quinta-feira, 8 de março de 2012

MÚSICA - COMPLEXIDADE E INCOMPREENSÃO - PARTE 3


       Música – complexidade e incompreensão / parte 3
       
                                                         (parte final)

  
                                                          I coríntios 14:10
Há, por exemplo, tanta espécie de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significação”

...Continuando a falar sobre músicas, abordei alguns temas para finalizar, agora muito mais voltado aos cristãos, porque a maioria deles, ainda levantam a bandeira do “DIGA NÃO A MÚSICA SECULAR de maneira radical”



Música secular, é Pecado? É possível encontrar mais resposta para esta pergunta pertinente, aparentemente simples, porém complicada?



Rotular musica apenas em dois gêneros: secular e de Deus é a forma mais aceitável?

Hoje em dia gospel já deixou de ser apenas adoração e virou comércio: estilo de música popular que está vendendo muito bem, até mesmo sem a dita pirataria tão prejudicial ao trabalho e esforço dos músicos. Se os cristãos batalham contra a pirataria, muito mais ainda o estilo gospel vai render milhões, para as gravadoras é claro, e agora ainda mais para a LINE RECORDS/EDIR MACEDO e a poderosa SOM LIVRE/REDE GLOBO.

Tanto “música gospel” como também o Livro Sagrado: “A Bíblia”, estão no topo do comércio, já descobriram que é isso o que mais vende hoje em dia, estão apelando para a mídia consumista diariamente.

Todo ano tem lançamento e relançamentos gospel na área: novas versões de musicas, é musica daqui e dali, remixadas, duetos em vários estilos, singles, musicas para crianças, temas de filmes, documentários, peças de teatros, coral, versões em espanhol, italiano, frances, tudo que voce imaginar, daqui há pouco vai até virar temas de novelas.

É Bíblia no comércio também, tem de todos os modos, da mulher, do idoso, da criança, da moça, do rapaz, nova versão com letras gigantes, letras pequenas, bíblia para resolver problemas financeiros, da cor azul, amarela, verde, roxa, rosa, estampada, florida, capa dupla, inglês e português, bíblia da prosperidade, dos millagres, das conquistas, da aplicação pessoal, bíblia digital, biblia do que voce imaginar, etc, etc e tal.
 
Estão visando lucros, muito lucro, muito dinheiro, dinheiro, dinheiro e mais dinheiro mesmo, e onde está Deus em tudo isso, estão adorando de fato a Deus ou ao Comércio desenfreado?

Só sei que as propagandas estão todos ai, na nossa frente todos os dias. Não posso negar isso, eu gosto de acompanhar os sinais do tempo em que vivemos, é uma loucura. É o tempo do fim, estão fazendo muito dinheiro em nome de Deus.

Ainda que vivemos no tempo da graça, dias nos quais o Espírito de Deus está sobre a igreja, edificando as vidas e concedendo-lhes discernimento para agirem em conformidade com a vontade de Deus em todos os aspectos. 

A vida santa e pura (“...santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”. Hb 12.14) nos habilita a desfrutarmos de intimidade com Senhor e na renovação de nossa mente, comungando as mesmas idéias e princípios. 

É o campo preparado para o agir do Espírito Santo que nos faz sentir a conveniência ou não de algumas ações.

Preste muita atenção em tudo, para não sermos enganados por tudo que nos oferecem, fique sempre do lado da VERDADE, preste atenção nos sinais do tempo, FAÇA UMA LEITURA ATENTA AOS TEMPOS EM QUE VIVEMOS HOJE.

É evidente que não encontraremos na Bíblia um versículo que aborde o tema sobre música, até mesmo, pela inexistência de tais situações. Paulo escrevendo aos irmãos de Corinto, disse: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas”. (1Co 6.12)  

Aqui está a sabedoria do servo, ao deixar o Espírito Santo falar ao coração.

A nossa escolha é pela licitude das obras, boas obras “mantendo exemplar o osso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação”. . (1Pe 2:12)

 Ouvir música com conteúdo ruim, apelativo, que faz apologia a coisas que desagradam a Deus edifica a vida? Muito pouco provável! Essa resposta é fácil, todo mundo sabe que não, até os impios sabem o que é bom ou ruím para si mesmo.

Na verdade, as letras de tais músicas geralmente exploram temas como: erotismo, sexualidade, ilusões, espiritualidade, mentira, etc. mensagens que destoam dos princípios de Deus.

Há também a questão do testemunho. Será lícita esta prática? A Bíblia ensina ter prazer nelas? É claro que também NÃO.

Já é um fato provado que qualquer coisa que alguém deixe ocupar sua mente vai mais cedo ou mais tarde determinar sua linguagem e comportamento. Suas ações serão contrárias a Deus se persistir a ouvir, pensar ou fazer o que não edifica a sua vida

Esse é o princípio por trás de Filipenses 4:8 e Colossenses 3:2-5: estabelecer pensamentos que agradam a Deus. 2 Coríntios 10:5 diz que devemos levar "cativo todo pensamento à obediência de Cristo".

Essas passagens deixam bem claro também a que tipo de música não devemos escutar.

É claro que o melhor tipo de música que devemos escutar é aquela que adora e glorifica a Deus, mas com propósitos definidos no coração. E no ambiente favorável a isso, na IGREJA especificamente.

Há vários músicos Cristãos talentosos em quase todo tipo de música, de clássica, ao rock, ao rap, ao reggae. Todos estão aderindo aos vários gêneros existentes para envangelizar ou entre aspas “ganhar dinheiro e reconhecimento”.

Não há nada de errado com qualquer estilo de música. Há algo errado nas intenções e motivações dos nosso coraçãos

É exatamente a letra que determina se uma canção é aceitável ou não diante do SENHOR DEUS. No entanto, se um estilo de música secular, seja o ritmo ou a letra, causa você a considerar a se envolver em algo que não glorifique a Deus, então deve ser evitado. Mas isto é algo muito pessoal e depende da cabeça da pessoa.

Assim como música ruim, Assistir Filmes ruíns e Novelas com os temas atuais edifica a vida?
As novelas exibidas em nossos dias são verdadeiros canais disseminadores de toda sorte de práticas contrária à Palavra de Deus. Uma escola que atenta diretamente contra a moral e os bons costumes. Ali está todo mundo virando as costas para Deus, quem gosta, cedo ou tarde acaba virando as costas também, porque não há ninguém que não receba influencia disto tudo

A Tônica é: sexo, adultério, fornicação, traição, mentira, inimizade, falsidade, espiritualidade, violência, etc.  É visto por muitos, como se fosse a coisa mais normal do mundo. Mas quem é sábio sabe que não é. É lícito o servo de Deus ocupar diariamente a sua mente com tanta imundícia?

Somos tentados a sermos assíduos telespectadores de novelas? Claro que sim.

Quanto aos filmes, é preciso ter o bom senso de assistir apenas aquilo que não traga dano à nossa comunhão com o Senhor. É comum nas telas, o errado tornar-se certo e o certo em errado, por exemplo, inúmeros filmes trazem personagens declaradamente maus, vaidosos, orgulhosos, corruptos, bandidos, assassinos, auto-suficientes, etc. que arrebatam a aprovação e até mesmo, o desejo de vê-los se dar bem.

É o compactuar com as obras das trevas. É licito tal diversão? Será que tem muitas pessoas que ocupariam o seu tempo assistindo filmes abertamente contrários aos princípios de Deus?

Irmãos é preciso aprender a analisar e avaliar tudo que tem acesso à vida e que enche a mente, seja através dos pensamentos, dos olhos e ou dos ouvidos.

Se a tua mente está cheia de letras de músicas que não edificam e cenas de novelas e filmes a tendência lógica é a pratica de tais ensinamentos e achando tudo normal mesmo.

O Senhor Jesus nos alertou quanto a isto, veja: “Porque a boca fala do que está cheio o coração”.  (Mt 12.34).

É preciso humildade e santidade para reconhecer esta verdade e guerrear contra a carne, sujeitando-a totalmente a Deus. O viver precisa ser um testemunho vivo da glória de Deus, o único exagero mesmo é ver o diabo em tudo, procurar mensagens subliminares em tudo já se torna doença mental, como ser lúcido e sóbrio não fazendo uma analise perfeita em tudo  e reter só o que é bom

Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”. (Mt 5:16)

É evidente que o que é dito como forma de musica secular não tem lugar no ambiente sagrado. Na igreja nem pensar. Isso é regra divina.

A palavra de Deus é contundente quando diz: “Não profanareis o meu santo nome, e serei santificado no meio dos filhos de Israel. Eu sou o Senhor que vos santifico” (Levítico 22:32). 

Este texto, juntamente com o relato do episódio em que Nadabe e Abiú trouxeram fogo estranho perante o Senhor e foram consumidos (Levítico 10:1-2), deixa claro que nada que não tenha sido consagrado a Deus pode se usado na adoração a um Deus santo. P,or isso é evidente que só mesmo musicas de louvor, devem ser executadas na igreja

A vida do homem, não pertence a Ele mesmo, sim a Deus, que o santifica e o transforma em morada do Espírito Santo (“Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus”. 1Co 6.19);

É lícito encher esta morada santa com as coisas impuras deste mundo?  Deus chamou o homem e o separou para toda boa obra, para que nas suas ações Ele seja glorificado.

O que deve ocupar a NOSSA MENTE do ponto de vista de Deus ?

tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”

E quanta musica boa pode ocupar nossa mente, porque possui todas estas coisas, E quantos exemplos já vimos de cantores do mundão que só tem a acrescentar aos nossos corações

Na nossa casa , no trabalho, na escola, não é errado ouvir uma boa música com temas inteligentes e letras de conteúdo informal, que traz alegria, sabedoria e paz.

Todo mundo tem hobbies, há pessoas inteligentes que fazem da sua musica preferida, um Oasis de descanso e paz interior, sem rotular e discriminar as pessoas que tem gosto diferente aos seus. Cada um na sua, com a consciencia tranquila. “Romanos 14:14”

O homem segundo o coração de Deus observa os Seus princípios e sempre está com a porta da vida fechada para o diabo e suas más obras, que habilmente, entra pela mente.

Concluindo, diríamos que todas as escolhas musicais do cristão não devem estar rotuladas e a mente tão fechada que não possa extrair nada de bom do mundo, a não ser dentro das 4 paredes da IGREJA,  fora dela só precisam estar de acordo com Filipenses 4:8 em todas as áreas da vida

"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai."  Filipenses 4:8


                                                  Paulo.life@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...