sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

O QUE É A VERDADE?


 A VERDADE É RELATIVA, MAS EXISTE UMA ABSOLUTA

Tornou, pois, a entrar Pilatos na audiência, e chamou a Jesus, e disse-lhe: Tu és o Rei dos Judeus?  Respondeu-lhe Jesus: Tu dizes isso de ti mesmo, ou disseram-to outros de mim? Pilatos respondeu: Porventura sou eu judeu? A tua nação e os principais dos sacerdotes entregaram-te a mim. Que fizeste? Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui. Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. Disse-lhe Pilatos: Que é a verdade? E, dizendo isto, tornou a ir ter com os judeus, e disse-lhes: Não acho nele crime algum.  (João 18:33-38)

Neste texto das Escrituras Sagradas, Jesus está sendo interrogado pelo governador romano Poncio Pilatos. 

Isso aconteceu um pouco antes do seu julgamento e crucificação. Pilatos recusou a punir Jesus por falta de evidências que comprovassem a sua culpa de alguma coisa. Pilatos pensou em passar a responsabilidade de julgar Jesus para seu próprio povoos judeus

De fato, Pilatos sabia o que estava acontecendo, sabia que os líderes religiosos da época odiavam Jesus por inveja e ciume, portanto, ele não queria agir como carrasco deste grande conflito.

O negócio de Pilatos era só manter a ordem e disciplina em seu governo na Judéia.

Somente uma autoridade romana podia dar uma sentença de morte, então os religiosos fariseus apelaram para o governador romano, passaram devidamente esta responsabilidade para Pilatos, alegando algumas provas falsas contra Jesus

Pilatos com uma bomba na mão, resolve interrogar Jesus, para ver se tem algo que ele possa ajudar.

Deste modo Pilatos consegue tirar de Jesus algumas revelações surpreendentes. De uma forma clara e objetiva Jesus revela seu propósito, seu reino, seus objetivos e planos e porque ele estava sendo injustiçado.

Pilatos não entende nada, ou melhor, poderia ter até entendido, mas não prestou tanta atenção, seu foco, sua posição estava no seu status e poder, ficar do lado de Jesus não resolveria seu problema.

Mesmo sabendo que Jesus era inocente Pilatos não pode fazer nada, ele teve que lavar as mãos

Pilatos respondeu: Porventura sou eu judeu? A tua nação e os principais dos sacerdotes entregaram-te a mim. Que fizeste? Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.  

Jesus diz a Pilatos que seu reino é espiritual, não pode ser visto, é de outro mundo, com razão, já que não pode ser visto, é algo fora do normal. Pilatos de imediato até considerou que Jesus falou a verdade, de fato é um homem inocente, só fez o bem, deixou a sociedade do seu tempo um pouco melhor, curou enfermos, leprosos, converteu pecadores, prostitutas, cobradores de impostos corruptos, todos melhoraram de vida quando encontraram com Jesus.

Mas este negócio de reino espiritual não entrou na cabeça de Pilatos, essa verdade ele preferiu rejeitá-la.

Cinicamente Pilatos ouvindo Jesus dizer que seu reino não é deste mundo, concluiu que de fato ele era um rei, de alguma forma se intitulava rei, aí vem a pergunta mais óbvia: Logo tu és rei?

Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.   (João 18:37)

O que é a verdade? Esta foi a próxima pergunta de Pilatos. Primeiro Jesus disse que era rei, e o tempo todo trabalhava em favor da verdade.

Muitos hoje, também não entendem estas afirmações de Jesus, se Jesus aparecesse nos tempos de hoje, com estas afirmações muitos também, como Pilatos, iriam perguntar: Rei do quê? Que verdade?

O que Jesus quer dizer com verdade? Ele é o rei da verdade? No seu reino só tem verdade?

Muitos acreditaram em Jesus, muitos ainda acreditam, entende o porque dele ter morrido numa cruz de forma humilhante, sem culpa de nada, inocente, mas muitos não prestam muita atenção na mensagem sobre a verdade.

Você sabe o que é a verdade?

Você sabe que todo aquele que é da verdade consegue ouvir a voz de Jesus?

Compra a verdade, e não a vendas; e também a sabedoria, a instrução e o entendimento.      (Provérbios 23:23)

Este provérbio  nos dá algumas pistas para descobrir a verdade. É disso que Jesus estava falando. Adquire a verdade, possua ela e não a troque por nada e nem a vendas.

É disso que Jesus veio falar ao mundo, para dar testemunho da sabedoria, para disciplinar os homens, para que eles pudessem viver com prudência na vida, e melhorar seus caminhos

Pilatos teve a grande oportunidade de ouvir esta mensagem, rejeitou, não quis acreditar, a sua verdade era outra, a sua verdade era poder, fama, Roma, ascensão e glória, ele conhecia esta verdade e só.

A verdade é relativa, cada um trabalha na sua, cada um entende sua vida e procura um caminho, onde possa entender e percorrer, cada um tem seu entendimento e uma religião como bússula, por causa disso muitos não trocam sua verdade por nada.

Muitos morrem pela sua verdade, muitos dizem: “minha verdade é dinheiro no bolso”, “minha verdade é comida no prato”,  “minha verdade é minha religião, não troco por nada”, “minha verdade é tirar vantagens em tudo, minha verdade é a lei de Gerson”. "nasci nesta religião e vou morrer nela, não troco minha religião por nada" ...isso são convicções, verdades relativas!!!

A verdade de Jesus continua sendo absoluta, jamais passará, de geração a geração, a verdade continua falando mais alto. Jesus continua chamando as pessoas para conhecer a verdade.

Ele veio para dar sabedoria aos homens, se todo aquele que aceita a verdade absoluta, não terá outros atalhos, se praticar as palavras de Jesus, encontrará a vida, passa a ser um membro do reino da verdade e ouvirá a voz de Jesus em sua consciência todos os dias.

Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade. (2 Coríntios 13:8)

Aquele que vive pela verdade, se torna justo, disciplinado, prudente, santo, homem de bem, que pratica a bondade e a misericórdia

Pela misericórdia e verdade a iniqüidade é perdoada, e pelo temor do Senhor os homens se desviam do pecado.   (Provérbios 16:6)

Aquele que segue Jesus é santificado na verdade, tem o selo de justiça em seu coração, não vive outra verdade, tão somente permanece na única verdade com sabedoria, prudência e disciplina

Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.  (João 17:17)

Jesus veio ao mundo com o único propósito de pregar o evangelho do Reino. Neste evangelho está embutido a salvação individual de cada ser humano, um plano de conversão e arrependimento dos maus caminhos, a pratica da justiça, do amor e do perdão, o amor ao próximo e muitas outras coisas mais

Este é o caminho mais seguro, para se ter uma vida saudável emocional equilibrada, sobre tudo o que for fazer ,falar, ouvir e pensar. Isso é tudo que precisa saber sobre a verdade

A conversa de Jesus com Pilatos ficou registrada na Bíblia justamente para que toda humanidade pudesse refletir sobre a verdade, caminho escolhido por Jesus para dar sabedoria aos homens, disciplina e prudência em suas ações e todo aquele que empenhar esforço nisso, conhecerá a verdade

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.   (João 8:32)

Pilatos rejeitou a verdade e ficou preso em suas convicções, teve que fazer o julgamento de Jesus, mas, realmente ficou muito atemorizado diante de Jesus e de suas palavras, ele achou Jesus fora do normal, até perguntou de onde tu és?

Saiu, pois, Jesus fora, levando a coroa de espinhos e roupa de púrpura. E disse-lhes Pilatos: Eis aqui o homem. Vendo-o, pois, os principais dos sacerdotes e os servos, clamaram, dizendo: Crucifica-o, crucifica-o. Disse-lhes Pilatos: Tomai-o vós, e crucificai-o; porque eu nenhum crime acho nele.

Responderam-lhe os judeus: Nós temos uma lei e, segundo a nossa lei, deve morrer, porque se fez Filho de Deus. E Pilatos, quando ouviu esta palavra, mais atemorizado ficou.

E entrou outra vez na audiência, e disse a Jesus: De onde és tu? Mas Jesus não lhe deu resposta.

Disse-lhe, pois, Pilatos: Não me falas a mim? Não sabes tu que tenho poder para te crucificar e tenho poder para te soltar? Respondeu Jesus: Nenhum poder terias contra mim, se de cima não te fosse dado; mas aquele que me entregou a ti maior pecado tem.


Desde então Pilatos procurava soltá-lo; mas os judeus clamavam, dizendo: Se soltas este, não és amigo de César; qualquer que se faz rei é contra César.

(João 19:5-12)

Jesus se calou diante dos homens, foi considerado culpado e crucificado, sem defesa, porque seu mundo não era feito de comida e nem bebida, seu reino era espiritual, dentro dos homens, era feito de sentimentos e ações

Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.     (Romanos 14:17)

Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida.         (João 6:55)

ESTA ERA A VERDADE, UM REINO QUE NÃO PODE SER ABALADO POR NINGUÉM,

UM REINO QUE SÓ PODE SER VIVIDO POR AQUELES QUE CREEM EM DEUS


A verdade de Jesus continua sendo absoluta, jamais passará, de geração a geração...


Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar. (Lucas 21:33)

Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão. (Marcos 13:31)

O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar. (Mateus 24:35)


****



Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...