segunda-feira, 13 de setembro de 2021

SAÚDE, TEMPO E DINHEIRO

 

DINHEIRO, SAÚDE E TEMPO

      

DINHEIRO, SAÚDE E TEMPO

Estas 3 coisas juntas podem gerar em nós muita alegria, mas para usá-las a nosso favor, se deve ter muita cautela, disciplina, equilibrio e prudencia.

Tem que haver harmonia no use do dinheiro, juntamente com o tempo, para nos dar saúde. O dinheiro atrai muito as pessoas orgulhosas, compulsivas, alegres, tristes, invejosas, ambiciosas para realizarem seus deleites.

Todo mundo de alguma forma é atraído pelo dinheiro. Quem não gosta de dinheiro?

O dinheiro tem valor e nós como seres humanos inteligentes procuramos o nosso valor e não conhecemos. 



O homem não conhece o seu valor, e nem ela se acha na terra dos viventes.  Jó 28:13
 
Dinheiro sem saúde, tempo sem dinheiro, não serve para nada. Qual o valor disso? É preciso saber muito bem o que se faz na vida com tempo, saúde e dinheiro.

Temos dinheiro porque trabalhamos, temos tempo porque Deus nos dá e queremos aproveitá-lo e só temos saúde se nos controlarmos emocionanalmente.

Isso é verdade, mas, será que todo mundo esta vivendo esta realidade? É fácil ser uma pessoa equilibrada?

Antes de tudo é preciso refletir: Quanto custa as coisas? O que é mais importante? Quais as nossas prioridades? Quais os nossos objetivos e planos? Onde está Deus em tudo isso?.

Seja qual for o estilo de vida de cada um, é muito importante saber controlar o tempo, a saude e o dinheiro porque são essas três áreas essenciais muito importantes na vida de todos e é certo que não existe solução mágica sem planejamentos, sem prudencia e sem disciplina.

Só assim você poderá ter saúde e vida com abundancia, pois Deus diz: 


Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.  Jeremias 29:11
 
Facilite sua vida, comece hoje a arrumar a solução correta olhando para dentro, no seu interior, o que deseja, aprenda a usar o dinheiro de forma sábia, aproveite o tempo de forma eficaz, tenha saúde quando estiver fazendo tudo de modo adequado.


Dinheiro não traz felicidades, alguém já disse: "que o dinheiro não compra a felicidade, mas manda buscá-la"

Não é bem assim. Este é um ditado bem conhecido e enganoso, outros já disseram: "dinheiro não traz felicidades somente para aqueles que não sabe onde comprar", mas são ditados que no fim não dão sentido na vida.

Dinheiro não é bom nem ruím, é neutro, não é do bem, nem do mal, o dinheiro é uma energia neutra em nossas mãos. A diferença é a forma como o usamos, como o administramos.

Felicidade não se compra, não tem preço, depende muito de nossas emoções, diante das circunstancias, depende do equilibrio perfeito entre tempo, saúde e dinheiro e o principal deixar Deus agir em nós,



O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.  - João 10:10
 

Alguém vai tentar nos tirar o equilibrio, vai querer nos frustrar, roubar nossos sonhos e atacar nossa mente. Felicidade depende de como administramos nossos temperamentos, nossos pensamentos, o nosso modo de agir e reagir em várias situações.

Explicar como obter a felicidade se torna algo muito complexo, não tem fórmula mágica, porque depende de experiencias e cada um tem as suas. somente experiências com Deus vão nos dar sabedoria, para se ter uma vida abundante

Felicidade mesmo não se compra, ela é pessoal e passageira, ela é de momento, ela pode até ser compartilhada, depende de circunstancias, eu posso compartilhar a minha felicidade, mas não posso gerar a felicidade dos outros.

Eu posso fazer as pessoas se sentirem bem perto de mim, mas não posso saber o que se passa dentro das pessoas, cada um batalha por sua felicidade.

A felicidade depende de muitas escolhas e decisões na vida. O dinheiro pode contribuir em partes, podemos fazer o que quiser dele, mas a responsabilidade é nossa, vamos arcar com as consequencias de qualquer maneira, assim como também quem quiser ser feliz em qualquer área da vida, fazendo o que quiser, haverá consequencias.


Guarde seu coração das coisas que contaminam ele, e fazem voce disperdiçar, tempo, dinheiro e saúde

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. -   
Provérbios 4:23


Costumo dizer que dinheiro é a cara do dono, se você é avarento vai usar o dinheiro de forma avarenta, se você é compulsivo, vai usar o dinheiro de forma compulsiva, se você é abençoado vai usar o dinheiro de forma abençoada.

Dinheiro, tempo e saúde são energias que precisam ser bem usadas, bem dosadas, porque assim podem nos equilibrar, podem nos fazer muito bem e trazer bons momentos de felicidades e paz de espírito.

A forma com que as pessoas lidam com o dinheiro, com o tempo e com a saúde mostra um pouco da personalidade delas e se não soubermos usar adequadamente e com prudencia e disciplina vamos ter transtornos físicos, emocionais e problemas de caráter.


O dinheiro é material é palpável, o sentimento é imaterial, não se vê, mas é sentido é absorvido, gera saúde e o tempo é indispensável, é fundamental a saber viver.


Como diz uma música famosa: "é preciso saber viver"


Muitas pessoas se expressam através do dinheiro, elas pensam que são alguma coisa pelo que elas tem, no seu interior elas pensam exatamente que são avaliadas pelas demais como alguém que tem poder, fama, status, justamente por causa de dar prioridade a isso.

 
Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. - 1 Timóteo 6:10
 
Mas o valor financeiro do dinheiro não muda, o que muda é o valor emocional que voce deposita nele, é o valor do dinheiro que altera as emoções das pessoas, a confiança que colocam nele, como que suas vidas dependessem unicamente do dinheiro, e se por algum motivo acaba o dinheiro, acaba tudo, porque o valor das pessoas não pode estar relacionado a dinheiro.

O nosso valor está relacionado como pessoas. O nosso valor é sempre avaliado por Deus.


O homem não conhece o seu valor, e nem ela se acha na terra dos viventes.  Jó 28:13

As pessoas podem não te dar valor, pela falta de dinheiro, podem não te dar oportunidade pela falta de saúde, podem não te dar tempo de voce expressar o seu sentimento, mas Deus não pensa assim, Deus analisa nosso corações. É Deus que nos dá sabedoria. Todos tem seu valor diante Dele e dá a quem O busca muito entendimento


Porque o SENHOR dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento. - Provérbios 2:6


Tente se esforçar para administrar bem a saúde, o dinheiro e o tempo e Deus estará contigo, a verdade é a palavra de Deus, que vai lhe mostrando os melhores caminhos para você adquirir sabedoria, disciplina e prudencia.


Compra a verdade, e não a vendas; e também a sabedoria, a instrução e o entendimento.  - Provérbios 23:23

***

A INICIATIVA

 

A INICIATIVA



QUEM DE NÓS VAI TOMAR A INICIATIVA?

Jesus nos ensina a tomarmos a iniciativa em direção às pessoas, não importa quem elas sejam, sempre no sentido de fazer o bem, entender o que é certo e errado, sem esperar de imediato nada em troca, sem saber os resultados.

Realmente é um caminho estreito que poucos percorrem, mas é um caminho cheio de sabedoria e realização pessoal

Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas. Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.  (Mateus 7:12-14)

Na vida em geral ou em muitas religiões pelo mundo afora, se ensina o caminho invertido, tem até um ditado popular que se diz: "não faça aos outros o que você não quer que os outros façam com você"

Essa regra é muito fácil, é só ficar na sua, no seu cantinho, não mexer com ninguém, caladinho, que está ótimo, está bom demais, desse jeito jamais vai fazer mal pra ninguém, é uma regra sem iniciativa, não precisa ter iniciativa pra nada construtivo é só ficar na sua.

Jesus através desta novidade na época, uma "regra áurea" quer nos ajudar de forma positiva a ter INICIATIVA na vida, dando mais significado as relações interpessoais, das pessoas poderem se relacionar melhor, tudo fundamentado no amor, na caridade, na solidariedade, no perdão, na bondade e misericórdia.

Ou seja, viver fazendo o bem, porque receberemos o bem que fazemos na medida que espalhamos a bondade e o amor em todas as direções, mas será que temos tanta disposição para isso, desejamos fazer isso de coração, é nosso desejo maior agradar as pessoas?

Ou ficamos só esperando as pessoas fazer algo bom pra nós?

Sabemos que Deus sempre deu iniciativa de nos amar, esse é o tipo de amor incondicional Que Deus demonstra para conosco todos os dias. Deus é bom e justo. Ele faz só o bem independente de quem somos, ele só quer o nosso bem, ele permite passarmos por muitass provas e tribulações, e mesmo que temos que passar duras lições, sempre é para o nosso bem.

Não fazer o que é mal é muito fácil pra nós, é comodo, é tranquilo, ter iniciativa de fazer o bem é muito difícil, tem que ter amor incondicional igual ao de Deus.

E quem tem iniciativa de fazer o bem encontra a paz de espírito tão desejada, produz boas ações, é semelhante a árvores frutíferas, a beira de um caminho bem movimentado, sempre pronta a alimentar muita gente que passa por perto.

Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.
Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. (Mateus 7:17-20)


Quem não tem iniciativa de fazer o bem, é comparado a árvore sem frutos, só tem sombra, abriga as pessoas por perto, mas não tem como alimentá-las, pode até acolher, falar palavras bonitas, dar conselhos, mas não tem ação, atitude, não tem iniciativa de realmente ajudar não só de palavras, mas com atitude de quem sabe amar

Muitas pessoas pensam que são "boazinhas" não bebem, não fumam, não falam mal de ninguém, são religiosas, pregam uma religião vazia, falam muitas mensagens bonitas, mas não move uma palha para salvar alguém, não tem iniciativa de ir até os necessitados e mudar o quadro daquelas vidas.

A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo. (Tiago 1:27)

Cumpri aquilo que ouvimos de Jesus é ser semelhante a ele, ao homem sábio que construiu sua casa na rocha, é construir nossa vida em obediência a palavra de Deus, que resiste a todas as tempestades do caminho

Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; (Mateus 7:24)

Se formos insensatos, só ouvir as palavras de Jesus e não as cumprir, edificamos nossa casa na areia e haverá grande queda e ruína, porque não haverá suporte.  Tem muita gente se achando de Deus, muitos cristãos que só ouvem e não praticam nada, não fazem nada de bom, são neutros, não se envolvem com nada, não tem INICIATIVA pra nenhum projeto social, não é voluntário pra nenhum serviço para a comunidade que vive, não fede e nem cheira, se esperamos alguma coisa em troca nesta vida seremso os mais miseráveis do planeta.

Certamente que a bondade e misericórdia de Deus acompanharão somente aqueles que desejam ser misericordiosos e bondosos com as pessoas 

Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias. (Salmos 23:6)

Que nos recompensa é o Senhor, Deus dará tudo que precisamos, fazer o bem sem olhar a quem é cumprir as leis de Deus e prosperar em obediência, é cumpri tudo aquilo que antes foi escrito pelos profetas:

 "Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas"  -  Mateus 7:12

A iniciativa  de fazer o bem é sempre nossa, não espere ninguém fazer por nós, para ver o que vai acontecer, nunca deixe alguém fazer aquilo que é pra você fazer, marque a sua presença no mundo.

Sem entregar sua vida por completa a Jesus, nada podereis fazer de bom, jamais conseguirá dar iniciativa em fazer o bem, pense nisso, nossa mente, nosso corpo, nosso espírito tem que ser disciplinado, melhorado, transformado e isso só acontece se deixarmos Jesus agir no nosso coração

Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.  (João 15:5)

Tome sempre a iniciativa, nunca desista de fazer o bem, se desistir quem vai fazer por você, a sua parte, ninguém. Fazer o bem é cansativo, mas é gratificante e as recompensas são eternas: 

Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. (1 Coríntios 15:19)

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

O VALOR DE UMA PÉROLA

 

O Valor de Uma Pérola

 

“Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés, e , voltando-se, vos dilacerem.” (Mateus 7:1)

 

Este texto é muito conhecido, e muitas vezes entendemos errado o principio que ele quer nos ensinar.

 

1 - O principio mais importante deste texto é identificarmos em nossa vida o que significa pra nós o valor de uma pérola. (coisas santas)

 

Pérola: Para os Orientais; o que tinha de mais precioso.

A pérola de valor incomparável

Há muitos anos, um americano chamado David Morse, vivia e trabalhava na Índia, onde fez amizade com Rambhau, um mergulhador que retirava pérolas no mar.

Muitas foram às vezes em que Morse passou o final do dia na casinha de Rambhau, lendo a Bíblia para ele e explicando-lhe a essência desse livro: o amor de Deus e a salvação através de Jesus.

Rambhau gostava de ouvir a Palavra de Deus. Mas, sempre que Morse lhe perguntava sobre aceitar Jesus como Salvador, ele balançava a cabeça negativamente dizendo: "Não consigo aceitar a maneira cristã de chegar ao Céu. Para mim ela é fácil demais! Se eu ganhasse o direito de entrar no Céu dessa forma, me sentiria um pobretão, um mendigo que entrou por causa da compaixão de alguém. Talvez seja orgulho da minha parte, mas quero fazer por merecer o meu lugar no Céu. Quero conquistá-lo com esforço próprio, e é o que vou fazer."

Nada que Morse dizia fazia Rambhau mudar a sua decisão.

Os anos se passaram, e uma noite Rambhau bateu à porta de Morse.

- Seja bem-vindo, meu amigo - saudou-o Morse.

- Não. - respondeu o mergulhador. - Quero que você venha à minha casa um pouquinho. Preciso lhe mostrar algo. Por favor, aceite este convite."

- Com certeza irei. - disse Morse.

Chegando à casinha, Rambhau afirmou:

- Daqui a uma semana começarei a trabalhar para conquistar o meu lugar no Céu. Estou mudando para Nova Déli, e irei engatinhando.

- Isso é loucura! - exclamou Morse. - São 1.600 quilômetros! Você vai machucar os joelhos e, se conseguir chegar lá, já estará com o sangue contaminado!

- Mas eu preciso ir para Nova Déli - reafirmou Rambhau. - E os imortais me recompensarão por este ato! O sofrimento será tranqüilo, porque com ele adquirirei o direito de ir para o Céu!

- Rambhau, meu amigo, não faça isso. Como posso deixá-lo partir assim sabendo que Jesus Cristo já sofreu e morreu justamente para você ter o direito de ir para o Céu?

Mas o indiano permaneceu firme na sua decisão.

- Você é o meu melhor amigo na Terra, e quem me ajudou todos estes anos, na doença e nas horas de necessidade. Houve ocasiões em que você foi o meu único amigo. Mas nem por isso vai conseguir me dissuadir de conquistar o êxtase eterno. Eu tenho que ir para Nova Déli!

Morse estava sentado numa cadeira que Rambhau fizera para ele logo após sua chegada à Índia. Era a mesma cadeira onde sentara-se tantas vezes lendo a Bíblia para o amigo.

Saindo da sala por um instante, Rambhau retornou com um cofre nas mãos.

- Há anos eu tenho este cofre, - ele disse. - Só guardo uma coisa dentro dele e vou lhe contar algo. Eu tive um filho...

Um filho! - mas Rambhau, você nunca tocou nesse assunto!

- É porque não podia. - disse o mergulhador com os olhos cheios de lágrimas. - Mas como vou partir em breve e não sei se voltarei, preciso lhe contar o que aconteceu.

- O meu filho também era mergulhador, o melhor no litoral indiano. Era rápido, tinha olhos de águia, braços fortes e o melhor fôlego dentre todos os mergulhadores. Ele me trazia muita alegria!

- Como você sabe, - continuou Rambhau, a maioria das pérolas tem algum defeitinho ou mancha que só um perito consegue detectar. O meu filho sempre sonhou encontrar a pérola perfeita, a melhor de todas, e um dia a encontrou! Mas ficou muito tempo debaixo d'água e logo que veio à tona morreu. Ele deu a vida por aquela pérola.

Abaixando a cabeça e com o corpo tremendo por um momento, o velho mergulhador ficou então em silêncio.

- Guardei esta pérola todos estes anos. Como agora vou partir e talvez não volte mais, quero dá-la a você, o meu melhor amigo.

Girando o segredo do pequeno cofre, retirou um embrulho muito bem feito. Abrindo-o e retirando o algodão delicadamente, revelou uma pérola gigantesca que colocou na mão de Morse.

Era uma das maiores pérolas já encontradas no litoral indiano. Ela tinha um brilho que as pérolas cultivadas não têm. Valia uma quantia vultosa no mercado!

Morse observou a pérola por um momento, e até perdeu a fala, de tão admirado que ficou. Depois exclamou:

- Rambhau! Que pérola!

- Esta pérola, amigo, é perfeita. - Respondeu o indiano tranqüilamente.

Foi quando Morse teve uma revelação: Aquele seria o momento perfeito que ele tanto pedira a Deus, para ajudar Rambhau a entender o sacrifício de Jesus.

- Rambhau - ele disse. - É uma pérola maravilhosa, deslumbrante! Quero comprá-la. Eu lhe dou dez mil dólares por ela.

- O quê? Não estou entendendo! Declarou Rambhau.

- Então eu lhe dou quinze mil dólares por ela. Se valer mais, vou trabalhar até conseguir adquiri-la.

Rambhau aprumou-se na cadeira.

- O valor desta pérola é incomparável. Ninguém neste mundo tem dinheiro suficiente para pagar o que esta pérola vale para mim. No mercado ela seria vendida por mais de um milhão de dólares. Não vou vendê-la para você. Eu quero lhe dar esta pérola.

- Não, Rambhau, não posso aceitar esse presente. Por mais que queira essa pérola, não posso aceitá-la assim. Talvez seja orgulho, mas é fácil demais. Preciso fazer por merecê-la, trabalhar para conquistá-la por esforço próprio.

O velho mergulhador estava abismado.

- Você não entendeu nada, amigo. Não está vendo que esta pérola custou a vida de meu filho? Eu jamais a venderei! Ela vale o sangue do meu filho. Não posso vendê-la, mas posso dá-la. Simplesmente a aceite como um sinal do meu amor por você.

Morse, contendo as lágrimas e sem conseguir dizer nada por um momento, segurou a mão do velho.

- Rambhau, - disse ele baixinho. - Não está vendo que o que eu estou lhe dizendo é exatamente o que você tem dito a Deus este tempo todo?

O mergulhador olhou demoradamente para Morse, como se estivesse tentando decifrar o que ele afirmara. E aos poucos começou a entender.

- Deus está lhe oferecendo a salvação de graça. Ela é de um valor incomparável. Ninguém jamais poderia comprá-la. Milhões de dólares são insignificantes. Não existe pessoa na Terra que poderia fazer por merecê-la. Se alguém fosse trabalhar para adquiri-la, teria que trabalhar por milhões de anos, e mesmo assim não seria suficiente. Ninguém merece a salvação. Custou o sangue do único filho de Deus. É o único caminho para o Céu. Nem fazendo centenas de peregrinações, e esperando um milhão de anos, você conseguiria obtê-la. Só precisa aceitá-la como um sinal do amor de Deus por você, que é um pecador.

- Rambhau, é claro que eu humildemente aceito esta pérola, pedindo a Deus que eu seja digno desse amor que você tem por mim. Mas por que você também não aceita, humildemente, o maravilhoso presente que Deus quer lhe dar, o Céu, que Lhe custou a vida do Seu filho?

As lágrimas começaram a rolar pelo rosto do velho. A nuvem que encobria o seu entendimento começou a se desvanecer.

- Agora entendo. Eu não podia acreditar que a salvação fosse de graça, mas agora entendo. Algumas coisas são valiosas demais para serem compradas ou para alguém ser digno delas. Eu aceito a salvação que Jesus me oferece, amigo!

A bondade divina é riquíssima, como é revelado em tudo quanto Ele fez por nós por intermédio de Jesus Cristo.

A salvação não é uma recompensa pelo bem que fizemos, portanto nenhum de nós pode obter qualquer mérito por isto.

Foi o próprio Deus quem fez de nós o que somos e nos deu uma vida nova da parte de Cristo Jesus; e muitos séculos atrás, Ele planejou que gastássemos essa vida auxiliando aos outros.

“Para mostrar aos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça em bondade para conosco em Cristo Jesus, porque pela graça sois salvos mediante a fé; e isto não vem de voz é dom de Deus” (Ef. 2:7-9).

A Salvação que temos em Jesus é a coisa mais preciosa que podemos ter em nossas vidas, mesmo assim não é necessário pagar pedágio para chegar ao céu.

 

2 –  Não deis coisas santas aos cães.

“Acautelai-vos dos cães! Acautelai-vos dos maus obreiros! Acautelai-vos da falsa circuncisão!” (Fil. 3:2).

 

As vezes podemos achar que este texto esta falando de pessoas que não conhecem a Deus mais este texto fala de cristãos que se desviaram do real evangelho e que se afundaram numa religiosidade falsa e morta.

 

Os atalaias(mensageiros) são cegos, nada sabem, todos são cães, não podem ladrar, sonhadores preguiçosos, gostam de dormir, tais cães são gulosos, nunca se fartam, são pastores que nada compreendem, e todos se tornam para seu caminho, cada um para sua ganância, todos sem exceção” (Is. 56:10-11).

 

Aqueles que fazem das coisas santas coisas mundanas e malignas, que fazem da obra de Deus um meio para ganhar dinheiro, que fazem o povo se voltar para a ganância de ter e esquecem que objetivo do evangelho é ser.

 

O que é precioso no reino de Deus é : O amor, a amizade entre os irmãos, a fé, sermos exemplos para esta geração, sermos modelo de casamento e de atitudes entre outras coisas.

AS DUAS JÓIAS
Extraído do livro "Quem tem medo da morte?"

Um pastor dedicado, vivia muito feliz com sua família. Esposa admirável e dois filhos queridos.

Certa vez, o pastor empreendeu longa viagem ausentando-se do lar por vários dias. No período em que estava ausente, um grave acidente provocou a morte dos dois filhos amados. A mãezinha sentiu o coração dilacerado de dor.

No entanto, por ser uma mulher forte, sustentada pela fé e pela confiança em Deus, suportou o choque com bravura.

Todavia uma preocupação lhe vinha em mente: como dar ao esposo a triste notícia?

Sabendo-o portador de insuficiência cardíaca, temia que não suportasse tamanha emoção. Lembrou-se de fazer uma oração. Pediu a Deus auxílio para resolver difícil questão. Alguns dias depois, num final de tarde, o pastor retornou ao lar. Abraçou longamente a esposa e perguntou pelos filhos...

Ela pediu para que não se preocupasse. Que tomasse seu banho, e logo depois ela lhe falaria dos moços. Alguns minutos depois estavam ambos sentados na mesa. Ela lhe perguntou sobre a viagem, e logo ele perguntou novamente sobre os filhos.

A esposa, numa atitude, um tanto embaraçada, respondeu ao marido:

- Deixe os filhos. Primeiro, quero que me ajude a resolver um problema que considero grave.

O marido, já um pouco preocupado perguntou:

- O que aconteceu? Notei você abatida! Fale! Resolveremos juntos, com a ajuda de Deus!

- Enquanto você esteve ausente, um amigo nos visitou-me e deixou duas jóias de valor incalculável, para que as guardasse. São jóias muito preciosas! Jamais vi algo tão belo! O problema é esse! Ele vem buscá-las e eu não estou disposta a devolvê-las, pois já me afeiçoei a elas. O que você diz?

- Ora mulher! Não estou entendendo o seu comportamento! Você nunca cultivou vaidade!...Por que isso agora?

- É que nunca havia visto jóias assim! São maravilhosas!

- Podem até ser, mas não lhe pertencem! Terá de devolvê-las.

- Mas eu não consigo aceitar a idéia de perdê-las!

E o pastor respondeu com firmeza:

- Ninguém perde o que não possui. Retê-las eqüivaleria a roubo!

- Vamos devolvê-las, eu a ajudarei. Faremos isso juntos, hoje mesmo.

- Pois bem, meu querido, seja feita a sua vontade. O tesouro será devolvido. Na verdade isso já foi feito. As jóias preciosas eram nossos filhos.

- Deus confiou a guarda, e durante a sua viagem veio buscá-los. Eles se foram...

O pastor compreendeu a mensagem. Abraçou a esposa, e juntos derramaram muitas lágrimas.

“Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idolatras, e todo aquele que ama e pratica a mentira” (Ap. 22:15)

 

3 – Nem lanceis aos PORCOS as vossas pérolas...

Estamos vivendo um tempo onde estão sendo distorcidos os valores reais do reino de Deus.

 

As pessoas estão valorizando mais as ervilhas do que as perolas.

 

“Pois melhor lhes fora nunca tivessem conhecido o caminho da justiça, do que após conhecê-lo, volverem para traz, apartando-se do santo mandamento que lhes fora dado, com eles aconteceu o que diz certo adágio: O cão voltou ao seu próprio vomito, e a porca lavada voltou a revolver-se no lamaçal” (II Pe. 2:21-22).

 

O adágio está em Prov. 26:11

 

Hoje em dia pessoas tem valorizado aquilo que para Deus não tem muito valor.

 

A ervilha: O dinheiro, bens materiais, posição social, carros, etc.

Pérola: Amizade, Amor, Afeto, Atitudes, Conduta, Padrão da Palavra, etc

O porco prefere a ervilha e se você der a pérola não terá muito valor para ele.

 

Existem pessoas querendo ervilha nas igrejas, procuram uma palavra de sucesso, mas quando recebem uma palavra de confronto por seus pecado logo se viram contra as pessoas que estão falando da verdade da palavra de Deus.

 

Conclusão:

“para que não pisem com os pés, e voltando-se vos dilacerem”

 

Identificamos que existem cães (falsos mestres) e porcos (apostatas da fé), pra esses religiosos de plantam não é necessário perdem nosso tempo tentando fazê-los compreendem o quanto é importante a pérola, pois eles preferem as ervilhas.

 

Será que você não está neste grupo?

 

- Se você tem trocado o que eterno pelas coisas desta terra.

 

- Se você tem trocado ser modelo de amor por ter dinheiro e prestigio.

 

- Se você tem ensinado as pessoas que ter bens materiais é mais importe do que ajudar ao próximo.

 

- Se você valoriza mais em sua vida fazer hora extra do que ter um tempo com Deus.

 

É bom pensar porque talvez você esteja no grupo que valoriza as ervilhas e que joga fora as pérolas que Deus te deu.

OS DOIS REINOS

 

Os Dois Reinos

 

 

Rm 14:17

“Porque o reino de Deus não consiste no comer e no beber, mas na justiça, na paz, e na alegria no Espírito Santo”.

 

Cl 1:12-13

“Dando graças ao Pai que vos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz, e que nos tirou do império das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado”.

 

Existem 2 reinos :

·      O Reino das Trevas

·      O Reino da Luz

 

O que é um reino ?

 

Ø É um estado ou pais governado por um rei.

 

Em um reino existem pelo menos duas classes de pessoas:

 

·      O rei       à que governa o reino e de quem é o reino.

·      Os súditos       à que vivem no reino, obedecem e se sujeitam a autoridade do rei.

 

Sempre existem estas duas classes de pessoas, pois não pode haver reino sem rei, nem rei sem súditos.

 

Todas as pessoas estão em um desses dois reinos ou no reino das trevas ou no reino da luz. Não existe meio termo.

 

Toda pessoa desde quando nasce, está em que reino ?

à No reino das trevas.

 

Por que ?

à Por causa da Independência decretada por Adão. Por causa disso a natureza humana desde Adão até hoje está em pecado. ( reino das trevas )

 

O pecado ( independência do homem ) faz com que ele não se submeta ao governo de Deus e viva segundo a própria vontade.

 

Jz 21:25

“Naqueles dias não havia rei em Israel; cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos”.

 

Quem governava era Deus, mas se o povo não se submetesse a Ele não havia paz.

 

Ef 2:1-9

“Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência, entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus, para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé e isso não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie”.

 

Este é o relato da historia de todo homem que nasce de novo.

·      Estando nós mortos nos nosso delitos e pecados 

·      Segundo o curso deste mundo

·      Segundo o príncipe das potestades do ar

·      Filhos da desobediência

·      Filhos da ira

 

Jesus é quem opera em nós a mudança de reino.

·      Só Ele é capaz de fazer esta obra.

·      Não conseguimos por sacrifício

·      Nem por boas obras

·      Mas pela Graça , mediante a

 

Ele nos libertou do império das trevas. Fomos tirados de um reino e colocados em outro.

 

Ø Conversão : Mudança de governo.

O Reino de Deus não é o céu, não é a outra vida. O Reino de Deus começa quando nós cremos em Jesus.

 

Reino decorativo

Ex.:  Inglaterra - rainha Elizabete

Ela recebe atenção de todos, participa de muitas festas, é procurada pela imprensa, aparece nos noticiários e jornais, vive no maior luxo e com toda mordomia. Mas ela não manda nada, não governa nada. Existe um 1o ministro , parlamento e as câmaras que realmente governam a Inglaterra.

Ela reina, mas não governa. É uma figura decorativa.

A Igreja de um modo geral se tornou uma Inglaterra espiritual. Todos concordam que Jesus é rei, que ele reina, mas não se submetem ao seu governo.

Todos dizem que ele é rei : as músicas, os hinos,  as orações, os pastores, os padres, o povo. Mas ele governa ?

Se olharmos para isso vemos que ele reina, mas não governa a vida de determinadas pessoas. Por isso a Igreja tem estado longe do propósito de Deus.

 

Ø Jesus reina e governa de fato.

Sl 2:1-9

“Por que se amotinam as nações, e os povos tramam em vão? Os reis da terra se levantam, e os príncipes juntos conspiram contra o Senhor e contra o seu ungido, dizendo: Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas. Aquele que está sentado nos céus se rirá; o Senhor zombará deles. Então lhes falará na sua ira, e no seu furor os confundirá, dizendo: Eu tenho estabelecido o meu Rei sobre Sião, meu santo monte. Falarei do decreto do Senhor; ele me disse: Tu és meu Filho, hoje te gerei. Pede-me, e eu te darei as nações por herança, e as extremidades da terra por possessão. Tu os quebrarás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro”.

 

Ex.: Gorbachov  : quando assumiu o poder disse “Nem Jesus Cristo separa a União Soviética”. Meses depois ela já estava toda separada e abalada.

( John Lennon , Titanic )

O fato das pessoas não se submeterem a Ele não significa que Ele perdeu a autoridade, ou que não tem poder. Todos que não o obedecem sofrem as conseqüências.

 

As características de cada reino

 

Cada reino tem a sua lei

 

Qual a lei do reino das trevas ?

 

Ef 2:3

“Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais”.

 

Ø Viva como quiser

·      Eu não tenho que dar satisfação para ninguém

·      Ninguém manda no meu nariz

·      Eu sou dono da minha vida

·      Faço o que me der na telha.

 

Ex.: Navio furado - comandante : Satanás

 

Mesmo na Igreja muitas pessoas depois de convertidas acham que são donas de suas vidas e continuam teimando em viver como pensam e acham - Achologia.

Mt 7:21-23   -  “Nem todo que me diz Senhor, Senhor...”

( Ex.:  3 grupos - alegres , tristes e perplexos )

 

 

 

Qual a lei do reino da Luz ?

 

Ø Viva como Jesus quer.

·      Submissão a Jesus

·      Obedecer sempre

·      Não quando for conveniente.

 

Cada reino tem seu idioma

 

Pelo idioma podemos detectar a nacionalidade das pessoas ( japonês, alemão, grego, português ).

 

Ø O idioma que falamos evidencia a que reino nos pertencemos.

 

Se pudéssemos fazer uma excursão até o inferno, o que ouviríamos:

·      Choro

·      Ranger de dentes

·      Gemidos                     ( Obs O diabo não está no inferno, mas vai para lá. )

·      Reclamações

·      Murmurações ( maledicências )

 

Nossa maneira de falar mostra quem está reinando em nosso coração.

 

Lc 6:45  “pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca”.

Ex.: Ponto de ônibus, fila de banco, orelhão.  - isso é contagioso.

 

Qual é o idioma do reino das trevas ?

 

Ø A Murmuração

Qual o idioma do reino da luz ?

 

Ø O Louvor

Louvor não significa cânticos ou música. A música é apenas uma maneira de se expressar o louvor.

 

Ø Louvor é uma atitude interior de contentamento.

Ex.: Reuniões com cânticos

 

Se pudéssemos medir a espiritualidade de uma pessoa, ela seria proporcional a sua gratidão.

 

Ef 5:20

“Sempre dando graças por tudo a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo”.

I Ts 5:18

“Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”.

 

Rm 8:28

“E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”.

 

Cada reino tem sua bandeira

As cores e o disposição das cores identificam a nação. Normalmente não tem palavras, elas não fazem falta.

Ex.: Japão , Brasil ( única que tem algo escrito )

 

Ø A bandeira é algo que se vê

Qual é a bandeira do reino da luz ? O que Jesus disse que nos identificaria ?

 

Jo 13:34-35

“Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros”.

 

Ø O Amor

Jesus não disse que a Igreja seria conhecida pelo tipo de roupa, tipo de cabelo, lugar que se reúne, etc. mas sim pelo amor.

Mesmo os escritores e historiadores pagãos dizem:

“Quando você vê duas pessoas juntas que nunca se viram antes mas se amam, ali estão dois cristãos”.

 

Ct 2:4

“Levou-me à sala do banquete, e o sua bandeira sobre mim era o amor”.

 

A Igreja falando a Cristo, o noivo.

 

Qual é a bandeira do reino das trevas ?

 

Ø O Egoísmo.

·      Tudo girando em torno do EU.

·      Atenção voltada para mim.

·      Tudo converge para mim.

·      EU sou o centro de tudo.

 

A Nova Era prega : você é um deus.

Ø O Amor não é uma opção, uma exortação ou um conselho de Deus. É um mandamento.

 

Características

Reino das Trevas

Reino da Luz

Referências

Rei

Satanás

Jesus

Mt 25:34

Lei

Viva como quiser

Viva como Jesus quer

Mt 7:21

Idioma

Murmuração

Louvor

I Ts 5:18

Bandeira

Egoísmo

Amor

Jo 13:34-35

 

 

Em que reino você está ?

Podemos usar um filtro : A Palavra de Deus.

 

I Jo 2:9-11

“Aquele que diz estar na luz, e odeia a seu irmão, até agora está nas trevas. Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há tropeço. Mas aquele que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai; porque as trevas lhe cegaram os olhos”.

 

Odiar à Aborrecer  à Amar menos à por em segundo lugar.

 

I Jo 3:10

Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não é de Deus, nem o que não ama a seu irmão”.

 

I Jo 3:14

“Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte”.

 

Deve haver o amor. ( Não basta não odiar )

Se dissermos que não temos nada com o irmão não temos amor.

 

Ø Eu sei que pertenço ao reino de Deus porque amo a meus irmãos.

 

A quem devo amar

·      Amar os irmãos Jo 13:34-35

·      Amar o próximo Mc 12:32-33

·      Amar os inimigos        Mt 5:44

 

O mundo não sabe distinguir o amor.

·      Amor não é sexo

·      Amor não é sentimento.

 

I Jo 3:16

“Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e nós devemos dar a vida pelos irmãos”

 

( comparar com Jo 3:16 )

 

I Jo 3:18

“Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obras e em verdade”.

 

Amor pratico

O amor não vem por você ficar orando.( dobrar o joelho e ficar orando : me dá amor, me dá amor… )

·        Vem pelo obedecer

·        Obedecer a palavra de Deus

·        Não é sentimento, é prática

·        Agir com fé

 

( Ex.: Se um irmão passa e não me cumprimenta ou não vê, mesmo assim eu sei que ele me ama. )

 

Ø No reino de Deus não existe nenhuma palavra que diz que os outros tem que amar você.  A palavra é AME. ( você é quem tem que amar )

 

A amor de Deus nos livra do espírito de suspeita

·        Por que ele não me cumprimentou ?

·        Estão falando de mim...

 

Ø A iniciativa de amar deve partir de nós

 

O nosso amor deve ser prático, demonstrado através do nosso agir, falar, ouvir.  Pelo fato de termos recebido e experimentado do amor de Cristo, somos capacitados a amar como Ele.     (Ex.: A mulher que conheceu o carrasco de seus pais )

O amor de Cristo nos capacita a amarmos as pessoas. Mesmo em situações difíceis e em casos complicados devemos amar as pessoas envolvidas, não importando se o pivô da situação sou eu se é o outro.

 

Ø Quando eu abraço um irmão e digo : “Eu te amo” .  Eu estou dando a ele o direito de me magoar. ( o amor sempre perdoa. )

 

Ø Quando somos transportados do reino das trevas para o reino da luz apagam-se os holofotes que estavam acesos sobre nós e passamos a nos concentrar no Senhor e nas outras pessoas.

 

 

O AMOR E O APEGO AO DINHEIRO

  O AMOR E O APEGO AO DINHEIRO DINHEIRO : energia vital para a nossa sobrevivência O dinheiro tanto pode ser usado para fazer o bem ou o mal...