segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

SIMÃO, O MÁGICO (PARTE 1)

 

Simão, o Mago (Parte  1)

 

"Portanto, pelos seus frutos os conhecereis."  [Mateus 7:20]

 

No capítulo 8 do livro dos Atos, temos um relato muito interessante do homem normalmente chamado de "Simão Mago". Ele nos é apresentado por Lucas, o "médico amado", o autor do livro Atos dos Apóstolos.

 

A partir do verso 5, lemos o seguinte: "E, descendo Filipe à cidade de Samaria lhes pregava a Cristo. E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia; pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados. E havia grande alegria naquela cidade." "E estava ali um certo homem, chamado Simão, que anteriormente exercera naquela cidade a arte mágica, e tinha iludido o povo de Samaria, dizendo que era uma grande personagem; ao qual todos atendiam, desde o menor até ao maior, dizendo: Este é a grande virtude de Deus. E atendiam-no, porque já desde muito tempo os havia iludido com artes mágicas.

 

Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres. E creu até o próprio Simão; e, sendo batizado, ficou de contínuo com Filipe; e, vendo os sinais e as grandes maravilhas que se faziam, estava atônito.

 

Lucas informa que Simão exercera anteriormente a "arte mágica", enganação, ilusionismo, alguém que pratica astrologia, adivinhação e outras práticas ocultistas numerosas demais para mencionar, e era, portanto, homem misterioso.

 

Muitas das religiões do mundo consideram Jesus Cristo como um mestre elevado no mesmo plano que Maomé, Buda, Confúcio, Visnu, etc., mas apesar disso apenas um homem, e não o próprio Deus em forma de homem.

 

Lendo comentários e dicionários bíblicos referentes a Simão, vemos que na verdade ele se mostrava ao povo de Samaria como se fosse uma deidade!

 

Achamos essa alusão nos versos 9 e 10. Assim, o ponto que quero deixar claro é que Simão conhecia melhor o plano e o programa do Diabo que o homem comum nas ruas.

 

Isso nos ajuda a compreender sua profunda admiração quando Filipe veio à cidade e começou a operar milagres por meio do poder do poder do Espírito Santo, que fazia a magia de Simão parecer amadorismo; julgando por suas ações subseqüêntes, parece que ele concluiu que Filipe era um adepto mais avançado do que ele - talvez até um mestre elevado do conhecimento!

 

Observe que o verso 13 diz "creu até o próprio Simão" - isto é, ele aderiu, acreditou e confiou no ensino de Filipe..."

 

A tradução aqui sugere que Simão obviamente creu no ensino de Filipe, mas não na salvação em Jesus Cristo. Observe que após ser batizado, ele "ficou de contínuo com Filipe; e, vendo os sinais e as grandes maravilhas que se faziam, estava atônito."

 

Agora, se terminássemos a história neste ponto, sem dúvida muitos diriam que, como Simão creu e foi batizado, ele tornou-se um cristão (e, a despeito da evidência em contrário, alguns ainda acreditam nisso).

 

No entanto, essa inferência está baseada em uma evidência incompleta - e extremamente duvidosa, em vista dos eventos posteriores.

 

Na verdade, se olharmos para os relatos do ministério terreno do Senhor, encontramos diversas ocasiões em que ele curou as pessoas, restaurou a visão aos cegos, ressuscitou os mortos, e realizou muitos outros milagres.

 

No entanto, se lermos atentamente os relatos, em muitos desses casos, não há nenhuma menção que a salvação individual foi obtida; no entanto, muitos pastores rotineiramente insistem em espiritualizar e dizer que as pessoas também foram salvas!

 

Bem, essa é uma conclusão baseada em uma total falta de evidência e não deveria ser adotada. Somente Deus sabe se aquelas pessoas também foram salvas ou não e, se não é mencionado especificamente, não devemos fazer acréscimos à Palavra de Deus!

 

Voltando à Simão, e acompanhando a narrativa nos versos 14 até 24: Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João.

 

Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo (Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus).

 

Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo. E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro, Dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo.

 

Mas disse-lhe Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro. Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus. Arrepende-te, pois, dessa tua iniqüidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração; Pois vejo que estás em fel de amargura, e em laço de iniqüidade. Respondendo, porém, Simão, disse: Orai vós por mim ao Senhor, para que nada do que dissestes venha sobre mim.

 

Quando Simão observou os apóstolos impondo as mãos sobre os crentes para que recebessem o Espírito Santo, suas verdadeiras intenções vieram à tona imediatamente.

 

Shazam! Aquilo era magia poderosa e ele também precisava tê-la; custasse o preço que custasse!

 

Assim, ele fez um grande erro e tentou oferecer dinheiro em troca do "segredo" daquela capacidade sobrenatural.

 

E, como sempre acontecia, Pedro foi o primeiro a falar. E, ele disse exatamente aquilo que Simão precisava ouvir! Sem hesitação, ele disse a Simão que poderia pegar seu dinheiro e ir para o inferno!

 

A maioria dos pastores receia em adotar nessa interpretação, mas basicamente foi isso que Pedro lhe disse.

 

Assim, por que Pedro faz essa repreensão tão condenatória - que nos deixa literalmente admirados?

 

Evidentemente, o Espírito Santo o motivou a proferir aquela repreensão, pois Simão Mago não era um cristão genuíno e suas ações provavam isso.

 

Observe atentamente que não há indicação que Simão arrependeu-se de suas ações ou intenções.

 

Sua única resposta foi um pedido para que eles orassem a Deus para que nada daquilo que Pedro disse viesse sobre ele. Essa é a última vez que ouvimos de Simão nas Escrituras.

 

Postado por Paulo cezar gomes de souza

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...