terça-feira, 9 de junho de 2020

OS MINISTÉRIOS DA IGREJA


OS MINISTÉRIOS DA IGREJA

A palavra ministério vem da palavra grega  diakonia, que quer dizer  servir

Ministério à vida de serviço na Igreja.

É quando Deus, em sua soberania, escolhe alguns homens para certas funções. Ele os chama e concede dons para um ministério específico. Este dom é uma graça (capacitação) que alguém recebe para desempenhar determinada função no corpo

Erradamente costuma-se usar o ministério da pessoa como um título para ela ( Pastor fulano , apóstolo fulano, etc. ). Mas os ministérios não são títulos, ou cargos e sim  funções .

Outro erro comum é chamar de ministério determinados cargos dentro da igreja, por exemplo ministério da música, ministério de ação social, ministério da economia, ministério de oração ( orar é tarefa de todos e não função  de alguns ). Não podemos confundir a função que a pessoa tem no corpo com a ocupação de um cargo em uma estrutura.

Os dons ministeriais

O texto de I Co 12:7-11 fala sobre os dons espirituais,
O texto de I Co 12:27-31 fala sobre os dons ministeriais

I Co 12:27-31
“Ora, vós sois corpo de Cristo, e individualmente seus membros. E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos mestres? são todos operadores de milagres? Todos têm dons de curar? falam todos em línguas? interpretam todos? Mas procurai com zelo os melhores dons. Ademais, eu vos mostrarei um caminho sobremodo excelente.”

·        Os dons são dados a cada um de nós em situações específicas, visando edificação. Mas quando o Espírito começa a usar várias vezes o mesmo dom em uma pessoa isso se torna um ministério.

Os ministérios principais da Igreja

Ef 4:4-13
“Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos. Mas a cada um de nós foi dada a graça conforme a medida do dom de Cristo. Por isso foi dito: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens. Ora, isto-ele subiu-que é, senão que também desceu às partes mais baixas da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu muito acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo.”

Quando este texto fala de mistérios está falando de pessoas levantadas por Deus para aperfeiçoar e edificar a Igreja levando-a a conhecer plenamente a Jesus até que ele volte.

Objetivos para com a igreja
·        Aperfeiçoamento dos santos
·        Edificação do corpo
·        Unidade da fé
·        Conhecimento de Cristo

Então, olhando para Ef  4:11 e 1Co 12:28  vemos que os ministérios principais da igreja são quatro: ( Apóstolo, Profeta, Evangelista, Pastor/mestre ).

O ministério de "pastor" não aparece em 1Co 12:28 pois ali os ministérios estão listados de acordo com os dons e pastor não é dom, é função.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...