terça-feira, 30 de agosto de 2016

AS PÉROLAS E OS PORCOS



AS PÉROLAS E OS PORCOS 

Não deem para os cachorros aquilo que é sagrado – pois eles se virarão contra vocês e os atacarão. Não joguem as suas pérolas aos porcos, pois eles as pisarão” (Mateus 7:6).

Não jogue pérolas aos porcos
Provérbios 23:9 - Não fales ao ouvido do tolo, porque desprezará a sabedoria das tuas palavras.
A Bíblia não nos encoraja a dar testemunho para aqueles que, ostensivamente, fecham os olhos e os ouvidos.
Uma de suas admoestações nos ensina: “Não perca tempo falando com um tolo, porque ele desprezará a sua conversa inteligente”
(Provérbios 23:9).
Antes de finalizar Seu Sermão do Monte, Jesus foi duramente claro sobre o não perder tempo com os indivíduos radicais, que odeiam sair de sua autossuficiência religiosa:
“Não deem para os cachorros aquilo que é sagrado – pois eles se virarão contra vocês e os atacarão. Não joguem as suas pérolas aos porcos, pois eles as pisarão” (Mateus 7:6).
Para que daremos, então, as nossas pérolas de ensinamento e testemunho cristão?
O próprio Mestre nos orienta: àqueles que têm fome e sede fazer a vontade de Deus” (Mateus 5:6).
E como saberemos que esta ou aquela pessoa está necessitando de Deus?
A resposta, se o quisermos, pode ser simples: pedindo a orientação do Espírito Santo. Afinal de contas, diz a Bíblia, é o Espírito que nos convence do pecado, da justiça e do juízo (João 16:8).
Sigamos em frente com confiança a orientação do Espírito de Cristo porque, como Ele mesmo garantiu, tudo poderá desaparecer e perecer, menos as Suas palavras, que têm permanecido e continuarão permanecendo (Lucas 21:33).

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

DETERMINAÇÃO PARA VENCER NA VIDA



DETERMINAÇÃO PARA VENCER NA VIDA
Ninguém pode arruinar nossas vidas sem nossa permissão. Não há ascensão na vida sem adversidades. Não há vitórias sem lutas. Não há progresso sem desafios.
Determinação é o ato de perseverar frente as dificuldades.
O modo que você enxerga a vida determina seu destino.
A alma do preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança, mas a alma dos diligentes se farta.   (Provérbios 13:4)
Sua perspectiva da vida, irá influenciar o modo de investir seu tempo, gastar seu dinheiro , usar seus talentos e valorizar os relacionamentos.
Forte são as pessoas que não desistem dos seus planos e determinam onde querem chegar, sigam em frente apesar de todos os percalços
Não podemos ter uma vissão acomodada da vida, precisamos ser diligentes, planejar nossos passos e sermos objetivos
Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás. (Eclesiastes 11:1)
Esta citação bíblica que está em Eclesiastes apresenta reflexões a respeito do excesso de cautela em nossa vida e naquilo que faz parte dela. 

São questões como as incertezas da vida, as incertezas a respeito dos desígnios de Deus, as incertezas do nosso trabalho, afinal, não sabemos o que vai acontecer amanhã. 

Todas essas incertezas não devem nos fazer apelar para um excesso de cautela que busque concretizar o que queremos, antes, devemos trabalhar e viver a nossa vida com sabedoria e fé, sem ansiedades prejudiciais e que não resolvem nada. 

Devemos “lançar” o pão nosso de cada dia, nosso sustento, para abençoar vidas que precisam dele. Aparentemente – lançar o pão sobre as águas – nunca retornaria a nós como um lucro, pois perderíamos esse pão. 

Porém, ajudando os outros com nossa determinação de vencer na vida, a bênção voltaria às nossas vidas mais cedo ou mais tarde como consequência da nossa liberalidade e amor ao próximo.

Temos que ter cuidado com nossas atitudes, principalmente aquelas absurdas, pois acharemos os frutos delas.

A vida até parece um carrossel, algumas vezes, para cima, outras vezes para baixo, ou pode ser que estamos numa roda gigante, paramos no alto e descemos para baixo.

Isso quer dizer, que a vida nos reserva surpresas, nem sempre agradáveis, se não tivermos bom animo, nossa determinação fica estagnada.
Deus ajuda quem se dispõe a estar determinado para vencer na vida, porque Deus também está determinado e realizar os sonhos daqueles que lutam pelos seus objetivos:  

A sorte se lança no regaço, mas do Senhor procede toda a determinação.

***

O DURO DISCURSO



O DURO DISCURSO 

MAS UMA VEZ JESUS DÁ "UMA DURA LIÇÃO" NA MULTIDÃO

após a multiplicação dos pães e peixes, Jesus alimenta uma multidão de cansados e exaustos seguidores.
E grande multidão o seguia, porque via os sinais que operava sobre os enfermos. E Jesus subiu ao monte, e assentou-se ali com os seus discípulos. Então Jesus, levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pão, para estes comerem? (João 6:2-6)
JESUS teve compaixão da multidão faminta, mas depois disso ele sai do meio da MULTIDÃO, percebe que a MOTIVAÇÃO das pessoas estão erradas, vai por outro lado, despista a MULTIDÃO
E, quando estavam saciados, disse aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobejaram, para que nada se perca. Vendo, pois, aqueles homens o milagre que Jesus tinha feito, diziam: Este é verdadeiramente o profeta que devia vir ao mundo. Sabendo, pois, Jesus que haviam de vir arrebatá-lo, para o fazerem rei, tornou a retirar-se, ele só, para o monte.
(João 6:12-15)
NO DIA SEGUINTE, A MULTIDÃO DESCOBRE ONDE JESUS ESTÁ E VOLTA SEGUI-LO, eram muitas pessoas e o MESTRE começa fazer um duro discurso: Jesus respondeu-lhes e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes. (João 6:26)
A MULTIDÃO ESTAVA SÓ ATRÁS DOS MILAGRES, DAS CURAS, DOS SINAIS, DAS PROFECIAS, DO MOVIMENTO, SÓ PARA SE FARTAREM
Este é realmente um duro discurso, já vi pastores e pregadores falando desta mensagem e muitas pessoas saíram da IGREJA, não suportaram a VERDADE, saíram de fininho e ainda reclamaram da PREGAÇÃO e criticaram o PREGADOR
Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou (João 6:27)
BUSQUEM EM PRIMEIRO LUGAR A PALAVRA DE DEUS: não busquem somente os milagres, as profecias, as curas, mas busquem a provisão do SENHOR, busquem conhecer o CAMINHO, não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra de DEUS
AÍ A MULTIDÃO NÃO ENTENDEU NADA, FICARAM SEM SABER O QUE FAZER: Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de Deus? Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou. (João 6:28-29)
OU SEJA, QUEM CRÊ EM JESUS, FARÁ AS MESMAS OBRAS QUE ELE FAZIA E AINDA MAIORES, QUEM O AMA, OBEDECERÁ SEUS MANDAMENTOS, NÃO FICARÁ SÓ ATRÁS DE PROFECIAS E MILAGRES, SE ALIMENTARÁ TODOS OS DIAS DO PÃO DA VIDA
Disseram-lhe, pois: Senhor, dá-nos sempre desse pão. E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede. Mas já vos disse que também vós me vistes, e contudo não credes. (João 6:34-36)
Murmuravam, pois, dele os judeus, porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céu. E diziam: Não é este Jesus, o filho de José, cujo pai e mãe nós conhecemos? Como, pois, diz ele: Desci do céu?
Respondeu, pois, Jesus, e disse-lhes: Não murmureis entre vós.
Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. (João 6:41-44)
A MULTIDÃO MURMURAVA PORQUE NÃO QUERIAM ENTENDER JESUS PERFEITAMENTE, SEGUI-LO JÁ NÃO ERA TÃO FÁCIL DEPOIS DESTE DURO DISCURSO
Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim. (João 6:45)
JESUS PEDE AOS SEUS SEGUIDORES PARA QUE TENHAM CONHECIMENTO DELE, DO PODER DELE E DE COMO DEVEM SEGUI-LO CORRETAMENTE
ESPIRITUALMENTE FALANDO, DEVERIAM TODOS APRENDER MAIS DE JESUS, COMER O PÃO DO CÉU: viver da PALAVRA, estudar a PALAVRA, viver a PALAVRA, ser igual a JESUS,M caminhar com ELE, ser parecido com ELE
Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir? Sabendo, pois, Jesus em si mesmo que os seus discípulos murmuravam disto, disse-lhes: Isto escandaliza-vos?
(João 6:60-61)
O CAMINHO FICOU ESTREITO E A MULTIDÃO COMEÇA A SE AFASTAR DE JESUS, TODO MUNDO SÓ QUERIA SE SACIAR COM OS MILAGRES E A PROVISÃO DE JESUS
O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos digo são espírito e vida. (João 6:63)
JESUS DEPOIS DESTE DURO DISCURSO FICA SOZINHO E NINGUÉM MAIS QUERIA ANDAR COM ELE
Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele. Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos? (João 6:66-67)
JESUS FICA SÓ COM OS DOZE DISCÍPULOS E TAMBÉM DIZ A ELES SE QUEREM IR EMBORA JUNTO COM A MULTIDÃO, OU SEJA, VOCÊS DECIDEM SE QUEREM ME SEGUIR PELO QUE SOU OU SÓ ME SEGUIR PELO QUE FAÇO
Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente. (João 6:68-69)
PEDRO DIZ AS PALAVRAS CERTAS: PARA ONDE IREMOS, SE SÓ O SENHOR É DEUS, SE SÓ O SENHOR SACIA TODAS AS NOSSAS NECESSIDADES
JESUS FICA CONTENTE COM A DECISÃO DE PEDRO, QUE DE LONGE PENSOU DIFERENTE DA MULTIDÃO QUE ESTAVAM COM AS MOTIVAÇÕES ERRADAS
Busquem JESUS pelo que ELE É, BUSQUEM O ABENÇOADOR, e tomem cuidado para não buscarem somente as BENÇÃO
***

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

OS REMANESCENTES



OS REMANESCENTES
Quem é o povo remanescente?
Remanescente: AQUELE QUE RESTA (segundo dicionário da língua portuguesa)
Leia Apocalipse 12:17 - ‘E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao resto de sua semente (REMANESCENTES), os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.
O povo escolhido de Deus, primeiramente os judeus, sempre foram considerados, os remanescentes, os fiéis, os que amam e honram a Deus acima de tudo
Porque então darei uma linguagem pura aos povos, para que todos invoquem o nome do Senhor, para que o sirvam com um mesmo consenso. (Sofonias 3:9)
Apesar das falhas dos judeus permanecerem fiéis a Deus em muitos períodos da história, pela IDOLATRIA e falta de obediência...
Deus levantava outros povos ímpios, para levarem cativos seu próprio povo, mesmo assim, no meio do povo rebelde sempre havia aqueles que clamavam, se arrependiam, se rendiam ao senhor, estes eram considerados os REMANESCENTES
Deus os libertava e lhes dava chance de usufruírem de novas promessas
O remanescente de Israel não cometerá iniqüidade, nem proferirá mentira, e na sua boca não se achará língua enganosa; mas serão apascentados, e deitar-se-ão, e não haverá quem os espante.
(Sofonias 3:13)
A esperança dos remanescentes era paz e prosperidade. O senhor derramaria sobre eles, bençãos sem medidas
O Senhor teu Deus, o poderoso, está no meio de ti, ele salvará; ele se deleitará em ti com alegria; calar-se-á por seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo (Sofonias 3:17)
Mesmo que houvesse juízo contra as nações da terra, sempre os REMANESCENTES de Israel, seriam poupados, por causa do nome do Senhor, que prometeu cuidar e abençoar Seu povo
Portanto esperai-me, diz o Senhor, no dia em que eu me levantar para o despojo; porque o meu decreto é ajuntar as nações e congregar os reinos, para sobre eles derramar a minha indignação, e todo o ardor da minha ira; porque toda esta terra será consumida pelo fogo do meu zelo.
(Sofonias 3:8)
Profecias de juízo na terra são muitas. Hoje em dia, muitas profecias se cumpre no mundo. Lentamente, diariamente, muitas profecias ditas a séculos antes pelos profetas estão se cumprindo na face da terra
Os REMANESCENTES, considerados hoje, todos os cristãos fiéis, seguidores de CRISTO, permanecem sobre a proteção divina, são aqueles que adoram ao Senhor por toda a terra.
REMANESCENTES são os mansos e humildes, os alegres, bem-aventurados, os que aprendem com Jesus e o imita em suas ações, aqueles que tem convicção da sua verdadeira conversão
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. (João 4:23)
Ora, vinde os REMANESCENTES:
Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor que nos criou. (Salmos 95:6)
***

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

NEGAR-SE A SI MESMO

NEGAR-SE A SI MESMO

E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes Jesus: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me     Marcos 8:34

Quando Jesus disse que precisamos negar-se a si mesmo para segui-lo ele só queria alinhar a nossa vontade com a vontade de Deus. 

Negar se a si mesmo não é se alienar, viver no mundo da lua, bitolar sua vida em uma religião, sair do mundo, com medo de se contaminar com os hábitos das pessoas, ficar só no ambiente familiar da igreja, excluir os amigos, as pessoas em geral, os familiares, esquecer que está no planeta terra

Onde está Jesus nisso?

Negar-se a si mesmo é exatamente sintonizar as nossas vontades com a vontade de Deus, deixar de realizar somente os nossos desejos e começar a realizar os desejos de Deus, e quando as nossas vontades não estiverem em harmonia com Deus, é hora de parar, meditar e abandonar certos caminhos, é hora vencer o ego dia após dia.

O apóstolo Paulo foi um grande exemplo de quem negou-se a si mesmo e fez tudo para agradar a Deus:

  • Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:20

Jesus ficava quase todos os dias no meio da multidão, essa era a sua verdadeira família, segui-lo é estar também no meio da multidão, servindo com amor e alegria a seu semelhante, ouvindo, ajudando, ensinando, aconselhando, fazendo o que bom, certo e correto, transformando vidas e conseqüentemente transformando a sociedade em que vivemos

Numa abordagem educada, simples e com muito respeito Jesus deixa você decidir escolher seus caminhos, nos dá livre-arbitrio, respeita nossas decisões, e deixa bem claro que não quer ninguém sob pressão, ninguém obrigado a segui-lo

A escolha, a opção é nossa, ou seguimos nossos próprios caminhos, enfrentamos as adversidades, as opressões, as aflições da vida à nossa maneira, mesmo acreditando em tradições religiosas, sendo religiosos ao extremo, ou podemos seguir Jesus da maneira como Ele realmente é, um Deus vivo presente entre nós, humilde, amoroso, servo, bom, ajudador, consolador, sabendo o que ele já fez e pode fazer por nós.

Andar com Jesus no mundo de hoje, muitas vezes é trabalho árduo, é ir de encontro com as opressões, oposições, enfrentar as crises existências, é um caminho de cruz, é humildade, é coragem, é animo, respeito pelo ser humano, é caridade, é trabalho de servir a sociedade, não é caminho de sentar num trono, comer, beber e se divertir e viver feliz para sempre.

Andar com Jesus é compartilhar sua nova vida transformada pelo amor, é melhorar as pessoas ao seu redor, torná-las mais felizes e seguras, mais calmas, menos ansiosas, com mais esperança, força e coragem para vencer na vida.

Mas, se você não negar-se a si mesmo, não conseguirá se dedicar à obra de Deus, você não conseguirá se entregar à dar continuidade a missão de Jesus aqui na terra. Negue a si mesmo e seus interesses vão estar voltados para o bem da humanidade

Se você estiver focado em si, somente atrás de seu próprios interesses, é preciso matar o seu ego, mas o “Meu EU” muitas vezes é difícil de matar, no centro do nosso ego estão nossa personalidade, nossos desejos, nossas fraquezas, nossa vida gerada na natureza pecaminosa, nossos gostos pessoais, nossos pensamentos, nossas opiniões, nossas críticas, nossos preconceitos, orgulho, soberba, vaidade, inveja e muito mais...

Tudo isso precisa ser negado, precisa ser mudado, moldado através do caráter de Jesus, vencer e matar tudo que nos atrapalha, para realizar os desejos de Deus, afinal fomos criados para realizar os Desejos de Deus, para que depois ele possa realizar os nossos. Esse é o caminho mais seguro e confiável para negar-se a si mesmo e seguir Jesus.

Negar-se a si mesmo não é necessariamente privar-se de bens materiais, jogar tudo fora, viver só de pão e água, sofrer penitências por causa de erros e pecados, ser perfeito, impecável, mostrar uma imagem falsa diante dos homens, negar-se a si mesmo não é o fim, mas um começo de vencer o ego, dia após dia, se esvaziar de si mesmo e se encher das coisas de Deus: amor, justiça, verdade, misericórdia, paz, alegria, esperança e fé.

É preciso esvaziar-se do orgulho, ciúmes, contendas, vaidade, arrogância, antipatia, insegurança, ambição, medos, traumas, timidez, agitação, impaciência, ansiedade, e muitas outras coisas nocivas ao nosso caráter. Render-se a Jesus é eliminar tudo isso que nos traz frustrações, porque se não nos render-mos a Jesus, estaremos rendidos diante de todas estas coisas, todos os dias.

Negar-se a si mesmo é dar frutos e oferecer ao mundo o que você tem de melhor, ser uma semente próspera, ser lembrado por uma vida plena em todos os sentidos, ser reconhecido por toda sua geração, como uma arvore que deu bons frutos e serviu toda sua família, seus filhos e sua comunidade. 

***

JOSIAS, O BOM REI


APRENDENDO COM JOSIAS


2 Reis 22:1-2: “Josias tinha oito anos quando começou a reinar, e reinou trinta e um anos em Jerusalém. Ele fez o que era reto aos olhos do Senhor; e andou em todo o caminho de Davi, não se apartando dele nem para a direita nem para a esquerda.”

Josias começou seu reinado em Jerusalém com apenas 8 anos de idade por volta de 640 AC. Esse jovem rei amou a Deus de todo o seu coração, de todas as suas forças e de toda sua alma. A partir da atitude deste cara, Deus adiou uma sentença, uma destruição do Reino de Judá até os dias que ele morresse, pelo menos, Deus poupou sua própria vida e lhe trouxe paz interior (até o dia que ele estivesse vivo, não iria ver a tal destruição do seu povo)

Um rei que começou cedo com 8 anos, ainda menino e morreu jovem, com apenas 39 anos, alguém pode dizer: Como uma pessoa tão boa e dedicada a Deus, pode morrer tão jovem?

Deus, então, permite que pessoas boas possam morrer cedo, não é isto que perguntamos, como pode morrer os bons, enquanto pessoas malvadas continuam vivas por muito tempo? Essa pergunta muita gente faz.

Há uma explicação em 2 Reis 22:20, no caso de Josias havia um propósito na vida dele, foi Deus que permitiu, não podemos contrariar os designios do Senhor. Tudo faz parte dos propósitos de Deus na terra, não podemos questionar sobre a vida e a morte, tudo está no controle de Deus

2 Reis 22:20: Pelo que eu te recolherei a teus pais, e tu serás recolhido em paz à tua sepultura, e os teus olhos não verão todo o mal que hei de trazer sobre este lugar.

Deus estava para realizar um julgamento severo sobre o seu povo, por causa de idolatria, prostituição, abandono da fé (apostasia), Ele estava irado, na época de Josias, por isso permitiu que este homem bondoso vivesse apenas 39 anos, para poupá-lo do mal que haveria de vir sobre Jerusalém. Deus preferiu deixá-lo em paz numa sepultura, junto com seus pais, para não ver e sentir todo mal que sucederia tão logo ele morresse.

Deus é bom, mas é justo e fiel, ele é bondoso , mas executa seus juizos sobre os homens e sobre as nações que lhes desobedecem. Tudo tem a hora certa para acontecer, de Deus não se zomba, o que o homem plantar, também ceifará. O que podemos aprender com o Rei Josias?

Mas Josias em seus poucos 39 anos de vida, fez muito mais coisas boas, que qualquer pessoa que vivesse na terra por mais de 200 anos. É só comprovar isto na sua própria história: Ao ver a lista dos Reis de Israel durante a história é raro encontrar alguém que obedeceu a Deus completamente, de forma íntegra e ativa durante pouco tempo de vida, Josias foi uma destas pessoas, ainda mais quando leu as leis de Deus, a sua vida melhorou cada vez mais. Ele temeu a Deus.

Foi extremamente obediente a Deus, reformou o templo, teve bons e leais empregados, e no seu tempo foi achado um livro perdido durante a reforma do templo (provavelmente era o Pentateuco – os 5 primeiros livros da Biblia, de Genesis a Deuteronomio). Este livro estava esquecido e jogado no meio da sujeira e dos entulhos do templo - Por causa de pessoa negligentes com a palavra de Deus e a longa sucessão de reis perversos em Israel no trono antes de Josias, a lei de Deus perdeu-se no templo e ninguém mais estava seguindo...

Nos dias de hoje, nós também podemos observar que muitas pessoas tem a Biblia em suas casas, porém, elas estão lá empoeiradas, nas estantes, nas gavetas, como se fossem livros perdidos, e ninguém também está seguindo...

Josias tomou logo uma posição, pegou o livro perdido e o transformou em um livro achado e valioso, leu e observou as leis de Deus, ficou impactado, impressionado com as verdades ali escritas, viu que estava tudo errado ao seu redor, ninguém estava vivendo de acordo com a vontade de Deus, e rasgou as suas vestes em sinal de humilhação – 2 Reis 22:11: E sucedeu que, tendo o rei ouvido as palavras do livro da lei, rasgou as suas vestes.

Imediatamente Josias desejou mudar o cenário a sua volta, desejou fazer uma reforma religiosa, percebeu que era necessário mudanças no coração das pessoas, para tudo voltar a estar em acordo com os mandamentos de Deus

Assim devemos ser como Josias foi - Quando de fato observamos a Biblia, e vemos que está tudo errado a nossa volta, ninguém está seguindo a Deus, nossos amigos, nosso familiares, só vemos comportamentos e condutas erradas, as pessoas estão cada vez mais pecando e se afastando de Deus, virando as coisas para Deus, aquele a quem devemos prestar contas. Devemos fazer alguma mudança. Em nosso dias lemos a palavra de Deus e podemos ficar indignados assim como Josias, porque muita gente não está seguindo, então, que mudanças devemos fazer?

Josias rasgou suas vestes, pensou em fazer a sua parte, começou as mudanças primeiramente em seu coração, depois pensou no que fazer em seu reino, agiu rápido, mudando seus conceitos e sentimentos, agiu rápido em pról de reformas no meio de seu povo. “Deus incomodou e influenciou o coração de Josias”.

Hoje muitas pessoas possuem bíblias, mas poucas são influenciadas pelas verdades encontradas na palavra de Deus. As escrituras deveriam causar em nós com, como foi com Josias, ações imediatas no sentido de reformular nossa vida, mudar, restaurar, tirar o que não serve mais, a fim de trazer a nossa vida em harmonia com a vontade de Deus

Quando Josias percebeu o quão corrupto a sua nação se tornara, se humilhou diante de Deus e pediu perdão, afinal ele estava no meio da nação, e o Senhor teve misericórdia da vida dele, mesmo sabendo o próprio Deus que iria trazer juízo ao seu povo. Ore pela sua nação, pois você também faz parte dela, sabendo que em nosso país também reina a corrupção e o pecado. Também devemos orar a Deus e pedir misericórdia para nós, para nossas famílias, pedir perdão pelas principais autoridades, pois logo também haverá o justo juízo de Deus

Em nosso dias atuais, quando pedimos perdão a Deus pelo povo, pela nossas autoridades, não é necessário rasgar nossas vestes (isso era costume antigo dos Judeus), hoje precisamos apenas rasgar o coração: pois Deus ouve e atende quem o busca de todo o coração. Um coração contrito e quebrantado Deus não recusará. Josias é um exemplo de homem sincero que buscou a Deus de todo coração, preocupado com o pecado do seu povo, preocupado com sua reputação diante de Deus

Josias foi além de orações, ele partiu para as obras, fez a sua parte, aplicou os mandamentos do Senhor, deu exemplos, não só orou como também realizou obras. Tiago 2:20 diz que a fé sem obras é inoperante (morta)

Josias agiu de diferentes maneiras, reformou todas as áreas de seu reino, acabou com a idolatria, a prostituição, derrubou altares, mudou algumas leis, tudo que era contrário a Deus ele modificou, ele não só falou sobre obediencia, como também se ofereceu como exemplo. Faça como Josias não só fale sobre Deus e como obedecê-lo, faça a sua parte, comece a agir de diferentes maneiras, seja em casa, na escola, no trabalho, na igreja, mexa-se, mude o que precisa mudar, se ajuste ao padrão de Deus, obedeça, vai fazendo o que Deus gosta, para que nas suas orações possa obter as respostas

Como Josias você será uma boa testemunha, todos vão ver os seus feitos, todos verão o que Deus está fazendo através de você – Mateus 5:16 “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. Josias até hoje é visto com bons olhos, um dos melhores reis que fizeram a história de Israel, governou no centro da vontade de Deus

Até mesmo a celebração da Páscoa estava errada naquele tempo, esqueceram a maneria certa de comemorar

2 Reis 23:21-23: Então o rei deu ordem a todo o povo dizendo: Celebrai a páscoa ao Senhor vosso Deus, como está escrito neste livro do pacto. Pois não se celebrara tal páscoa desde os dias dos juízes que julgaram a Israel, nem em todos os dias dos reis de Israel, nem tampouco nos dias dos reis de Judá. Foi no décimo oitavo ano do rei Josias que esta páscoa foi celebrada ao Senhor em Jerusalém.

Hoje, o mundo não está tão diferente, em vez de comemorar a Páscoa corretamente, tudo virou comércio, está todo mundo atrás de ovo de chocolate e coelhinho da Páscoa, esqueceram a essência da comemoração (* liberdade do povo de Deus que era cativo no Egito). Deus mais uma vez se alegrou de Josias, porque este cara ensinou o povo a celebrar a Páscoa da maneira certa que agrada a Deus, da forma correta, A Biblia diz; “nunca se celebrou tal Páscoa com esta”. Nunca na história, a Pascoa foi tão agradável a Deus no tempo de Josias.

É comum encontrar pessoas que tem uma concepção errada de que Deus é contra festas, e se exclui de muitas delas, mas se celebra-las de forma correta, devemos nos alegrar e muito, é nosso direito, temos que nos divertir sim, o Senhor Deus nos deseja vida com abundancia (João 10:10).

Josias também expulsou os adivinhos, médiuns, feiticeiros e todos os idólatras de sua nação, fez uma limpeza geral, com ele não tinha meio termo, era 8 ou 80, o que era certo era certo, o que era errado, era errado, Josias dizia: sim sim, não não. Seja alguém como Josias, se for para mudar para uma vida melhor, seja radical ,corte todo o mal pela raíz, não deixe raiz de coisas erradas permanecerem.

Josias tinha autoridade para mudar e reformar as coisas porque era Rei, afinal a autoridade suprema era dele, mas não se preocupe com isso, você pode não ser rei, não ter autoridade para mudar coisa alguma em sua cidade, onde voce estiver, mas saiba de uma coisa, quando você entregar a sua vida a Jesus, você passa a ter autoridade espiritual, peça tudo em oração, O nome de Jesus tem autoridade sobre toda terra, ele é o Rei dos Reis, o seu nome é poderoso para mudar, Use e abuse do nome de Jesus em oração. Ele nos constituiu como reis e sacerdotes aqui na terra, com direito a entrar na presença de Deus a todo momento em oração.

Vá olhando tudo ao seu redor, veja o que está errado, ore ao Senhor, em nome de Jesus, Deus vai restaurar, modificar, reformar, reabilitar, conforme seu poder e sua vontade, faça a sua parte, coopere com o Senhor

Deus usou reis e sacerdotes para mudar uma nação, trazer de volta a verdadeira adoração e obediencia ao único Deus, hoje Deus usa também voce, para trazer mais vida, mais adoradores até Ele. Em qualquer tempo e em qualquer nação, o poder de Jesus vai estar a disposição de quem ama e busca a Deus de coração e deseja ver um mundo melhor. Hoje voce pode dizer, minha cidade está tão longe de Deus, só vejo corrupção, idolatria, religiosidade, crimes, violência, sexo, pornografia, vícios, drogas, o que eu posso fazer?

Siga o exemplo de Josias, rasgou suas vestes, hoje você ora, jejua, clama ao Senhor e o efeito será o mesmo, nõa fique parado, faça as suas obras com temor ao Senhor, lute por mudanças. No final da sua vida, mesmo sendo muito jovem, Josias foi muito engrandecido, sua alma permanece com Deus na eternidade, o seu nome é bem falado na história – 2 Reis 23-25. Josias morreu Jovem, tudo bem!!! todo mundo tem sua hora, mas ele fez muitas coisas boas. Busque ao senhor enquanto é tempo, enquanto se pode achar. Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Isaías 55:6

Nota: Josias morreu jovem porque vacilou em tempos de guerra. Havia rumores que 2 reis estavam se preparando para guerrear (Egito contra Assíria). Josias pensou que eles estavam conspirando contra sua nação (Judá - Reino do Sul), pois estavam passando pelo seu território, achou que a briga era com ele, não consultou a Deus sobre isso, nem mesmo fez saber aos profetas, simplesmente chamou seu exercito e foi para batalha.

Morreu lutando numa guerra que não era sua, Deus permitiu, deu liberdade a Ele nas suas decisões, mas assegurou de ante-mão que Josias iria descansar em paz na eternidade, porque a todo tempo amou o senhor de todo o coração. 2 Reis 22:20 . As bençãos do Senhor não é só para esta vida passageira, tem muito mais na eternidade. Não se iludam somente com a nossa vida aqui e agora.


Ame o Senhor de todo o coração, de toda a sua alma e de todo seu conhecimento, porque assim, voce cumpre seus mandamentos, quando partir deste mundo, também descansará tranquilo e em paz, junto com o Senhor. Tome posse desta promessa. 

Que Deus possa te abençoar...



                                                           ***

PROMESSAS: VOTO DE TOLO




O QUE SÃO PROMESSAS MOVIDAS PELO IMPULSO


Uma promessa pode ser equiparada a um juramento, embora geralmente associada como uma tradição religiosa, nomeadamente cristã, que consiste em prestar o culto a uma entidade específica (um santoDeus etc.) em agradecimento.
As promessas foram feitas para se transmitir segurança, pois, diz-se que ela será cumprida. Usa-se folcloricamente o ato de cruzar os dedos para se prometer algo falsamente.
Promessa também acontece em grupos escoteiros. Quando um escoteiro faz a promessa ("Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para cumprir meus deveres para com Deus, com a pátria, ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião e obedecer a lei escoteira") ele será mais responsável, e será mais cobrado por seus monitores.
 Não somos perfeitos, e estamos sujeitos a erros e falhas. A dependência irá MINIMIZAR os erros ao longo da sua vida, até porque corremos em algum momento sermos enganados pelo nosso próprio coração.    
Veja o que diz o texto de Jeremias 17.9 “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?”   Agora, precisamos entender que quando assumirmos um compromisso, seja ele concebido na direção de Deus ou não, devemos honrar o que prometemos. 
Esta orientação está expressa em Eclesiastes 5.4-5 “Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolo. O que votares, paga-o. Melhor é que não votes do que votares e não pagares”.    Você viu a profundidade destes versículos? 
Além de chamar de VOTO DE TOLO aquele que faz as coisas movido apenas por um impulso ou ansiedade, a palavra afirma “Não tardes em cumpri-lo”. 
E ainda aconselha que é melhor que você sequer tenha assumido um voto, do que assumir e não cumprir.
CUMPRA SUAS PROMESSAS: "Não faça algo que não possa cumprir", não faça voto com Deus e depois esquece de tudo, não faça como os políticos, que quase nunca cumprem com o que prometem
LEMBRE-SE: Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o. Melhor é que não votes do que votares e não cumprires. (Eclesiastes 5:4-5
ISSO SE APLICA EM QUALQUER PROMESSA QUE TENHA QUE FAZER EM QUALQUER ÁREA DA SUA VIDA
Tenha cuidado com tudo que pretenda fazer, se não dá para fazer é melhor dizer a verdade, não cumpra voto de tolo
Não faça promessas em relação a dívidas e depois não cumpra na data certa, não prometa dar um telefonema e depois nunca mais se falar, não pegue nada emprestado e diga: "logo devolvo" e depois não devolve nunca mais
Para ser uma pessoa confiável, não precisa convencer as pessoas e fazer propaganda de si mesmo, basta apenas agir com sua palavra no tempo certo, seja natural e cumpra seu papel no mundo, faça a justiça prevalecer
Não é preciso jurar com os lábios, implorar, cruzar os dedos e tentar ser seguro em suas palavras, atitudes contam muito mais. Um bom testemunho de vida fala por si
Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.
Jesus disse sabiamente que o nosso proceder em tudo seria: sim, sim ou não, não. 
E como é difícil dizer sim, ou dizer não! Dizer sim a quem doer, falar a verdade em todo tempo, dizer não quando não se pode compactuar com coisas erradas
Doa a quem doer, falar sim ou falar não, deve ser o método para cumprir o que queremos ser e ter, no final a nossa história vai valer a pena, vai valer a pena ser fiel a nossas palavras
OS QUE FOREM JUSTOS RESPLANDECERÃO NA TERRA: Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente. (Daniel 12:3)
As pessoas terão mais confiança em nós quando falamos a verdade e esquecemos os votos de tolo, poderão contar conosco para o que der e vier
CUMPRA SUAS PROMESSAS E LEMBRE-SE DEUS NÃO SE AGRADA DE VOTOS DE TOLOS

O QUE FAZER COM A ANSIEDADE?



O QUE FAZER COM A ANSIEDADE?

Temos algumas dicas importante da parte de deus: Exercite o autocontrole.

Na classificação dos frutos do Espírito ele ocupa lugar de importância, e dependendo da tradução bíblica ele é chamado de temperança ou domínio próprio.

Mesmo diante de circunstâncias adversas, lute pelo melhor, ore pelo melhor, acredite e espere pelo melhor

Em primeiro lugar, vamos relembrar o que é a ansiedade.

Para isso, inicialmente, recorro ao auxílio do site Wikipédia, cuja transcrição vai a seguir:

ANSIEDADE, ânsia ou nervosismo é uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de perigo real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis, tais como sensação de vazio no estômago, coração batendo rápido, medo intenso, aperto no tórax, transpiração, etc.

Esses dois aspectos, tanto a ansiedade quanto o medo, não surgem na vida da pessoa por uma escolha.

Acredita-se que vivências interpessoais e problemas na primeira infância possam ser importantes causas desses sintomas.

Além disso, existem causas biológicas como anormalidades químicas no cérebro ou distúrbios hormonais.

A ansiedade é um estado emocional que se adquire como consequência de algum ato.

Todas as pessoas podem sentir ansiedade, principalmente com a vida atribulada atual. A ansiedade acaba tornando-se constante na vida de muitas pessoas.

Dependendo do grau ou da frequência, pode se tornar patológica e acarretar muitos problemas posteriores, como o transtorno da ansiedade.

Portanto, nem sempre é patológica.

Na epístola de I Pedro, cap. 5, verso 7, ele nos dirige o seguinte apêlo: Lançai sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

Deus, o nosso criador, sabe de nossa tendência auto-opressora e autodestrutiva, marcantemente presente na existência humana, após a queda no pecado.

A partir desse fato desencadeador, com a responsabilidade de gerir a sua própria vida e a de seus dependentes, a ansiedade foi se instalando na mente e no coração humanos.

O estado de ansiedade pode piorar, dependendo do estilo de vida, do nível de relacionamento, das expectativas internas e externas de cada pessoa, e, sobretudo, de seu distanciamento de Deus.

Há uma enorme diferença de comportamento ativo ou reativo, entre aquela pessoa que aprendeu a depender de Deus na sua vida, e aquela que aprendeu a depender de si mesma.

A primeira, vive uma perspectiva divina, e a segunda, uma perspectiva humana. A fé em Deus e a comunhão com ele são antídotos contra a ansiedade.

A certeza de que independentemente das circunstâncias a gente depende de Deus, alivia a alma e faz diminuir nossas preocupações.

Veja como o salmista Davi lidava com a ansiedade: ele afirmava: “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará” (Salmos 23.1).

O QUE FAZER COM A ANSIEDADE; COMO LIDAR COM ELA?

É de fundamental importância tratá-la de acordo com a perspectiva bíblica. Nunca se esqueça de que antes de depender de seu talento, de sua formação, de sua herança familiar, da aparente segurança de seus bens materiais, você depende, sobretudo, do Deus criador de todas as coisas.

Traga suas queixas a ele: Apresentai a vossa causa, diz o Senhor; trazei as vossas firmes razões, diz o rei de Jacó (Is 41.21).

Atenda ao apelo de Pedro, lançando sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de você!

E no que depender de você, contribua também para amenizar o seu grau de ansiedade, revendo sua agenda, suas prioridades e sua carga de trabalho.

Seja sério, mas não leve tudo tão a sério na vida; a ferro e fogo. Se permita rir de você mesmo, as vezes.

Não seja tão perfeccionista, ou seja, não exija de você além do necessário ou além do que seja coerente e atingível. Não exija das demais pessoas além daquilo que elas possam oferecer, igualmente, aliviando, assim, tanto o seu grau de ansiedade quanto o das pessoas à sua volta.

Respeite o ritmo da vida, viva cada dia procurando absorver dele o melhor que puder ou o melhor que ele lhe oferecer.

Lembre-se dessas palavras de Jesus: Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. (Mateus 6.34).

Entretanto, saiba que acontecimentos e resultados negativos fazem parte da existência humana, e é preciso aprender a lidar com eles e encará-los como oportunidades de aperfeiçoamento e de crescimento pessoal.

É importante salientar que “o pior” numa circunstância da vida não anula “o melhor” já alcançado, portanto, fixe sua mente nos aspectos positivos da vida e não mergulhe no negativismo.

Siga o exemplo do apóstolo Paulo, que, mesmo em meio às vicissitudes da vida, não perdia a perspectiva de uma vida vitoriosa em Cristo.

Veja o texto:Não digo isto por causa de necessidade, pois já aprendi a contentar-me em toda e qualquer situação. Sei passar necessidade, e também sei ter abundância. Em toda maneira, e em todas as coisas aprendi a ter fartura, como a ter fome, tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece, (grifo meu) - (Filipenses. 4.11 e 12).

Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto a vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestido? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? De certo vosso pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas; mas buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
(Mateus 6.25, 26, 32 e 33).

O EVANGELHO DO REINO DE DEUS

  O EVANGELHO DO REINO DE DEUS O Evangelho do Reino de Deus exige de nós obediência constante, disciplina, sabedoria, humildade e prudência ...