quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

CONHECIMENTO E SABEDORIA


           
             

É comum que se confunda conhecimento com sabedoria, mas essas são coisas bem distintas. Se prestarmos atenção, podemos verificar que a diferença é clara e visível.

A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento. (Provérbios 4:7)

O conhecimento é a soma das informações que adquirimos, é a base daquilo que chamamos de cultura.

Podemos adquirir conhecimento sem sequer vivermos uma só experiência fora dos livros e das aulas teóricas. Podemos nos tornar cultos sem sairmos da reclusão de uma biblioteca.

Com a sabedoria se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece; (Provérbios 24:3)

A sabedoria, por outro lado, é o reflexo da vivência, na prática, quer pela experimentação, quer pela observação, da utilização dos conhecimentos previamente adquiridos.

Ou seja, uma pessoa culta não é necessariamente sábia, mas uma pessoa sábia é relativamente culta em sua área de sabedoria.


Para se ser sábio é preciso viver, experimentar, ousar, ponderar, amar, respeitar, ver e ouvir a própria vida.

Não clama porventura a sabedoria, e a inteligência não faz ouvir a sua voz? (Provérbios 8:1)

É preciso buscar, sim, o conhecimento, a informação e a cultura, mas também se deve ter a coragem de experimentar a vida, o amor e o compartilhar.

Deve-se atentar para não se tornar uma "ostra", alguém fechado em si mesmo e no próprio processo de aprendizado.

Fazer isso é o mesmo que iniciar uma viagem e se encantar tanto com a estrada a ponto de se esquecer para onde se está indo. E isso não parece ser uma atitude muito sábia.

Então, sejamos sábios: vivamos, amemos e compartilhemos o que há em nossos corações!

Melhor é a sabedoria do que a força, ainda que a sabedoria do pobre foi desprezada, e as suas palavras não foram ouvidas. (Eclesiastes 9:16)

 

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

PÉROLAS DE GRANDE VALOR



APRENDA A LIÇÃO DAS OUTRAS, PRODUZA PÉROLAS DE GRANDE VALOR: PÉROLA DO PERDÃO, DO AMOR E DA PAZ: 

É Forte Se você separar 2 minutinhos do seu tempo tão corrido para ler o texto abaixo, garanto que não irá se arrepender. Vale muito a pena ler. 

"Uma ostra que não foi ferida não produz pérolas." Pérolas são produtos da dor; resultados da entrada de uma substância estranha ou indesejável no interior da ostra, como um parasita ou grão de areia. 


Na parte interna da concha é encontrada uma substância lustrosa chamada nácar. Quando um grão de areia a penetra, ás células do nácar começam a trabalhar e cobrem o grão de areia com camadas e mais camadas, para proteger o corpo indefeso da ostra. 

Como resultado, uma linda pérola vai se formando. Uma ostra que não foi ferida, de modo algum produz pérolas, pois a pérola é uma ferida cicatrizada. O mesmo pode acontecer conosco. 

Se você já sentiu ferido pelas palavras rudes de alguém? Já foi acusado de ter dito coisas que não disse? Suas idéias já foram rejeitadas ou mal interpretadas? Você já sofreu o duro golpe do preconceito? Já recebeu o troco da indiferença? 

Então, produza uma pérola ! Cubra suas mágoas com várias camadas de AMOR. 

Infelizmente, são poucas as pessoas que se interessam por esse tipo de movimento. 

A maioria aprende apenas a cultivar ressentimentos, mágoas, deixando as feridas abertas e alimentando-as com vários tipos de sentimentos pequenos e, portanto, não permitindo que cicatrizem. 

Assim, na prática, o que vemos são muitas "Ostras Vazias", não porque não tenham sido feridas, mas porque não souberam perdoar, compreender e transformar a dor em amor. 

Um sorriso, um olhar, um gesto, na maioria das vezes, vale mais do que mil palavras!

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

O CAMINHO



Salmos 119:1-2-3: Bem - aventurados os retos em seus caminhos, que andam na lei do SENHOR; Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, e que o buscam com todo o coração; E não praticam iniqüidade, mas andam nos seus caminhos

Jesus é o caminho: Esta é uma frase conhecida, tem até em para-choque de caminhões, mas conhecer o caminho para onde estamos andando é indispensável.
As pessoas bem -aventuradas são aquelas que encontram o caminho e permanecem nele.    

Existe um caminho que conduz a felicidade, e quem não quer ser feliz encontrando ele! 

Só que não basta querer, é preciso encontrar o caminho

Vivemos num mundo cheio de muitos caminhos e todos prometem levá-lo a felicidade, são caminhos mentirosos, falsos e ilusórios, talvez nos levem ao encontro do prazer, do poder, da fama, do status, da glória e das riquezas, mas isso tudo não é necessariamente felicidade
Um dia os discípulos perguntaram a Jesus: "Senhor, mostra-nos o caminho", a resposta foi clara: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida".

Jesus disse: só eu tenho o único caminho que leva a uma vida plena, essa verdade é o que nos resta, quando abrimos o coração a ela, achamos a felicidade e amaremos a vida.

Abrir o coração para Jesus significa andar neste caminho, andando nele, você aprenderá a abrir o coração à vida e a lutar, vencer e viver sem temor das adversidades deste mundo.

Existem pessoas que chegam ao fim da vida e descobrem que andaram por muitos caminhos e com tristeza, não encontraram o caminho certo
Há sempre tempo para retornar, recomeçar...
A boa notícia de hoje é que nunca é tarde para reconhecer que estamos andando em caminhos errados, em um segundo podemos fazer tudo de novo, recomeçar a encontrar o caminho certo
Não fique cansado de andar sempre nos mesmos lugares e não encontrar a paz interior...
Se nada parece dar certo, lembre-se do conselho do salmista: felizes os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na lei do Senhor 

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

BONDADE E MISERICORDIA


Salmos 23:6 - Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.

Bondade é uma escolha – é algo que você pode decidir fazer todos os dias. Bondade é uma ação, uma decisão de ser bondoso, não conseguiremos ser bondosos pela nossa força de vontade, bondade faz parte dos frutos do espírito. A bondade cresce a medida que nos aproximamos do amor de Deus

Certamente que a bondade e a misericordia me acompanharão por todos os dias da minha vida

O Rei Davi disse neste salmo escrito por ele, com muita convicção, porque sabia que seu coração era bondoso e misericordioso. 

Todos os dias Davi decidia ser bondoso em seus caminhos, em suas atitudes e estilo de vida, além disso dependia de Deus em tudo que fazia, quanto mais era bondoso, mas Deus agia com bondade para com ele

Não adianta querer a bondade e a misericordia de Deus se não formos bondosos e misericordiosos com as outras pessoas em todos os nossos relacionamentos

Não conseguimos produzir bondade pela nossa força de vontade, vamos parecer bonzinhos, mas lá no fundo..., no fundo do nosso coração, no intimo vamos ser falsos, fingidos, agir mecanicamente nos esforçando para parecermos bons e isso não vai nos dar prazer, muito menos paz de espirito nos relacionamentos. Paulo nos orienta para nós nos vestirmos de bondade em Colossenses 3:12

Colossenses 3:12: 
Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas
 de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;


O homem normal precisa entender que ele precisa do Espirito Santo para ajudá-lo a desenvolver a bondade, é através de nossas atitudes e ações que podemos produzir bondade, com naturalidade, espontaneo, do coração mesmo e agir em amor diante dos intimos e principalmente diante de todo tipo de pessoa da mesma comunidade

Se voce sentir que não está feliz, diante de certas pessoas, não há facilidades para ser bondoso, vai tentar ser fingido é melhor rever seus conceitos e aprender mais da bondade e amor de Deus, antes de sair por ai na obrigação de ser bom, para ser visto pelos outros como bom cristão ou bom samaritano, no fundo voce mesmo vai perceber que suas motivações estão todas erradas.

Eu creio que existem até no meio da igreja, cristãos que ainda não aprenderam o amor de Deus, abraçam desejam boa noite, se esforçam para ser bondosos uns com os outros, mas no fundo gostaria de dizer para certas pessoas: “vá para o inferno, eu não gosto de você”

Vestir-se de bondade e humildade é renovar nossa mente, isso ajuda muito melhorando nosso emocional, isso nos ajudará amar ao próximo, fazer as coisas por puro desejo de um coração alegre e feliz, pronto para servir

Há muitas recompensas, bençãos e promessas para aqueles que agem com bondade e são amáveis, se praticarmos a bondade não importa para quem seja, certamente colheremos a bondade de Deus na hora em que mais precisamos dela. Bondade é o amor em ação, é algo que se faz sem esperar nada em troca. 

É na prática, não em palavras, que o amor e a bondade contagia os outros. Não fique esperando que a bondade cai em seus braços, desenvolva ela em sua vida através de suas atitudes, não fique somente com o pensamento nas boas intenções. De boas intenções o inferno está cheio.

Existem 2 bons motivos par sermos bondosos, assim não seremos mal-compreendidos e mal-interpretados, tem gente que acha que por sermos bondosos, somos sofredores, coitados, não temos boca para nada, muita gente vai querer explorar e aproveitar nossa bondade. Não tem problema, A bondade não tem preço, A bondade faz bem para todos, inclusive a nós mesmo, por isso a Biblia diz em Efésios 2-8:



Efésisos 2 : 8 -10
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé;
e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem
das obras, para que ninguém se glorie; Porque
somos feitura sua, criados em Cristo Jesus
para as boas obras, as quais Deus preparou
para que andássemos nelas.




  
O coração amável e bondoso é o que mais se parece como o coração de Jesus, quanto mais bondosos mais pareceremos com o Criador, porque Deus é bom


Na Bíblia Sagrada vamos analisar a bondade do coração de 3 grandes personagens: Mordecai no livro de Rute, José em Genesis quando foi vendido pelos irmãos e Daniel, servo de Deus na Babilonia


São pessoas que agiram com bondade e no tempo de Deus foram abençoados na hora que eles mais precisavam.

É assim que Deus recompensa os bondosos, os justos, os sinceros, os que vivem em retidão e puros de coração, na hora que mais precisam de bondade


Vamos ver a vida de Mordecai, um homem temente a Deus e preocupado em ser justo e bondoso, um homem amável e integro com as pessoas que ele se relacionava



Provérbios 22:11
O que ama a pureza de coração, e é amável
de lábios, será amigo do rei.


Salomão o Rei inspirado pela bondade e sabedoria de Deus, quando escreveu este provérbio sentiu a necessidade de ser bom e recompensar quem era amigo do rei, quem fosse puro de coração e amável com suas palavras


Um exemplo disso foi Mordecai um Judeu que se beneficiou com esta benção, se tornou amigo do Rei Assuero da pérsia antiga (atual Irã), na época da Rainha Esther, por causa de sua bondade, alcançou o favor do Rei no momento da vida que ele mais precisava (*uma história muito interessante sobre o poder da BONDADE)


Havia uma conspiração contra o Rei, Mordecai soube que estavam tentando envenenar o Rei, arrumou um jeito de avisá-lo. O Rei descobriu a conspiração e matou seus inimigos, mas de inicio não se lembrou da bondade de Mordecai. Algum tempo depois esse fato iria ser relembrado


Outro cara chamado Hamã era inimigo de Mordecai, tinha uma posição de poder no Reino, estava tramando contra a sua vida, ele preparou uma forca para acusar Mordecai injustamente e matá-lo, um homem inocente iria morrer, se não fosse a bondade de Deus em recompensá-lo pelos seus atos de justiça e bondade.


Mordecai se livrou do perigo de morte, porque o Rei no dia que Mordecai mais precisava, o dia em que ele iria para a forca injustamente, se lembrou dele e quis honrá-lo, recompensá-lo lhe dando poder e honra pela sua bondade - E no final da historia, o seu inimigo não pode fazer nada de mal com ele, Mordecaiestava protegido pelo Rei, no final da historia Hamã que só fazia maldade foi enforcado na sua própria forca, pois oRei descobriu que ele era mau, sua sentença de morte foi decretada, o bem prevaleceu por causa da bondade dos homens



Provérbios 10:29
O caminho do SENHOR é fortaleza para os
retos, mas ruína para os que praticam a iniqüidade.


Mordecai o homem bom foi recompensado por sua bondade, Mas Hamã o homem mal foi DESTRUÍDO



Provérbios 11:17

O homem bom cuida bem de si mesmo
(* é protegido por Deus), mas o cruel
prejudica o seu corpo (*e a maldade se
 volta contra ele).

Outro exemplo de vida repleto de bondade foi José


Sua história está em Genesis, José quando foi vendido pelos irmãos passou por provas e tribulações mas não deixou de ser bondoso e amável. Em tudo, em qualquer lugar que estava José permanecia bondoso e amável


Apesar do erro dos irmãos de José, Deus transformou o bem em mal porque José praticava o bem



Provérbios 14:22

Porventura não erram os que praticam o mal? 
mas beneficência e fidelidade haverá para os
que praticam o bem.


Enquanto seus irmãos sofriam pelos seus erros, passavam fome e se desesperavam, José estava firme com Deus, sua recompensa chegou no momento que mais precisava, na hora de abraçar o seu sonho, quando estava preso na masmorra, alguém se lembrou da bondade de José e resolveu ajudá-lo, ele foi liberto e realizou os sonhos da sua vida


Seja BONDOSO E AMOROSO, Você vai ter o privilégio das pessoas lembrarem de você, da sua bondade, das suas boas ações, alguém vai te ajudar na hora em que mais precisar. Se você fizer sua bondade prevalecer, ter a iniciativa de ser bom, a bondade dos outros vai aparecer depois de um certo tempo, quando você mais precisar


Se você for rude, arrogante, chato. Antipático com os outros, tenha a certeza de que não vai colher a bondade dos outros, não espere por facilidades, mas se for gentil, educado e bondoso a maioria das pessoas reagirá da mesma forma


Outro exemplo de Vida repleta de bondade, justiça e trabalho honesto foi o de Daniel


Daniel um judeu, servo de Deus e prisioneiro na Babilonia, homem integro e justo, fazia tudo com zelo, seu trabalho era eficiente e honesto, quando resolveram conspirar contra ele a bondade de Deus o recompensou



Provérbios 21:21

O que segue a justiça e a beneficência achará
a vida, a justiça e a honra.


Quando decidimos ser bondosos, justos, honestos e sinceros, andamos em
retidão, assim estamos colaborando com nós mesmo, com nosso caráter e 
Deus agirá em nosso favor

Mesmo vivendo num mundo cheio de conspiração, corrupção e gente
invejosa, permanecendo em bondade e amor, a justiça de Deus 
prevalecerá em seu tempo






Provérbios 21:2 / Todo caminho do homem é reto aos
seus olhos, mas o SENHOR sonda os corações.





Miquéias 2:1

Ai daqueles que nas suas camas intentam a iniqüidade, e 
maquinam o mal; à luz da alva o praticam, porque está no 
poder da sua mão!




Homens invejosos e caluniadores decidiram fazer mal a Daniel, quiseram puxar seu tapete, pois Daniel era um homem perfeito em seu trabalho na corte do Rei da Babilonia, justo e honesto, sem falhas

Esses falsos amigos de Daniel trabalhavam junto dele, tinha inveja de sua boa posição no Reino da Babilonia e sua confiança, amizade e prestigio com o Rei.

Armaram uma cilada, tentando afetar a fé de Daniel, fizeram o Rei assinar um decreto dizendo que se alguém no Reino adorasse ou reverenciasse outro Deus além do Rei seria jogado na cova dos leões



Daniel tinha muita intimidade e fé em Deus, não obedeceu a nova lei, decidiu nunca esquecer a Deus, prosseguiu sua vida orando e louvando a Deus 3 vezes por dia, foi achado culpado e mesmo jogado na cova dos leões, não aconteceu nada com sua vida, Deus fechou a boca dos leões famintos

O Rei ficou surpreso pela fé e proteção de Deus sobre a vida de Daniel, com este fato, decretou a todos do Reino adorar o único Deus verdadeiro que salvou Daniel da boca dos leões e por justiça jogou os mal-feitores e traidores de Daniel na mesma cova, onde os leões famintos fizeram um banquete de imediato

Do mesmo modo hoje, Deus nos usa para glorificá-lo entre as nações, para provar com nossas vidas,, nossas atitudes e posturas corretas e justas que Deus é Deus, está no controle de tudo



Deus não nos chama para mudar o mundo, isso não será tarefa fácil para nós, ele nos chama para honrá-lo, nos tornar pessoas melhores e ajudar os outros em redor, e provar que Deus sabe o que faz, porque sabemos que o mundo vai de mal a pior, Deus vai exercer o seu juízo sobre o mundo e as pessoas que colaboram com o mal, portanto a nossa tarefa é apenas servir com justiça, integridade e bondade, provar que Deus está no controle de tudo.



Enfim, existem várias fatos na Biblia que comprovam que as pessoas são beneficiadas pela BONDADE QUE ELAS FAZEM NO DECORRER DE SUAS VIDAS, até mesmo quando as pessoas BOAS morrem, seus familiares ou descendentes são beneficiados pela sua BONDADE.



Posso citar um exemplo disso, foi Mefibosete (*um cara esquisito com esse nome estranho) neto do rei Saul, filho de Jonatas, amigo leal de Davi, este foi beneficiado, apesar de ser alguém muito distante de Davi.





2 Samuel 4:4

E Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado
de ambos os pés; era da idade de cinco anos
quando as novas de Saul e Jônatas vieram de
Jizreel, e sua ama o tomou, e fugiu; e sucedeu
que, apressando-se ela a fugir, ele caiu, e ficou
coxo; e o seu nome era Mefibosete




Davi quis abençoar alguém pela BONDADE de JONATAS, assim ele PROCUROU pelo seu filho MEFIBOSETE





2 Samuel 9:3
                    Então disse o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que                                  com ele se use da benevolência de Deus? Então disse 
Ziba                         Ziba rei: Ainda há  um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés.



Davi quando se tornou Rei de Israel, lembrou da bondade e fidelidade de Jonatas que muito o ajudou antes de se tornar Rei e que agora já estava morto. Davi decidiu fazer o bem para algum descendente de Jonatas,  encontrou Mefibosete, seu único filho, um aleijado de ambos os pés, alguém excluido e sem valor na sociedade.

Davi trouxe Mefibosete para morar no palácio como se fosse seu filho, colocou ele numa posição de honra, junto com sua família por causa da bondade do seu pai.



2 Samuel 9:13

Morava, pois, Mefibosete em Jerusalém,
porquanto sempre comia à mesa do rei, e era
coxo de ambos os pés.


Para Davi não importava quem era Mefibosete, se ele era bom ou mal, se era aleijado ou poblemático, se o seu nome era bonito ou feio, se ele merecia ser beneficiado, se ele iria atrapalhar o ambiente familiar isso não importava, o que importava era que ele queria retribuir a BONDADE de um grande amigo.

Até mesmo o próprio Mefibosete se considerava alguém inútil, tinha a auto-estima em baixa, a ponto de dizer que parecia um cachorro morto, mas com um convite bom deste ficou até impressionado com a bondade do Rei Davi




2 Samuel 9:8

Então se inclinou Mefibosete diante do Rei, e disse: 
Quem é teu servo, para teres olhado para um 
cão morto tal como eu?



Bondade e misericórdia não tem preço, vem de graça, é por Deus, esta é a resposta do amor, bondade e misericórdia nos trazem recompensas eternas



segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

A SABEDORIA DO LENHADOR



Era uma vez um velho homem que vivia em uma pequena aldeia. Apesar de pobre, ele era invejado por todos, pois ele possuía um lindo cavalo branco. Até o próprio rei cobiçava o seu tesouro. Um cavalo como este nunca havia sido visto antes, tal era o seu esplendor, sua majestade, sua força.
As pessoas ofereciam preços fabulosos para o cavalo, mas o velho sempre se recusou. “Este cavalo não é um cavalo para mim “, ele diria a eles. “É uma pessoa. Como você poderia vender uma pessoa? Ele é um amigo, e não uma posse. Como você poderia vender um amigo? ” O homem era pobre e a tentação era grande. Mas ele nunca vendeu o cavalo.
Numa manhã ele descobriu que o cavalo não estava na cocheira. Toda a vila veio vê-lo. “Você, velho idiota,” eles zombavam, “nós dissemos-lhe que alguém iria roubar seu cavalo. Avisamos que você seria roubado. Você é tão pobre. Como você ia conseguir proteger um animal tão valioso? Teria sido melhor ter vendido ele. Você poderia ter conseguido qualquer preço que você queria. Nenhuma quantia teria sido muito alta. Agora o cavalo se foi, e você foi amaldiçoado com o infortúnio. “
O velho respondeu: “Não falem tão rápido. Digam apenas que o cavalo não está na cocheira. Isso é tudo que sabemos; o resto é julgamento. Se eu fui amaldiçoado ou não, como você pode saber? Como você pode julgar? “
As pessoas contestavam, “Não tente fazer com que nós pareçamos tolos! Nós podemos não ser filósofos, mas a grande filosofia não é necessário. O simples fato de que seu cavalo se foi é uma maldição.”
O velho falou de novo. “Tudo o que sei é que o estábulo está vazio e o cavalo foi embora. O resto eu não sei. Quer seja uma maldição ou uma bênção, eu não posso dizer. Tudo o que podemos ver é um fragmento. Quem pode dizer o que virá a seguir? “
As pessoas da aldeia riram. Eles pensaram que o homem era louco. Eles tinham sempre achado que ele era um idiota, se ele não fosse, ele teria vendido o cavalo e vivido com o dinheiro. Mas ao invés disso, ele era um pobre lenhador, cortando lenha, e a arrastando para fora da floresta para vendê-la. Ele viveu na miséria da pobreza e agora, ele provou que ele era, de fato, um bobo.
 Após quinze dias o cavalo voltou. Ele não havia sido roubado, ele havia fugido para a floresta. Ele não só voltou, mas trouxe uma dúzia de cavalos selvagens consigo. Mais uma vez o povo da aldeia se reuniu em torno do lenhador e disse. “Velho, você estava certo e nós que estávamos errados. O que pensavamos que era uma maldição foi uma bênção. Por favor, perdoe-nos.”
O homem respondeu: “Mais uma vez, vocês vão longe demais. Digam apenas que o cavalo está de volta. Falem apenas que uma dúzia de cavalos voltaram com ele, mas não julguem. Como vocês sabem se isso é uma benção ou não? Vocês podem ver apenas um fragmento. A menos que você conhece a história inteira, como pode julgar? Você lê apenas uma página de um livro e pode julgar o livro todo? Você lê uma única palavra de uma frase e pode entender a frase inteira?
 ”A vida é tão vasta, mas vocês julgam uma vida inteira com apenas uma página ou uma palavra. Tudo que vocês tem é um fragmento! Não diga que isto é uma bênção. Ninguém sabe. Estou contente com o que eu sei e não estou perturbado com aquilo que eu não sei.”
“Talvez o velho esteja certo”, disseram um ao outro. Então eles disseram pouco. Mas no fundo, eles sabiam que ele estava errado. Eles sabiam que era uma bênção. Doze cavalos selvagens vieram com um cavalo. Com um pouco de trabalho, os animais poderiam ser amançados e treinados e vendidos por muito dinheiro.
 O velho tinha um filho, um filho único. O jovem começou a treinar os cavalos selvagens. Depois de alguns dias, ele caiu de um dos cavalos e quebrou as duas pernas. Mais uma vez os moradores se reuniram em torno do homem velho e lançar as suas opiniões.
 ”Você estava certo”, disseram eles. “Você provou que estava certo. Os doze cavalos não eram uma bênção. Eles eram uma maldição. Seu único filho fraturou as pernas, e agora na velhice não tem ninguém para ajudá-lo. Agora você está mais pobre do que nunca.”
 O velho falou de novo. “Vocês estão obcecados por julgamento. Não vão tão longe. Digam apenas que meu filho quebrou as pernas. Quem sabe se isso é uma benção ou uma maldição? Ninguém sabe. Temos apenas um fragmento. A vida vem em fragmentos. “
 Aconteceu que, algumas semanas depois, o país entrou em guerra contra um país vizinho. Todos os jovens da aldeia foram obrigados a se alistar no exército. Apenas o filho do velho foi excluído, porque ele estava machucado. Mais uma vez as pessoas se reuniram em torno do homem velho, chorando e gritando, porque seus filhos tinham sido tomados. Havia pouca chance de que eles voltariam. O inimigo era forte, e que a guerra seria uma luta perdida. Eles nunca veriam seus filhos novamente.
 ”Você estava certo, meu velho”, eles choraram. “Deus sabe que você estava certo. Isto é a prova. O acidente de seu filho foi uma bênção. Suas pernas podem estar quebradas, mas pelo menos ele está com você. Nossos filhos se foram para sempre.”
 O velho falou de novo. .. “É impossível falar com vocês. Vocês sempre querem tirar conclusões. Ninguém sabe. Digam apenas isto: Seus filhos tiveram que ir para a guerra, e o meu não. Ninguém sabe se isso é uma benção ou uma maldição, ninguém é sábio o suficiente para saber. Só Deus sabe. “

 O velho estava certo. Vemos apenas um fragmento. 

Percalços da vida e horrores são apenas uma página de um livro magnífico. 

Devemos ser lentos em tirar conclusões. 
Devemos reservar o julgamento sobre as tempestades da vida até sabermos a história toda. Eu não sei onde o lenhador aprendeu a sua paciência. Talvez de um carpinteiro da Galiléia. Pois Ele que diz melhor:
 ”Não se preocupe com o amanhã, pois o amanhã trará suas próprias preocupações.” (Mateus 6:34)

Ele deve saber. Ele é o autor de nossa história. E JESUS já escreveu o último capítulo

                                 MAX LUCADO

O EVANGELHO DO REINO DE DEUS

  O EVANGELHO DO REINO DE DEUS O Evangelho do Reino de Deus exige de nós obediência constante, disciplina, sabedoria, humildade e prudência ...