sexta-feira, 6 de setembro de 2024

O AMOR E O APEGO AO DINHEIRO

 

O AMOR E O APEGO AO DINHEIRO


DINHEIRO
: energia vital para a nossa sobrevivência

O dinheiro tanto pode ser usado para fazer o bem ou o mal. 

Ele pode estar circulando numa instituição para fins de caridade para ajudar pessoas e também ao mesmo tempo circulando na boca do tráfico financiando a destruição de muitos

Saiba o valor que tem o seu dinheiro. Tudo depende do seu usuário. É
é por isso que o dinheiro é neutro para se fazer o que bem entende com ele, a forma como o usamos é que faz toda a diferença

Há quem diga que sem dinheiro vamos ver o capeta e há quem diz que só o dinheiro traz felicidades

Para as mulheres seve bem este slogan: "quem diz que dinheiro não traz felicidades, não sabe onde fazer compras"

Temos que aprende a usar bem o nosso dinheiro. Até que ponto seremos equilibrados em relação ao dinheiro  

Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. (1 Timóteo 6:10-11)

A Bíblia Sagrada não diz que ter muito dinheiro é ruím, o que faz mal é o amor, o apego ao dinheiro

E tudo que tem apego, escraviza, impulsiona  a pessoa a ter sempre mais e não existe compartilhamento

Tempo, dinheiro e saúde são coisas importantes pra sermos pessoas equilibradas, é o fator
principal em nosso estado emocional tranquilo

Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? 

Quer viver saudável e equilibrado, emocionalmente tranquilo, administre bem seu tempo, sua saúde e principalmente seu dinheiro

Lidar com o dinheiro é um teste de fidelidade a Deus, pois tudo está confiado em ti, o que faz com suas riquezas, recursos e bens materiais?

E eu vos digo: Granjeai amigos com as riquezas da injustiça; para que, quando estas vos faltarem, vos recebam eles nos tabernáculos eternos. Quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito. Pois, se nas riquezas injustas não fostes fiéis, quem vos confiará as verdadeiras? E, se no alheio não fostes fiéis, quem vos dará o que é vosso?
Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.
(Lucas 16:9-13)

Jesus disse que se não formos fiéis a Deus com nosso dinheiro, talentos e habilidades, não lhe confiará os recursos espirituais

Isso quer dizer, que Deus está acima de tudo de olho em tudo até na nossa administração financeira

Nós precisamos sempre nos perguntar: "Quais sãos as prioridades com nosso dinheiro?"

Tenho meu dinheiro para minha alegria? Dinheiro é minha satisfação pessoal? sou equilibrado e administro bem meu dinheiro? O dinheiro é minha vida, minha saúde, minha comida na mesa, minha casa, meus filhos ,meu trabalho? 

Alguém um dia chegou até Jesus querendo entrar na vida eterna e disse: E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna? Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus. (Lucas 18:18-19)

Jesus foi logo lhe dizendo que Deus é bom, e que não somos bons por natureza em nada que queremos fazer, as nossas motivações podem estar todas erradas

Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe. E disse ele: Todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade. E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me. Mas, ouvindo ele isto, ficou muito triste, porque era muito rico.  (Lucas 18:20-23)

O cara tinha dinheiro, era muito rico, era muito religioso, pois conhecia todos os mandamentos de Deus e ainda assim ,se retirou da presença de Jesus

Tudo porque jesus lhe pediu para compartilhar tudo que tinha. Este jovem rico tomou uma triste decisão. Tudo o que ganhou, sua riqueza, não queria repartir com ninguém

Este é o perigo do dinheiro: amor e apego. 

PODEMOS ESTAR TÃO APEGADOS EM OUTRAS RIQUEZAS, que não sejam dinheiro, como ídolos, pessoas, vícios, maus hábitos, CORRUÇÃO, DROGAS que não damos conta que a vida para ser feliz deve ser COMPARTILHADA

E, vendo Jesus que ele ficara muito triste, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!

Porque é mais fácil entrar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.  (Lucas 18:24-25)


***

HOMOSSEXUALISMO, POLITICA, DEBATES E RELIGIÃO

 

HOMOSSEXUALISMO, POLITICA, DEBATES E RELIGIÃO



Assim como os judeus foram atormentados pelos nazistas agora os homossexuais acham que estão sendo atormentados pelo povo cristão.

Esta é uma comparação, um tipo de pensamento que permeia a mente de muitos homossexuais assumidos, visto como andam as criticas acirradas na mídia de ambos os lados

Basta tantos debates, entre politicos, lideres religiosos, cristãos, passeatas gays, pastores na TV, enfim vários protestos a favor e contra a homofobia. Muitos não querem direitos, querem privilégios.

 

Nunca se falou tanto no assunto, assim como nunca se viu a quantidade de pessoas dentro ou fora de qualquer religião saindo do armário e assumindo de vez sua preferência sexual

AS ATITUDES permissivas de hoje têm levado muitos jovens a experimentar relacionamentos com pessoas do mesmo sexo. Visto que tais relacionamentos são apresentados de maneira tão aberta

Atualmente, muitas pessoas — até mesmo alguns religiosos — amenizam a questão do homossexualismo. Ainda assim, a Bíblia não dá margem para dúvida.

Como DEUS se posiciona SOBRE ESTE TEMA?

Deus intencionou que os desejos sexuais fossem satisfeitos apenas entre homem e mulher. (
Gênesis 1:27, 282:24) Não é de surpreender, então, que a Bíblia condene as práticas homossexuais. — Romanos 1:26, 27.

É claro que muitos diriam que a Bíblia está ultrapassada. Muitos dizem: "Algumas das coisas escritas na Bíblia não têm nada a ver com o mundo de hoje."

Rejeitam a Palavra de Deus porque ela ensina algo diferente daquilo em que eles querem acreditar. No entanto, essa visão é distorcida e a Bíblia nos incentiva a não ter a mente fechada.

 

Na verdade, Deus nos exorta em sua Palavra a levar em consideração o fato de que seus mandamentos são para o nosso bem. (Isaías 48:17, 18)

Ao povo que se denomina "povo de Deus" há de se fazer um alerta e precauções, porque já há muitas discussões e escandalos sem fim, sobre o tema homossexualidade.

Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem! Mateus 18:7

O povo cristão é o povo escolhido por Deus para fazer a diferença positiva no mundo?

O povo cristão que segundo a bíblia, não deveria se escandalizar com as coisas que andam acontecendo?

Até mesmo dentro das atuais igrejas evangélicas existem muitos homossexuais não assumidos, com grande luta nesta área, passando por duras provas, sofrendo com seus impulsos sexuais, fazendo forte oposição aos seus desejos carnais, pessoas do bem, até mesmo envolvidas em trabalhos ministeriais dentro da própria igreja.

Não há como negar este fato, tudo está muito evidente.

Pois bem, já que na igreja, também existem homossexuais que estão ouvindo a palavra e se esforçando para trabalhar em prol do Reino de Deus, que também tem Fé em nosso senhor Jesus Cristo.

É pecado julgar coisas que são além de nossa compreensão?

Onde está a verdadeira compreensão?

A Biblia nos ajuda a ter compreensão exata de todas as coisas, A Biblia defende apenas a palavra de Deus, o que Deus fala ELE cumpre, por amor do SEU NOME, cabe a nós tomarmos as decisões certas

Existem principios na palavra de Deus que são imutáveis.



Para Deus ser homossexual não é algo sujo, mas a pratica deles são contrárias aos principios estabelecidos por ELE.

Homossexuais são pessoas tão dignas de serem amadas por Deus quanto qualquer outro rótulo, mas duas pessoas do mesmo sexo se amando é um escândalo sim, são problemas sérios e que vão causar consequencias e limitações na vida espiritual.

E Jesus disse novamente aos discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem! Lucas 17:1

Povo que se diz de DEUS, não pode julgar e condenar os outros, as pessoas ao redor, os seres humanos, feitos a imagem de Deus, mas podem sim, contrariar, aconselhar, exortar, e ficarem inconformados com as práticas pecaminosas que acontecem hoje, proibidas pelo próprio Deus.

Independente de terem pessoas na própria família .



Ao invés de julgar os homens, devemos trazer aos gays e adeptos de várias formas de relacionamento, uma solução efetiva?

Não é o fundamento cristão a salvação?

Não podemos se apegam apenas a detalhes preconceituosos e fugir da realidade?



Como os homossexuais serão salvos se os cristãos não tiverem a capacidade de amar os semelhantes?



Quem vai pagar pelo preço das almas que se perdem, não podemos debater e encontrar empecilhos estabelecidos pelos próprios Cristãos para se afastarem dos homosexuais

Pois bem povo de Deus, Jesus pediu para amar uns aos outros? Não Esqueceram que Jesus morreu pelos que tem pecado? Esqueceram que Jesus morreu por todos?

Todo esforço de amar os gays e não condená-los seria mais bem utilizado se falassemos do amor de CRISTO.



Dessa forma atrairiamos não só gays, mas diversas pessoas que precisam conhecer o amor de Deus em suas vidas.



Discursos, preconceitos, privilégios, discriminação, só consegue gerar ódio pelos Cristãos e aumentar os níveis de preconceito que já existem.

Antes de acusarmos os gays, julguemos a nós mesmos se também não temos outros tipos de ppecados em outras áreas.



Quem frequenta igreja sabe que a luta é grande, e que onde existem pessoas, existe uma diversidade de problemas. Por que se colocar como melhor, onde está a mão que deveria ser estendida.



A bíblia fala que o caminho é estreito. Tomem cuidado! Existem muitos falsos Cristãos.

Prestem atenção nas obras, ações e posturas, e vejam pelos seus próprios olhos.



O que Jesus faria? Tenho certeza que ofereceria salvação e amor e não ódio e condenação.



Somos todos capazes de ver, desde que tenhamos um espirito ligado em Deus e um coração sem ódio!





Mas os homossexuaiss, lésbicas, ou qualquer pessoa com comportamento anormal sexual, não podem esquecer de algo muito importante para aabandonarem a prática



Quando Jesus salva a mulher adultera de ser apedrejada, Ele também diz: "Vá e não peques mais!"



A salvação se dá através de uma transformação em Cristo e não através de algo sem nenhum compromisso com o que ensina a palavra de Deus.



Não da para conciliar homosexualismo ou sodomia com cristianismo (se lembra de Sodoma e Gomorra???, duas cidades destruidas pelo crescente nivel de pecado existente nela, principalmente pecados sexuais), pois esse tipo de prática está fora dos planos de Deus para o homem.



O homem foi criado para ser transformado de Glória em Glória, de Vitória em Vitória, até mesmo sobre suas tendencias, a imagem de Jesus Cristo.



Agora, devemos perguntar o que Jesus faria diante dessa prática?



Com certeza ele iria amar o pecador, mas condenar a prática e dizer, vá e não peques mais.



Acredito sim que Jesus ama os homossexuais, mas jamais faria adesão a isso, portanto, se temos que ser a sua imagem, repito, isso não condiz com o plano de Deus para o ser humano.

QUANDO É SÁBIO FUGIR

 Quando é sábio fugir

  
No mundo atual muitas vezes a pessoa corajosa se caracteriza por espirito de valentia e de hostilidade, ou por enfrentar tentações

Quem foge duma situação costuma ser considerado fraco ou covarde. Pode até se tornar alvo de zombaria e chacota

A Bíblia Sagrada porém torna claro e nos dá algumas dicas de que há ocasiões em que fugir tanto é sábio como corajoso:

Motivo: perseguição religiosa

Quando pois vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel sem que venha o Filho do homem. (Mateus 10:23)

Na hora de um cristão evangelizar, é sábio, analisar o tipo de pessoa a ser evangelizada, pois poderão encontrar hostilidade, arrogancia, altivez e pre-potência

E, em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, procurai saber quem nela seja digno, e hospedai-vos aí, até que vos retireis. E, quando entrardes nalguma casa, saudai-a; E, se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz. E, se ninguém vos receber, nem escutar as vossas palavras, saindo daquela casa ou cidade, sacudi o pó dos vossos pés. 
(Mateus 10:11-14)
      
Quem vive pela verdade, tem convicção daquilo que acredita, deve continuar mantendo a verdade, nunca falsificar as palavras para agradar os homens

Por isso, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos; Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade. (2 Coríntios 4:1-2)        

Outro Motivo para fugir: da Tentação - 

Para que elas te guardem da mulher alheia, da estranha que lisonjeia com as suas palavras. Porque da janela da minha casa, olhando eu por minhas frestas,
Vi entre os simples, descobri entre os moços, um moço falto de juízo, 
Que passava pela rua junto à sua esquina, e seguia o caminho da sua casa;
(Provérbios 7:5-8)

Fugir principalmente das armadilhas sensuais e provocantes, esta é uma área onde muitos caem em tentação, e mal conseguem se levantar após a queda


Assim, o seduziu com palavras muito suaves e o persuadiu com as lisonjas dos seus lábios. E ele logo a segue, como o boi que vai para o matadouro, e como vai o insensato para o castigo das prisões; Até que a flecha lhe atravesse o fígado; ou como a ave que se apressa para o laço, e não sabe que está armado contra a sua vida. (Provérbios 7:21-23)

Lidar com tentações sexuais é tão difícil, porque está ligado a tantas fantasias e hormonios, tanto feminino e masculino, que as pessoas se iludem facilmente e se esbaldam nos prazeres da carne

            

Fugi da fornicação. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo.  (1 Coríntios 6:18)

E na juventude, não tem ninguém que não goste de novidades, e daquilo que é difícil de conquistar, como diz um ditado "quanto mais difícil, mais gostoso e prazeroso é"

Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor. E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas. (2 Timóteo 2:22-23)

Fugir, eis a questão. Como fugir das coisas que este mundo nos oferece, como sendo um troféu, para quem chegar primeiro?       

O mundo é um vitrine, onde se encontra o que se quer    

Não entres pela vereda dos ímpios, nem andes no caminho dos maus.
Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo. Pois não dormem, se não fizerem mal, e foge deles o sono se não fizerem alguém tropeçar. (Provérbios 4:14-16)    

O BOM E O CORRETO

 

O BOM E O CORRETO



Há uma grande diferença entre o bom e o correto. O que nos agrada e o que desagrada a Deus.

Nossa relação com Deus é muito estreita e todos os dias esbarramos no que é bom e o que é correto

E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.


Efésios 4:30


O Espírito Santo é uma pessoa e você pode alegrá-lo ou entristece-lo dependendo do seu entendimento sobre aquilo que voce acha bom ou correto

Por exemplo: um lanche X-tudo quase todo mundo acha bom, mas não é correto comer, tem muita caloria, engorda e é prejudicial a saúde. Isso vira glutonaria.

No meu tempo, nos meados dos anos 80, lanches rápido era moda, o mais grande era só o X-tudo, hoje já acrescentaram algo mais: X-tudo ao cubo, X-tudo Mega, X-Tudão

Outro exemplo, todo mundo sabe que Big Brother e Novela não tem nada que presta, mas a maioria gosta de assistir, está todo mundo la de antena ligada, porque pra muitos é muito bom...


Novela e Big Brother - tem nudez, sensualidade, beleza, saúde e alegria, é agradável à cobiça dos olhos, estimula a visão, tem também competições, pelejas, iras, contendas, cíumes, tramas, corrupção, adultério, intrigas, isso é muito bom estimula a nossa audição. É o que mais tem de bom e do melhor nas novelas:

Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei.

(
Gálatas 5:19-23)



É bom para os homens e mulheres, ativa os desejos da carne, mas não é correto pra Deus.


Geralmente tudo que é bom pra nós não é correto pela perspectiva de Deus, por isso a razão dos homens terem tantas dificuldades em obedecê-lo

Outro exemplo, alguém nos critica, nos ofende, nos maltrata e nos caluniam, o jeito é apelar, os nervos ficam a flor da pele, não levamos desaforo pra casa, isso é muito bom, mas não é o correto.


Pra Deus o perdão é o mais correto, a vingança pertence ao Senhor, a nós cabe dar a outra face, ou seja a face psicológica, não reagir pagando o mal com o mal.

Outra coisa: Pegadinhas e video-cacetadas - isso é muito bom, não tem quem não gosta de dar boas gargalhadas, isso nada mais é do que rir da desgraça dos outros...

E pra Deus isso não é nada correto, pois sua palavra nos instrui sempre: Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram; (Romanos 12:15)


Se você saber discernir o bom do correto, saberá exatamente quando está alegrando ou entristecendo o Espírito Santo de Deus

MALDIÇÃO HEREDITÁRIA


Maldição Hereditária

O que é maldição? 

Vejamos:

1)Dicionário Aurélio: "Ato ou efeito de amaldiçoar ou maldizer". Maldizer: "praguejar contra; amaldiçoar". Maldito: "Diz-se daquele ou daquilo a que se lançou maldição".

2) Dicionário Teológico: "Praga que se arroga a alguém. Locuções previamente formadas encerrando desgraças e insucessos".

3) Bíblia Online: "Chamamento de mal, sofrimento ou desgraça sobre alguém (Gn 27.12; Rm 3.14). Os que quebram a Lei estão debaixo de maldição. Cristo nos salvou dessa maldição, fazendo-se maldição por nós (Gl 3.10-13)".

Difícil é conciliar a "Teologia da Maldição Hereditária" com a Palavra. Os que defendem a existência de crentes amaldiçoados por maldições provindas de antepassados, admitem que é possível estarmos de posse de uma herança maldita, por nós desconhecida, e difícil de ser detectada no tempo e no espaço. O remédio seria QUEBRAR, ANULAR, AMARRAR, REPREENDER essa maldição. Feito isso, o crente ou não crente estaria leve, liberto e livre de todo peso. Nem ele nem os seus descendentes sofreriam mais os danos desse mal.

A maldição hereditária – segundo os que a defendem – surge em decorrência de um trabalho de feitiçaria ou de qualquer outra ação maligna lançada contra outra pessoa (a vítima). Uma pessoa em sofrimento pode ter sido consagrada, antes ou depois do seu nascimento, às entidades demoníacas. Uma palavra má pode ter sido lançada sobre a vida de uma família, que nunca prosperará e será vítima de enfermidades e angústias.

As pessoas sem temor a Deus, sem vida em Cristo, sem vida no altar, estão sujeitas a problemas muito maiores do que esses, pois estão condenadas à morte eterna. Sem Cristo a maldição nunca acaba Vejamos quais as promessas para os que aceitarem a salvação que há em Cristo Jesus:

"Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito" (Romanos 8.1). Poderia ocorrer o caso de os salvos em Cristo carregarem, ainda, maldições herdadas?

"Portanto, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, tudo se fez novo" (2 Coríntios 5.17). Ocorreria uma situação em que o NOVO carrega, ainda, coisas velhas?

"Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida" (João 5.24). Dar-se-ia o caso de alguém entrar no céu, carregando maldições?

"Mas se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado" (1 João 1.7). A maldição lançada contra os salvos seria mais eficaz do que o sangue de Jesus? Mais poderoso não é Aquele que está em nós?

"Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós" (Gálatas 3.13). Jesus tomou sobre si nossas maldições, e carregou nossos pecados.

"Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" (João 8.36). Dar-se-ia o caso de o crente ficar livre das correntes do pecado, mas permanecer amarrado, ainda, às maldições resultantes de pecados cometidos por seus antepassados?

"Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça. Pelas suas feridas fostes sarados" (1 Pedro 2.24). "Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós" (Gálatas 3.13). Morremos para o mundo e para o pecado, mas não teríamos morrido para possíveis maldições sobre nós lançadas? A cruz nos salvou da maldição da lei, mas o sangue de Jesus teria sido impotente para nos livrar de maldições hereditárias?

Fica difícil de imaginar que uma pessoa beneficiária de tantas bênçãos possa carregar sobre si o fardo das maldições. A solução para livrar-se delas é aceitar a salvação que há em Cristo Jesus. As maldições não alcançarão os justos, porque os muros de nossa fortaleza espiritual estão íntegros, sabendo-se que "a maldição sem causa não virá" (Provérbios 26.2). Aos que se julgam debaixo de maldição, Jesus faz um convite e uma promessa: "Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" (Mateus 11.28).

A NOSSA NATUREZA CARNAL

 A NOSSA NATUREZA CARNAL 

Nossa natureza carnal e egoísta precisa ser ajustada antes que pudéssemos ser confiados com as riquezas do Reino de DEUS . 
Algumas destas são ajustadas à medida que aprendemos a lidar com as riquezas terrenas. Mesmo assim, não estamos apenas tentando parar de manifestar as obras da carne, mas buscando carregar o fruto para o Reino. Se nós perseguimos apenas o negativo, ficaremos somente vazios. Se perseguirmos o positivo, removeremos o negativo. Então estaremos cheio do Senhor ao invés de apenas vazios de nós mesmos.
Ouvi muitos cristãos dizerem que estão buscando diminuir para Cristo possa crescer neles. Pode parecer uma dedicação honrosa, mas não muito sábia. Eles pensam que estão apenas perseguindo o que João Batista fez, mas isso é na realidade o oposto do que ele disse, que foi “É necessário que ele cresça e que eu diminua” (João 3:30). É importante que nós não retrocedamos. Se Cristo crescer em nossas vidas, você diminuirá. Se você simplesmente tenta diminuir, você terminará apenas ficando vazio.
Então nossa busca não apenas se esvaziar, mas ser cheio. A real liberdade não virá por vermos quão maus ou ruins somos embora isso seja um passo necessário para trazer arrependimento. Nós precisamos aprender a crucificar a carne quando ela se erguer e tentar se afirmar, mas nossa meta é contemplar a glória do Senhor e pela Sua glória ser transformados em Sua imagem. Isso é no final das contas uma perseguição positiva, não apenas negativa, embora nós começamos se dando conta de como precisamos dessa mudança.
Nesse mesmo modo não ficaremos livres apenas por tentar se libertar de nossa cadeia. Não estamos apenas deixando as cadeias, mas perseguindo a liberdade. Uma é a reação negativa, a outra é a perseguição positiva.
Para realmente ser livre, nós temos até que fazer nossa prisão ser uma experiência positiva, sendo gratos por tudo e pelo que aprendemos com isso. Nisto não estou insinuando que temos que ser gratos pelo pecado, mas pelo contrário ser gratos por cada coisa negativa em nossa vida porque foi uma ajuda para conduzir-nos a Cristo. No fim, se estamos caminhando à liberdade, não deve haver negativos na nossa vida, mas tudo precisa ser transformado numa vitória gloriosa. Aqueles que nos feriram devem ser perdoados, e as coisas ruins que nos acometeram devem ser vistas como positivas na luz de Romanos 8:28: “E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”
Novamente, gastou-se apenas uma noite para tirar Israel do Egito, mas levou muitos anos para tirar o Egito de dentro deles. Real liberdade nunca vem em apenas reagir a algo, mas é a dedicação positiva ao Reino dos Céus. A única verdadeira liberdade é a busca de Cristo e fazer Sua vontade. Por mais que a princípio pareça um paradoxo, não há maior liberdade que possamos conhecer do que ser um escravo de Cristo, pensando sempre em cumprir Sua vontade.
Primeiro, esta será nossa maior liberdade porque o Senhor é o benevolente Rei. Ele se preocupa mais com nosso bem até mais do que nós mesmos. Ele é também o sábio Rei, que conhece muito mais sobre o que é bom para nós do que nós sabemos. Ele também nos fez e então nos conhece muito melhor que poderíamos saber para o que fomos feitos. Logo, quanto mais dedicados formos para fazer Sua vontade todos os dias, mais realmente livres seremos – livres para sermos o que nós realmente somos.
Muitos pensam em liberdade como a habilidade para fazer apenas o que lhes agrada. Esse tipo de “liberdade” sempre leva às piores prisões. Por exemplo, se um trem fica livre dos trilhos que o restringe então ficaria “livre” para ir através dos campos a qualquer lugar que quiser, o quão longe quiser? Os trilhos que o restringe são os instrumentos de sua real liberdade – a liberdade para fazer aquilo que foi criado para fazer. De igual modo, os limites que o Senhor pos na humanidade não são para nos impedir de fazer coisas que queremos fazer, mas nos manter longe de fazer coisas que nos iriam ferir e nos levar ao pior cativeiro, que é a morte. Seus limites nos libertam para sermos tudo o que fomos criados para ser. Como fomos exortados em Gálatas:
Para a liberdade Cristo nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jogo de escravidão. (Gálatas 5:1)
Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade.
Mas não useis da liberdade para dar ocasião à carne, antes pelo amor servi-vos uns aos outros.
Pois toda a lei se cumpre numa só palavra, a saber: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. (Gálatas 5:13-14)
O propósito final para o qual fomos criados é amar o Senhor. O Segundo maior propósito de nossa criação é amar uns aos outros. Logo, a liberdade final que poderemos conhecer é amar ao Senhor e amar o povo. Essa é a maior liberdade porque o amor real é liberdade de nós mesmo e liberdade da cadeia final, que é o egocentrismo.
Quão livre você seria para fazer algo que você saberia que absolutamente não falharia? Então considere isso: “O amor nunca falha” (I Coríntios 13:8). Se vivermos nossas vidas para amar a Deus e uns aos outros, nunca falharemos. Que liberdade seria maior que esta?
Por isso que todos os negativos de ‘não faça’ faça isso ou aquilo que a Lei foi trocada pelo resumo que Senhor fez de toda lei em dois positivos: amar ao Senhor e amar ao próximo. Esses cumprem a Lei, pois se amamos a Deus não adoraremos a ídolos. Se amarmos ao próximo, não mataremos, invejaremos, roubaremos,etc. Se fizermos esses dois positivos, cumpriremos toda a Lei.
Então, não temos que pensar em temos de que são deveres que temos que consentir, mas são coisas maravilhosas para fazermos! Temos que ir à igreja e adorar ao Senhor! Temos que orar! Temos que ler nossas Bíblias! Se enxergarmos essas coisas apenas como requerimentos e deveres, ainda não amamos. Que pessoa deseja que acabe sua conversa com aquele que ama apaixonadamente? Quem deseja parar de estar com ou aprender sobre aquele que realmente ama?
Se nossa busca do Senhor ou retidão é baseada em deveres e obrigações, continuamos presos na religião, não na verdadeira fé. Deveres e obrigações são o fundamento da religião. O real cristianismo não é apenas uma religião, mas relacionamento com Deus. Não há nada mais empolgante, maravilhoso, ou interessante que Deus. Se andarmos com Ele como deveríamos, haverá uma empolgação e surpresa contínua nessa maravilhosa busca que temos. Nunca será algo que temos que fazer, mas algo que faremos, e é a alegria mestre em nossa vida.

O AMOR E O APEGO AO DINHEIRO

  O AMOR E O APEGO AO DINHEIRO DINHEIRO : energia vital para a nossa sobrevivência O dinheiro tanto pode ser usado para fazer o bem ou o mal...