sexta-feira, 22 de julho de 2022

AQUELE QUE ABRE E FECHA PORTAS

   AQUELE QUE ABRE E FECHA PORTAS

 

“Esta é a mensagem daquele que é santo e verdadeiro. Ele tem a chave que pertencia ao rei Davi; quando ele abre, ninguém fecha, e quando ele fecha, ninguém abre.” Ap. 3.7

                      

O texto acima foi tirado da carta do Senhor Jesus Cristo a igreja que estava em Filadélfia, a igreja do amor, a mais abençoada das sete igrejas da Ásia. Jesus Cristo abre a carta com uma declaração forte “...quando ele abre, ninguém fecha, e quando ele fecha, ninguém abre”.

 

Conhecemos e celebramos o Deus que abre portas, mas será que compreendemos que ele também fecha portas? Estamos diante de um Deus que abre, mas que também fecha portas.

 

Aprendemos que não é só diabo que fecha portas, Deus também o faz. Portanto, diante disto chego as seguintes conclusões:

 

Não devemos insistir por entrar em portas que Deus não abriu. Cuidado certos relacionamentos, negócios, sociedades, trabalhos que parecem belas portas, mas podem ser enganosas. 

 

Não entre sem antes consultar o Senhor, lembre-se da recomendação de Salomão.“Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.” Pv.14.12

 

Não queiramos abrir portas que Deus já fechou. Não insista em portas que você sabe que Deus já fechou, não tente arrombá-las ou forçar sua abertura de alguma maneira.

 

Creiamos que se Deus fecha portas é para o nosso bem. Você já deve ter vivido isto; quantas portas se fecharam e depois você entendeu que elas eram entrada para graves problemas, e agradece até hoje por terem se fechado para você.

 

Creiamos que se Deus fecha uma porta ele abrirá uma melhor.

 

Vamos lá, esperança, Fé, ânimo, essa porta que se fechou não era boa para você, ele vai abrir uma nova e abençoada porta e esta sim, ninguém vai fechar.

 

Se você tem sido um bom cristão e mesmo assim as portas se fecham, e não entende porque tem sido assim. Receba a palavra seguinte na carta a igreja de Filadélfia. Tome posse dela.

 

“Eu sei o que vocês estão fazendo. Sei que tem pouca força. Vocês tem seguido os meus ensinamentos e tem sido fiéis a mim. Eu abri diante de vocês uma porta que ninguém pode fechar” Ap. 3.8.

 

MÁSCARAS


MÁSCARAS


Muito melhor viveríamos, sem elas... 
Se não existissem mascaras, as pessoas seriam mais autenticas e verdadeiras e consequentemente mais felizes. As mascaras existem simplesmente para defesa, para não expor nossas fraquezas e limitações

Algumas pessoas escondem-se atrás das máscaras; outras se revelam por meio delas. Uma máscara é tudo aquilo que esconde ou encobre a nossa verdadeira identidade.

É importante ressaltar que algumas cobrem o rosto; outras tentam disfarçar as atitudes da alma.

Mas em geral todos os seres humanos usam máscaras em determinada situação

Aquele que diz que nunca usou uma máscara, possivelmente esteja acabando de colocar uma no rosto, a máscara da mentira.

O problema das máscaras é que elas proclamam uma mentira ou escondem uma verdade. Quando usamos máscaras, as pessoas passam a admirar ou amar não quem nós somos, mas quem nós aparentamos ser.

As máscaras também não são seguras. Por melhor que nós as experimentamos, elas podem cair nas horas mais impróprias e nos deixar em situação de total constrangimento. 

Menciono aqui algumas máscaras usadas ainda hoje, só para se ter uma idéia de como elas enganam facilmente. 

Podemos até ser mais ousados em vez de agir como o famoso personagem da Biblia: Moisés, que pôs um véu sobre a face para que as pessoas não atentassem para a glória desvanecente em seu rosto.

Quando Moisés subiu o Monte Sinai para receber as Tábuas da Lei - Os 10 mandamentos, ao regressar, seu rosto brilhava. As pessoas não podiam olhar para ele. Então, ele colocou um véu em sua face para que as pessoas pudessem se aproximar e falar com ele.

Mas houve um momento em que Moisés percebeu que a glória estava acabando. Ele não precisava mais do véu, porém, ele continuou com o véu, porque não queria que as pessoas soubessem que sua glória era desvanecente.

Muitas vezes, somos parecidos com Moisés. Tentamos impressionar as pessoas com uma espiritualidade que não temos. Aparentamos ser mais cristãos, impressionar os outros, mais piedosos do que na verdade somos. 

O apóstolo Pedro era um homem impulsivo. Falava para depois pensar. Quando Jesus declarou que seus discípulos iriam se escandalizar com ele e iriam se dispersar, Pedro não titubeou e foi logo dizendo que ainda que todos o abandonassem, ele jamais o faria.

Disse ainda que estava pronto para ir com Jesus para a prisão ou até mesmo para a morte. Pedro julgou-se forte e até melhor do que seus pares. Porém, naquela mesma noite, Pedro fraquejou e dormiu quando Jesus pediu para ele vigiar.

Pedro abandonou a Jesus e seus condiscípulos e infiltrou-se na roda dos escarnecedores. Pedro negou, jurou e praguejou, dizendo que não conhecia a Jesus. A máscara de sua autoconfiança caiu quando Jesus olhou para ele. Então, ele caiu em si e desatou a chorar. 

Uma pessoa que segue doutrinas, regras, também usa mascáras.

Um legalista é inflexível com as outras pessoas, mas condescendente consigo. Ele enxerga um cisco no olho de seu irmão, mas não vê uma trave no seu.

O legalista preocupa-se mais com a forma do que com a essência. Cuida mais da aparência do que do interior.

Os fariseus eram legalistas. Eles eram fiscais da vida alheia, mas descuidados com sua intimidade com Deus. Eram bonitos por fora, mas feios por dentro. Jesus os comparou a sepulcros caiados, limpos por fora, mas cheios de rapina por dentro.

Os fariseus eram hipócritas. Eles eram atores que representavam no palco um papel diferente daquele desempenhado na vida real. 

A vida cristã é uma contínua remoção das máscaras. A Bíblia diz que onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade; não liberdade para fazer o que queremos, mas liberdade para vivermos na luz.

Pela obra de Cristo e pela ação do Espírito, podemos viver sem máscaras, sendo transformados de glória em glória, até atingirmos a estatura de Cristo, o Varão Perfeito.

*** 

NENHUMA PAUSA PARA REFLEXÃO

 NENHUMA PAUSA PARA REFLEXÃO

A nossa sociedade é extrovertida, ela precisa de diversão, a mídia precisa vender seus produtos, por causa desta sociedade de consumo de coisas exteriores, cultiva-se a aparência, o corpo, a exibição, o status, o ter, posses, bens materiais, dinheiro, poder e fama, ETC

Todo mundo se envolve CONSCIENTEMENTE em dar valor a automóveis, roupas, aparência, bens de consumo e se impressiona com as posturas de quem tem beleza, vigor e esperteza

"NENHUMA PAUSA PARA REFLEXÃO"

A palavra de Deus se baseia em reflexão, por isso Jesus disse antes de tudo:

"Buscai, primeiro o reino de Deus e sua justiça, e todas as coisas vos serão acrescentadas" Mateus 6:33

Para buscar sabedoria e conhecimento das coisas de Deus temos que refletir, precisamos de tempo e esforço, precisamos de muita reflexão

E parece que a sociedade moderna de hoje, nada diferente dos tempos atrás, mas um pouco mais acelerado, apenas faz as pessoas se prepararem para a ação, para agir primeiro e pensar depois – trata-se de perturbar, ocupar, influenciar, motivar, invadir nossa mente, nosso tempo, nosso trabalho com coisas que estimulam o prazer, a compulsão, o consumismo exagerado e a competitividade desenfreada

Há uma nova escravidão?

Escravidão da vida do ser humano, aquele que por instinto natural tem o desejo de sobreviver, pensar em comer, beber, trabalhar e se divertir em primeiro lugar, esquece das coisas espirituais, que somente pela REFLEXÃO teremos clareza da vontade de Deus para nossas vidas

O sistema deste mundo deseja pessoas com muita falta de reflexão, detesta pessoas sábias, justas, sinceras, inteligentes, tementes a Deus, que sabem discernir o que é certo e errado

Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.

1 João 2:16

 

 

O mundo necessita de muitas pessoas com vontades e desejos incontroláveis, que se entrega facilmente a cobiça dos olhos e a concupiscência da carne, pra ele, o próprio mundo que jaz no maligno, ditar as suas regras e condutas, pois pessoas assim são potenciais consumidores em vez de indivíduos satisfeitos com eles mesmos, pessoas livres, com liberdade de decidir viver a vida da melhor maneira possível

 

Por isso a espiritualidade (paz de espírito) ao mesmo tempo é a ânsia e carência das milhões de pessoas de hoje e só Jesus pode resolver esta parada, pessoas esmagadas pela sociedade do mundo atual estão procurando religiões, mas verdadeiro é o único caminho que promove mudanças significativas no ser humano, não existe a melhor religião, existe o que te faz melhor, melhor ser humano, transformado unicamente pela reflexão em tudo que Jesus Cristo fez e faz até hoje

O mundo conspira para endurecer nossos corações, sobrecarregar nossa vida, as pressões diárias, a correria desenfreada, o aumento da iniquidade, a corrupção, tudo gera em nós desgaste emocional

Só a REFLEXÃO pode nos ajudar, e Jesus Cristo é a fonte da bondade, amor, paz, paciência, mansidão e justiça, sem ele nada podemos fazer, sem refletir na palavra de Deus não vamos chegar a lugar algum, é preciso praticar essas leis de Deus par melhorar o nosso relacionamento com o mundo e as pessoas

Desenvolver a mente aberta e a coragem de refletir e agir dentro da vontade de Deus é o segredo para enfrentar todo padrão do mundo atual, senão não vamos conseguir amar ao próximo, a nós mesmo e a Deus acima de tudo - Só haverá desgaste emocional, físico e emocional se não pararmos para a REFLEXÃO correta do nosso modo de viver atual

É preciso parar para refletir se de fato, buscamos em primeiro lugar o reino de Deus, se de fato buscamos as necessidades de Deus e a dos outros.

E as nossas necessidades que por incrível que pareça se deixarmos em ultimo lugar e servimos aos outros, Deus dará toda provisão necessária, pois isto o próprio Deus promete nos recompensar

A sabedoria de Deus tem por objetivo ajudar-nos a conviver melhor com o mundo, com as pessoas e com o próprio Deus, através da sua palavra fiel, ajuda-nos também a conviver com nossos medos, traumas, decepções, frustrações, culpas, desejos, ajuda-nos a modificar nossas maneiras de encarar a vida, nossos maus hábitos e nos incentiva a lutar para ter coragem e fé

REFLEXÃO é a chave para se ter sucesso neste mundo tão sofrido e desorganizado, tão carente de Deus e saiba que seus ensinamentos são fonte de sabedoria.

É um magnifico presente para aqueles que querem revigorar o espírito, querem ser transformados, querem fazer parte de um mundo melhor

Pois mundo melhor você só encontrará dentro de si, quando conhecer a verdade que te liberta, quando orar a Deus e querer viver conforme sua vontade

"E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"

João 8:32

HOMOSSEXUALISMO E RELIGIÃO

 

HOMOSSEXUALISMO E RELIGIÃO

Assim como os judeus foram atormentados pelos nazistas agora os homossexuais acham que estão sendo atormentados pelo povo cristão.

Esta é uma comparação, um tipo de pensamento que permeia a mente de muitos homossexuais assumidos, visto como andam as criticas acirradas na mídia de ambos os lados

Basta tantos debates, entre politicos, lideres religiosos, cristãos, passeatas gays, pastores na TV, enfim vários protestos a favor e contra a homofobia, nunca se falou tanto no assunto, assim como nunca se viu a quantidade de pessoas dentro ou fora de qualquer religião saindo do armário e assumindo de vez sua preferência sexual

AS ATITUDES permissivas de hoje têm levado muitos jovens a experimentar relacionamentos com pessoas do mesmo sexo. Visto que tais relacionamentos são apresentados de maneira tão aberta

Atualmente, muitas pessoas — até mesmo alguns religiosos — amenizam a questão do homossexualismo. Ainda assim, a Bíblia não dá margem para dúvida.

Como DEUS se posiciona SOBRE ESTE TEMA?

Deus intencionou que os desejos sexuais fossem satisfeitos apenas entre homem e mulher. 
Gênesis 1:27, 282:24

Não é de surpreender, então, que a Bíblia condene as práticas homossexuais. — Romanos 1:26, 27.


É claro que muitos diriam que a Bíblia está ultrapassada. Muitos dizem: "Algumas das coisas escritas na Bíblia não têm nada a ver com o mundo de hoje."

Rejeitam a Palavra de Deus porque ela ensina algo diferente daquilo em que eles querem acreditar. No entanto, essa visão é distorcida e a Bíblia nos incentiva a não ter a mente fechada.

Na verdade, Deus nos exorta em sua Palavra a levar em consideração o fato de que seus mandamentos são para o nosso bem. (
Isaías 48:17, 18)

Ao povo que se denomina "povo de Deus" há de se fazer um alerta e precauções, porque já há muitas discussões e escandalos sem fim, sobre o tema homossexualidade.

Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!
Mateus 18:7

O povo cristão é o povo escolhido por Deus para fazer a diferença positiva no mundo? O povo cristão que segundo a bíblia, não deveria se escandalizar com as coisas que andam acontecendo?

Até mesmo dentro das atuais igrejas evangélicas existem muitos homossexuais não assumidos, com grande luta nesta área, passando por duras provas, sofrendo com seus impulsos sexuais, fazendo forte oposição aos seus desejos carnais, pessoas do bem, até mesmo envolvidas em trabalhos ministeriais dentro da própria igreja.

Não há como negar este fato, tudo está muito evidente.

Pois bem, já que na igreja, também existem homossexuais que estão ouvindo a palavra e se esforçando para trabalhar em prol do Reino de Deus, que também tem Fé em nosso senhor Jesus Cristo.

É pecado julgar coisas que são além de nossa compreensão?

Onde está a verdadeira compreensão?

A Biblia nos ajuda a ter compreensão exata de todas as coisas, A Biblia defende apenas a palavra de Deus, o que Deus fala ELE cumpre, por amor do SEU NOME, cabe a nós tomarmos as decisões certas

Existem principios na palavra de Deus que são imutáveis.

Para Deus ser homossexual não é algo sujo, mas a pratica deles são contrárias aos principios estabelecidos por ELE.

Homossexuais são pessoas tão dignas de serem amadas por Deus quanto qualquer outro rótulo, mas duas pessoas do mesmo sexo se amando é um escândalo sim, são problemas sérios e que vão causar consequencias e limitações na vida espiritual.

E Jesus disse novamente aos discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem!   Lucas 17:1

Povo que se diz de DEUS, não pode julgar e condenar os outros, as pessoas ao redor, os seres humanos, feitos a imagem de Deus, mas podem sim, contrariar, aconselhar, exortar, e ficarem inconformados com as práticas pecaminosas que acontecem hoje, proibidas pelo próprio Deus. Independente de terem pessoas na própria família .

A homossexualidade é um erro, um pecado que contamina, ao invés de julgar os homens, devemos trazer aos gays e adeptos de várias formas de relacionamento, uma solução efetiva?

Não é o fundamento cristão a salvação? Não podemos se apegam apenas a detalhes preconceituosos e fugir da realidade?

Como os homossexuais serão salvos se os cristãos não tiverem a capacidade de amar os semelhantes?

Quem vai pagar pelo preço das almas que se perdem, não podemos debater e encontrar empecilhos estabelecidos pelos próprios Cristãos para se afastarem dos homossexuais

Pois bem povo de Deus, Jesus pediu para amar uns aos outros? Não Esqueceram que Jesus morreu pelos que tem pecado? Esqueceram que Jesus morreu por todos?

Todo esforço de amar os gays e não condená-los seria mais bem utilizado se falassemos do amor de CRISTO.

Dessa forma atrairíamos não só gays, mas diversas pessoas que precisam conhecer o amor de Deus em suas vidas.

Discursos, preconceitos, discriminação, só consegue gerar ódio pelos Cristãos e aumentar os níveis de preconceito que já existem.

Antes de acusarmos os gays, julguemos a nós mesmos se também não temos outros tipos de pecados em outras áreas.

Quem frequenta igreja sabe que a luta é grande, e que onde existem pessoas, existe uma diversidade de problemas. Por que se colocar como melhor, onde está a mão que deveria ser estendida.

A bíblia fala que o caminho é estreito. Tomem cuidado! Existem muitos falsos Cristãos.

Prestem atenção nas obras, ações e posturas, e vejam pelos seus próprios olhos.

O que Jesus faria? Tenho certeza que ofereceria salvação e amor e não ódio e condenação.

Somos todos capazes de ver, desde que tenhamos um espirito ligado em Deus e um coração sem ódio!

Mas os homossexuais, lésbicas, ou qualquer pessoa com comportamento anormal sexual, não podem esquecer de algo muito importante para abandonarem a prática

Quando Jesus salva a mulher adultera de ser apedrejada, Ele também diz: "Vá e não peques mais!"

A salvação se dá através de uma transformação em Cristo e não através de algo sem nenhum compromisso com o que ensina a palavra de Deus.

Não da para conciliar homossexualismo ou sodomia com cristianismo (se lembra de Sodoma e Gomorra???, duas cidades destruidas pelo crescente nivel de pecado existente nela, principalmente pecados sexuais), pois esse tipo de prática está fora dos planos de Deus para o homem.

O homem foi criado para ser transformado de Glória em Glória, de Vitória em Vitória, até mesmo sobre suas tendencias, a imagem de Jesus Cristo.

Agora, devemos perguntar o que Jesus faria diante dessa prática??

Com certeza ele iria amar o pecador, mas condenar a prática e dizer, vá e não peques mais.

Acredito sim que Jesus ama os homossexuais, mas jamais faria adesão a isso, portanto, se temos que ser a sua imagem, repito, isso não condiz com o plano de Deus para o ser human
o.

segunda-feira, 11 de julho de 2022

DEUS MUDA DE IDÉIA?

 DEUS MUDA DE IDÉIA?

Então o SENHOR arrependeu-se do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo. Êxodo 32:14
Enquanto Moisés estava no monte recebendo a Lei de Deus, o povo estava ao pé do monte adorando um bezerro de ouro que tinham construído (32:4-6).
Quando Deus instruiu Moisés a descer até eles, o Senhor lhe disse que os consumiria, fazendo de Moisés “uma grande nação” (32:10).
Moisés, porém, ao ouvir isso, suplicou ao Senhor que abrandasse a sua ira. O versículo 14 diz: “Então se arrependeu o Senhor do mal que dissera havia de fazer ao povo”. Isso quer dizer, então, que Deus mudou de ideia. Entretanto, em 1 Samuel 15:29, Deus diz que “não é homem, para que se arrependa”; e em Malaquias 3:6 ele diz: “Porque eu, o Senhor, não mudo”.
Ainda, no NT, Deus demonstrou a “imutabilidade do seu propósito”(Hb 6:17), fazendo um juramento. Afinal, Deus muda ou não muda de ideia?
SOLUÇÃO: Tem-se de sustentar enfaticamente que Deus não muda (cf. Ml 3:6; Tg 1:17). Ele não muda de ideia, nem sua vontade ou natureza.
Há vários argumentos que demonstram a imutabilidade de Deus. Vamos considerar apenas três.
Primeiro, para que alguma coisa mude, algo tem de ser feito numa ordem cronológica.
Tem de haver um ponto antes e outro ponto depois da mudança. Tudo o que passa por um “antes” e um “depois” existe no tempo, porque a essência do tempo é vista pelo progresso cronológico de uma situação anterior para uma posterior.
Entretanto, Deus é eterno e está fora do tempo (Jo 17:5; 2 Tm 1:9). Então, não pode haver em Deus uma série de “anteriores” e “posteriores”; logo, ele não pode mudar, porque a mudança necessariamente envolve um “antes” e um “depois”.
Segundo, toda mudança é para uma situação melhor ou pior, pois uma mudança que não faça diferença não é uma mudança.
Ou alguma coisa necessária é obtida, a qual anteriormente não se fazia presente, o que é uma mudança para melhor; ou alguma coisa que se tem e que é necessária é perdida, o que é uma mudança para pior.
Mas, se Deus é perfeito, ele de nada necessita; portanto ele não pode mudar para melhor. E se Deus fosse perder alguma coisa, então ele não permaneceria perfeito; portanto Ele não pode mudar para pior. Assim, Deus não muda.
Terceiro, quando alguém muda de ideia, é porque recebeu uma nova informação, da qual não tinha conhecimento anteriormente, ou porque as circunstâncias mudaram de forma a requerer uma atitude ou ação diferente.
Mas, se Deus mudou de ideia, não pode ser porque ele ficou sabendo de qualquer nova informação que desconhecia anteriormente, porque Deus é onisciente – ele sabe todas as coisas (Sl 147:5).
Portanto, tem de ser porque as circunstâncias mudaram e demandam uma atitude ou ação diferente. Mas se as circunstâncias mudaram, isso não significa necessariamente que Deus tenha mudado de ideia. Significa apenas que, como as circunstâncias mudaram, o relacionamento de Deus com a nova realidade é diferente. Porque as circunstâncias, e não Deus, mudaram.
Quando Israel estava ao pé do monte, envolvido numa adoração a um ídolo, Deus disse a Moisés que a sua ira estava ardendo contra os filhos de Israel e que ele se dispunha a destruí-los num juízo.Entretanto, quando Moisés intercedeu por eles, as circunstâncias mudaram.
A atitude de Deus para com o pecado é sempre a ira, mas a sua atitude para com aqueles que o invocam é sempre de misericórdia.
Antes de Moisés orar por Israel, eles estavam sob o juízo de Deus. Porém, a intercessão de Moisés pelo povo de Israel levou-os a ficar sob a misericórdia de Deus.
O Senhor não mudou. O que mudou foram as circunstâncias.
A linguagem empregada nesta passagem é chamada antropomórfica. É semelhante a uma pessoa que, movendo-se de um lado para outro, diga: “Agora a casa está à minha direita”, e depois: “Agora a casa está à minha esquerda”. Essas afirmações não querem dizer que a casa se moveu. É que a linguagem, sob a perspectiva de alguém, está descrevendo que a pessoa mudou a sua posição em relação àquela casa.
Quando Moisés disse que Deus se arrependeu, essa foi uma forma figurativa de descrever que a intercessão de Moisés teve êxito em mudar o relacionamento do povo de Israel com Deus. Ele tirou a nação do juízo de Deus e a trouxe para a misericórdia de sua graça.
Deus não muda, nem muda de ideia, nem de vontade; sua natureza é imutável.
Do livro Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e “Contradições da Bíblia”, Normam Geisler e Thomas Howe

A PAZ ESTÁ A VENDA, MAS QUEM COMPRA?

 

A PAZ ESTÁ A VENDA, MAS QUEM COMPRA?


A felicidade não está a venda, mas, muitos querem comprá-la a qualquer preço
A PAZ ESTÁ A VENDA, MAS QUEM QUER COMPRAR?

A paz se mantém no centro de tudo.
Quem tem dinheiro tem tudo, tem paz, tem ausência de necessidades? 
O que você pensa a respeito das riquezas?

Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos. Isso também não faz sentido.
(Eclesiastes 5:10)

Eis alguns motivos porque tanta gente corre atrás de dinheiro:
"Dinheiro não traz felicidades, mas manda buscar"
"Quem disse que dinheiro não traz felicidades, não sabe onde fazer compras"

Estas são algumas frases populares que nos levam a ilusão que o o dinheiro realmente pode nos dar tudo de bom e promover a paz.
Muitas vezes comparamos a nossa vida com quem tem riquezas. E nos achamos os mais miseráveis desta terra
Para que perder tempo com isso?

Muitos que tem riquezas podem sim, comprar o que quiserem, podem ter as melhores roupas, conhecer os mais belos lugares, usar os mais agradáveis perfumes, mas, não conseguem usufruir a verdadeira prosperidade, pois a alegria passageira desta vida, não lava a alma de ninguém
É claro que o mundo é para ser explorado por todos, o sol nasce tanto para os bons, como para os injustos, cada um conquista seu espaço, cada um administra sua vida, com o que tem, com seus recursos, suas habilidades, seus talentos, suas heranças e suas oportunidades.
Prosperidade continua sendo ausência de necessidades - é tudo aquilo que a nossa alma anseia para se ter prazer na área física, emocional e espiritual.

Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.  (Mateus 6:21)

O coração alegre se satisfaz e com ele se tem ausência de necessidades

Há muitas histórias da vida real, onde pessoas ricas não conseguem dormir, multi-bilionários que se suicidam, ora, porque seus filhos estão escravizados nas drogas, ora, onde a preocupação com o dinheiro é constante, estão envolvidos com crimes e corrução, onde o orgulho, a avareza, a ganancia, A DEPRESSÃO e a vaidade os alcança e os destrói interiormente, onde as enfermidades não cessam, onde a paz de espirito não reina.
Porque existem pessoas que apesar de ter fortunas acumuladas, pertencerem a famílias tradicionais ricas, tomam todo tipo de calmantes e ansiolíticos para depressão, para ansiedade, para dormir sossegadas.
Na maioria das vezes estão envolvidos em escandâlos, drogas, ganancia, fama, poder, subornos e corrupção. Homens e mulheres correndo atrás de prosperidade financeira para se manterem no topo.
Perdendo a saúde, lutando contra a concorrência, sem tempo para refletir nas coisas belas da vida: Família, filhos, saúde, Deus e paz interior

Mas é grande ganho a piedade com contentamento. Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. 
Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.         
 (1 Timóteo 6:6-10)

Onde há riquezas há inquietação de espirito. Por mais coisas que temos, sempre vai faltar Deus no nosso coração.
Só Jesus preenche o vazio da nossa alma. Só Deus dá um sentido amplo a nossa existência.

Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. E assim com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem
                                  (Hebreus 13:5-6)



***

HERÓIS POUCO CONHECIDOS

 HERÓIS DO EVANGELHO ANÔNIMOS / HERÓIS POUCO CONHECIDOS

O seu trabalho nos bastidores é muito  importante quando contribui para propagar o evangelho de Deus.
Não é só quem prega, canta, louva ou faz viagens missionárias que são importantes. Não são só suas palavras, são suas ações que movem o coração de Deus
Há uma lista enorme de heróis pouco conhecidos, que seus nomes pouco aparece nas Escrituras Sagradas e todos foram úteis nas mãos de Deus 
Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo. Se alguém se considera alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. Cada um examine os próprios atos, e então poderá orgulhar-se de si mesmo, sem se comparar com ninguém” (GALATAS 6.2-4, NVI).

A Igreja é designada de corpo de Cristo. Esse corpo é formado por muitos membros. Cada um tem sua função. Por isso, cada membro é importante. Somente no nosso inter-relacionamento funcionamos plenamente. Se um membro cai, todo o corpo fica deficiente. O corpo de Cristo somente funciona com excelência quando todos os membros cooperam uns com os outros.


O livro de Atos dos Apóstolos é a história dos grandes feitos dos apóstolos. Mas, lado a lado com esses homens famosos houve muitos outros heróis anônimos, homens e mulheres pouco conhecidos, que trabalharam nos bastidores e quase não foram notados. Havia cinco diáconos sem nome: eles trabalhavam nos bastidores


Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço; e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra. O parecer agradou a toda a comunidade; e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia” (Atos 6.3-5).


Todos nós conhecemos Estêvão e Filipe. Mas havia mais cinco diáconos que realizaram um trabalho igualmente importante para a igreja primitiva. Seu ministério diaconal amoroso e prático liberou os apóstolos de diversas tarefas, permitindo que cumprissem com sua incumbência de pregar o Evangelho.

O trabalho desses homens quase não era percebido, mas tinha grande importância para o funcionamento do corpo de Cristo. O mesmo se dá com aqueles apóstolos que não são mencionados outras vezes no decorrer do avanço do Evangelho (por exemplo: Tomé, André, Filipe, Simão, o Zelote, Judas, filho de Tiago, Bartolomeu, Tiago, filho de Alfeu, etc.).

O Senhor Jesus havia declarado acerca de todos os Seus discípulos: “É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus; ora, todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e, neles, eu sou glorificado. Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós” (Jo 17.9-11).


Mesmo que você não pregue, o trabalho que você faz nos bastidores é importante quando contribui para propagar o Evangelho que outros pregam!  Ananias: obediência nas coisas pequenas

Ora, havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. Disse-lhe o Senhor numa visão: Ananias! Ao que respondeu: Eis-me aqui, Senhor! Então, o Senhor lhe ordenou: Dispõe-te, e vai à rua que se chama Direita, e, na casa de Judas, procura por Saulo, apelidado de Tarso; pois ele está orando e viu entrar um homem, chamado Ananias, e impor-lhe as mãos, para que recuperasse a vista” (Atos 9.10-12).


Ananias não se tornou uma personalidade conhecida como Paulo, Pedro ou Tiago. Mas, por sua obediência, ele foi a chave que o Senhor usou para introduzir Saulo (Paulo) na obra do Senhor. É justamente a obediência nas pequenas coisas que faz com que a obra do Senhor cresça e se torne grandiosa.


Lídia: o valor da hospitalidade: Depois de (Lídia) ser batizada, ela e toda a sua casa, nos rogou, dizendo: Se julgais que eu sou fiel ao Senhor, entrai em minha casa e aí ficai. E nos constrangeu a isso... Tendo-se(eles) retirado do cárcere, dirigiram-se para a casa de Lídia e, vendo os irmãos, os confortaram. Então, partiram” (Atos 16.15,40).


Lídia se converteu, e logo abriu sua casa para Paulo e seus cooperadores. Ali, na sua casa, eles encontravam repouso e restauração. A partir dela, muitas pessoas vieram a se tornar cristãs e ali Filipe fundou uma igreja. A hospitalidade tem valor inestimável, assim como o encorajamento mútuo. Irmãos em Cristo têm seus fardos aliviados com essas práticas cristãs.


Jasom: empenho altruísta Os judeus, porém, movidos de inveja, trazendo consigo alguns homens maus dentre a malandragem, ajuntando a turba, alvoroçaram a cidade e, assaltando a casa de Jasom, procuravam trazê-los para o meio do povo. Porém, não os encontrando, arrastaram Jasom e alguns irmãos perante as autoridades, clamando: Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui, os quais Jasom hospedou. Todos estes procederam contra os decretos de César, afirmando ser Jesus outro rei. Tanto a multidão como as autoridades ficaram agitadas ao ouvirem estas palavras; contudo, soltaram Jasom e os mais, após terem recebido deles a fiança estipulada” (At 17.5-9).


Jasom os hospedou” é uma boa acusação, não é mesmo? Ele pôs sua vida em jogo por causa do Evangelho, sem discursos poderosos, mas simplesmente colocando sua casa à disposição dos judeus que haviam se tornado crentes em Jesus. O que arriscamos por Jesus?

O sobrinho de Paulo: coragem exemplar - Na noite seguinte, o Senhor, pondo-se ao lado dele (de Paulo), disse: Coragem! Pois do modo por que deste testemunho a meu respeito em Jerusalém, assim importa que também o faças em Roma. Quando amanheceu, os judeus se reuniram e, sob anátema, juraram que não haviam de comer, nem beber, enquanto não matassem Paulo. Mas o filho da irmã de Paulo, tendo ouvido a trama, foi, entrou na fortaleza e de tudo avisou a Paulo” (At 23.11-12,16).


O nome desse sobrinho de Paulo não é citado no texto bíblico. Presume-se que Paulo foi expulso de sua família quando se converteu a Jesus (veja Fp 3.8). Mas esse sobrinho, de alguma forma, tinha simpatia por Paulo. Familiares podiam visitar prisioneiros que tivessem a cidadania romana (At 24.23), e o sobrinho fez uso desse privilégio. 

Deus poderia simplesmente ter arrebatado Paulo, assim como fez com Filipe (At 8.39). 


Porém, Ele não o fez, para mostrar como é importante nossa cooperação na realização da Sua vontade. Deus poderia ter enviado um anjo, mas usou o sobrinho de Paulo para salvar a vida do apóstolo. Esse jovem teve a coragem de revelar um plano assassino. O Senhor pode usar qualquer pessoa, independentemente de sua idade, crentes jovens ou velhos, mas obedientes e destemidos. O jovem que ajudou Paulo foi corajoso por não seguir com a massa e não compartilhar da opinião da maioria.


Júlio: interferência resoluta -  Quando foi decidido que navegássemos para a Itália, entregaram Paulo e alguns outros presos a um centurião chamado Júlio, da Coorte imperial. O parecer dos soldados era que matassem os presos, para que nenhum deles, nadando, fugisse; mas o centurião, querendo salvar a Paulo, impediu-os de o fazer; e ordenou que os que soubessem nadar fossem os primeiros a lançar-se ao mar e alcançar a terra” (At 27.1,42-43).


O centurião Júlio salvou a vida de Paulo quando outros soldados queriam matá-lo. Com isso, o Evangelho chegou a seu destino, a Roma. Você, ao se empenhar com resolução e coragem, também contribui para que o Evangelho seja difundido, independentemente de seu empenho ser reconhecido por todos ou ocorrer de forma mais escondida. Seja uma pessoa que não concorda com tudo o que o ambiente lhe sussura aos ouvidos, mas faça aquilo que o Espírito Santo o constranger a fazer.


Você é importante!


“Deus pôde usar um perseguidor como Paulo... Usou um colérico como Martim Lutero e um melancólico como John Wesley... e uma tetraplégica como Joni Eareckson Tada”.


O corpo humano tem muitos órgãos, mas só quando todos eles operam em conjunto é que formam o corpo. O corpo de Cristo também funciona assim. Os crentes devem evitar dois erros muito comuns: (1) ter orgulho de suas capacidades ou (2) achar que não têm nada a oferecer à comunhão dos cristãos.


Ao invés de nos compararmos uns com os outros, deveríamos usar os diferentes dons que Deus nos deu para espalhar a boa mensagem do Evangelho... Paulo, ao usar o corpo como analogia, salienta a importância de cada membro da Igreja.


Quando uma parte aparentemente sem importância deixa de funcionar, o corpo todo fica menos eficiente. Considerar o próprio dom mais importante que o dom de outro é sinal de orgulho espiritual. Não devemos menosprezar aqueles que parecem menos importantes, e não devemos invejar aqueles que possuem dons mais vistosos.



Ao invés disso, deveríamos usar os dons que nos foram dados para animar outros cristãos a também usarem as capacidades que Deus lhes concedeu. Quando não fazemos isso, a comunhão dos crentes é menos eficiente


O AMOR E O APEGO AO DINHEIRO

  O AMOR E O APEGO AO DINHEIRO DINHEIRO : energia vital para a nossa sobrevivência O dinheiro tanto pode ser usado para fazer o bem ou o mal...