quinta-feira, 12 de agosto de 2021

O MAR DO ESQUECIMENTO

 

O MAR DO ESQUECIMENTO

 



O MAR DO ESQUECIMENTO

Curiosamente um número relativamente grande de pessoas cristãs procuraram no google a palavra chave: "mar do esquecimento", "qual livro da Bíblia fala sobre mar do esquecimento", "onde está o versículo que diz que Deus lança nossos pecados no mar do esquecimento", "mar do esquecimento está na Bíblia?", entre outras coisas semelhantes.
Curioso imaginar que tanta gente faça esse tipo de pesquisa.
Talvez alguém tenha lhe dito: "ih, mar do esquecimento nem está na Bíblia", na intenção de mostrar que a pessoa está sendo ludibriada, ou ela mesma quer provar aos cristãos que eles inventam coisas, ou quem sabe seja alguém genuinamente preocupado em saber se seus pecados serão realmente lançados no mar do esquecimento, pois quer ser perdoado por Deus.
Em todo caso, é pertinente e oportuno escrever sobre isso, para que, seja qual for a intenção da busca, quem chegar aqui encontre uma resposta a respeito do tal "mar do esquecimento".
Costumamos dizer que Deus lança nossos pecados no mar do esquecimento, e deles não se lembra mais, quando realmente nos arrependemos de nossos erros e pedimos a Ele perdão sincero.
Isso é verdade. Mas se você busca o termo completo "mar do esquecimento" na Bíblia, o encontra? Vou explicar a origem desse termo.
Em Miquéias 7:18,19 diz: "Quem, oh Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança?
O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquiadades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar."
Esta passagem maravilhosa fala a respeito do caráter misericordioso de Deus. Mesmo no Antigo Testamento, antes do tempo da Graça, Deus não era o ser cruel e implacável que muita gente até hoje acredita que Ele é (essas pessoas, obviamente, não o conhecem).
Quando diante do verdadeiro arrependimento, Ele não pensa duas vezes antes de perdoar a iniquidade e esquecer da transgressão do Seu povo. Volta a ter compaixão de nós e lança nossos pecados nas profundezas do mar.
Em Isaías 43:2 o próprio Deus diz: "Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro"
Não me lembro de ter lido o termo exato "mar do esquecimento", mas como a passagem de Miquéias diz que Deus esquece de nossas transgressões e lança todos os nossos pecados nas "profundezas do mar"
Isaías diz que Ele não se lembra de nossos pecados, e já sabendo que Deus não tem nenhum problema crônico de memória, e sabendo também que nenhuma expedição submarina encontrou toneladas de pecados incrustados de corais no fundo do mar, entendemos, de uma forma até mesmo bem poética, que este é o "mar do esquecimento".
Deus, que não se esquece de nada, pois é perfeito (e não, não tem problemas de memória), se permite não lembrar, ignorar, todos os nossos pecados, nos dando a chance de, diante dEle, começar de novo.
O "mar do esquecimento" é, então, figura do grande perdão de Deus. Quando você lança algo nas profundezas do mar, teoricamente aquilo nunca mais será encontrado (não entremos na discussão sobre as expedições submarinas existentes hoje.
Quem, em sã consciência, sairia em busca de pecados submersos???
Só se procura algo que tenha valor. Se você jogar uma coisa insignificante no fundo do oceano - acredite - ninguém irá ver, nem procurar), nem visto.
Quando pensamos em "perdoar", geralmente não temos em mente essa idéia de desaparecer com aquela iniquidade. Perdoamos nossos irmãos, mas sempre podemos visualizar o que nos fizeram.
O perdão, humanamente falando, não costuma estar atrelado ao esquecimento. Mas o perdão divino inclui o desaparecimento daquela iniquidade. Deus a lança em um lugar de onde ela nunca mais voltará e no qual ela não poderá mais ser vista por Ele. Por isso o reforço nesta idéia de esquecimento, dizendo que Ele lança nossos pecados nas profundezas do mar.
Não me interessa saber se o mar do esquecimento existe ou não, não faz a menor diferença, pois de qualquer maneira o Mar do Esquecimento é uma metáfora que me faz ver o quanto Deus é maravilhoso, a ponto de escolher não se lembrar dos meus erros, quando eu realmente me arrependo e peço perdão a Ele, decidindo nunca mais cometer aquele pecado.
E se Deus é tão misericordioso a ponto de escolher se esquecer de meus pecados, quem sou eu para ficar me torturando ao me lembrar deles, dando ouvidos ao diabo, que é o acusador?
E também se Deus, o Criador, o único Santo e puro, que é o principal ofendido pelos pecados dos homens, escolhe não se lembrar mais do erro de alguém, quem sou eu para apontar o dedo e julgar uma pessoa por atos que ela cometeu no passado, e dos quais já se arrependeu? Sou eu maior do que Deus?
Além de mostrar a grandeza de Deus e o caráter perdoador do nosso Senhor, essas passagens deixam claro que o homem deve ser grato por essa misericórdia e recolher-se à sua insignificância, deixando essa mania arrogante de querer se apegar às picuinhas para tentar provar que está certo e que Deus - veja só - está errado.

ADORAÇÃO

 

ADORAÇÃO

 


ADORAÇÃO 

O significado da adoração
"Tu és o meu Senhor, outro bem, não posso senão a Ti somente". (Salmo 16:2)

Adoração deve exprimir a riqueza que Deus representa para o adorador.

3.1 - Nossa visão de Deus afeta nossas atitudes de adoração.
J. B. Phillips, no seu livro "Seu Deus é Pequeno Demais", Ed. Mundo Cristo, SP, pg. 9 a 50, nos dá uma visão desta realidade, onde ele denuncia os conceitos inadequados que muitos têm sobre Deus, que impedem uma visão correta do Deus verdadeiro.

Exemplos:

  • O policial Onipresente - transforma sua própria consciência em Deus.
  • Tal pai, Tal Deus - uma transferência da imagem paterna.
  • O idoso antiquado - Deus como um velho "Papai Noel".
  • O manso e suave - Deus, bonzinho e que não repreende.
  • O Deus dos 100% - quer de nós perfeição absoluta.
  • O Deus do escapismo - busca a Deus somente na hora dos problemas.
  • O Deus capturado - Igrejas que "capturam" Deus para suas 4 paredes, achando que são objetos exclusivos do Seu amor.
  • O Deus Diretor-Presidente - aquele que é grande demais para se importar com...
  • O Deus "de segunda-mão" - conhecemos a Ele pelo que os outros nos dizem.
  • O Deus "da desilusão" - o culpado por uma oração não respondida, da tragédia imerecida, deus que é "desmancha-prazeres".
  • O Deus "Negativo" - pessoas que têm um "masoquismo espiritual", achando que Deus não lhe permitirá serem expansivos, alegres e bem sucedidos.
  • Imagem Projetada - enxergam a Deus através da imagem que têm de si próprios.
  • O Deus "da barganha" - só obedecem a Ele em troca de benefícios.

Quando temos uma visão deturpada sobre Deus, nossa adoração será distorcida. Precisamos conhecer Sua natureza e caráter, para adorá-lo de maneira mais significativa.

DICK EASTMAN, no seu livro "Digno de Louvor", Ed. Betânia, apresenta-nos alguns atributos de Deus, com sugestões práticas para um louvor semanal, onde a cada dia é ressaltado um atributo divino. Exemplo:

  • 1ª Semana: Deus Pai, Tu és AMOR.
    És ETERNO e SINGULAR.
    Tu estás PRESENTE.
    És IMACULADO, GLORIOSO e GRANDIOSO.
  • 2ª Semana: Deus Pai, Tu és SANTO.
    És EXCELSO e FORTE.
    És DIGNO DE CONFIANÇA.
    Possuis SUFICIÊNCIA.
    És INCOMENSURÁVEL e SÁBIO.
  • 3ª Semana: Deus, Tu és MAJESTOSO.
    És CRIADOR, POTENTE e CONSTANTE.
    Tu estás AO NOSSO ALCANCE.
    És GENEROSO e CAPAZ!
  • 4ª Semana: Deus Pai, Tu és JUSTO.
    És INVENCÍVEL, BELO e BONDOSO.
    Tu RESPONDES quando clamamos.
    És IMUTÁVEL e PERDOADOR.
  • 5ª Semana: Deus Pai, Tu és FIEL e RETO.
    És RADIOSO e PODEROSO.
    És SAÚDE, SEGURANÇA e PAZ.
  • 6ª Semana: Deus Pai, Tu és MISERICORDIOSO.
    És ALEGRIA, és INFINITO e ESTÁVEL.
    És MARAVILHOSO, ACESSÍVEL e SOBERANO.
  • 7ª Semana: Deus Pai, Tu és VERDADEIRO e PACIENTE.
    És CONHECEDOR de todas as cousas.
    És COMPLETO, VITORIOSO e BOM.
    Tu és CHEIO DE GRAÇA.

3.2 - Adoração é Meditação e Celebração.
A meditação nos prepara para gozarmos da comunhão com Deus. É o tempo que usamos a imaginação para trazer à mente tudo o que Deus já fez e fará por nós.

A meditação produz a expectativa que alimenta a esperança do adorador, que resulta num culto alegre e de celebração. Conseqüentemente, nossos cultos na igreja devem ser elaborados visando também expectativas dos ouvintes: participação e entusiasmo.

3.3 - Adorar é render-se (do grego: "proskuneo").
Reconhecer a nossa inferioridade e a superioridade de Deus, colocando-nos à Sua inteira disposição. A idéia básica é a de submissão. O gesto de curvar-se diante de uma pessoa e ir até o ponto de beijar os seus pés.

Ex.: a intenção de Satanás na tentação de Jesus (Mt 4:9, Lc 4:7-8). Jesus responde: "Ao Senhor Teu Deus adorarás (proskunesis) e só a Ele darás culto (Mt 4:10).

3.4 - Adorar é servir (do grego "latreia")
Este termo é usado por Paulo em Rm 12:1, para descrever o corpo entregue a Deus como sacrifício vivo, santo e agradável. Ofertar a Ele toda a nossa potencialidade, capacidade, inteligência, energia, experiência e dedicação. Servir, como reconhecimento da transformação que Ele operou em minha vida. Ele merece o melhor do meu serviço, como forma de gratidão.

3.5 - Adorar é reverenciar (gr. "sebein") a Deus, com temor (gr. "phobos")
O verdadeiro adorador, tem uma reverente preocupação de fazer o que agrada a Deus, e fugir do que agrada ao diabo. João relata : "Sabemos que Deus não atende a pecadores, mas pelo contrário se alguém teme a Deus (gr. "theosebes", que tem a mesma raiz de "sebein") e pratica sua vontade, a este atende" (Jo. 9:31).

Temos de reconhecer não apenas a Sua bondade, como também Sua severidade (Rm 11:2 - considerai a bondade e a severidade de Deus). Reconhecer Sua justiça (Hb 10:31) - terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo). A santidade de Deus nos estimula a obedecê-lo (1 Pe. 1:16 - sede santos, porque Eu Sou santo).

3.6 - Adorar é realizar serviço sacerdotal (do grego: "leitourgeo").
O serviço dos sacerdotes no templo foi superado com o sacrifício de Cristo, o Sumo-Sacerdote, na cruz (Hb 7:26-28).

Paulo oferecia seu serviço pastoral às igrejas, como uma oferta aceitável a Deus (Rm 15:16).

A obtenção de fundos para os carentes da igreja de Jerusalém chama-se "leitourgia" (2 Co 9:12) .

Os cristãos, quando servem aos irmãos, motivados pelo amor a Deus, exercem a "leitourgia" (At 13:2). Quem serve a Deus serve a igreja e vice-versa.

ONDE ESTÁ O TEMPO QUE GANHAMOS ?

 

ONDE ESTÁ O TEMPO QUE GANHAMOS ?



Hoje vivemos em um mundo globalizado e temos fácil acesso a muitas coisas.
 
Com a Internet o mundo inteiro está a nossa disposição.
 
Esse mundo de tecnologia, com certeza, veio para facilitar a vida, e isso adianta muito o nosso lado, nos dando muito conforto e praticidade.
Tivemos um grande avanço da tecnologia, e que em meio a tudo isso, muita coisa é bem mais rápido! Tudo pode ser imediato, as noticias não mais correm, voam...


Assim como toda transição na nossa vida não é fácil, todo mundo vai se adaptando a sua maneira com as novidades.
 
É lógico que a internet pode ser usada para a prática do bem e do mal, mas não podemos esquecer que o controle está em nossas mãos.

É você que decide! Você que escolhe o que quer ver ou fazer

Bem-vindo ao novo mundo!


Com esse fácil acesso ao computador, fica bem mais simples conhecer pessoas diferentes e ao mesmo tempo criar um universo de amizades, um exemplo é o FACEBOOK.


Mas mesmo em meio a tanta facilidade e modernidade assim, o computador não tem a capacidade de substituir o calor humano, coisas como: O abraço, o toque e a comunhão, pra ser mais exato, o olho no olho.


Existem casas que tem um micro em cada quarto, e isso é triste. Porque roubam muito o nosso tempo, sendo assim, temos mais comunhão com o computador do que com nossos familiares.
 
Uma coisa que eu não consigo entender é que com essa modernidade toda deveríamos ter mais tempo, não é?

Se tudo é mais fácil e os contatos mais rápidos, onde é que estamos ganhando tempo, parece que não há tempo sobrando. Então, fica uma pergunta: Onde está o tempo que ganhamos?
O excesso de informações está tomando conta do nosso tempo livre, estamos com muita coisa na cabeça e ao mesmo tempo sem tempo para refletir naquilo que tem mais valor: o ser humano, os bons relacionamentos e os pequenos detalhes da vida

LIVRE-SE DO STRESS

 

LIVRE-SE DO STRESS



Um dos males deste século já comprovado é o stress. Um distúrbio que origina outros estímulos negativos em nosso corpo, o que deixa as pessoas cansadas, fatigadas, desequilibradas e doentes.

Ficamos stressados com facilidade, seja por problemas diários, outrora com os afazeres no trabalho, com os desejos incontroláveis que gritam dentro de nós, com o consumismo exagerado, com as contas em atraso, e tudo isso nos leva a ter uma vida cheia de ansiedade.

Com tanta ansiedade e inquietação começamos a ter fragilidade no nosso relacionamento com as pessoas e com Deus.

Ficamos fracos emocionalmente no contato com Deus e fraco diante das situações dificeis e mais fraco ainda diante das tentações da vida, onde muitos para afogarem suas angustias e fadigas diárias se envolvem com todo tipo de vicio e maus háitos, pensando assim, que estão aliviando seus stress.

Jesus connvida os cansados e oprimidos, ansiosos e stressados, sobrecarregados a virem até Ele para receberem um descanso merecido.

Uma paz de espirito que não depende de drogas, alcool ou qualquer substancia quimica para aliviar o stress. São tantas coisas, tantos metodos de paliativos, que parecem que dão um alivio imediato, mas não dão, apenas aumentam as inquietações com a vida

Precisamos sair debaixo do jugo deste inimigo do século atual, se libertar do stress deveria ser nosso alvo principal, porque isso gera uma interminável cadeia de maus pensamentos.

Todos que estão sobre forte opressão devem aceitar as ofertas de Cristo, isto é uma promessa da palavra de Deus, e a decisão mais sábia que podemos tomar é trocar o fardo pesado que o stress e a ansiedade nos proporciona pelo alivio prolongado que Jesus nos promete.
Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. ( Mateus 6:34 )


Basta a cada dia seu mal! Isso quer dizer, todos os dias podemos encontrar pela frente coisas que podem nos deixar pra baixo, desanimados, cansados, só precisamos reagir contra isso tudo.

Viver no tempo de Deus é dar um basta na ansiedade e viver cada dia resolvendo problemas, que por maiores que sejam, no tempo certo de Deus, serão resolvidos, pois é Ele quem cuida de nós

Somente encontraremos descanso para nossas almas, apoiados nos ensinamentos de Cristo, aquele que ouve atentamente a palavra de Deus e a pratica é semelhante ao homem que edificou a sua casa na rocha.

Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.

(
Mateus 7:24-25)



Se deixarmos em privilégio em nossa mente o stress, a ansiedade e a inquietação, estas coisas ficarão por muito tempo, porque é assim que funciona, o que gera emoções negativas tendem a ficar por mais tempo nos martirizando

O mehor a fazer é entregar todas nossas ansiedades ao Senhor, porque só ele tem potencial para cuidar de nós tão bem quanto achamos que podemos fazer pela nossa própria força

Lancem sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós.
(1 Pedro 5:7)

O QUE DIRIGE AS NOSSAS VIDAS

 

O QUE DIRIGE AS NOSSAS VIDAS



 
Nossa vida é sempre dirigida por algo, por alguma coisa, seja por um problema, por uma lembrança, por um alvo, um objetivo, um temor, uma ambição, uma crença, uma religião, um caminho, um hábito...

Vários fatores internos podem dirigir nosso pensamentos, controlando nossa vida, através de culpas, insegurança, maus desejos, vergonhas, remorsos, lembranças, dores, medos, angústias, desespero... Sempre o que fica em privilégio em nossa mente é o que nos dirige

Na maioria das vezes somos dirigidos por coisas negativas como mágoas, raiva, rancor, complexos, ressentimentos, traumas, isso nos fecha ainda cada vez mais, construímos muralhas diante de tantos relacionamentos, muitas vezes explodindo por dentro, refletindo por fora nossas intenções e motivações.

Outros são dirigidos pelo materialismo, impulsionados para quererem mais do que se tem, acumulam riquezas na terra, buscam uma felicidade permanente e só encontram uma alegria temporária, logo querem sempre mais, e não se contentam com o que já tem, há tempo suficiente para desfrutarem o que já tem, mais ainda não estão plenamente satisfeitos.

Alguns são dirigidos pelo tédio, baixo astral, frustração e corre em busca de alguma satisfação que possa preencher o vazio da alma, a vida até parece uma festa, isto é só o que lhes resta, às vezes ficam frágeis feito crianças, por questões de insegurança, enchem a cabeça de alcool, drogas e distrações e nada disso traz a paz, alivia a dor e a insatisfação.
Alguém um dia, falou sobre um apz interior:
Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. (João 14:27)



A paz verdadeira só pode estar nesta pessoa, Jesus disse ser este alguém que pode nos trazer esta paz, o nosso valor não é determinado pelas nossas posses...

O mais importante pra nós é SER e não TER

Deus deixa claro que as coisas mais valiosas da vida, não são bens materiais, são sentimentos muito mais valiosos que as coisas que nos dão prazer imediato

O mundo não nos dá está paz que tanto precisamos, o mundo quer nos consumir, nos oferece o que a cobiça dos olhos e o desejo incontrolável nos impulsiona a ter, a paz que Jesus dá, não é ausencia de lutas e desafios, mas é uma paz interior permanente, apesar das circunstancias desfavoráveis

Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?                Marcos 8:36

E disse-lhes: Acautelai-vos; tenham cautela na vida, porque a vida de qualquer um não consiste na abundância do que possui.                Lucas 12:15


Riquezas podem ser perdidas num piscar de olhos, em virtude de vários fatores incontroláveis, não sabemos o que vai acontecer daqui a um segundo, mas, tem uma coisa que o mundo e ninguém pode nos tirar, a paz de espírito, resultado de um bom relacionamento com Deus e com as pessoas ao nosso redor

Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor. (Jeremias 9:24)


 

Enquanto muitas pessoas são dirigidas pelos seus desejos, por ambição, por amigos, influenciadas por pessoas, pela mídia, e ainda não encontraram sentido na vida, seja alguém dirigido pelo Espírito de Deus, aceite a direção segura do Senhor.

As misericordias do Senhor ainda que não percebemos nos orienta a percorrer os caminhos mais seguras, enquanto muitas pessoas percorrem e são dirigidas sem rumo, numa vida onde apenas existem, mas não vivem na plenitude dela... quase que são consumidas 

As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos pelo mundo, porque as suas misericórdias não têm fim;  (Lamentações 3:22)

Quem é sábio observará estas coisas, e eles compreenderão as benignidades do Senhor.

(Salmos 107:43)


Renove sua esperança, aprenda com os erros, recomece sempre, porque o sucesso, bem estar, riquezas e fama, tudo isso não é mais importante do que seu propósito de vida, baseado no controle e direção de Deus para sua vida.

Para se atingir bem estar em meio as lutas diárias, isso muitas vezes apenas com nossos esforços, viveremos atolados num estresse e ansiedade desnecessária, isso atrapalha as mudanças benéficas em nossa vida, nada nesse mundo substitui a paz de Deus.

Disse Jesus: ...quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5)


Produzir frutos, boas açoes, boas posturas é resultado da dependencia de Deus, isto é consequencia, o que de melhor você precisa virá ao tempo de Deus - isto se chama provisão

Quem não conhece o poder de Jesus tenta realizar coisas além do que deve, toma decisões erradas baseadas nas circunstancias e nas pressões do dia a dia, o que sobra é só fadiga e descontentamento.

Seu tempo é suficiente para fazer a vontade de Deus. viva uma vida bem simples e fácil, concentre suas energias em coisas eternas e importantes, seja eficiente e seletivo...

Não seja distraído na vida, saiba bem o que e quem está dirigindo sua vida.

Compreenda que o Senhor quer lhe dar o fim que deseja, focalize sua vida somente em sua direção

Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.

(
Jeremias 29:11-13)

COMO ENFRENTAR E VENCER OS DIAS MAUS?

 COMO ENFRENTAR E VENCER OS DIAS MAUS?

Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis(Ef. 6.13)
Dias maus sobrevém a todas as pessoas, eles são indesejáveis, mas chegam se instalam: Tirando o ânimo, as forças e provando nossa resistência. Muitos desses dias são passageiros, outros são duradouros, impiedosos e devastadores, parece que nunca mais vão acabar.
PORQUE VEM OS DIAS MAUS?
AS ESCOLHAS ERRADAS
Nem sempre os dias maus vem por escolhas nossas, mas esta possibilidade existe e está muito presente. Se fizermos escolhas erradas, nos equivocarmos nas decisões ou não medirmos as consequências dos nossos atos, fatalmente passaremos por dias maus.
Uma decisão de agora poderá estar determinando o inicio de um grande infortúnio à frente. Quando não poderemos voltar no tempo para corrigir, forçosamente colheremos frutos amargos. Exemplo: a história de Ló
Decisões devem ser tomadas com a razão e não com a emoção, enganoso é o coração do homem
QUANDO O INIMIGO ATACA
Você é um grande projeto de Deus, Deus lhe trouxe a existência para que através de você Ele seja glorificado, assim sendo o inimigo vai sempre atacar você, ao destruir você ele estará destruindo o projeto de Deus. Enquanto estivermos no mundo esta guerra vai existir, a meta do inimigo é não permitir que você dê certo para atingir Deus. Exemplo: Neemias
QUANDO A FÉ É PROVADA
As vezes nossa fé é provada por circunstancias alheias a nossa vontade. Exemplo: Jó
Deus permite sermos provados em nossos pontos fortes, essas provações nos fazem crescer, ao sairmos delas nos sentimos mais preparados para a vida
Duas afirmações de Jó: Eu sei que o meu redentor vive e por fim se levantara sobre a terra. Eu te conhecia só de ouvir falar, mas agora meus olhos te veem.
Quando nossa fé é provada saímos da crise mais fortalecidos e com um conhecimento de Deus mais apurado.
COMO ENFRENTAR OS DIAS MAUS?
NÃO SE ENTREGUE
Muitas vezes pensamos que nada mais vai dar certo, nos esquecemos das coisas boas do passado. Quando não nos entregamos ao lamento, quando negamos aceitar a derrota, contemplamos um novo amanhecer. Sempre haverá a possibilidade de um milagre acontecer
Mas se desistirmos estaremos abrindo mão de tudo o que pedimos a Deus, estaremos cancelando todos os pedidos feitos, estaremos abrindo mão de uma intervenção divina. Não se entregue, não desista da vida, ao invés de abandonar o barco convide Jesus para entrar nele.
Jesus está vindo em seu socorro, de cara para o vento contrário. A presença de Jesus em sua vida vai fazer cessar a tempestade.
NÃO BUSQUE O ISOLAMENTO
Profeta Elias no monte Carmelo – vitorioso, mas ao ser ameaçado vai para o deserto abandonando tudo, desanimado se esconde numa caverna.
O Dia mau chegou? Não vá para o deserto, não se isole. Ao optar pela solidão do deserto, você está desistindo de ser ajudado e, culpando os amigos que não lhe encontraram ou a vida que não lhe deu uma oportunidade.
NÃO SEJA PESSIMISTA
Tem pessoas que enfrentam o dia mau com os olhos: nas perdas, nas faltas, nas necessidades não supridas, na angustia de não ter o que quer. Precisamos de uma vida de esperança, ela nos faz acreditar que o socorro vai chegar e seremos salvos, tentar mais uma vez e outra vez até encontrarmos a saída. A esperança nos anima e lutar pela vida, nos faz acreditar que o milagre vai acontecer, mesmo se merecer
PEÇA AJUDA
Não tenha vergonha de pedir ajuda a um amigo, um irmão, não desista se o primeiro amigo não lhe ajudar, ele pode não ter percebido a gravidade da sua dor. Não tenha vergonha de pedir ajuda, a um oficial da igreja ao pastor a um amigo a um especialista, etc...
ACEITE MUDANÇAS
Existem dias maus que funcionam com uma chave das linhas férreas, a função delas e mudar a direção das locomotivas. Deus em sua infinita bondade, permite que passemos por determinadas situações para nos levar a um caminho novo, que não aceitaríamos não houvesse crises.
Quando Deus entra com mudanças em nossa vida, e muitas vezes mudanças drásticas é porque sabendo da formação da tempestade, Ele está corrigindo nosso planejamento. Deus só mexe na rota de quem anda com ele. Para que o projeto de Deus se estabeleça em nossa vida, temos que abrir mão dos nossos projetos pessoais.
ABANDONE AS CARGAS
“vinde a mim todos os cansados e sobrecarregados e eu os livrarei” Enquanto estivermos carregando nossos fardos, estaremos permitindo que eles suguem nossas energias. Abandonarmos os fardos passam pela experiência de liberar perdão
e também aceitarmos o perdão de Deus para as nossas falhas.
DEIXE DEUS CUIDAR DOS SEUS TEMORES
De todos os sofrimentos do dia mau os maiores são as ameaças que nos fazem para nos paralisarmos ou nos forçar a fazer acordos injustos ou mentirosos por medo; Mas pelo poder que ele tem de mudar todas as coisas. Tenha fé e entregue nas mãos de Deus todos os teus temores
HÁ SEMPRE UM CAMINHO ABERTO PARA A VITÓRIA O CAMINHO DA ORAÇÃO.
É na oração que falamos a Deus dos nossos temores, sem medo, na oração podemos ser nós mesmos, autênticos. Sem mascaras
O que vai determinar nossa vitória ou derrota, não são os dias maus, mas sim como nos portamos, quais atitudes tomamos
Por maior que seja a tempestade ela vai passar um novo dia vai chegar

O AMOR E O APEGO AO DINHEIRO

  O AMOR E O APEGO AO DINHEIRO DINHEIRO : energia vital para a nossa sobrevivência O dinheiro tanto pode ser usado para fazer o bem ou o mal...