quarta-feira, 11 de abril de 2018

COMO ESTÁ SEU CORAÇÃO?



COMO ESTÁ SEU CORAÇÃO?

Provérbios 4.23 – Acima de tudo guarde o seu coração, pois dele depende toda a vida.

Objetos de valores, coisas caras e raras ou o melhor presente que você já ganhou, são objetos que guardamos com muito cuidado.

Mas há outras coisas que talvez não tenha um valor financeiro tão alto, mas para você aquilo tem valor inestimável, um valor incalculável.

Desta forma tem gente que gosta de guardar recordações como, por exemplo, fotos, uma roupa do filho ou da filha quando bebezinho, lembranças ou objetos de alguma viagem que fez, músicas que traz a memória momentos de alegria, outros ainda gostam de guardar roupas e pertences de um ente querido que já faleceu, e se a gente não se cuidar a casa se torna num verdadeiro museu.

Porém acabamos de ler um texto bem curioso que ensina que acima de todas as coisas devemos guardar nosso coração.

E quanta negligencia com o coração em detrimento de prazeres momentâneos e vazios de significado!

A maioria das pessoas se importa com o coração quando, na verdade, lhe resta pouco tempo de vida.

A palavra “coração” se repete muitas vezes em nosso dia-dia; vez por outra nos referimos ao coração.

Por exemplo: você pode ouvir alguém dizer que sofre de sopro no coração; ou que sentiu tanta pena de algo ou de alguém que doeu o coração; ou ainda outra pessoa pode dizer que está com o coração partido por causa de uma ofensa; e mais, diz o apaixonado: “te amo de todo meu coração”.

Que lindo não é?

De igual modo, esta palavra se repete com grande freqüência na Bíblia.

Afinal de contas, o que é o Coração?

De acordo com o que aprendemos no estudo da Bíblia, coração tem significados e sentidos diferenciados, mas todos eles demonstram que coração é um órgão vital, central e extremamente importante para a vida em todos seus aspectos.

Vejamos o que diz a Bíblia quando se refere a coração:

Órgão do corpo:

II Samuel 18.14 “E Joabe disse: “Não vou perder mais tempo com você”. Então pegou três dardos e com eles traspassou o coração de Absalão, quando ele ainda estava vivo na árvore”.

Interior de Algo:

Êxodo 15.8 “Pelo forte sopro das tuas narinas as águas se amontoaram. As águas turbulentas firmaram-se como muralha; as águas profundas congelaram-se no coração do mar.

Pessoa e sua personalidade:

Provérbios 15.13 “O coração alegre aformoseia o rosto, mas o espírito abatido é a podridão dos ossos”.

Mente ou sede dos pensamentos:

Gn. 6.5 O SENHOR viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal.

Mt 9.4 Conhecendo Jesus seus pensamentos, disse-lhes: “Por que vocês pensam maldosamente em seu coração?

Mt 15.19 Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias.

Pois bem, mas por que proteger o coração?

Deus quando nos criou ele acondicionou, sabiamente, nosso cérebro e nosso coração dentro de caixas ósseas demonstrando com isso a importância e a necessidade de proteção de cada um deles devido sua alta sensibilidade, fragilidade e, também, por ser a fonte de vitalidade para nosso corpo.

Para o cérebro Deus preparou o crânio para sua proteção e para o coração o Tórax.

Deus nos dá o exemplo físico e biológico. E nos convida a guardar, ou seja proteger nosso coração.

Mas proteger do que se Ele mesmo já providenciou a proteção necessária ao nos criar?

Guardar e proteger

Quando estimamos demais um objeto, protegemos do pó, se for frágil protegemos de queda, colocamos fora do alcance das crianças, mantemos longe do olho do ladrão, se for dinheiro preferimos deixar em banco, se for o esposo ou esposa, namorado ou namorada tentamos protegê-los com o muro do ciúmes ou se preferir do zelo e do cuidado, pois ninguém quer perder quem ama.

Enfim, fazemos de tudo para proteger nossos bens, hoje em dia existe até empresas especializadas em segurança patrimonial para proteger o que mais estimamos.

Porém, pouco cuidado dedicamos ou dispensamos ao coração!

Pois nos esquecemos de cuidar das portas de entrada do coração as quais são: nossos olhos, boca, ouvidos, mãos, pés, narinas que são conhecidas como as portas da alma.

Do mesmo modo que se alguém tomar veneno, seu corpo vai sofrer, assim é com aqueles que não cuidam da dieta de seu coração.

Quando nos permitimos fazer uso de alimentos de impuros e nocivos tudo que teremos em nosso coração será desgraça, tristeza e pensamentos de morte.

Por isso o sábio, nos aconselha: “Sobre tudo, guarde o seu coração”.

Devemos proteger nosso coração do pó que nos acompanha todo dia.

Quantos corações empoeirados pela prostituição, pelos vícios, pela imoralidade no falar, pela pornografia, pela inveja, por brigas, por discórdia; maltratados pela falta de esperança e propósito na vida, espatifados pela violência, pela traição e pelo despreso; inchados pelo orgulho e pelo egoísmo, esfolados por palavras que machucam, por calúnias e esmagados pela angústia e pela depressão!

Quanto coração doente! Quanto coração endurecido pela rebeldia e resistência a Deus e seu plano de resgate do ser humano!

Por que estas coisas acontecem?

Porque não sabemos como guardar nosso coração. Pior não guardamos porque nos esquecemos que precisamos dele para viver! “Pois dele procede as saídas da vida”.

Em sua palavra Deus nos faz uma nova proposta – uma nova dieta alimentar:

“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.

Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus da paz estará com vocês” – Filipenses 4.8 e 9.

E mais: “Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus; que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando muitos”
– Hebreus 12.15.

Por isso ouça o convite de Jesus, sabedoria de Deus, aquele que está à porta de seu coração e bate:

“Filho meu, dá-me o teu coração”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O AMOR E O APEGO AO DINHEIRO

  O AMOR E O APEGO AO DINHEIRO DINHEIRO : energia vital para a nossa sobrevivência O dinheiro tanto pode ser usado para fazer o bem ou o mal...