segunda-feira, 16 de maio de 2016

O IDIOTA E A MOEDA





O IDIOTA E A MOEDA
 Arnaldo Jabor

"Conta-se que numa cidade do interior um grupo de pessoas se divertia com o idiota da aldeia. Um pobre coitado, de pouca inteligência, vivia de pequenos biscates e esmolas.

...Diariamente eles chamavam o idiota ao bar onde se reuniam e ofereciam a ele a escolha entre duas moedas: uma grande de 400 RÉIS e outra menor de 2.000 RÉIS. Ele sempre escolhia a maior
e menos valiosa, o que era motivo de risos para todos.

Certo dia, um dos membros do grupo chamou-o e lhe perguntou se ainda não havia percebido que a moeda maior valia menos.

- Eu sei, respondeu o tolo. "Ela vale cinco vezes menos, mas no dia que eu escolher a outra, a brincadeira acaba e não vou mais ganhar minha moeda".

Podem-se tirar várias conclusões dessa pequena narrativa.

A primeira: Quem parece idiota, nem sempre é.

A segunda: Quais eram os verdadeiros idiotas da história?

A terceira: Se você for ganancioso, acaba estragando sua fonte de renda.

Mas a conclusão mais interessante é: A percepção de que podemos estar bem, mesmo quando os outros não têm uma boa opinião a nosso respeito.

Portanto, o que importa não é o que pensam de nós, mas sim, quem realmente somos.

O maior prazer de um homem inteligente é bancar o idiota diante de um idiota que banca o inteligente.

Preocupe-se mais com sua consciência do que com sua reputação.

Porque sua consciência é o que você é, e sua reputação é o que os outros pensam de você. 

E o que os outros pensam... é problema deles."


 ***



O AMOR INCONDICIONAL DE DEUS



 

O AMOR INCONDICIONAL DE DEUS


O AMOR DE DEUS: AQUELE QUE MEXE COM A VIDA DA GENTE
Deus amou a todo mundo, o único problema é que muitos não correspondem a este amor. 
Deus muitas vezes sofre de um amor não correspondido com a raça humana 

AQUELE QUE QUANDO CONHECEMOS DE VERDADE NOS INCOMODA A AMAR, PERDOAR, RECOMEÇAR... 

AMAR E MUDAR AS COISAS QUE PRECISAM MAIS...

As pessoas em geral, principalmente os que ainda não conhecem o amor de Deus vivem na base de trocas de favores.

Muitos fazem o bem apenas ao seu circulo de amizade, fazem o bem aos que amam; aqueles mais chegados, as pessoas escolhem a quem amar, convidam para sua casa apenas aqueles que podem retribuir o convite.

Aquele que deseja agradar a Deus tem que, incondicionalmente amar a todos, praticar o que está escrito em sua palavra, ajudar o seu semelhante, se importando com seus problemas e aflições, sem esperar nada em troca, com amor e bondade, não importando a situação.

Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. 
(1 João 4:8)
 
Deus conhece as intenções dos homens, de Deus não se zomba, o que semear vai colher, aqueles que realmente desejam agradar a Deus, deve saber que também, antes de tudo, precisa agradar o próximo.

E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão. (João 4:21)

Aquele que ama a Deus, mas, não ama seu próximo, está enganado, não conhece o amor, Deus é amor, e se não aprendermos a amar o próximo, não conseguiremos amar a Deus.

E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. (1 João 4:16)

Que declaração fantástica: Quem está em amor está com Deus, este não faz acepção de pessoas, esse ama qualquer um, independente se ainda tem ou houve algum atrito, uma mágoa, um ressentimento, a motivação ideal para isso fluir seria perdoar o mais rápido possível.

Aquele que finge que ama, mas na verdade odeia e evita as oportunidades para amar, faz pouco caso das pessoas é mentiroso, nem mesmo conhece Deus de verdade.

Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?  
(1 João 4:20)

Aproveite ainda hoje as oportunidades da vida para amar e mudar as coisas que precisam mais. Deus nunca desampara aqueles que amam. 

E sobre aqueles que rejeitam o amor de Deus viverão nesta terra perecendo, Ele ama a todos, mas, deseja ardentemente ser correspondido


O JOIO E O TRIGO



 

 

O JOIO E O TRIGO


Aquele que serve a Deus, mesmo sendo pequeno se tornará grande. Esta é a lição da humildade. 
O joio e o trigo andam juntos no campo, no mundo, na sociedade. Se esforce sempre para ser trigo

(Se esforce para ser trigo, se esforce para ser filho de Deus)
Aquele que realmente deseja o Senhor Jesus acima de tudo e de todas as coisas deve ter sempre em mente que seus bons olhos e pureza, junto com suas motivações, é o que o farão olhar sempre pra Deus. 

Aconteça o que for estar com o coração, assim como Davi, voltado sempre pra Deus...
Se você quer ser um verdadeiro cristão tem de se apresentar e enquadrar nessas características: 

"Procura apresentar-te a Deus aprovado como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 
(2° Timóteo 2.14)        

Há muito povo de Deus servindo a Ele neste mundo. Mas o obreiro aprovado é alguém que evita, igualmente: os falatórios inúteis, jogando palavras torpes ao vento, agindo de falsidade e desonestidade, arrumando confusões, discórdias, contendas, com coisas inúteis e desnecessárias, envergonhando o nome do Sr. Jesus e dando péssimo testemunho na família, no trabalho, na cidade, e chega até nas igrejas.
Além disso, a nossa linguagem sem controle corrói como câncer; Ainda bem que o Senhor Jesus conhece os que lhe pertencem. (por isso uma hora ou outra há a separação do joio e do trigo). 
Por isso devemos sempre seguir a justiça e a fé, o amor e a paz, com os que de coração puro, invocam ao Senhor E repele as questões insensatas e absurdas, pois sabes que só geram contendas.
Ora é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente, disciplinando com mansidão. 
Jesus está voltando, a palavra diz claramente:  Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve.  (Malaquias 3:18)


***




SABEDORIA E CONHECIMENTO



SABEDORIA E CONHECIMENTO

     O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre. - Salmos 111:10

Eu preciso me tornar sábio, pois o temor do Senhor é apenas o inicio, o principio da sabedoria. Temor do Senhor não é inicio da benção, nem inicio das promessas, as bençãos vem com a permanencia na caminhada com Deus, isso é consequencia das motivações do nosso coração

Cumprir os mandamentos é o que vai nos dar bom entendimento

 
A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento.

 Provérbios 4:7


A sabedoria é tão valorizada na Biblia. Deus sabe que vamos precisar muito dela, na convivencia com os outros, no trabalho, na vida social, para que possamos ter disciplina e prudencia
O caminho do Senhor ele é marcado no seu principio pela capacidade de saber, conhecer, ter discernimento dos principios de Deus, para ser alguém preparado para viver de modo correto, para depois a gente ter as coisas que precisamos mais.
Temos que ter reflexão antes de tudo que fazemos, para Deus nos orientar no modo de vida certo e correto, onde podemos fazer a vontade Dele
Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente.       -     Daniel 12:3

Vamos dar bons testemunhos, vamos ensinar através de sermos justos, não vire religioso de carteirinha só dentro das 4 paredes, vamos ser sociável, acessível, pessoa bacana, que saiba falar sobre outros assuntos com aqueles que achamos que são ímpios.
Vamos evangelizar sim, mas também falar de assuntos de politica, de futebol, de brasil, de livros, de trabalho, de familia, não só fale de Jesus senão os outros espantam e voce será mal compreendido, mesmo tendo as melhores intenções, fale sobre o assunto da roda, porque mais cedo ou mais tarde tudo vai convergir a Jesus, tudo vai acabar aos pés de Jesus, todo joelho vai se dobrar a Jesus

 
Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus.

Romanos 14:11

 

 
Por mim mesmo tenho jurado, já saiu da minha boca a palavra de justiça, e não tornará atrás; que diante de mim se dobrará todo o joelho, e por mim jurará toda a língua.

Isaías 45:23

 

Aqui, agora: A sabedoria de Deus nos capacita a conversar sobre todos os assuntos


A MELHOR RESPOSTA VEM DE DEUS






A MELHOR RESPOSTA VEM DE DEUS

Um empresário ambicioso de 40 anos sabia que na esquina, perto de sua empresa, morava uma velhinha viuva de 70 anos, sem filhos, sozinha e doente.

Pensando em apoderar-se de sua casa e ampliar sua empresa, o empresário lhe ofereceu ajuda e em troca fez uma proposta dentro da lei, lhe ofereceu uma enfermeira, uma empregada, e uma pensão, um valor que pagaria por mês até ela morrer, em troca disso, lhe propos que cuidaria dela como um filho, e quando falecesse deixaria de herança por testamento a sua própria casa para ele.

Os planos deste empresario pareciam perfeitos, logo pensou: esta velha já tem 70 anos, já está doente e muito cansada, quase no fim da vida, logo ela morre e tudo fica para mim, só preciso esperar mais um pouco de tempo, pensava ele estar fazendo um grande negócio

Mas os planos de Deus são totalmente diferentes dos nossos, passaram 20 anos a velhinha cada vez mais saudável, já com noventa anos, mas com a falsa ajuda do empresário, ela animou, afinal tinha alguem para conversar, uma empregada, e também uma enfermeira que cuidasse de sua saude, sem saber o mal que o empresário planejara lhe fizera um bem, sua auto estima voltou e melhorou a sua vida

Por outro lado o empresário contraiu um cancer e sofreu por estes 20 anos, agora já com 60 anos de idade, já não suportava mais a doença e morreu, os prejuizos eram grandes alem de pagar o tratamento de sua doença, ele ainda tinha o compromisso de cuidar da velhinha, o seu plano tinha dado errado, agora o predio da velhinha já estava muito caro

O empresário morreu e seu filho continuou o contrato por mais 20 anos, a velhinha chegou até 110 anos de idade, morreu feliz e longe da solidão, a familia do empresario ambicioso se apossou do terreno da velhinha, mais pagou um alto preço por ele, afinal os planos dos homens parecem bons , mas a resposta vem de Deus

Temos que tomar cuidado com nossos planos, para que eles possam ser justos e perfeitos diante de Deus, porque a resposta do Senhor virá, a seu tempo, na hora certa, por isso devemos fazer o que é certo e correto sem segundas intenções em nosso corações esem prejudicar ninguém

Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua. Provérbios 16:1


Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do SENHOR permanecerá.
Provérbios 19:2


O EVANGELHO DO REINO DE DEUS

  O EVANGELHO DO REINO DE DEUS O Evangelho do Reino de Deus exige de nós obediência constante, disciplina, sabedoria, humildade e prudência ...