sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

AOS ESPOSOS


 

AOS ESPOSOS

Meu caro irmão que é marido, por favor, leia com atenção o conteúdo a seguir. São trechos da carta escrita por João Crisóstomo (354-407), bispo de Antioquia, cujo título simplesmente é ..."Aos esposos".
"Não chameis por ela nunca duma maneira seca, mas empregai, pelo contrário, palavras aduladoras, ternas. Palavras de amor. Honrai-a e o pensamento de procurar as homenagens doutros não aparecerá, pois não terá a idéia de ir mendigar fora a afeição que encontrará em vós.
Colocai-a acima de tudo pela beleza., como pela sabedoria e dai-lhe testemunho disso. Introduzi-a no amor de Deus e a vossa casa transbordará de bens.
A tua mulher terá talvez bens pessoais e dirá: ‘Quando comprei isto não gastei nada do que te pertence, gastei só dos meus próprios recursos’. O que? Depois do casamento, já não sois dois! Sois um só e pensais que há ainda duas propriedades distintas? È lamentável! Depois do casamento não formais senão um só ser, uma só vida. Por que dizeis: o teu, o meu? Esta palavra abominável e degradante é uma invenção diabólica.
O criador fez um bem comum de coisas seguramente necessárias. Ninguém pode dizer: o meu sol, a minha luz, a minha água. E vós dizeis: os meus bens? Eis um vício que é preciso combater acima de tudo. Mas é preciso faze-lo com muita delicadeza.
Queres que a tua mulher seja submissa como a Igreja o é a Cristo? Tem para com ela a solicitude de Cristo pela sua Igreja. Em rigor, pode dominar-se um servo pelo medo.
Mas a companheira de tua vida, a mãe dos teus filhos, a causa da tua felicidade e da tua alegria, não a podes encadear pelo medo e pelas ameaças. Deves prendê-la pelo amor e pela delicadeza. Que união pode existir quando a mulher treme diante do seu marido?
Que alegria pode Ter o marido quando trata a mulher como uma escrava? Mesmo se sofreste um pouco por ela, não lhe lances isso em rosto. Cristo fez muito mais pela sua Igreja.
Mostra-lhe a felicidade que tens em viver em sua companhia e que preferes a vida de casa à da cidade. Ela ocupa um lugar antes dos amigos e antes dos filhos que te deu: Faz-lhe compreender que é por causa dela que tu os amas.
Quando ela fizer qualquer coisa de bem, felicita-a, e admira o seu talento. Se faz qualquer tolice, não a censures por isso. Fazei a vossa oração em comum.
Aprendei a nada temer neste mundo, senão a ofender a Deus. Se um homem se casa com este espírito, então o matrimonio está muito próximo da perfeição".
Agora, reflita um pouco sobre o que você acabou de ler e pergunte-se a respeito de seu relacionamento com sua esposa. Ela é feliz com o tratamento que você lhe tem dedicado?
Por fim, desafio você a assumir uma nova atitude para com sua companheira, de relembrar e cumprir os votos feitos a ela diante de Deus: Ama-la, respeita-la e lhe ser fiel até à morte!

A MASTURBAÇÃO É PECADO?

 


 Masturbação: é ou não uma prática pecaminosa?

 Muitos pastores e pais cristãos se perguntam: “como abordar o tema masturbação à luz da palavra de Deus?” não é algo simples. E, por muitos fugirem desta responsabilidade, não discutindo o assunto por medo, tabu ou falta de informação, o conflito na mente de muitos jovens persiste. E alguns, desinformados, poderão adotar tal prática, sucumbindo à culpa neurótica ou refugiando-se na educação secular e em padrões mundanos, que contrairiam os princípios que Deus estabeleceu para o desenvolvimento sadio e equilibrado do ser humano; e trazem sérias conseqüências à vida espiritual, psíquica e emocional.

A masturbação é ou não uma pratica pecaminosa à luz da palavra de Deus? Sim, e talvez a maior dificuldade de alguns para lidar com a questão seja a inegável realidade da explosão hormonal na puberdade e o fato de a bíblia não proibir explicitamente esta prática--- o que não nos impede de deliberar sobre o assunto, com base em textos mais genéricos, como os que estão em Gênesis 2.24, 38.6-8, Romanos 6.12,1 Coríntios 6.12, 1 Tessalonicenses 4.3-5.

No primeiro texto, vemos que Deus criou o homem e a mulher com órgãos genitais distintos, deu-lhes a libido, o desejo de união sexual, a fim de saciarem os seus desejos mais íntimos de companhia, de intimidade e de afetividade; necessidades que só são plenamente satisfeitas a partir do casamento, ou seja, da união legal entre um homem e uma mulher que deixaram afetiva, econômica e geograficamente os pais, ou seja, que atingiram a maturidade. Sendo assim, o ato pelo qual alguém exercita sua sexualidade solitariamente, proporcionando a si mesmo o orgasmo, é uma pratica contrária ao projeto de Deus para a vida do ser humano.

Além disso, alguém consegue masturbar-se sem imaginar um ato sexual, sem ter fantasias eróticas e sem deixar-se dominar pela lascívia ou pela luxúria? Após ceder à masturbação, a pessoal consegue ficar isenta da vergonha e da culpa?

Na segunda passagem (Gn 38.6-8), encontramos o caso de Onã que agindo de maneira egoísta tinha relação sexual com a esposa, mas derramava o sêmem na terra. Era uma masturbação disfarçada. Por isso, o segundo nome eu dão aa masturbação é onanismo.

Creio que não. Por quê? Porque Deus dotou o ser humano com um código moral, e toda vez que o infringimos há tristeza, dor, culpa,

porque o salário do pecado é a morte (Rm 6.23). é quando uma pessoa é subjugada por algo, ainda que seja um desejo legitimo, ela se torna escrava (2 pedro 2.19). Daí a recomendação de Paulo em Romanos 6.12: Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências. A conclusão do apóstolo é salutar: todas as coisas me são licitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são licitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma( 1 Co 6.12)

Em suma, não apenas a masturbação, mas qualquer prática sexual sem o compromisso do casamento entre um homem e uma mulher está fora do projeto de Deus, é pecaminosa e traz conseqüências funestas para o ser humano. Mas também queremos lembrar que não há pecado que Deus não possa perdoar, pois

Cristo veio para busca e salvar o que se havia perdido (Lc 19.10). Em seu sangue há perdão e purificação para os nossos pecados.

 

Silas Malafaia

O FIEL SERÁ ABENÇOADO

 



O FIEL SERÁ ABENÇOADO


O fiel será coberto de bênçãos
O homem fiel será cumulado de bênçãos, mas o que se apressa a enriquecer não passará sem castigo.
Provérbios 28.20

O homem fiel será cumulado de bênçãos. O homem que merece confiança não empregará esquemas que tentem levá-lo à riqueza rápida. Antes, procurará ser um trabalhador árduo, obtendo seu ganho pela força do trabalho. De acordo com ele, esse é o homem que tem sabedoria e entendimento. Apesar de não enriquecer, não lhe falta coisa alguma; pelo contrário, ele obtém muitas bênçãos com o labor das próprias mãos, da parte de outros homens, que aprovam a sua conduta, e também da parte de Deus, que controla todos os acontecimentos. 

Seja fiel em tudo
Quem é fiel no mínimo também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo também é injusto no muito.
Lucas 16.10 

Nossa integridade é freqüentemente provada em assuntos relacionados ao dinheiro. Deus nos chama para sermos honestos, mesmo em pequenos detalhes que possamos facilmente ignorar. A riqueza celestial é muito mais valiosa do que a terrena. Mas se não formos fidedignos com nosso dinheiro neste mundo (não importa se temos muito ou pouco), estaremos desqualificados para lidar com a grande riqueza do Reino de Deus. Tenha o cuidado de manter a sua integridade em todos os assuntos, quer grandes quer pequenos! 
Seja fiel, você não está só
Salva-nos, Senhor, porque faltam os homens benignos; porque são poucos os fiéis entre os filhos dos homens.
Salmos 12.1 

Viver para Deus em um mundo enganoso pode ser uma batalha difícil e solitária. Certa vez o grande profeta Elias se sentiu só que quis morrer. Mas Deus disse-lhe que existiam outros sete mil servos fiéis (1 Rs 19.4,14,18). Nunca estamos sós em nossa batalha contra o mal. Quando você sentir-se solitário, procure outros cristãos para encontrar força e apoio. 


Seja conhecido como um “fiel” 


Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso e fiéis em Cristo Jesus: - a vós graça e paz, da parte de Deus, nosso pai, e da do Senhor Jesus Cristo.
Efésios 1.1,2 

“Fiéis em Cristo Jesus” – Esse título seria uma honra para qualquer crente. O que seria necessário para que os outros lhe caracterizassem como um fiel seguidor de Cristo Jesus? Mantenha-se firme em sua fé, dia após dia, obedeça fielmente a Deus até nos detalhes da vida. Agindo assim, você ficará conhecido como um fiel seguidor do Senhor Jesus Cristo, como os efésios. 

Seja fiel, um dia você prestará contas a Deus
Portanto, que todos nos considerem como servos de Cristo e encarregados dos mistérios de Deus. – o que se requer destes encarregados é que sejam fiéis.
1 Coríntios 4.1,2 

Alguns líderes se preocupam de forma exagerada com o seu desempenho em comparação com o dos outros. Paulo exorta os crentes a lembrar que, quando prestarem contas a Deus, tudo que Ele vai querer ver é fidelidade (v. 2). Isso é algo que todo líder pode cultivar, e esse aspecto conduz a um outro benefício – uma consciência limpa (v.4). (be)

Seja fiel até a morte
Nada temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
Apocalipse 2.10 (ara)

Se formos fiéis, receberemos o prêmio da vitória – a vida eterna (Tg 1.12). A mensagem à igreja em Esmirna consistia em que os crentes permanecessem fiéis durante as provações, porque Deus estava no controle de tudo e eles poderiam confiar em suas promessas. Jesus nunca disse que se formos fiéis a Ele jamais teremos problemas, sofrimentos ou perseguições. Na verdade, devemos ser fiéis a Ele durante nossos sofrimentos. Somente assim nossa fé poderá se mostrar genuína. Permaneceremos fiéis se conservarmos nosso olhar em Cristo e naquilo que Ele nos promete para esse momento e para o futuro (ver Fp 3.13,14; 2 Tm 4.8). (beap)

Jesus promete recompensa aos fiéis
Disse o Senhor: Quem é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o Senhor confiará os seus conservos para dar-lhes o sustento a seu tempo? – bem-aventurado aquele servo a quem seu Senhor; quando vier, achar fazendo assim.
Lucas 21.42,43 (ara)

Jesus promete uma recompensa para aqueles que lhe forem fiéis. Embora às vezes experimentemos recompensas imediatas por nossa obediência a Deus, esta não é a regra. Se assim fosse, seríamos tentados a nos gabar de nossas realizações e só fazer o bem pelas recompensas. Jesus disse que, se buscarmos as recompensas agora, não as teremos mais tarde 

ver MARCOS 8.36.

Nosso prêmio celestial será de acordo com aquilo que fizermos na terra, mas será muito maior do que podemos imaginar



A UNIDADE ENTRE O CASAL



A UNIDADE ENTRE O CASAL

Muitos casais cristãos estão vivendo hoje fora daquilo que Deus idealizou. Brigas constantes, desrespeito mútuo e distância entre o casal, são vistos em muitos lares.

E além da infelicidade que isto produz em seus corações, ainda há a questão do mau testemunho dado e da vida espiritual que é prejudicada.

Penso que este é um assunto que merece nossa atenção, pois o princípio de viver em unidade é algo que não apenas produzirá maior realização emocional no relacionamento, como também liberará sobre o casal as bênçãos de Deus.

COMPREENDENDO A UNIDADE

É importante que consigamos visualizar o que a unidade do casal pode produzir em suas vidas, e então seremos desafiados a preservá-la.

Também entenderemos porque o Diabo, o adversário de nossas almas, luta tanto contra ela. Jesus nos ensinou que a unidade e concordância permite Deus agir em nossas vidas:

“Ainda vos digo mais: Se dois de vós na terra concordarem acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”. (Mateus 18.19,20)

Por outro lado, a falta de unidade impede Deus de agir. A palavra de Deus nos mostra de modo bem claro que quando o marido “briga” com sua mulher, algo acontece também na dimensão espiritual:

“Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações”. (1 Pedro 3.7)

Ao deixar de honrar a mulher como vaso mais frágil e maltratá-la (ainda que só verbalmente), o marido está trazendo um sério problema sobre a vida espiritual do casal.

A Bíblia diz que as orações serão impedidas. É lógico que isto também vale para a mulher, embora quem mais facilmente tropece nisto sejam os homens.

O texto bíblico revela que depois de desonrar a mulher na condição de vaso mais frágil (com asperezas), o homem, mesmo que clame ao Senhor, terá sua oração impedida, pois um princípio foi violado.

Deus não age em um ambiente de desarmonia e discordância. Isto é um fato. Quando tentaram construir a torre de Babel, as Escrituras dizem que Deus desceu para ver o que os homens faziam. E Deus mesmo, ao vê-los trabalhando em harmonia e concordância de propósito declarou:

“Eis que o povo é um e todos têm uma só língua; e isto é o que começam a fazer; agora não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer. Eia, desçamos, e confundamos ali a sua linguagem, para que não entenda um a língua do outro”. (Gênesis 11.6,7)

O que vemos aqui é que a unidade remove limites. Quando o casal se torna um e fala uma só língua (sem discordância) eles removem os limites diante de si! Deus pode agir livremente num ambiente destes, mas basta perder a capacidade de falar a mesma língua que tudo se perde! No reino de Deus, quando dois se unem, o efeito não é de soma, mas de multiplicação. Moisés cantou acerca do exército de Israel: um deles faria fugir a mil de seus inimigos, mas dois deles faria fugir dez mil! (Dt 32.30).

A unidade ainda traz consigo outras virtudes. Podemos ver isto numa das figuras bíblicas do Tabernáculo. O propiciatório da arca da aliança figura este princípio. O Senhor disse que ali Ele viria para falar com Moisés. O propiciatório (ou tampa da arca) era o lugar onde a glória e a presença divina se manifestava.

E nas instruções para a confecção desta peça, vemos o simbolismo da unidade. Deus disse que os dois querubins deveriam ser uma só peça de ouro batido; com isto falava simbolicamente de unidade entre seus adoradores (Ex 25.17-19).

Os querubins deviam estar com as asas estendidas um para o outro (Ex 25.20), o que fala de cobertura recíproca. A falta de unidade nos leva a agir com o espírito de Caim que disse ao Senhor:

“Acaso sou eu guardador de meu irmão?” (Gn 4.9).

Mas quando estamos em unidade com alguém, cobrimos e protegemos esta pessoa! Esta é uma virtude que acompanha a unidade.

A outra, é a transparência. Os querubins deveriam estar um de frente para o outro (Ex 25.20). Isto fala alegoricamente de poder encarar outro adorador “olho no olho”. Fala de não ter nada escondido, de não ter pendências.

Ninguém consegue olhar (espontaneamente) no olho de outra pessoa quando as coisas não estão bem. Quando Jacó fala para sua família que as coisas já não estavam bem entre ele e Labão, seu sogro, a expressão que ele usa é:

“vejo que o semblante de vosso pai já não é mais o mesmo para comigo” (Genesis 31.5).

Jesus disse que os olhos são a candeia do corpo. Eles refletem o que está dentro de nós. E a unidade é a capacidade de olhar olho no olho e estar bem.

Particularmente, eu não posso concordar com casais que escondem coisas um do outro, seja no que diz respeito à sua vida passada (erros e pecados) ou presente (como nas questões financeiras, por exemplo).

Acredito que a unidade verdadeira exige que haja remoção ou acerto de “pendências” (Pv 28.13). Ás vezes fingimos um comportamento só para agradar (ou não desagradar) ao outro, o que diverge do ensino bíblico. Este teatro não produzirá unidade verdadeira. Temos que aprender a ser francos, como está escrito:

“Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto”. (Provérbios 27.5)

Paulo censurou este tipo de comportamento dúbio quando escreveu aos gálatas. Ele falou sobre como o apóstolo Pedro em certa ocasião agiu assim para ser “diplomático” e que esta atitude conseguiu atrair até mesmo o próprio Barnabé, companheiro de Paulo, e ele os censurou publicamente (Gl 2.11-14).

Contudo, quero ressaltar que ser franco não significa ser grosseiro, pois a Bíblia nos ensina a falar a verdade em amor. O conselho dado a Timóteo na hora de corrigir os que opunham, foi o de usar de mansidão (2 Tm 2.25). A unidade manifesta a verdade (dolorosa às vezes) de forma bem mansa.

 

O PRINCÍPIO DO ACORDO

A Bíblia nos ensina também que o acordo é indispensável num relacionamento:

 

“Como andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” (Amós 3.3)

A ausência de acordo é uma porta aberta para o diabo. Quando Paulo escreveu aos efésios e falou sobre não dar lugar ao diabo, o fez dentro de um contexto, que é o de pecados que acontecem nos relacionamentos:

“Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo”. (Efésios 4.26,27)

Tiago escreveu sobre o mesmo princípio. Ele disse:

“Pois onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de cousas ruins”. (Tiago 3.16)

Já mencionamos anteriormente que o acordo é uma porta aberta para ação de Deus (Mt 18.19). Mas quando chegamos ao ponto de dissipa-lo de nosso relacionamento, estamos comprometendo não só a qualidade da satisfação na esfera emocional, mas também a esfera espiritual de nosso lar. Não é fácil ajustar-se satisfatoriamente na relação conjugal.

As diferenças são muitas; na formação de cada um, na personalidade, temperamento, e acrescente a isto as diferenças entre homem e mulher. Contudo, quando aprendemos a ter como denominador comum o caráter e os ensinos de Cristo, então conseguimos o ajuste por meio de ceder, perdoar, recomeçar, etc. Mesmo um casal que parecia perfeitamente ajustado em seu período de namoro e noivado descobrirá a necessidade de mais ajustes à medida que os anos de casamento vão passando.

Não é uma tarefa tão fácil, mas não é impossível! Se não estivesse ao nosso alcance, Deus estaria sendo injusto ao cobrar isto de nós… mas o fato é que não só é algo possível, como também é uma chave poderosa na vida cristã!

O CASAL DEVE DECIDIR JUNTO

Há uma ordem de governo e autoridade estabelecida por Deus no lar. O marido é chamado o cabeça (Ef 5.22-24), e entendemos que como tal tem direito à palavra final. Porém, isto não quer dizer que o homem esteja sempre certo ou que não deva ouvir sua mulher. Encontramos no Velho Testamento uma ocasião em que o próprio Senhor diz a Abraão, seu servo:

“Ouve Sara, tua mulher, em tudo o que ela te disser” (Gn 21.12).

No Novo Testamento vemos Pôncio Pilatos desprezando o conselho de sua mulher e se dando mal com isto (Mt 27.19).

Precisamos considerar ainda que ser líder não significa ser autoritário. Quando o apóstolo Pedro escreveu aos presbíteros (que compõem o governo da Igreja Local), disse em sua epístola que eles não deveriam ser “dominadores do povo” (1 Pe 5.3). Isto mostra que autoridade e autoritarismo são duas coisas distintas.

Precisamos considerar ainda que ser líder não significa ser autoritário. Quando o apóstolo Pedro escreveu aos presbíteros (que compõem o governo da Igreja Local), disse em sua epístola que eles não deveriam ser “dominadores do povo” (1 Pe 5.3). Isto mostra que autoridade e autoritarismo são duas coisas distintas.

Vejo muitos maridos dizerem que suas esposas TÊM que obedecê-los! Mas ao dizer que as esposas devem ser submissas, Deus não estava instituindo o autoritarismo no lar. Vale ainda lembrar que Jesus declarou que

“aquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido” (Lc 12.48).

 

Os homens precisam se lembrar de que em matéria de responsabilidade do lar, terão que responder a Deus numa medida maior que as mulheres. Mas não é preciso que o homem carregue o peso desta responsabilidade sozinho.

É importante que o casal dialogue e tome decisões juntos. Desde que casamos, minha esposa e eu sabemos quem é o cabeça do lar, mas foram muitas raras as vezes em que tomei uma decisão por mim mesmo. Sempre conversamos e discutimos sobre nossas decisões. As vezes já estamos de acordo no início da conversa, e às vezes precisamos de muita conversa para amadurecer bem o que estamos discutindo. Mas sabemos a bênção de caminhar em acordo e cultivamos isto entre nós. Entendo que se a mulher é chamada de “auxiliadora” na Bíblia, é porque o homem precisa de sua ajuda. E a ajuda da mulher não está limitada à atividades domésticas. A Bíblia fala com esta figura, que deve haver uma relação de companheirismo. Creio que como auxiliadora, a mulher deve ajudar a tomar decisões.

Este é um processo que exige ajuste. Na hora de discutir alguma decisão, ou mesmo a forma de ser e se comportar de cada cônjuge, vemos o quanto é difícil ouvir ao outro. Mas devemos atentar para o ensino bíblico sobre isto:

 

“Responder antes de ouvir é estultícia e vergonha” (Pv 18.13).

 

Tiago nos adverte o seguinte:

 

“Sabeis estas cousas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar”. (Tiago 1.19)

 

A verdade é que normalmente somos prontos para falar e irar-se um contra o outro, mas tardios para dar ouvidos ao que o outro tem a dizer. E isto precisa ser mudado em nós! Para que haja acordo, precisamos aprender a ouvir.

 

TRATANDO COM DESENTENDIMENTOS

Os desentendimentos ocorrem, mesmo entre os crentes mais dedicados, mas devem ser tratados logo. Lemos que alguém pode se irar e não pecar, pois é uma reação emocional espontânea. Mas o que cada um faz com o sentimento que teve pode se tornar pecado. Paulo aconselhou os irmãos de Éfeso a que não deixassem o sol se pôr sobre sua ira (Ef 4.26,27).

 

Em outras palavras, que deveria haver acerto, perdão, e que nenhuma pendência ficasse para trás. Precisamos aprender a tratar com os desentendimentos no lar.

 

Preservar a unidade não significa nunca se desentender, mas saber dar a manutenção devida no relacionamento quando isto ocorrer.

 

O tempo não apaga as ofensas. Deve haver reconciliação. Jesus ensinou isto:

 

“Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta”. (Mateus 5.23,24)

 

Alguns acham que depois de um desentendimento é só deixar “para lá”. Mas a Bíblia nos ensina o princípio de reconciliação de maneira bem formal. Deve haver pedido de desculpas, de perdão. Deve se conversar sobre o que aconteceu (o quê machucou o íntimo de cada um e porquê machucou). E não podemos perder de vista que devemos lutar para viver sem brigas, e não só reconciliar quando elas ocorrem (Ef 4.31).

 

Acredito, ainda, que atenção especial deve ser dada à forma de falar. Talvez esta seja uma das áreas que mais sensíveis sejam nos desentendimentos que surgem no relacionamento, uma vez que a “comunicação” no lar não é só o que um fala, mas também a forma que o outro entende! As conversas não devem ser exaltadas ou em tom de briga. E quando um dos cônjuges se perde numa explosão emocional, é importante notar que a Bíblia não nos ensina a “jogar o mesmo jogo”. O que lemos nas Escrituras é justamente o contrário:

 

“A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”. (Provérbios 15.1)

 

“A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um”. (Colossenses 4.6)

 

Os maridos devem ter cuidado redobrado, pois por natureza são mais racionais do que emocionais e suas palavras tendem a ser mais duras e grosseiras. Por isso a Bíblia nos adverte:

 

“Maridos, amai a vossas esposas, e não as trateis com aspereza”. (Colossenses 3.19)

 

“Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações”. (1 Pedro 3.7)

 

Embora seja verdadeiro e aplicável aqui o ditado de que “é melhor prevenir do que remediar”, precisamos reconhecer que muitas vezes falhamos permitindo desentendimentos que poderiam facilmente ser evitados. Neste caso, devemos aprender a consertar e tratar com estas situações. Mas não podemos esquecer também que mesmo havendo perdão e reconciliação depois do erro, quando ele se repete muito vai gerando desgaste e descrédito, e isto exige uma dimensão de restauração maior depois.

 

As intrigas no lar roubam o prazer de outras conquistas, como escreveu Salomão, pela inspiração do Espírito Santo:

 

“Melhor é um prato de hortaliça, onde há amor, do que o boi cevado e com ele o ódio”. (Provérbios 15.17)

 

“Melhor é um bocado seco, e tranqüilidade, do que a casa farta de carnes, e contenda”. (Provérbios 17.1)

 

“Melhor é morar no canto do eirado do que junto com a mulher rixosa na mesma casa”. (Provérbios 21.9)

 

Há casais que alcançaram tudo o que queriam financeiramente, mas não conseguem viver bem juntos. Eles, melhor do que ninguém, podem afirmar quão verdadeiras são estas declarações bíblicas. Não adianta ter outras realizações e deixar o relacionamento conjugal se perder. Precisamos aprender a cultivar a unidade em nosso relacionamento. E isto acontece quando aprendemos a lidar de forma simples e prática nas questões do dia-a-dia.

Que o Senhor nos ajude!

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Autor: Luciano P. Subirá


terça-feira, 5 de janeiro de 2021

CONVICÇÕES

 CONVICÇÕES


Opinião é algo que você sustenta e convicção é o que sustenta você

Opinião é quando você não tem tanta certeza, mas é assim que pensa, você acha que pode ser assim, mesmo que possa sofrer oposição a esta opinião

Você já parou para se analisar ? 


Você já percebeu quantas vezes nós criticamos algo, ou alguém por uma coisa, e depois nós estamos fazendo igual ou pior ?

Tem sempre alguém te julgando e dando opiniões. Ou você está sempre julgando alguém. Mas a questão é: nós somos um livro, pessoas vão estar sempre nos observando 

E a gente observando-as e dando nossas opiniões o tempo todo 

Convicção é quando você tem absoluta certeza, é capaz de morrer por esta causa

O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. (Romanos 12:9)


Você precisa ter convicção de que viver no amor vale a pena, assim saberá o que é mau e bom

Você com convicção saberá odiar o que é mau, tendo certeza que aquilo faz exatamente o mal proliferar e defender oque é certo e correto, aquilo que você tem certeza que é sempre bom fazer

Você percebe e entende quando Jesus Cristo usava a bondade defendendo o que era certo e fazendo oposição a oque era errado o tempo todo, isto é CONVICÇÃO.

Jesus odiava o pecado, mas amava o pecador, se preciso fosse mostrava uma correção aos seus atos. Jesus odiava a mentira, mas amava o mentiroso e sempre mostrava o seu erro. Jesus odiava a corrupção, mas amava o corrupto e fazia de tudo para integrá-lo numa sociedade mais justa

Essa era a convicção de Jesus, ele era contra todo dia de mal que escravizava as pessoas, pois ele tinha convicção do que o que eles estavam fazendo podiam lhe trazer consequências ruins

O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor; Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade; Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram; Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos; A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens. (Romanos 12:9-17)

Temos a tendência de odiar as pessoas, criticar as pessoas e também cair nas mesmas armadilhas do pecado, porque sustentamos nossas opiniões o tempo todo, odiamos e criticamos os pecadores, mas amamos o pecado também

Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. (1 João 1)

Viver na bondade e no amor exige de nós uma convicção profunda para assumir uma posição favorável contra certas coisas tipo: "mentiras, corrupção, pornografia, adultério, violência, crimes, sexualidade". 

Viva sem culpar ninguém, reveja sua opinião, tente amar de coração e ajudar as pessoas a saírem de suas crises existenciais

Quando trouxeram Maria madalena aos pés de Jesus, trouxeram-na com a intenção de julgá- la, todos tinham uma única opinião: "apedrejá-la". 

Todos queriam cumprir a lei. Jesus não foi contra a lei, ele apenas disse que, quem tinha condições de cumprir a lei que jogasse a primeira pedra. ESTA ERA SUA CONVICÇÃO

 E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério; E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando. E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes? (João 8:3-5)


Os acusadores diziam: "esta mulher foi pega em flagrante adultério, a lei diz que tais pessoas deveriam ser apedrejadas. 

Vejam bem a opinião dos caras. Eles dizem, tais pessoas, portanto, cadê o outro cara que adulterou com ela. Deveriam trazer os dois. Jesus ouve a acusação e escreve na areia, disfarçadamente:

Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra. (João 8:6)

A sociedade continua machista como sempre, dispensaram o homem e trouxeram só a mulher, como diz um velho ditado, se um homem pega várias mulheres ele é chamado de garanhão, logo, uma mulher com mais de um homem é chamada de vagabunda

Este era o retrato da época, a opinião a respeito de acusações. Jesus diante dos acusadores e deste fato apenas expressou suas CONVICÇÕES: 

E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela. E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra. Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio. (João 8:7-9)

Em outras palavras Jesus estava dizendo a eles: " vocês estão expressando as suas opiniões, mas vejam bem, ela adulterou, merece morrer, é a lei, tudo bem, então todo pecador deve morrer"

Atirem a primeira pedra quem não tem pecado, pecado não é só adultério, é também, mentira, fofoca, corrupção, suborno, roubo, avareza, se ninguém pratica estas coisas, atirem as pedras logo. 

Inclusive no meio daqueles homens deveriam ter adúlteros também, tudo bem que não foram pegos em fragrante, mas cometeram o mesmo tipo de erro, só que ninguém viu
Ninguém sustentou suas opiniões por muito tempo, um a um foi se embora, com o rabinho no meio das pernas, porque as CONVICÇÕES de Jesus prevaleceram

Opinião é o que você sustenta e convicção  é o que sustenta você. Não julgueis para não ser julgados, não condene para não ser condenado - PERDOE. 

Viva no amor e na bondade com suas convicções - ESTA É UMA DAS REGRAS DO AMOR 

***

O QUE É A VERDADE?

 O QUE É A VERDADE?


Qual a finalidade dos provérbios?

Para que servem os provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel?

A bíblia diz que eles podem nos ajudara experimentar a sabedoria e a disciplina; a compreender as palavras que dão entendimento; a viver com disciplina e sensatez, fazendo o que justo, direito e correto; ajudara dar prudência aos inexperientes e conhecimento e bom senso aos jovens. Se o sábios der ouvidos, aumentará seu conhecimento, e quem tem discernimento obterá orientação para compreender provérbios e parábolas, ditados e enigmas dos sábios. O temor do Senhor o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina. (Provérbios 1:1-7)

Um provérbio escrito a milhares de anos pelo Rei Salomão, o homem mais sábio que governou a nação de Israel, é muito interessante, fala pra nós comprarmos uma verdade, mas não comprá-la com dinheiro, porque a verdade propriamente dita, não tem preço, ela tem um valor simbólico que exige de nós: disposição, vontade, interesse, desejo:

Compra a verdade, e não a vendas; e também a sabedoria, a instrução e o entendimento. Provérbios 23:23

A verdade tem um valor. Tem um custo. Você precisa pagar um preço?na sua vida pessoal para adquiri-la, ela não vem de graça, tem um esforço. E com a verdade vem um pacote completo, junto vem a sabedoria, a instrução e o entendimento.

Tem que haver uma renuncia de parar de gastar seu dinheiro e seu tempo com coisas sem valor, com desejos que não levam a lugar algum.

A verdade é relativa. Cada um acredita naquilo que acha ser o melhor caminho.Uns confiam em dinheiro, outros confiam em poder, outros confiam na política, uns confiam na religião, outros confiam no seu próprio entendimento. Mas, para Deus só existe uma verdade.

O povo de Israel há muito tempo atrás já sabia disso: é melhor confiar em Deus

do que não saber pra onde está indo.

Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR nosso Deus. - Salmos 20:7  
 
O povo de Deus tinha certeza que o caminho da Verdade estava nas mão de Deus.

Mas eles tinham que buscar está verdade, obedecer a Deus era o melhor caminho para que esta verdade fosse revelada.

Era preciso um esforço do povo em buscar, obedecer e adquirir conhecimento do caminho que leva a verdade.

A mentira ao contrário da verdade tem tanto valor, pelo menos ninguém a vende, espalha com a maior facilidade, de graça, fácil de conquistar, você pode até passá-la sem dificuldade, voce pode multiplicá-la enganando muita gente.

A mentira se multiplica, há um comércio enorme de mentiras, ela corre solta no mundo, mais fácil de achar, a mídia em geral oferece aos nossos olhos muitas mentiras.

O mundo em geral oferece muitas coisas para satisfazer nossos desejos incontroláveis, oferece sensualidade, prostituição, vicios, consumismo, fama, status, poder, como se estas coisas fossem as melhores coisa do mundo para adquirir, com muitas ofertas imperdíveis.

As coisas no mundo são fáceis demais, no mundo é preciso só ter grana e interesse, com dinheiro se pode buscar e encontrar com certa facilidade tudo o que você precisa.

A verdade já é mais preciosa, tesouro de grande valor, mas não precisa de muito dinheiro, a verdade é cheia de conhecimento, sabedoria e disciplina, ela fica escondido dentro da gente, ela precisa ser encontrada, no fundo do nosso coração, na nossa mente que precisa ser despertada para a realidade da vida

Se procurarmos a verdade diligentemente, nela contém justiça, amor, alegria, paz, contentamento, se voce conseguir encontrá-la achará os melhores caminhos e não vai precisar viver de mentiras baratas

Jesus disse que ele mesmo é o caminho a verdade e a vida. Conheça a verdade, busque as instruções de Jesus. Siga a verdade e Jesus estará contigo. Fale a verdade e Jesus estará contigo. Viva dando testemunho da verdade e Jesus estará contigo

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. - João 14:6

Enquanto voce não vem ao pai através de Jesus, vai continuar vivendo no mundo sem Jesus. Vai viver distante da verdade, sendo escravo da mentira. Logo vai perceber com suas próprias experiencias pessoais que Satanás tenta imitar a Deus de uma maneira mais fácil, oferecendo muitas ilusões, ele é o contrário de Jesus, ele é o BECO SEM SAÍDA, A MENTIRA E A MORTE.

Siga a mentira e o Diabo estará junto contigo, fale mentiras e Satanás estará contigo, torcendo para que voce encontre o beco sem saída e a morte (* Tem até um ditado popular que diz que a mentira tem pernas curtas, nãoleva a nada, voce só perde com isso)

Tudo que satanás oferece é mais fácil, dá mais prazer. É de graça, o mundo está cheio de mentiras porque através dela, os caminhos são mais prazeirosos, mas tudo se corrompe, tudo se torna ilusão, tudo leva a caminhos de morte

Há caminhos que ao homem parece direito, mas o fim deles sãoos caminhos da morte. Provérbios 14:12

Logo seguir Jesus mais difícil, você tem que viver pela verdade, voce tem que falar a verdade, custe o que custar, este é o caminho dos justos, este é o caminho que traz bençãos, falar a verdade tãomais difícil, por isso que Deus diz que é de grande valor, tem um custo, um esforço, uma dedicação, voce precisa pagar um preço alto para dizer a verdade (TUDO QUE ÉMAIS CARO TEM MAIS VALOR).

O próprio Jesus se intitulou, ele próprio disse ser a verdade. Por isso pagou um alto preço por dizer a VERDADE. Perdeu a vida por viver dizendo a verdade, para que nós através do exemplo dele, conhecesse a verdade.

Poncio Pilatos quando o estava julgando, houve uma conversa muito séria, entre ele e Jesus. Pilatos tinha poder para libertá-lo. Queria saber quem ele era, se de fato era um Rei:

Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. João 18:37

Jesus disse que veio ao mundo justamente para dar bom testemunho da verdade, não veio para ser Rei, veio para nos dar exemplos de como praticar a verdade e ainda confirmou, que quem vive pela verdade e pratica esta verdade, guardando-a no seu coração, ouve a voz Dele até os dias de hoje (* a voz de Jesus nos dias de hoje é a voz do Espirito Santo)

Pilatos não entendeu, ou fingiu que não entendeu, porque ele acreditava em outras verdades. Para ele a verdade era poder, era Roma, a prioridade era seu trabalho, acreditar em Jesus era esquecer seu posto, sua posição e ser humilde e justo, mas ele preferiu seguir a sua própria verdade

Deus usou Salomão para nos dizer que a verdade é valiosa, preciosa, você tem que comprá-la e não vende-lá de jeito nenhum, segure ela como um tesouro, porque com ela se tem a sabedoria, a disciplina e a prudencia

Jesus viveu disto, ele tinha sabedoria, disciplina e prudencia, n? falhou em nenhum momento, foi justo ato fim, viveu todas as verdades por amor, por estar fazendo a vontade de Deus

Mas Satanás astuto como sempre, o pai da mentira, deixa tudo mais barato, tudo mais fácil, já espalhou tantas mentiras pela terra, para nos distrair daquilo que é mais caro, mas também mais precioso, nos distrair da verdade, nos deixar longe da verdade.

Não tem um outro ditado que o barato sai caro, pois é, a mentira que satanás oferece é muito mais barata, tem gente que gosta de buscar as coisas mais baratas e depois paga um alto preço, porque o barato acaba saindo caro, a pessoa só perde, por isso decida buscar a VERDADE, nãoaceite as coisas do pai da Mentira.

Na hora de ir atrás do barato, é mais prazeroso, dá para comprar muita coisa, o errado, o que é pecado, muito mais barato, ele dá muito mais prazer, ele envolve muitas coisas, você passa momentos muito agradáveis, mas depois se arrepende do que comprou porque não serviu para nada, não teve valor, foi só momentaneo, não presta, dura pouco tempo, tem validade curta, não preencheu a sua satisfação pessoal

João 8:32- E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

Logo o mais caro, o mais precioso, que é a verdade poucos conseguem comprar, são coisas mais belas, mais nobres, coisas que tem mais valor, o padrão de qualidade é melhor, são coisas que vem de Deus que duram muito mais, duram para sempre, não tem prazo de validade, são coisas de alto nível, coisas eternas que nos dão garantia de satisfação pessoal: A VERDADE é a palavra de Deus disponível para todos.

Graças a Deus que nos revelou a verdade através de toda a Bíblia  e principalmente através de seu filho Jesus.

Todo aquele que é da verdade ouve a sua voz. João 18:37

BONDADE E MISERICÓRDIA


 

BONDADE E MISERICÓRDIA

Salmos 23:6 - Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.
Bondade é uma escolha – é algo que você pode decidir fazer todos os dias. Bondade é uma ação, uma decisão de ser bondoso, não conseguiremos ser bondosos pela nossa força de vontade, bondade faz parte dos frutos do espírito. A bondade cresce a medida que nos aproximamos do amor de Deus
Certamente que a bondade e a misericordia me acompanharão por todos os dias da minha vida
O Rei Davi disse neste salmo escrito por ele, com muita convicção, porque sabia que seu coração era bondoso e misericordioso. Todos os dias Davi decidia ser bondoso em seus caminhos, em suas atitudes e estilo de vida, além disso dependia de Deus em tudo que fazia, quanto mais era bondoso, mas Deus agia com bondade para com ele
Não adianta querer a bondade e a misericordia de Deus se não formos bondosos e misericordiosos com as outras pessoas em todos os nossos relacionamentos
Não conseguimos produzir bondade pela nossa força de vontade, vamos parecer bonzinhos, mas lá no fundo..., no fundo do nosso coração, no intimo vamos ser falsos, fingidos, agir mecanicamente nos esforçando para parecermos bons e isso não vai nos dar prazer, muito menos paz de espirito nos relacionamentos. Paulo nos orienta para nós nos vestirmos de bondade em Colossenses 3:12
Colossenses 3:12
Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus,
santos e amados, de entranhas de
**misericórdia, de benignidade, humildade, **
mansidão, longanimidade;
O homem normal precisa entender que ele precisa do Espirito Santo para ajudá-lo a desenvolver a bondade, é através de nossas atitudes e ações que podemos produzir bondade, com naturalidade, espontaneo, do coração mesmo e agir em amor diante dos intimos e principalmente diante de todo tipo de pessoa da mesma comunidade
Se voce sentir que não está feliz, diante de certas pessoas, não há facilidades para ser bondoso, vai tentar ser fingido é melhor rever seus conceitos e aprender mais da bondade e amor de Deus, antes de sair por ai na obrigação de ser bom, para ser visto pelos outros como bom cristão ou bom samaritano, no fundo voce mesmo vai perceber que suas motivações estão todas erradas.
Eu creio que existem até no meio da igreja, cristãos que ainda não aprenderam o amor de Deus, abraçam desejam boa noite, se esforçam para ser bondosos uns com os outros, mas no fundo gostaria de dizer para certas pessoas: “vá para o inferno, eu não gosto de você”
Vestir-se de bondade e humildade é renovar nossa mente, isso ajuda muito melhorando nosso emocional, isso nos ajudará amar ao próximo, fazer as coisas por puro desejo de um coração alegre e feliz, pronto para servir
Há muitas recompensas, bençãos e promessas para aqueles que agem com bondade e são amáveis, se praticarmos a bondade não importa para quem seja, certamente colheremos a bondade de Deus na hora em que mais precisamos dela. Bondade é o amor em ação, é algo que se faz sem esperar nada em troca. É na prática, não em palavras, que o amor e a bondade contagia os outros. Não fique esperando que a bondade cai em seus braços, desenvolva ela em sua vida através de suas atitudes, não fique somente com o pensamento nas boas intenções. De boas intenções o inferno está cheio.
Existem 2 bons motivos par sermos bondosos, assim não seremos mal-compreendidos e mal-interpretados, tem gente que acha que por sermos bondosos, somos sofredores, coitados, não temos boca para nada, muita gente vai querer explorar e aproveitar nossa bondade. Não tem problema, A bondade não tem preço, A bondade faz bem para todos, inclusive a nós mesmo, por isso a Biblia diz em Efésios 2-8:
Efésisos 2 : 8 -10
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé;
e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem
das obras, para que ninguém se glorie; Porque
somos feitura sua, criados em Cristo Jesus
para as boas obras, as quais Deus preparou
para que andássemos nelas.
O coração amável e bondoso é o que mais se parece como o coração de Jesus, quanto mais bondosos mais pareceremos com o Criador, porque Deus é bom
Na Biblia vamos analisar a bondade do coração de 3 personagens: Mordecai no livro de Rute, José em Genesis quando foi vendido pelos irmãos e Daniel, servo de Deus na Babilonia
São pessoas que agiram com bondade e no tempo de Deus foram abençoados na hora que eles mais precisavam.
É assim que Deus recompensa os bondosos, os justos, os sinceros, os que vivem em retidão e puros de coração, na hora que mais precisam de bondade
Vamos ver a vida de Mordecai, um homem temente a Deus e preocupado em ser justo e bondoso, um homem amável e integro com as pessoas que ele se relacionava
Provérbios 22:11
O que ama a pureza de coração, e é amável
de lábios, será amigo do rei.
Salomão o Rei inspirado pela bondade e sabedoria de Deus, quando escreveu este provérbio sentiu a necessidade de ser bom e recompensar quem era amigo do rei, quem fosse puro de coração e amável com suas palavras
Um exemplo disso foi **Mordecai **um Judeu que se beneficiou com esta benção, se tornou amigo do Rei Assuero da pérsia antiga (atual Irã), na época da Rainha Esther, por causa de sua bondade, alcançou o favor do Rei no momento da vida que ele mais precisava (*uma história muito interessante sobre o poder da BONDADE)
Havia uma conspiração contra o Rei, **Mordecai **soube que estavam tentando envenenar o Rei, arrumou um jeito de avisá-lo. O Rei descobriu a conspiração e matou seus inimigos, mas de inicio não se lembrou da bondade de Mordecai. Algum tempo depois esse fato iria ser relembrado
Outro cara chamado Hamã era inimigo de Mordecai, tinha uma posição de poder no Reino, estava tramando contra a sua vida, ele preparou uma forca para acusar **Mordecai **injustamente e matá-lo, um homem inocente iria morrer, se não fosse a bondade de Deus em recompensá-lo pelos seus atos de justiça e bondade.
Mordecai se livrou do perigo de morte, porque o Rei no dia que Mordecai mais precisava, o dia em que ele iria para a forca injustamente, se lembrou dele e quis honrá-lo, recompensá-lo lhe dando poder e honra pela sua bondade - E no final da historia, o seu inimigo não pode fazer nada de mal com ele, Mordecaiestava protegido pelo Rei, no final da historia Hamã que só fazia maldade foi enforcado na sua própria forca, pois oRei descobriu que ele era mau, sua sentença de morte foi decretada, o bem prevaleceu por causa da bondade dos homens
Provérbios 10:29
O caminho do SENHOR é fortaleza para os
retos, mas ruína para os que praticam a iniqüidade.
Mordecai o homem bom foi recompensado por sua bondade, Mas Hamã o homem mal foi DESTRUÍDO
Provérbios 11:17
O homem bom cuida bem de si mesmo
( é protegido por Deus), mas o cruel*
*prejudica o seu corpo (e a maldade se
volta contra ele).
Outro exemplo de vida repleto de bondade foi José
Sua história está em Genesis, José quando foi vendido pelos irmãos passou por provas e tribulações mas não deixou de ser bondoso e amável. Em tudo, em qualquer lugar que estava José permanecia bondoso e amável
Apesar do erro dos irmãos de José, Deus transformou o bem em mal porque José praticava o bem
Provérbios 14:22
**Porventura não erram os que praticam o mal? **
mas beneficência e fidelidade haverá para os
que praticam o bem.
Enquanto seus irmãos sofriam pelos seus erros, passavam fome e se desesperavam, José estava firme com Deus, sua recompensa chegou no momento que mais precisava, na hora de abraçar o seu sonho, quando estava preso na masmorra, alguém se lembrou da bondade de José e resolveu ajudá-lo, ele foi liberto e realizou os sonhos da sua vida
Seja BONDOSO E AMOROSO, Você vai ter o privilégio das pessoas lembrarem de você, da sua bondade, das suas boas ações, alguém vai te ajudar na hora em que mais precisar. Se você fizer sua bondade prevalecer, ter a iniciativa de ser bom, a bondade dos outros vai aparecer depois de um certo tempo, quando você mais precisar
Se você for rude, arrogante, chato. Antipático com os outros, tenha a certeza de que não vai colher a bondade dos outros, não espere por facilidades, mas se for gentil, educado e bondoso a maioria das pessoas reagirá da mesma forma
Outro exemplo de Vida repleta de bondade, justiça e trabalho honesto foi o de Daniel
Daniel um judeu, servo de Deus e prisioneiro na Babilonia, homem integro e justo, fazia tudo com zelo, seu trabalho era eficiente e honesto, quando resolveram conspirar contra ele a bondade de Deus o recompensou
Provérbios 21:21
O que segue a justiça e a beneficência achará
a vida, a justiça e a honra.
Quando decidimos ser bondosos, justos, honestos e sinceros,
andamos em retidão, assim estamos colaborando com nós mesmo,
com nosso caráter e Deus agirá em nosso favor
Mesmo vivendo num mundo cheio de conspiração, corrupção e gente
invejosa, permanecendo em bondade e amor, a justiça de Deus
prevalecerá em seu tempo
Provérbios 21:2 / Todo caminho do homem é reto aos
seus olhos, mas o SENHOR sonda os corações.
Miquéias 2:1
Ai daqueles que nas suas camas intentam a iniqüidade,
** e maquinam o mal; à luz da alva o praticam, porque **
está no poder da sua mão!
Homens invejosos e caluniadores decidiram fazer mal a Daniel, quiseram puxar seu tapete, pois Daniel era um homem perfeito em seu trabalho na corte do Rei da Babilonia, justo e honesto, sem falhas
Esses falsos amigos de Daniel trabalhavam junto dele, tinha inveja de sua boa posição no Reino da Babilonia e sua confiança, amizade e prestigio com o Rei.
Armaram uma cilada, tentando afetar a fé de Daniel, fizeram o Rei assinar um decreto dizendo que se alguém no Reino adorasse ou reverenciasse outro Deus além do Rei seria jogado na cova dos leões
Daniel tinha muita intimidade e fé em Deus, não obedeceu a nova lei, decidiu nunca esquecer a Deus, prosseguiu sua vida orando e louvando a Deus 3 vezes por dia, foi achado culpado e mesmo jogado na cova dos leões, não aconteceu nada com sua vida, Deus fechou a boca dos leões famintos
O Rei ficou surpreso pela fé e proteção de Deus sobre a vida de Daniel, com este fato, decretou a todos do Reino adorar o único Deus verdadeiro que salvou Daniel da boca dos leões e por justiça jogou os mal-feitores e traidores de Daniel na mesma cova, onde os leões famintos fizeram um banquete de imediato
Do mesmo modo hoje, Deus nos usa para glorificá-lo entre as nações, para provar com nossas vidas,, nossas atitudes e posturas corretas e justas que Deus é Deus, está no controle de tudo
Deus não nos chama para mudar o mundo, isso não será tarefa fácil para nós, ele nos chama para honrá-lo, nos tornar pessoas melhores e ajudar os outros em redor, e provar que Deus sabe o que faz, porque sabemos que o mundo vai de mal a pior, Deus vai exercer o seu juízo sobre o mundo e as pessoas que colaboram com o mal, portanto a nossa tarefa é apenas servir com justiça, integridade e bondade, provar que Deus está no controle de tudo.
Enfim, existem várias fatos na Biblia que comprovam que as pessoas são beneficiadas pela **BONDADE **QUE ELAS FAZEM NO DECORRER DE SUAS VIDAS, até mesmo quando as pessoas BOAS morrem, seus familiares ou descendentes são beneficiados pela sua BONDADE.
Posso citar um exemplo disso, foi Mefibosete (*um cara esquisito com esse nome estranho) neto do rei Saul, filho de Jonatas, amigo leal de Davi, este foi beneficiado, apesar de ser alguém muito distante de Davi.
2 Samuel 4:4
E Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado
de ambos os pés; era da idade de cinco anos
quando as novas de Saul e Jônatas vieram de
Jizreel, e sua ama o tomou, e fugiu; e sucedeu
que, apressando-se ela a fugir, ele caiu, e ficou
coxo; e o seu nome era Mefibosete
Davi quis abençoar alguém pela BONDADE de JONATAS, assim ele PROCUROU pelo seu filho MEFIBOSETE
2 Samuel 9:3
**E disse o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul **
para que eu use com ele da benevolência de Deus? **
Então disse Ziba ao rei: Ainda há um filho de Jônatas,
** aleijado de ambos os pés.
Davi quando se tornou Rei de Israel, lembrou da bondade e fidelidade de **Jonatas **que muito o ajudou antes de se tornar Rei e que agora já estava morto. Davi decidiu fazer o bem para algum descendente de Jonatas, encontrou Mefibosete, seu único filho, um aleijado de ambos os pés, alguém excluido e sem valor na sociedade.
Davi trouxe Mefibosete para morar no palácio como se fosse seu filho, colocou ele numa posição de honra, junto com sua família por causa da bondade do seu pai.
2 Samuel 9:13
Morava, pois, Mefibosete em Jerusalém,
porquanto sempre comia à mesa do rei, e era
coxo de ambos os pés.
Para Davi não importava quem era **Mefibosete, **se ele era bom ou mal, se era aleijado ou poblemático, se o seu nome era bonito ou feio, se ele merecia ser beneficiado, se ele iria atrapalhar o ambiente familiar isso não importava, o que importava era que ele queria retribuir a **BONDADE **de um grande amigo.
Até mesmo o próprio Mefibosete se considerava alguém inútil, tinha a auto-estima em baixa, a ponto de dizer que parecia um cachorro morto, mas com um convite bom deste ficou até impressionado com a bondade do Rei Davi
2 Samuel 9:8
Então se inclinou Mefibosete diante do Rei, e disse:
** Quem é teu servo, para teres olhado para um **
cão morto tal como eu?
Bondade não tem preço, vem de graça, é resposta do amor, bondade traz recompensas eternas
escrito por paulo cezar gomes de souza

O AMOR E O APEGO AO DINHEIRO

  O AMOR E O APEGO AO DINHEIRO DINHEIRO : energia vital para a nossa sobrevivência O dinheiro tanto pode ser usado para fazer o bem ou o mal...