas crença não significa automaticamente fé.

A própria Escritura, o livro da fé, a Bíblia Sagrada adverte sobre a confusão entre fé e crença:

Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem. Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta? 
(Tiago 2:17-20)

Fé bíblica e obras estão inter-relacionadas da mesma maneira como a vida humana está relacionada com a respiração: uma significa automaticamente a outra

Uma pretensa fé que não leva à submissão e obediência à vontade de Deus não é fé genuína, mas falsificação de uma crença. Uma fé que não exerce prática é simplesmente teórica

Ao contrário, a verdadeira fé é sempre experimental e leva à ação, assim como Tiago 2:17-20 afirma - "a fé sem obras é inoperante", assim como um copro sem respiração está morto

A fé é um dom de Deus, é Ele quem nos dá uma medida. Se a fé não for valorizada, se não for nutrida, protegida, praticada e fortalecida, exercitada, ela degenerará em mera crença, e talvez, mais tarde em incredulidade

O mundo está cheio de pessoas com crenças e pouca fé, talvez nenhuma:

 Vede, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim. Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações. (Hebreus 3:12-15)

Quem tem fé não endurece o coração, confia em Deus, não retrocede e nem recua por nada, avança e perseverá até o fim, pratica e realiza obras independente do que acontece ao seu redor

Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. 
 (Hebreus 10:38)

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...