domingo, 4 de março de 2012

MÚSICA – COMPLEXIDADE E INCOMPREEENSÃO - PARTE 2



A Bíblia diz que "tudo nos é lícito, mas nem tudo nos convém".


Há, por exemplo, tanta espécie de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significação. (1 Coríntios 14:10)


Todas as músicas nos são lícitas, mas nem todas nos convém e nem todas nos edificarão. Por isso, ao ouvir uma música, qualquer que seja o genero, todo o cuidado é pouco.


O meio mais correto ao ouvir musica, é vigiar seus pensamentos e atitudes em relação a ter discernimento para refletir na questão musica, atitude e letras


É necessário entender também a tradução (se for em outra língua), cuidar com expressões que possuem duplos sentidos.  (Ex: grupos de pagode e funk que tendem a erotizar as suas letras), entender que propósito o autor têm para determinada música (Ex: músicas sertanejas que tendem a relembrar antigos casos extraconjugais, traições, etc) ... Todos estes itens devem ser levados em conta.

 
É pecado, para um cristão, ouvir músicas seculares? Um cristão que ainda não abandonou a música secular está perdido? O cristão só deve ouvir louvores, porque o resto nada mais presta?  

Mais perguntas pertinentes e suas respostas:

Na verdade, não é possível responder à pergunta sobre o ouvir músicas seculares com um mero "sim, é pecado" ou "não, não é pecado"; a questão é um pouco mais complexa.

Primeiro, podemos perguntar: O que é pecado? A primeira resposta que nos vem à mente é o texto de I João 3:4 - "Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei." (NVI). Se olharmos apenas este texto bíblico, ficaremos com o conceito de que basta olharmos os 10 Mandamentos e, se os obedecermos, não estaremos pecando.

Vemos aqui uma definição mais abrangente para a palavra "pecado". Na verdade, o próprio João, se seguirmos a leitura até o verso 10, explica melhor a questão do pecado: quem peca é quem faz as obras do diabo. Assim, para resumirmos, se compararmos este trecho com outras passagens bíblicas, veremos que pecado é tudo aquilo que nos afasta de Deus e da Sua vontade.

Aí surge outra pergunta: A música pode realmente nos afastar de Deus? Se sim, que tipo de música pode me afastar de Deus e que tipo de música me aproxima dEle?  

A música dependendo as letras, pode SIM, me afastar ou me aproximar de Deus. Portanto, algumas músicas seriam pecaminosas, enquanto outras não seriam, independentes de ESTILOS.

A MÚSICA É  um encadeamento de sons que ocorrem no tempo e que nos influenciam, criando estados mentais, levando nossa mente a fazer associações com situações ou momentos já vividos, alterando vários aspectos da nossa fisiologia e sugerindo idéias, sentimentos e sensações,  inclusive ter significados ligeiramente variados de pessoa para pessoa.

Evidentemente que esta variação de significados não é muito grande, pois se fosse assim, as trilhas sonoras de filmes não teriam o impacto que sabemos que elas têm, de maneira muito semelhante, sobre todas as pessoas, em qualquer cultura.

O real problema acontece na análise da música em si, porque a maioria esmagadora dos cristãos não realizam esta análise, acham que nao é necessário,  não estão dispostos a fazer esta análise.

Cada um de nós deve responder diante de Deus pelas suas próprias escolhas e decisões, dentro da luz que possuímos. Jogar a responsabilidade para outros não resolve o problema na minha vida espiritual.

Não é o nosso papel rotular ou julgar as pessoas. A música, para ser questionada, deve ser julgada por si mesma, pelo que ela é, dentro do nosso contexto atual.

Alguns diriam que não é possível uma fonte poluída fornecer água pura, mas a estes eu perguntaria como é que o puro lírio branco pode nascer na podridão de um pântano fétido.

Se ouvimos músicas (sem se preocupar agora com a letra) que nos elevem, que sejam apropriadas para a nossa espiritualidade, que façam bem à nossa mente, a fonte de onde essas músicas vieram não é tão importante quanto o benefício ou malefício que elas poderão causar à nossa mente e à nossa espiritualidade.

O julgamento musical não é apenas uma questão de gosto, mas de efeitos.


A argumentação de alguns de que o cristão só deve ouvir louvores e que, se um cristão age desta forma, está seguro de influencias mundanas, é, no mínimo, ingênuo e desinformado, podendo chegar a ser mal-intencionado.

Embora a letra possa ser teologicamente correta, a música pode não ser apropriada para transmitir este conteúdo teológico, já que, como vimos, a análise da música é bem mais complexa e exige um grau maior de discernimento, em virtude da sua subjetividade.

A sutileza do engano está em que quase todos ouvem essas músicas, crendo que isso os levará para mais perto de Deus. Mas a única coisa que estas músicas podem fazer é excitar as emoções (que muitos confundem com a operação do Espírito Santo) e superficializar e banalizar a experiência religiosa, tornando o culto um mero entretenimento.

Seria um engano, ingênuo ou consciente, acharmos que toda e qualquer expressão de adoração que parte do homem é verdadeira. O homem possui um coração enganoso e uma mente limitada (Jeremias 17:9; Isaías 55:8-9).

Essas duas coisas produzem um erro que não é percebido facilmente pelo homem, especialmente quando a maioria ao seu redor está envolvida neste mesmo erro (II Timóteo 3:1-5; II Timóteo 4:3-4).

Da mesma forma que muita coisa não adequada pode ser encontrada na música utilizada nos cultos, muita coisa de valor pode ser encontrada na música secular. Não é porque não é de origem cristã que, necessariamente, é pecado.

Por exemplo, poderia ser pecado cantar as virtudes do amor sincero e verdadeiro? Seria pecado cantar as belezas da natureza, de um lugar lindo e inspirador, do qual a pessoa sente saudades?

Verdadeiramente, eu não creio que isto seja pecado. O amor sincero e verdadeiro não é um dom divino? A natureza não é criação de Deus? Os sentimentos puros e sinceros não foram implantados no nosso coração pelo Criador?

Então volto a sugerir canções excelentes, que nos fazem refletir sobre a vida, cheias de detalhes verdadeiros, amáveis, puros e de boa fama E QUE NÃO SÃO NECESSARIAMENTE MÚSICA CRISTÃ, Deus usa pessoas do mundão para falar aos nosso corações, e muitas vezes elas são rotuladas de forma negativa, embaladas no saco de MUSICA SECULAR, confira as letras se puder e tire suas conclusões:

Letra excelente que fala de amor e esperança, algo que Deus quer nos ensinar constantemente: Dias melhores virão / Jota Quest

Letra muito bacana que fala de Amizade ente as pessoas - Provérbios. 18:24 (Canção da América / Milton Nascimento)

Músicas que nos dão ânimo, coragem e fé – Josué: 1:5-9 (Mais Uma Vez – 14 bis)

Que nos bota pra cima, que nos incentiva viver com alegria, procurando a verdadeira felicidade - Eclesiastes. 9:7-9 (O que é o que é / Gonzaguinha)

Que nos fazem refletir sobre a vida DE FORMA POSITIVA - Leia todo livro de Eclesiastes (Tocando em Frente / Almior Sater)

Que fala da realidade da vida e de questões que não queremos discutir, preferiamos não ver, nem discutir, por causa de tanta hipocrisia no mundo atual: (Perfeição / Legião Urbana)

Que fala da manipulação das massas, nos instrui a tomar cuiado com o sitema mundano que vivemos (3 do plural / Engenheiros do Hawai)

Música também é cultura, sabedoria e conhecimento. Não é certo nos encastelarmos numa torre de marfim, nos trancarmos em uma redoma de vidro, a fim de tentarmos fugir das influências maléficas do mundo.

Se fizermos isto, estaremos deixando de ser o "sal da terra", pois, se por um lado, não recebemos influências maléficas, não estaremos exercendo o nosso papel de influenciar beneficamente o mundo. O que acontece se o sal perde o seu sabor? (Mateus 5:13) 

Nosso exemplo maior, Cristo, não deixou de andar com publicanos, comer com pecadores, conversar com os rejeitados, impuros e excluídos da sociedade daquela época. Todo tipo de pessoas que tinha perfil e gostos diferentes, para musica, por comida, por bebida

O discernimento espiritual deve ser buscado na própria fonte de toda a verdade, através da oração e do estudo da Palavra de Deus. Tentar salvar os perdidos ouvindo só musica de Deus e discriminando e criticando quem ouve musica secular, não haverá muito efeito na hora de evangelizar

A nossa própria vontade, o nosso próprio gosto não pode ser o parâmetro seguro pois, como já vimos, o coração do homem é enganoso. Voltando ao exemplo de Cristo, ele se misturava com pecadores sim, mas depois de passar noites inteiras em oração (Lucas 6:12). Ele, que era o Filho de Deus, não ousava entrar em contato com o pecado sem antes buscar forças para resistir a ele.

Não estaríamos nós, quando se trata de nossas escolhas musicais, nos permitindo um contato com influências malignas sem antes nos revestirmos de "toda a armadura de Deus" (Efésios 6:11-13)

Assim, é evidente que precisamos ter cuidado em selecionar as músicas que ouvimos (sejam seculares ou não), bem como as letras que essas músicas nos transmitem; precisamos discernir que efeito este conjunto (letra e música) terá sobre a nossa mente e a nossa vida espiritual.

Mas, da mesma forma, quando questionados sobre assuntos espirituais, precisamos fugir da resposta simplista de que, sendo da igreja, é certo, não sendo da igreja, é pecado. O mundo também nos foferece coisas boas, letras inteligentes dentro da MÚSICA - “tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama pode desfrutar

Existem mais coisas que precisam ser consideradas na questão da música. Cada música precisa ser analisada por si mesma, por seus valores, seus efeitos, seus resultados. Esses resultados, precisamos nos lembrar, tem conseqüências boas e ruíns dependendo a maneira de analisar e rotulá-las !

Vale a pena saber pensar, saber refletir, em várias questões da vida, estar consciente dos estímulos que ouvimos, vimos e pensamos. Tudo na vida nos estímula a tomar decisões, nada melhor do que filtrar estes estímulos e reter só o que é bom

Concluindo, diríamos que todas as escolhas musicais do cristão não devem estar rotuladas, mas precisam estar de acordo com Filipenses 4:8: "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai."

 
          Continua na próxima POSTAGEM.... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...