sexta-feira, 22 de abril de 2016

A ESPERANÇA DO CRISTÃO


A ESPERANÇA DO CRISTÃO
“E eu, Senhor, que espero? Tu és a minha esperança”.
(Salmos 39.7)
-Introdução: Um ditado popular afirma que ‘a esperança é a última que morre’. Embora seja muito bela, a sua mensagem não é verdadeira.
A Esperança não morre!
Uma pessoa esperançosa tem motivação para viver, sonha e luta sempre pensando que tudo vai dar certo.
Por isso precisamos lutar contra o pessimismo e alimentar nossa alma de esperança para sonhar com um futuro melhor.
Você está sem esperança?
Vamos refletir um pouco sobre a esperança em Deus:
I- O que é esperança?
Algumas palavras nos ajudam a compreender o significado de esperança:
SEGURANÇA: Jó 11.18 “Sentir-te-ás seguro, porque haverá esperança; olharás em derredor e dormirás tranquilo”.
ALEGRIA: Provérbios 10.28 “A esperança dos justos é alegria, mas a expectação dos perversos perecerá”.
FUTURO: Jeremias 31.17 “Há esperança para o teu futuro, diz o
SENHOR, porque teus filhos voltarão para os seus territórios”.
LIBERTAÇÃO: Zacarias 9.12 “Voltai à fortaleza, ó presos de esperança; também, hoje, vos anuncio que tudo vos restituirei em dobro”.
CONSOLO: II Tessalonicenses 2.16 “Ora, nosso Senhor Jesus Cristo mesmo e Deus, o nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança, pela graça”.
TEMOR DE DEUS: Jó 4.6 “Porventura, não é o teu temor de Deus aquilo em que confias, e a tua esperança, a retidão dos teus caminhos?”.
PERSEVERANÇA: I Coríntios 13.13 “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor”.
Quando temos esperança sentimos segurança, alegria, pensamos no futuro, somos livres de todo medo, recebemos consolo do Espírito nas horas difíceis (João 14.26), sempre tememos a Deus e conseguimos perseverar esperando a vitória.
Esperança é esperar com fé!
II- Como ter esperança?
Algumas atitudes que nos ajudam a buscar esperança:
LEMBRAR COISAS BOAS: Lamentações 3.21 “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança”.
CUIDAR DA MENTE: I Tessalonicenses 5.8 “Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação”.
ORAR: Lamentações 3.29 “ponha a boca no pó; talvez ainda haja esperança”.
CONFIANÇA EM DEUS: Jeremias 17.7 “Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR”.
SE PURIFICAR: I João 3.3 “E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro”.
FALAR: I Pedro 3.15 “antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós”.
CUMPRIR O CHAMADO: Efésios 1.18 “iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos”.
Para buscar esperança é preciso lembrar e cuidar da mente para pensar coisas boas, orar humildemente, confiar em Deus, se purificar dos pecados, falar sobre o que espera e exercer o chamado de Deus para sua vida.
Busque esperança em Deus!
III- Em quê devemos ter esperança?
A direção em que devemos ter esperança:
EM DEUS: Salmos 62.5 “Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa, porque dele vem a minha esperança”.
CRISTO: Colossenses 1.27 “aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória”.
JUSTIÇA: Gálatas 5.5 “Porque nós, pelo Espírito, aguardamos a esperança da justiça que provém da fé”.
SALVAÇÃO: I Coríntios 15.19 “Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens”.
VIDA ETERNA: Tito 1.2 “na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos”.
GLÓRIA DE DEUS: Tito 2.13 “aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus”.
PROMESSAS: Hebreus 10.23 “Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel”.
Devemos ter esperança somente em Deus, através de Jesus Cristo, na sua justiça Divina, na Salvação e na vida eterna, na glória de Deus que cumpre suas promessas em sua Palavra.
Tenha esperança em Deus!
Há esperança pra você!
-Conclusão:
As más notícias fazem as pessoas se tornarem pessimistas. Então devemos anunciar as boas novas do Evangelho para dar esperança a todos que estão desanimados.
O desespero é o contrário de esperança. A esperança sabe esperar e suportar dificuldades. O desespero não consegue enfrentar as dificuldades. Muitas pessoas estão sofrendo e até mesmo doentes porque se decepcionaram com a vida perdendo sua esperança.
Nossa Esperança vem de Deus, está em Deus e vai em direção ao Senhor, que é a nossa única garantia de que podemos vencer.
Seja esperançoso!
***

EQUILIBRIO PERFEITO


EQUILIBRIO PERFEITO

Na vida a gente nem sempre acerta, há tropeços, há adversidades, há lutas, há vitórias e perdas, mas, a sabedoria de Deus é o único recurso que vai nos dar equilibrio. 

A palavra de Deus promete nos dar o equilibrio em tudo que precisamos, e o que é mais dificil hoje em dia é nos mantermos equilibrados, por isso a necessidade de meditarmos na palavra.

É um desafio, manter nosso corpo, nossa mente e nosso espírito equilibrados neste mundo tão conturbado. Mas não há outro meio disponível senão for prestar muita atenção ao que Deus quer nos dizer, porque em provérbios 4:20-22 está escrito: 

Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido.Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração. Porque são vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo. (Provérbios 4:20-22)

Deus está dizendo que sua palavra, a sua sabedoria é fonte de vida, saúde para todo corpo. 

Quer ter uma vida saudável? Quer ser uma pessoa equilibrada, feliz e com saúde?

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. (Provérbios 4:20-23)

E o que contamina nossos corações Jesus já nos informou: O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem. (Mateus 15:11) Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora? (Mateus 15:17). Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, desonestidades, cobiças, avareza, traição, ciúmes, contendas, invejas, orgulho... (Mateus 15:18-19)


Sobre tudo o que voce precisa, anseia, deseja, quer, você precisa só de uma coisa: guardar o seu coração. Quer deixar o seu coração bem guardado, entregue ele nas mãos do Senhor.

Deus só quer uma coisa sua, reinar em seu coração e com ELE no controle você vai se equilibrar e ter uma vida saudável. 

O equilibrio saudável depende da harmonia, entre sua saúde fisica, emocional e espiritual. Todos os caminhos do homem estão perante os olhos de Deus e é ELE quem pesas os corações dos seres humanos: 
Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o SENHOR pesa o espírito. (Provérbios 16:2 ) - Todo caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o SENHOR sonda os corações. (Provérbios 21:2) 


Olhe para onde está caminhando e sinta seu coração, seja sábio: Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará. (Salmos 37:5) 

Jesus dizia insistentemente aos seus ouvintes: Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós . (João 13:34)

Onde está a sabedoria de Deus? 

O novo mandamento que Jesus tanto ensinou em seu tempo está disponível, justamente para nos equilibrar, as instruções estão todas ali, estão claras e precisas, para se ter harmonia e equilibrio na vida em todas as areas, para se viver em paz com Deus, com os outros e consigo mesmo.

A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.

O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.

(Romanos 13:8-10)


E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.(Marcos 12:33
Quer ter equilibrio na vida, eis o novo mandamento, onde tudo deve estar com harmonia e equilibrio. 

Não adianta só amar a Deus e esquecer do próximo, não adianta só amar a si mesmo e esquecer de Deus, Não adianta só amar os outros e esquecer de si mesmo.

A vida consiste em achar o equilibrio perfeito entre estas fontes de amor, buscar a Deus, buscar as necessidades dos outros e buscar as tuas próprias necessidades.

Esta é a verdadeira sabedoria embutida no novo mandamento: amar a Deus vai te dar equilibrio espiritual, amar ao próximo vai te dar equilibrio emocional e amar a ti mesmo vai te dar equilibrio físico.

Se tudo estiver totalmente equilibrado você não vai mais precisar reclamar da vida, pois achará a fonte de toda felicidade.

E sabe qual é a parte mais dificil de se equilibrar, a area emocional, o campo de batalha é na mente, é aqui que temos o nosso maior desafio, aceitar as pessoas como elas são e manter bons relacionamentos.

O amor ao próximo continua sendo nosso maior desafio, amar e mudar as coisas que precisam mais em nós, agir , pensar e refletir muito...

Só Deus para nos dar sabedoria nesta área, e os frutos do espirito são alvos para despertarmos e desenvolvermos virtudes em nossos muitos relacionamentos: Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, dominio próprio. (Gálatas 5:22)

Continue guardando seu coração e tente-se equilibrar, mantendo em harmonia o novo mandamento, a única maneira de ser feliz.

A VERDADEIRA CONTRIBUIÇÃO AO MUNDO


A VERDADEIRA CONTRIBUIÇÃO AO MUNDO


Deus ama. Isto não é novidade para ninguém, pois a Biblia diz que "Deus é amor". (1 João 4:8). 

Deus ama ao que dá, mas e aí, Deus não ama ao que não dá. 

Aquele que nos ensina amar-mos até nossos próprios inimigos, também, Ele próprio, ama a todos e "faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e vir chuvas sobre justos e injustos" (Mateus 5:44-45)

Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria
(2 Coríntios 9:7)

Por que então Deus ama especialmente ao que contribui com alegria, ao que dá? 

Dar é a maior demonstração de amor que se pode fazer. Não que toda doação seja movida por amor, pois uma pessoa pode doar algo esperando um beneficio maior em troca. Realmente as pessoas vivem atrás de trocas de favores e bajulações. Porém, se é possível dar sem amor, é impossível amar sem dar.

Dar, portanto, não é apenas a expressão do amor... É sua própria essência.

Como pode a pessoa dar e ainda sentir alegria em fazê-lo? 

Dar simplesmente já é muito dificil, agora dar com alegria é quase impossível. "Deus ama ao que dá com alegria" e todos os corações transformados pelo Espirito Santo de Deus fazem isto todos os dias pelo mundo afora. 

Deus continua amando a todos, mas especialmente "ao que dá com alegria"

O PRINCIPIO DA SABEDORIA



 

O PRINCIPIO DA SABEDORIA


O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência. Porque por meu intermédio se multiplicam os teus dias, e anos de vida se te aumentarão.Se fores sábio, para ti serás sábio; e, se fores escarnecedor, só tu o suportarás. (Provérbios 9:10-12)

Bem-aventurado o homem e a mulher que acha sabedoria e que adquire conhecimento.

Porque a sabedoria é tão importante, algo vital para nossas vidas?

Porque se as pessoas buscarem a sabedoria vão conseguir viver de forma agradável a Deus?

Deus se alegra com aqueles que se empenham em buscar sabedoria.

Porque Deus sabe que se estes buscarem de todo coração conhecer a sabedoria de Deus e a sua instrução, entenderá o que é ter prudencia, vai ter entendimento, vai fazer justiça, vai ter juízo e será sabios em todas as decisões que tomar e em tudo que fizer (Provérbios 1)

O inicio dos provérbios confirma esta verdade.

E o temor do Senhor começa com a sabedoria, é o principio básico do conhecimento.

Quem teme o Senho começa ganhando sabedoria, mas, apenas está no principio, está no caminho certo, ainda há muita coisa para aprender, e o Senhor vai instruindo aquele que vai obedecendo (Provérbios 1:23)

É pela conversão do nosso coração que vamos ficar sábios, sendo corrigidos e reeprendidos pela palavra de Deus.

Ninguém fica sábio aos seus próprios olhos, apoiados em seus próprios pensamentos, só é sábio de verdade quem passa pelas correções e instruções de Deus.

Portanto, se a pessoa não se sujeita a Deus, faz somente o que é melhor a seus próprios olhos, vivendo aos seus próprios meios, não é alguém prudente.

Sem prudencia, não há disciplina e não se chega a sabedoria.

Se não for obediente a Deus o homem só desprezará o conhecimento, e não preferindo o temor odo Senhor colherá consequencias dolorosas, e não será nem um pouco agradável os seus caminhos. (Provérbios 1:28-23)

Sabedoria é a mais preciosa mercadoria, com ela você achará respostas escondidas, achará conhecimento de Deus que dinheiro algum ou em mais precioso, seja ouro ou prata que você tiver, nada disso vai lhe dar sabedoria(Provérbios 2:7)

Deus reserva a verdadeira sabedoria para os retos, para os que caminham na sinceridade, para os que realmente fazem a coisa certa (Provérbios 2:10)

Teu coração e a sua alma estará suave, quando a sua vida estiver focada em fazer o bem, andar em sinceridade e honestidade, ser uma pessoa autentica, justa, pacifica, reta aos olhos do Senhor. Será inteligente, se afastará do mal, será protegido e prosperará os teus caminhos.

Mas sempre confie no Senhor, de todo seu coração e não se apoie no seu próprio entendimento (Provérbios 3:5)

É preciso reconhecer a Deus em todo tempo, pois Ele repreende a quem ele ama, se você andar errado, escute a voz do Senhor lhe orientando no silencio do seu coração, porque ainda que erre, Ele quer lhe dar sabedoria para reconhecer o erro, para te livrar do pecado, do mal que lhe cerca e que lhe desvia da prudencia.

Felizes aqueles que obedecem a Deus, que deixam ser instruídos, corrigidos, transformados e que adquirem conhecimento dos seus erros e acertos.
 
 

O LADRÃO DA NOITE


O LADRÃO DA NOITE
Caro residente: Eu lhe escrevo para avisar que pretendo invadir a sua casa e furtar tudo que tiver de valor na sua residência. Se quiser, pode me esperar entre 2 e 3 horas da madrugada no dia 15 do próximo mês.
Atenciosamente, Ladrão de Noite
Quantas cartas parecidas com essa você já recebeu? Provavelmente o mesmo número que já foram entregues na minha casa: zero!
Bem sabemos que ladrões dependem do elemento de surpresa no seu trabalho e, por este motivo, não enviam avisos prévios das suas intenções.
Jesus e as pessoas que ele escolheu para proclamar a sua mensagem usaram, várias vezes, a figura do ladrão de noite para ensinar a importância de estarmos sempre preparados para nosso encontro com o Criador e Juiz de todos.
Em uma conversa com seus apóstolos em Jerusalém, poucos dias antes de sua morte, Jesus falou da importância de se preparar para o julgamento de Deus.
Primeiro, ele falou da rebeldia da principal cidade dos judeus: “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes! Eis que a vossa casa vos ficará deserta” (Mateus 23:37-38).
Ele continuou seu ensinamento descrevendo diversos sinais que aconteceriam antes deste castigo: terremotos, guerras, fomes, o surgimento de falsos profetas, perseguições etc. (Mateus 24:1-33).
Jesus disse que aquela mensagem se referia à mesma geração 
(Mateus 24:34).
Depois de falar sobre o castigo de Jerusalém, Jesus introduziu uma série de parábolas sobre a importância de todos se prepararem para outro dia de julgamento.
Diferente do dia identificado por sinais, aquele dia viria sem aviso. Jesus disse: “Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.
Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa”
(Mateus 24:42-43).
Os apóstolos de Jesus empregaram a mesma figura para alertar os fiéis sobre a importância de estarem sempre preparados para a vinda do Senhor.
Paulo escreveu: “pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite” (1 Tessalonicenses 5:2).
Pedro reforçou o mesmo ensinamento: “Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor” (2 Pedro 3:10).
Hoje, há muitos que confundem e distorcem o ensinamento bíblico, usando textos isolados e misturando ideias para defender suas especulações sobre os últimos dias.
Preocupam-se com manchetes de jornais e teorias de conspirações de governos e religiosos. Apontam para passagens bíblicas para explicar desastres naturais e atos de terrorismo.
Soam alarmes sobre o uso de tecnologia no comércio. Alguns até ousam marcar datas para intervenções divinas nos assuntos dos homens!
O efeito de tais especulações é negativo e perigoso. Ao invés de usar as Escrituras como guia para se prepararem para o julgamento, procuram nas Escrituras uma maneira de predizer a data e hora da vinda do ladrão!
Jesus não pediu para ficar atentos às manchetes dos jornais, tentando interpretar sinais. Ele usou a figura do ladrão para nos ensinar a importância de estarmos preparados a qualquer hora, pois ninguém sabe quando será chamado para encontrar o Juiz de todos.
Ele disse: “Bem-aventurados aqueles servos a quem o senhor, quando vier, os encontre vigilantes. . . . Sabei, porém, isto: se o pai de família soubesse a que hora havia de vir o ladrão, [vigiaria e] não deixaria arrombar a sua casa. Ficai também vós apercebidos, porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá” (Lucas 12:37-40).
Paulo disse: “Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo” (2 Coríntios 5:10).
Ninguém sabe a hora que virá o Juiz, mas todos nós podemos ter certeza de que virá!

MEDO



MEDO 

"Seja o que Deus quiser" - esta é frase mais comum, na hora de enfrentar o medo.

Quando estiver com medo diga sempre: "seja como Deus quiser"

O medo é o oponente real da vida, só o medo pode derrotar a ação em vida. 

Temos medo de morrer, de se dar mal em algum negócio, medo de mudanças, de ficar doente, desse relacionar com as pessoas, de vencer obstáculos e até medo de resolver problemas.

O medo é um adversário a ser batido, é inteligente, é traiçoeiro, não respeita regras, não tem limites, não mostra misericórdia. 

O medo procura seu ponto mais fraco sem dificuldades, ele dá uma rasteira nas suas fraquezas e limitações.

Jesus em sua hora final, enfrentou seu maior medo, e humildemente ele optou por oração: "antes de ser preso, interrogado, torturado e crucificado"

Então chegou Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani, e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar. E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se muito. Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo.  (Mateus 26:36-38)

Ele orou com tristeza e angustiado, está lá registrado no evangelho de Mateus e nos outros evangelhos também. 

Por três vezes seguidas Jesus enfrentou seu pior medo.

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. E, indo segunda vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar de mim sem eu o beber, faça-se a tua vontade. E, voltando, achou-os outra vez adormecidos; porque os seus olhos estavam pesados. E, deixando-os de novo, foi orar pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras.Mateus 26:41-44

Por três vezes pediu ajuda a Deus, depois se dirigiu aos seus discípulos e pediu vigilância total.

A oração afasta o medo, é como se dirigir ao colo do pai, ele conhece as curvas da estrada da vida, muito melhor que nós. 

No final vai ser tudo como Deus quiser mesmo, e não como o medo quer nos deixar, derrotados e sem solução.

Só Deus para nos dar segurança diante do medo, mas o medo vai insistir em nos tirar a paz. 

O medo não provém de Deus, ele começa na nossa mente, é uma seta inimiga, tentando matar, roubar e minar nossas forças. 

Jesus sabia do seu futuro glorioso após a morte, mesmo assim teve medo, muito medo.

Jesus sentiu este medo pavoroso, visualizou sua morte em detalhes e teve medo. 

O medo vem disfarçado em dúvidas, insegurança, ansiedade, inquietação, pânico e desespero.

A dúvida encontra descrença, e sem fé não vencemos o medo da vida.

Deus espera que nossa fé abafe o medo, a fé ajuda a vencer o medo. 

A FÉ DESENVOLVE O AMOR PELA VIDA

No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.  (1 João 4:18)

O amor pela sua própria vida, o amor pela sua família, o amor pelas pessoas, ele afasta o medo e qualquer temor diante das dificuldades. 

Jesus venceu o medo pelo amor a humanidade toda.

Ansiedade é opositora da fé, ela dá espaço pro medo e nos leva a uma situação de desconforto emocional, desgastando nossa saúde mental e faz o medo ficar em privilégio na nossa mente

Não se enfraqueça por causa do medo, vire-se para Deus, busque força na palavra do Senhor e viva sem inquietação.

Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.   (Filipenses 4:6-7)

"Seja o que Deus quiser", foi assim que Jesus optou por fazer no momento crucial da sua vida, enfrentou seu maior medo, o medo da morte na cruz.

Sua inquietação foi embora, sua paz foi restaurada, Deus guardou seu coração em paz e ele cumpriu sua missão perfeitamente.

Jesus não deu chance a inquietação, não deixou a impressão que ele iria ser consumido, lutou com suas fraquezas interiores, mas, subestimou a morte e venceu a maior prova de sua vida.

O maior desafio de Jesus foi vencer o medo.

E o nosso maior desafio é também vencer o medo em todos os sentidos. Jesus só venceu o medo porque ele disse: 

"Seja feita sua vontade Pai, e não a minha" em outras palavras: " seja o que Deus quiser"

Jesus disse: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua. 
(Lucas 22:42)

Jesus continua sendo o antidoto contra o medo, sua atitude afastou todo baixo astral, foi para isso que ele veio, para desfazer toda obra do mal. 

O medo sempre vem com a impressão que vai te alcançar e te destruir. É o mal querendo se instalar na sua mente. 

O medo vence pela sua falta de fé. Medo não provém de Deus, é coisa maligna:

Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. (1 João 3:8)

Com Jesus no coração, ele não tem controle sobre teu emocional, com as mesmas atitudes de Jesus você se torna mais que vencedor em todas as coisas.

Vença seus medos em todas as circunstancias, não deixe as obras do mal, difundirem em sua mente que você não consegue vencer.

O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.  (João 10:10)

"SEJA O QUE DEUS QUISER"  - é assim que se vence o medo



A CORAGEM E A SINCERIDADE DE UM VERDADEIRO DÍSCIPULO DE JESUS


APRENDENDO COM TOMÉ - O CRISTÃO CORAJOSO


Toda vez que falamos de Tomé, escutamos: não seja como Tomé, um homem sem fé


Toda vez que falamos em Tomé, escutamos coisas negativa sobre este personagem, um exemplo de pessoa que não se deve imitar, ALGUÉM QUE FICOU MARCADO NA HISTÓRIA PELO LADO NEGATIVO


Toda vez que falamos de Tomé, pensamos num homem vacilante e incrédulo.


MAS GRAÇAS A DEUS QUE A PRÓPRIA BÍBLIA TAMBÉM DESTACA SUAS QUALIDADES

Nós seres humanos temos a tendencia de criticar as pessoas, porque gostamos de ver apenas os defeitos, observamos muito os defeitos das pessoas e quase sempre esquecemos de observar suas qualidades

"Se você faz mil coisas boas, ninguém quer saber, mas se você comete um deslize, todo mundo vai gostar de comentar"


Infelizmente a natureza humana é assim, e isso não foi diferente em relação a Tomé, um dos 12 discipulos que acompanharam Jesus

Tomé era um homem corajoso, sincero, transparente, dizia o que pensava, admitia que tinha duvidas, tinha crises, tinha problemas, dizia o que sentia, não falsificava seus sentimentos, não era fingido, não tinha nada de hipocrisia em seu caráter, mas foi mal interpretado por MUITOS LEITORES da Bíblia, porque não meditaram corretamente sobre suas virtudes

Disse, pois, Tomé, chamado Dídimo, aos condiscípulos: Vamos nós também, para morrermos com ele. - João 11:16

Essa declaração de Tomé é muito forte, este versiculo está num texto, que mostra a grandeza de seu caráter

Quando Lazaro estava doente a caminho da morte, mandaram chamar Jesus que estava em outro lugar distante da familia de Lazaro, quando a noticia chegou até Jesus, ele não veio imediatamente

João 11:1-4 - Estava, porém, enfermo um certo Lázaro, de betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta. Mandaram-lhe, pois, suas irmãs dizer: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas.

E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.


Os discipulos preferiam acreditar que lazaro tivesse morrido e não era mais necessário Jesus voltar, mas na verdade eles estavam morrendo de medo de voltar, menos o nosso amigo TOMÉ.

Por causa da perseguição dos fariseus, eles estavam com medo de serem mortos, por que naquele episódio, muitos estavam tramando a morte de Jesus, por isso eles disseram:


João 11: 6-8 - 
Ouvindo, pois, que estava enfermo, ficou ainda dois dias no lugar onde estava. Depois disto, disse aos seus discípulos: Vamos outra vez para a Judéia.

Disseram-lhe os discípulos: Rabi, ainda agora os judeus procuravam apedrejar-te, e tornas para lá?


Jesus analisa a situação e não alivia em nada o medo de seus discipulos, mas veja bem, Tomé permanece na mesma situação, não altera as suas emoções, não altera em nada a coragem que está instalada em seu caráter


João 11-14-15 - Então Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto; E folgo, por amor de vós, de que eu lá não estivesse, para que acrediteis; mas vamos ter com ele.

Jesus resolve voltar, para ressuscitar Lazaró e consolar a sua familia, a maioria dos dicipulos tremem de medo, quer dar linha, seguir em frente, mas Tomé entende a situação

Aí entra em cena o caráter de Tomé, o homem que por muitos é considerado um homem incrédulo, sem fé, mas ele sinceramente preferia morrer com Jesus do que viver sem Jesus, ele era o único dos discípulos que não tinha medo, porque ele solta a frase:

Disse, pois, Tomé, chamado Dídimo, aos condiscípulos: Vamos nós também, para morrermos com ele.
João 11:16


Tomé não vacila em sua fé e coragem, para ele viver ou morrer com Jesus era lucro, Notem que ele diz do fundo do coração: "vamos voltar e se for para morrer, vamos morrer com Jesus


Que tipo de cristão hoje, tem essa coragem?

Coragem e amor pelas pessoas, porque o convite que fizeram a Jesus era para voltar e ver uma pessoa que estava enferma e morreu, visitar sua familia e consolar aqueles que estavam sofrendo

Tomé tinha coragem e amor pelas outras pessoas, se fosse para consolar e ajudar as pessoas, não importa o lugar ele iria, se fosse um lugar perigoso ou não, não importava, ele não tinha medo, ao contrario dos outros discipulos que estavam morrendo de medo.

Era aquele tipo de cristão que falava a verdade, não mente para si mesmo, se está ruím, está ruím, se tem duvidas fala que tem duvidas, não fingi que está tudo bem, ele fala exatamente o que sente, ao contrário de muitos que diz sempre que está tudo bem, está sempre na benção, que não precisa de ajuda, que passa uma imagem de super-homem, mas passa um tempo todo mundo percebe que a sua vida está uma desgraça


Em outra ocasião, se percebe que tomé, quando não sabia das coisas perguntava, admitia que tinha certos assuntos que ele não sabia, era um homem autentico, sincero consigo mesmo, tem duvidas pergunta para conseguir as respostas certas, não fica calado achando que sabe tudo, ele tem desejo de aprender a verdade de modo correto

Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?   João 14:5

Se fosse Tomé no lugar de Pedro quanto ele negou Jesus, naquela noite quando ele teve galofobia, disse que nem conhecia Jesus, negou Jesus por 3vezes porque teve muito medo de admitir que era amigo de Jesus

Tomé no lugar dele teria coragem suficiente para dizer eu sou amigo dele sim, e daí, eu conhece ele, não fez nada de errado, tá sofrendo de modo injusto, eu acompanhei a vida dele, ele vai morrer sem merecer, ele não merece, eu estou sofrendo por causa disso, é meu amigo sim, se for preciso minha cabeça também pode rolar, eu não ligo

Ele defenderia Jesus, ele morreria com Jesus, pois ele mesmo disse uma vez no meio dos discipulos: vamos e morremos com Ele – só os homens corajosos dizem o que sente


Mas para frente na história, pense na cena, Jesus é pego para ser crucificado, os discipulos saem de perto, são dispersos, Judas vai se enforcar, Tomé fica sozinho pela cidade e o restante, os outros dez, entram numa casa e ficam orando e com medo dos fariseus, com medo de tudo que aconteceu naquele dia, até Jesus voltar a falar com eles


João 20:19-22 - Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco.

E, dizendo isto, mostrou-lhes as suas mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor.

Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.

E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.


Mas Tomé não estava com medo, ele ficou sozinho, naquela hora que Jesus voltou ele não estava junto com o restante do discipulos :

Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. -  João 20:24

A duvida dele era sincera, porque Jesus aparece numa casa aos 10 discipulos, é fácil acreditar deta forma, um pergunta para o outro: voce viu o que eu vi? O outro do lado diz: é Jesus, ele ressucitou... é muito mais fácil crer assim, um vai confirmar para o outro o que viu, estavam todos na mesma cena, na coletividade

Depois quando Tomé aparece os discipulos chegaram até ele e comentam: voce não vai acreditar cara, voce não estava conosco, vimos o Senhor? Nós vimos ele, só voce é que não viu porque ficou para trás, onde voce estava?

E tomé diz a verdade, ele diz o que estava no seu coração:

Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei. "João 20:25

Notaram as palavras de Tomé. Ele foi muito mais sincero do que incrédulo

Tomé aos olhos dos outros homens é considerado até hoje um incredulo, era o pior dos discipulos, um homem duvidoso, que não tinha firmeza em suas convicções, mas não é nada disso, as pessoas analisam a aparência, as atitudes, mas Deus olha o coração

Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. João 20:24

Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.


Agora com Tomé foi diferente, ele chega depois da cena, os outros discipulos lhe falam que Jesus apareceu, ele não presenciou junto com todos, ele não foi incredulo, ele foi sincero...

ele poderia ter feito as perguntas: Como posso saber se estão dizendo a verdade?, Eu não estava junto com vocês, não vi Jesus junto com voces, como posso crer, agora eu só acredito vendo

Por causa da sua sinceridade, sua coragem de dizer exatamente o que pensa e sente, Jesus volta "novamente só para Tomé, só para dizer a ele que também a benção da ressureição era para ele ver

João 20:26-29 - E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco.

Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.

E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!

Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.


Tomé não tinha medo da verdade, não usava mascaras, mesmo estando em conflito, estando se sentindo só, ele era corajoso, e só quem é corajoso admite crises, duvidas, falhas, mas ele confrontava seus conflitos internos, isto faz parte de uma grande virtude de caráter.

JESUS VOLTOU MAIS UMA VEZ, SÓ PARA TOMÉ, QUE PRIVILÉGIO DESTE HOMEM, JESUS NÃO ABANDONA OS CORAJOSOS E SINCEROS

Seja como Tomé, um homem corajoso, sincero, humano, que admite seus medo, suas falhas e suas dúvidas e encontra todas as respostas pela frente (um homem que tinha coragem de dizer o que sentia)

DA PRÓXIMA VEZ QUE TE FALAREM SOBRE TOMÉ , DEFENDA ELE, NÃO DEIXE QUE APAGUEM A VIRTUDE DE UM GRANDE HOMEM DE DEUS

***

O EVANGELHO DO REINO DE DEUS

  O EVANGELHO DO REINO DE DEUS O Evangelho do Reino de Deus exige de nós obediência constante, disciplina, sabedoria, humildade e prudência ...