segunda-feira, 20 de maio de 2013

MUSICA - COMPLEXIDADE E INCOMPREENSÃO - PARTE 3

     


      Música – complexidade e incompreensão / parte 3
                                     (parte final)


                        (I coríntios 14:10)
Há, por exemplo, tanta espécie de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significação”

...Continuando a falar sobre músicas, abordei alguns temas para finalizar, agora muito mais voltado aos cristãos, porque a maioria deles, ainda levantam a bandeira do “DIGA NÃO A MÚSICA SECULAR de maneira radical”



Música secular, é Pecado? É possível encontrar mais resposta para esta pergunta pertinente, aparentemente simples, porém complicada?



Rotular musica apenas em dois gêneros: secular e de Deus é a forma mais aceitável?


Hoje em dia gospel já deixou de ser apenas adoração e virou comércio: estilo de música popular que está vendendo muito bem, até mesmo sem a dita pirataria tão prejudicial ao trabalho e esforço dos músicos. Se os cristãos batalham contra a pirataria, muito mais ainda o estilo gospel vai render milhões, para as gravadoras é claro, e agora ainda mais para a LINE RECORDS/EDIR MACEDO e a poderosa SOM LIVRE/REDE GLOBO.


Tanto “música gospel” como também o Livro Sagrado: “A Bíblia”, estão no topo do comércio, já descobriram que é isso o que mais vende hoje em dia, estão apelando para a mídia consumista diariamente.


Todo ano tem lançamento e relançamentos gospel na área: novas versões de musicas, é musica daqui e dali, remixadas, duetos em vários estilos, singles, musicas para crianças, temas de filmes, documentários, peças de teatros, coral, versões em espanhol, italiano, frances, tudo que voce imaginar, daqui há pouco vai até virar temas de novelas.


É Bíblia no comércio também, tem de todos os modos, da mulher, do idoso, da criança, da moça, do rapaz, nova versão com letras gigantes, letras pequenas, bíblia para resolver problemas financeiros, da cor azul, amarela, verde, roxa, rosa, estampada, florida, capa dupla, inglês e português, bíblia da prosperidade, dos millagres, das conquistas, da aplicação pessoal, bíblia digital, biblia do que voce imaginar, etc, etc e tal.

Estão visando lucros, muito lucro, muito dinheiro, dinheiro, dinheiro e mais dinheiro mesmo, e onde está Deus em tudo isso, estão adorando de fato a Deus ou ao Comércio desenfreado?


Só sei que as propagandas estão todos ai, na nossa frente todos os dias. Não posso negar isso, eu gosto de acompanhar os sinais do tempo em que vivemos, é uma loucura. É o tempo do fim, estão fazendo muito dinheiro em nome de Deus.


Ainda que vivemos no tempo da graça, dias nos quais o Espírito de Deus está sobre a igreja, edificando as vidas e concedendo-lhes discernimento para agirem em conformidade com a vontade de Deus em todos os aspectos.


A vida santa e pura (“...santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”. Hb 12.14) nos habilita a desfrutarmos de intimidade com Senhor e na renovação de nossa mente, comungando as mesmas idéias e princípios.


É o campo preparado para o agir do Espírito Santo que nos faz sentir a conveniência ou não de algumas ações.


Preste muita atenção em tudo, para não sermos enganados por tudo que nos oferecem, fique sempre do lado da VERDADE, preste atenção nos sinais do tempo, FAÇA UMA LEITURA ATENTA AOS TEMPOS EM QUE VIVEMOS HOJE.


É evidente que não encontraremos na Bíblia um versículo que aborde o tema sobre música, até mesmo, pela inexistência de tais situações. Paulo escrevendo aos irmãos de Corinto, disse: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas”. (1Co 6.12)

Aqui está a sabedoria do servo, ao deixar o Espírito Santo falar ao coração.


A nossa escolha é pela licitude das obras, boas obras “mantendo exemplar o osso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação”. . (1Pe 2:12)


Ouvir música com conteúdo ruim, apelativo, que faz apologia a coisas que desagradam a Deus edifica a vida? Muito pouco provável! Essa resposta é fácil, todo mundo sabe que não, até os impios sabem o que é bom ou ruím para si mesmo.


Na verdade, as letras de tais músicas geralmente exploram temas como: erotismo, sexualidade, ilusões, espiritualidade, mentira, etc. mensagens que destoam dos princípios de Deus.


Há também a questão do testemunho. Será lícita esta prática? A Bíblia ensina ter prazer nelas? É claro que também NÃO.


Já é um fato provado que qualquer coisa que alguém deixe ocupar sua mente vai mais cedo ou mais tarde determinar sua linguagem e comportamento. Suas ações serão contrárias a Deus se persistir a ouvir, pensar ou fazer o que não edifica a sua vida


Esse é o princípio por trás de Filipenses 4:8 e Colossenses 3:2-5: estabelecer pensamentos que agradam a Deus. 2 Coríntios 10:5 diz que devemos levar "cativo todo pensamento à obediência de Cristo".


Essas passagens deixam bem claro também a que tipo de música não devemos escutar.


É claro que o melhor tipo de música que devemos escutar é aquela que adora e glorifica a Deus, mas com propósitos definidos no coração. E no ambiente favorável a isso, na IGREJA especificamente.


Há vários músicos Cristãos talentosos em quase todo tipo de música, de clássica, ao rock, ao rap, ao reggae. Todos estão aderindo aos vários gêneros existentes para envangelizar ou entre aspas “ganhar dinheiro e reconhecimento”.


Não há nada de errado com qualquer estilo de música. Há algo errado nas intenções e motivações dos nosso coraçãos


É exatamente a letra que determina se uma canção é aceitável ou não diante do SENHOR DEUS. No entanto, se um estilo de música secular, seja o ritmo ou a letra, causa você a considerar a se envolver em algo que não glorifique a Deus, então deve ser evitado. Mas isto é algo muito pessoal e depende da cabeça da pessoa.


Assim como música ruim, Assistir Filmes ruíns e Novelas com os temas atuais edifica a vida?
As novelas exibidas em nossos dias são verdadeiros canais disseminadores de toda sorte de práticas contrária à Palavra de Deus. Uma escola que atenta diretamente contra a moral e os bons costumes. Ali está todo mundo virando as costas para Deus, quem gosta, cedo ou tarde acaba virando as costas também, porque não há ninguém que não receba influencia disto tudo


A Tônica é: sexo, adultério, fornicação, traição, mentira, inimizade, falsidade, espiritualidade, violência, etc. É visto por muitos, como se fosse a coisa mais normal do mundo. Mas quem é sábio sabe que não é. É lícito o servo de Deus ocupar diariamente a sua mente com tanta imundícia?


Somos tentados a sermos assíduos telespectadores de novelas? Claro que sim.


Quanto aos filmes, é preciso ter o bom senso de assistir apenas aquilo que não traga dano à nossa comunhão com o Senhor. É comum nas telas, o errado tornar-se certo e o certo em errado, por exemplo, inúmeros filmes trazem personagens declaradamente maus, vaidosos, orgulhosos, corruptos, bandidos, assassinos, auto-suficientes, etc. que arrebatam a aprovação e até mesmo, o desejo de vê-los se dar bem.


É o compactuar com as obras das trevas. É licito tal diversão? Será que tem muitas pessoas que ocupariam o seu tempo assistindo filmes abertamente contrários aos princípios de Deus?


Irmãos é preciso aprender a analisar e avaliar tudo que tem acesso à vida e que enche a mente, seja através dos pensamentos, dos olhos e ou dos ouvidos.


Se a tua mente está cheia de letras de músicas que não edificam e cenas de novelas e filmes a tendência lógica é a pratica de tais ensinamentos e achando tudo normal mesmo.


O Senhor Jesus nos alertou quanto a isto, veja: “Porque a boca fala do que está cheio o coração”. (Mt 12.34).


É preciso humildade e santidade para reconhecer esta verdade e guerrear contra a carne, sujeitando-a totalmente a Deus. O viver precisa ser um testemunho vivo da glória de Deus, o único exagero mesmo é ver o diabo em tudo, procurar mensagens subliminares em tudo já se torna doença mental, como ser lúcido e sóbrio não fazendo uma analise perfeita em tudo e reter só o que é bom


Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”. (Mt 5:16)


É evidente que o que é dito como forma de musica secular não tem lugar no ambiente sagrado. Na igreja nem pensar. Isso é regra divina.


A palavra de Deus é contundente quando diz: “Não profanareis o meu santo nome, e serei santificado no meio dos filhos de Israel. Eu sou o Senhor que vos santifico” (Levítico 22:32).


Este texto, juntamente com o relato do episódio em que Nadabe e Abiú trouxeram fogo estranho perante o Senhor e foram consumidos (Levítico 10:1-2), deixa claro que nada que não tenha sido consagrado a Deus pode se usado na adoração a um Deus santo. P,or isso é evidente que só mesmo musicas de louvor, devem ser executadas na igreja

A vida do homem, não pertence a Ele mesmo, sim a Deus, que o santifica e o transforma em morada do Espírito Santo (“Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus”. 1Co 6.19);


É lícito encher esta morada santa com as coisas impuras deste mundo? Deus chamou o homem e o separou para toda boa obra, para que nas suas ações Ele seja glorificado.


O que deve ocupar a NOSSA MENTE do ponto de vista de Deus ?


tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”


E quanta musica boa pode ocupar nossa mente, porque possui todas estas coisas, E quantos exemplos já vimos de cantores do mundão que só tem a acrescentar aos nossos corações


Na nossa casa , no trabalho, na escola, não é errado ouvir uma boa música com temas inteligentes e letras de conteúdo informal, que traz alegria, sabedoria e paz.


Todo mundo tem hobbies, há pessoas inteligentes que fazem da sua musica preferida, um Oasis de descanso e paz interior, sem rotular e discriminar as pessoas que tem gosto diferente aos seus. Cada um na sua, com a consciencia tranquila. “Romanos 14:14”


O homem segundo o coração de Deus observa os Seus princípios e sempre está com a porta da vida fechada para o diabo e suas más obras, que habilmente, entra pela mente.


Concluindo, diríamos que todas as escolhas musicais do cristão não devem estar rotuladas e a mente tão fechada que não possa extrair nada de bom do mundo, a não ser dentro das 4 paredes da IGREJA, fora dela só precisam estar de acordo com Filipenses 4:8 em todas as áreas da vida


"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." Filipenses 4:8

domingo, 19 de maio de 2013

MUSICA - COMPLEXIDADE E INCOMPREENSÃO - PARTE 2

 
A Bíblia diz que "tudo nos é lícito, mas nem tudo nos convém".


Há, por exemplo, tanta espécie de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significação. (1 Coríntios 14:10)


Todas as músicas nos são lícitas, mas nem todas nos convém e nem todas nos edificarão. Por isso, ao ouvir uma música, qualquer que seja o genero, todo o cuidado é pouco.


O meio mais correto ao ouvir musica, é vigiar seus pensamentos e atitudes em relação a ter discernimento para refletir na questão musica, atitude e letras


É necessário entender também a tradução (se for em outra língua), cuidar com expressões que possuem duplos sentidos. (Ex: grupos de pagode e funk que tendem a erotizar as suas letras), entender que propósito o autor têm para determinada música (Ex: músicas sertanejas que tendem a relembrar antigos casos extraconjugais, traições, etc) ... Todos estes itens devem ser levados em conta.


É pecado, para um cristão, ouvir músicas seculares? Um cristão que ainda não abandonou a música secular está perdido? O cristão só deve ouvir louvores, porque o resto nada mais presta?


Mais perguntas pertinentes e suas respostas:


Na verdade, não é possível responder à pergunta sobre o ouvir músicas seculares com um mero "sim, é pecado" ou "não, não é pecado"; a questão é um pouco mais complexa.


Primeiro, podemos perguntar: O que é pecado? A primeira resposta que nos vem à mente é o texto de I João 3:4 - "Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei." (NVI). Se olharmos apenas este texto bíblico, ficaremos com o conceito de que basta olharmos os 10 Mandamentos e, se os obedecermos, não estaremos pecando.


Vemos aqui uma definição mais abrangente para a palavra "pecado". Na verdade, o próprio João, se seguirmos a leitura até o verso 10, explica melhor a questão do pecado: quem peca é quem faz as obras do diabo. Assim, para resumirmos, se compararmos este trecho com outras passagens bíblicas, veremos que pecado é tudo aquilo que nos afasta de Deus e da Sua vontade.


Aí surge outra pergunta: A música pode realmente nos afastar de Deus? Se sim, que tipo de música pode me afastar de Deus e que tipo de música me aproxima dEle?


A música dependendo as letras, pode SIM, me afastar ou me aproximar de Deus. Portanto, algumas músicas seriam pecaminosas, enquanto outras não seriam, independentes de ESTILOS.


A MÚSICA É um encadeamento de sons que ocorrem no tempo e que nos influenciam, criando estados mentais, levando nossa mente a fazer associações com situações ou momentos já vividos, alterando vários aspectos da nossa fisiologia e sugerindo idéias, sentimentos e sensações, inclusive ter significados ligeiramente variados de pessoa para pessoa.



Evidentemente que esta variação de significados não é muito grande, pois se fosse assim, as trilhas sonoras de filmes não teriam o impacto que sabemos que elas têm, de maneira muito semelhante, sobre todas as pessoas, em qualquer cultura.


O real problema acontece na análise da música em si, porque a maioria esmagadora dos cristãos não realizam esta análise, acham que nao é necessário, não estão dispostos a fazer esta análise.


Cada um de nós deve responder diante de Deus pelas suas próprias escolhas e decisões, dentro da luz que possuímos. Jogar a responsabilidade para outros não resolve o problema na minha vida espiritual.


Não é o nosso papel rotular ou julgar as pessoas. A música, para ser questionada, deve ser julgada por si mesma, pelo que ela é, dentro do nosso contexto atual.


Alguns diriam que não é possível uma fonte poluída fornecer água pura, mas a estes eu perguntaria como é que o puro lírio branco pode nascer na podridão de um pântano fétido.


Se ouvimos músicas (sem se preocupar agora com a letra) que nos elevem, que sejam apropriadas para a nossa espiritualidade, que façam bem à nossa mente, a fonte de onde essas músicas vieram não é tão importante quanto o benefício ou malefício que elas poderão causar à nossa mente e à nossa espiritualidade.


O julgamento musical não é apenas uma questão de gosto, mas de efeitos.



A argumentação de alguns de que o cristão só deve ouvir louvores e que, se um cristão age desta forma, está seguro de influencias mundanas, é, no mínimo, ingênuo e desinformado, podendo chegar a ser mal-intencionado.



Embora a letra possa ser teologicamente correta, a música pode não ser apropriada para transmitir este conteúdo teológico, já que, como vimos, a análise da música é bem mais complexa e exige um grau maior de discernimento, em virtude da sua subjetividade.


A sutileza do engano está em que quase todos ouvem essas músicas, crendo que isso os levará para mais perto de Deus. Mas a única coisa que estas músicas podem fazer é excitar as emoções (que muitos confundem com a operação do Espírito Santo) e superficializar e banalizar a experiência religiosa, tornando o culto um mero entretenimento.


Seria um engano, ingênuo ou consciente, acharmos que toda e qualquer expressão de adoração que parte do homem é verdadeira. O homem possui um coração enganoso e uma mente limitada (Jeremias 17:9; Isaías 55:8-9).


Essas duas coisas produzem um erro que não é percebido facilmente pelo homem, especialmente quando a maioria ao seu redor está envolvida neste mesmo erro (II Timóteo 3:1-5; II Timóteo 4:3-4).


Da mesma forma que muita coisa não adequada pode ser encontrada na música utilizada nos cultos, muita coisa de valor pode ser encontrada na música secular. Não é porque não é de origem cristã que, necessariamente, é pecado.


Por exemplo, poderia ser pecado cantar as virtudes do amor sincero e verdadeiro? Seria pecado cantar as belezas da natureza, de um lugar lindo e inspirador, do qual a pessoa sente saudades?


Verdadeiramente, eu não creio que isto seja pecado. O amor sincero e verdadeiro não é um dom divino? A natureza não é criação de Deus? Os sentimentos puros e sinceros não foram implantados no nosso coração pelo Criador?


Então volto a sugerir canções excelentes, que nos fazem refletir sobre a vida, cheias de detalhes verdadeiros, amáveis, puros e de boa fama E QUE NÃO SÃO NECESSARIAMENTE MÚSICA CRISTÃ, Deus usa pessoas do mundão para falar aos nosso corações, e muitas vezes elas são rotuladas de forma negativa, embaladas no saco de MUSICA SECULAR, confira as letras se puder e tire suas conclusões:


Letra excelente que fala de amor e esperança, algo que Deus quer nos ensinar constantemente: Dias melhores virão / Jota Quest


Letra muito bacana que fala de Amizade ente as pessoas - Provérbios. 18:24 (Canção da América / Milton Nascimento)


Músicas que nos dão ânimo, coragem e fé – Josué: 1:5-9 (Mais Uma Vez – 14 bis)


Que nos bota pra cima, que nos incentiva viver com alegria, procurando a verdadeira felicidade - Eclesiastes. 9:7-9 (O que é o que é / Gonzaguinha)


Que nos fazem refletir sobre a vida DE FORMA POSITIVA - Leia todo livro de Eclesiastes (Tocando em Frente / Almior Sater)


Que fala da realidade da vida e de questões que não queremos discutir, preferiamos não ver, nem discutir, por causa de tanta hipocrisia no mundo atual: (Perfeição / Legião Urbana)


Que fala da manipulação das massas, nos instrui a tomar cuiado com o sitema mundano que vivemos (3 do plural / Engenheiros do Hawai)


Música também é cultura, sabedoria e conhecimento. Não é certo nos encastelarmos numa torre de marfim, nos trancarmos em uma redoma de vidro, a fim de tentarmos fugir das influências maléficas do mundo.


Se fizermos isto, estaremos deixando de ser o "sal da terra", pois, se por um lado, não recebemos influências maléficas, não estaremos exercendo o nosso papel de influenciar beneficamente o mundo. O que acontece se o sal perde o seu sabor? (Mateus 5:13)


Nosso exemplo maior, Cristo, não deixou de andar com publicanos, comer com pecadores, conversar com os rejeitados, impuros e excluídos da sociedade daquela época. Todo tipo de pessoas que tinha perfil e gostos diferentes, para musica, por comida, por bebida


O discernimento espiritual deve ser buscado na própria fonte de toda a verdade, através da oração e do estudo da Palavra de Deus. Tentar salvar os perdidos ouvindo só musica de Deus e discriminando e criticando quem ouve musica secular, não haverá muito efeito na hora de evangelizar


A nossa própria vontade, o nosso próprio gosto não pode ser o parâmetro seguro pois, como já vimos, o coração do homem é enganoso. Voltando ao exemplo de Cristo, ele se misturava com pecadores sim, mas depois de passar noites inteiras em oração (Lucas 6:12). Ele, que era o Filho de Deus, não ousava entrar em contato com o pecado sem antes buscar forças para resistir a ele.


Não estaríamos nós, quando se trata de nossas escolhas musicais, nos permitindo um contato com influências malignas sem antes nos revestirmos de "toda a armadura de Deus" (Efésios 6:11-13)



Assim, é evidente que precisamos ter cuidado em selecionar as músicas que ouvimos (sejam seculares ou não), bem como as letras que essas músicas nos transmitem; precisamos discernir que efeito este conjunto (letra e música) terá sobre a nossa mente e a nossa vida espiritual.


Mas, da mesma forma, quando questionados sobre assuntos espirituais, precisamos fugir da resposta simplista de que, sendo da igreja, é certo, não sendo da igreja, é pecado. O mundo também nos foferece coisas boas, letras inteligentes dentro da MÚSICA - “tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama pode desfrutar


Existem mais coisas que precisam ser consideradas na questão da música. Cada música precisa ser analisada por si mesma, por seus valores, seus efeitos, seus resultados. Esses resultados, precisamos nos lembrar, tem conseqüências boas e ruíns dependendo a maneira de analisar e rotulá-las !



Vale a pena saber pensar, saber refletir, em várias questões da vida, estar consciente dos estímulos que ouvimos, vimos e pensamos. Tudo na vida nos estímula a tomar decisões, nada melhor do que filtrar estes estímulos e reter só o que é bom


Concluindo, diríamos que todas as escolhas musicais do cristão não devem estar rotuladas, mas precisam estar de acordo com Filipenses 4:8: "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai."


Continua na próxima POSTAGEM....

sábado, 18 de maio de 2013

MUSICA - COMPLEXIDADE E INCOMPREENSÃO - PARTE 1


Música é musica e ponto final. Quem me dera fosse assim tão fácil falar de musica. O tema é complexo demais... O assunto não é tão simples assim, a musica é universal e ela abrange todos os povos, por isso quando o assunto é música, muito pode ser discutido

A música atual tem muitos rótulos, mas de maneira nenhuma ela pode ser de certa forma generalizada e discriminada sem fazer uma análise detalhada sobre ela.

Veja os generos e sub-generos da música universal: rock, pop, dance, soul, blues, heavy metal, samba, pagode, punk, sertanejo, hard rock, forró, rap, black metal, hip-hop, reggae, funk, instrumental, trash metal, sinfonica, gospel, doom metal, hardcore, melódica, sacra, indie, death metal, rock and roll, mpb, rock nacional, religiosa, eletronica, entre outras...

Não se pode falar de musica de maneira simples e objetiva. Existem apenas dois tipos de música: musica de boa qualidade e música de péssima qualidade, e cada individuo deve ter o seu próprio discernimento, porque cada um tem seu gosto musical definido.

As notas musicais são as mesmas para todo tipo de musica, mas os tons, as variações de ritmo e a melodia soam de muitas formas e tudo tem um sentido diferente, nada fica sem significado. a própria Bíblia nos informa sobre isso em:

I coríntios 14:10 - Há, por exemplo, tanta espécie de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significação”

O que difere uma musica de outra é a letra, se pensarmos apenas na forma positiva de curtir uma musica, vamos encontrar letras que falam de amor, da natureza, que só falam de paz.

Por outro lado, de forma negativa a musica pode nos influenciar para o mal, tem letras que falam de guerra, drogas, pornografia, sensualidade, tem letras que só tem duplo sentido.

Porém, realmente nada que existe na música fica sem sentido, tudo tem um significado, que precisa ser analisado e conhecido, para não sermos hipócritas, parciais e críticos quanto ao gosto musical de cada um.

A música interfere em nossas vidas? Com certeza, ela influencia bastante, mexe com as nossas emoções e muda o estado de espírito. Não dá para ficar com a mente parada e fechada, quando o assunto é música, é um tema universal e deve ser encarado de frente.

Antigamente nas batalhas medievais os homens usavam vários tipos de sons, para atacar, se defender e recuar, cada batida nos tambores representava uma ação, sejam para lançar flechas, atacar com espadas, retroceder, anunciar o fim de uma batalha.

Para remar um navio de guerra, cada som significava uma chibatada nos prisioneiros e eles sabiam exatamente como manter o ritmo do navio, a medida que o som dos instrumentos aumentava, a força física dos homens comandava a direção do navio

 
Ultimamente nos filmes de suspense, os produtores descobriram sons que assustam, que vai mudando o ritmo a medida que a cena vai se desenrolando, sentimos medo mais do som, do que a cena em si, porque tudo tem um significado, veja um exemplo no filme: “TUBARÃO” – quando o animal chega perto da vitima, o coração acelera, porque a sonoplastia tem a intenção de mexer com as nossas emoções

 Música Secular - O que a bíblia diz?

Para Deus não existe música secular, apenas MÚSICA, foram os homens que inventaram os rótulos. Cabe a nós selecionar o que ouvimos. Lembre-se nem tudo que tem título de evangélico é bom, e nem tudo que tem título de secular é ruim.

Durante anos as igreja evangélicas foram radicalmente contra seu membros ouvirem músicas seculares, hoje, graças as pessoas que resolveram abrir suas mentes, melhorou muito, no entanto ainda existem algumas que pregam restrições e induzem seus membros a apenas ouvir louvores.

Para estes lideres a musica ainda é bastante imcompreendida e não vêem nenhuma complexidade nelas, parece tudo tão simples e privam seus membros de serem livres para pensar.

 O objetivo desse texto não é mudar sua opinião, e sim fazer você pensar mais sobre o assunto. Preferi não usar termos dificeis ou qualquer outra explicação que exija um conhecimento prévio em música, quis deixar o mais abrangente possível sem perder a essência.

Há quem diga que ouvir música secular é pecado, outros dizem apenas que não convém (1Co. 10:23), quanto a ser pecado a bíblia não diz nada a respeito, embora algumas pessoas tiram versículos do seu contexto pra se justificar; e quanto ao segundo argumento depende da pessoa, se você não se sente bem ouvindo música secular, então não ouça. Fique na sua posição.

 Mas isso é estritamente individual, algumas pessoas não se sentem bem jogando futebol, indo a praia, indo a festas, ou até mesmo usando uma bermuda, mas isso não pode ser generalizado.

Música e Letra: A música é formada por melodia, harmonia e ritmo, em algumas são colocadas letras; quanto à música não existe nenhuma restrição na bíblia, até porque música é uma organização de sons, que foram criados por Deus, sim, todo som foi criado por Deus, esse não passa de ondas que viajam até nossos ouvidos fazendo vibrar nosso tímpano.

E a bíblia diz para louvarmos com todos os instrumentos (Salmos. 150).

Quanto a letra sim, existem letras não cristãs e evangélicas que são boas, como também existem letras muito ruins, há aquelas que falam aos nossos corações e nos incentivam a levarmos uma vida melhor, com temas sobre o amor, bondade, aceitação e perdão.

Outras nos incentivam a viver (fisicamente,psicologicamente e espiritualmente) de forma pouco saudável, alguns exemplos são músicas que incentiva a mentira, o adultério, o exagero com a bebida alcoólica e a prostituição. Ainda existem outras que não falam nada com nada, são apenas palavras, que tem até a aparência boa, mas não leva a reflexão nenhuma. 

Cito alguns exemplos, vamos falar de letras boas e inteligentes em vários estilos que falam de: De esperança (Dias melhores virão / Jota Quest) / De sua criação - Rm. 1:20 (Luar do Sertão / chitãozinho e Xororó) / Relação de Pais e Filhos e amor ao próximo - Ef. 1:1-4 (Pais e Filhos – Legião Urbana) / Amor entre homem e mulher -Leia o Livro de Cantares (Corcovado / Tom Jobim) / Protesto contra a corrupção no Brasil / (Que pais é este - Legião Urbana) / Amizade - Pv. 18:24 (Canção da América / Milton Nascimento) / Músicas que nos dão ânimo - Js. 1:5-9 (Mais Uma Vez – 14 bis) / Que nos bota pra cima - Ec. 9:7-9 (O que é o que é / Gonzaguinha) / Que nos fazem refletir - Leia todo livro de Eclesiastes (Tocando em Frente / Almir Sater) / Que fala de paz / A minha alma (O Rappa) / Que fala da realidade da vida / (Perfeição / Legião Urbana) / Que fala da manipulação das massas, nos instrui (3 do plural / Engenheiros do Hawai)

Para letra ser boa ela não precisa falar só de Deus, mas pode falar de tantos assuntos: Deus usa quem ele quer e da maneira que quiser, em qualquer segmento da sociedade. Tem gente do mundão, que está sendo usado por Deus e nem percebe, é provável que músicos de diversos estilos estão sendo boca de Deus para o mundo e nem reconhecem, porque se soubessem viveriam o que pregam.


Mas a situação destes músicos é bem melhor do que a dos cristãos, porque eles não tem conhecimento da palavra de Deus. Logo quem tem deverá prestar contas primeiro, porque este sabe que tem que fazer o bem e muitas vezes não vivem o que pregam, vão ser julgados com mais rigor sobre seus procedimentos no mundo.


Outro dia, vi uma reportagem sobre o Zeca pagodinho, ele disse: “quanto mais eu ganho dinheiro , mas eu percebo que me afasto de Deus”. Quem diria, vindo esta frase dele, é fácil entender que muitos cantores sentem a falta de Deus, mas é consequencia das atitudes e decisões da vida deles, influencias do mundo atual, que muitas vezes repercute em suas letras de musicas


Para muitos cristãos, Música só se for evangélica? Em primeiro lugar não é porque leva o título de evangélico que é bom, mas é o que está condicionado na mente deles e ponto final.

Pense... Mesmo que você não concorde com nada que eu escrevi anteriormente e continue achando que ouvir música secular é pecado ou que não convém, quero te fazer algumas perguntas.:

Você assiste filmes seculares? O que faz quando começa a tocar as músicas? Dá mute na televisão? Quantas coisas que desagradam a Deus acontece no meio dos filmes e programações atuais na TV, seja qual for o tema. O que faz quando vai a algum ambiente de festas ou eventos e começa a tocar músicas seculares? Tampa os ouvidos? Sai correndo?

Concorda que se você pensa que não convém ou é pecado, em nenhuma dessas situações seria bom você ouvir músicas seculares.

Não sejamos hipócritas.... tem cristão que não usa o mesmo critério que usa quanto a música, em relação a TV, filmes e internet. O que mais acontece é que algumas pessoas dizem não ouvir música secular no carro ou em casa, mas sentam o traseiro no sofá e ligam a televisão naqueles programas que nada tem a acrescentar (principalmente sábado e domingo a tarde) e não só ouvem como também assistem as piores músicas possíveis, aquelas bem escrotas e de preferência com muita bunda rebolando, e ainda chegam no domingo a noite e ficam dando lição de moral e adoram nas sinagogas para serem vistos pelos homens.

A vocês eu deixo um versículo “Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.” Mateus 7:5


Não sou a favor de ninguém ouvir música de péssimo gosto, seja evangélico ou não, faça um favor a você mesmo, assista um bom filme, veja uma boa programação, um bom documentário ou ouça uma boa música de qualidade que faça você ser livre e tire bom proveito, sem se sentir melhor ou pior do que ninguém. Tenha uma boa consciência (Romanos 14:14).


Ah! O que a bíblia diz sobre música secular? Vamos de novo refletir:

Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. João 1:3


"Deve então um Cristão escutar música secular?" Resposta: A pergunta de se um Cristão deve ou não escutar música secular é uma que muitas pessoas fazem. Tem muita gente em duvida ainda. Há vários músicos que são imensamente talentosos. Música é universal, Deus dá talentos para quem ELE bem entender, musica pode ser bastante divertida e variada. Há muitas músicas que têm melodias atrativas, conselhos bons e mensagens positivas e Deus aprova.


Ao determinar se um Cristão deve ou não escutar música que não seja cristã, há três fatores que devemos considerar: (1) o propósito da música, (2) o estilo de música e (3) o contéudo da letra.


1 - O propósito da música: Música foi criada apenas para louvor, ou será que Deus criou a música para relaxar e entreter?

O músico mais famoso da Bíblia, o Rei Davi, tinha como propósito principal usar a música para adorar a Deus (veja Salmo 4:1; 6:1; 54:1; 55:1; 61:1; 67:1; 76:1). No entanto, quando o Rei Saul estava sendo tormentado por espíritos perversos, ele chamava Davi para tocar a harpa para acalmá-lo e entretê-lo (1 Samuel 16:14-23).

Os israelitas também usaram instrumentos musicais para advertir contra o perigo (Neemias 4:20) e para surpreender os inimigos (Juízes 7:16-22). No Novo Testamento, o Apóstolo Paulo instrui os Cristãos a encorajarem uns aos outros com música: “falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais” (Efésios 5:19).


Então, enquanto o propósito principal da música aparenta ser louvor, a Bíblia com certeza dá espaço para usá-la com outros propósitos, bem definidos.

2 - O estilo de música: É Triste dizer que o estilo de música é um assunto que causa divisões entre os Cristãos. Há cristãos que inflexivelmente exigem que instrumentos musicais não sejam usados. Há outros Cristãos que só querem saber de cantar os hinos da antiguidade. Há Cristãos que querem música mais agitada e contempôranea. Há Cristãos que afirmam que conseguem adorar a Deus de forma mais alegre e divertida em um ambiente parecido com um concerto de rock.

Ao invés de reconhecer suas preferências como sendo pessoais e distinções culturais, alguns Cristãos declaram que seu estilo de música é o único “bíblico”, afirmando com isso que todos os outros estilos não agradam a Deus e são satânicos. Pura falta de conhecimento!!!!!!! Apesar de terem a Bíblia a disposição para pesquisar algo a respeito.


A Bíblia em nenhum lugar condena qualquer estilo de música. A Bíblia em nenhum lugar condena qualquer tipo de instrumento. A Bíblia menciona vários tipos de instrumentos musicais de corda e de sopro. Apesar da Bíblia não mencionar o tambor especificamente, ela menciona outros instrumentos de percussão (Salmo 68:25; Esdras 3:10).


Quase todas as formas de música moderna são variações e /ou combinações dos mesmos tipos de instrumentos musicais, tocados em velocidades diferentes ou com ênfase elevada. Não há nenhuma base bíblica para declarar um estilo particular de música como sendo um estilo que desagrada a Deus ou que seja fora da vontade de Deus.


3 - O conteúdo da letra: Já que nem o propósito ou estilo de música é o que determina se um Cristão deve ou não escutar música secular, o conteúdo da letra deve ser levado em consideração. Mesmo que não falando especificamente de música, Filipenses 4:8 é um excelente guia quanto ao que devemos procurar na letra das músicas que escutamos:“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”.


Se essas são as coisas que devem ocupar nossa mente, então com certeza essas devem ser as coisas que devemos convidar às nossas mentes através de música e de sua letra. Pode a letra de uma música completamente secular ser verdadeira, respeitável, justa, pura, amável, de boa fama e de louvor? Se a resposta é sim, então não há nada de errado em escutar música secular dessa natureza.


Ao mesmo tempo, é bem claro que muito da música secular de hoje não segue o padrão de Filipenses 4:8. Música secular geralmente promove imoralidade, violência; enquanto ao mesmo tempo menospreza pureza e integridade. Se uma música promove tudo aquilo a que Deus se opõe, um Cristão deve evitar escutar esse tipo de música. Não pode é generalizar. No entanto, há muitas músicas seculares que não mencionam Deus, mas ainda promovem bons valores, tais como: honestidade, pureza e integridade, bondade, mansidão, alegria, paz, amor e satisfação com a vida.


Se uma canção de amor promove a santidade do casamento e/ pureza de amor verdadeiro – mas não menciona a Deus ou a Bíblia – então não tem problema em escutar a tal canção.


Podemos Ouvir Músicas Seculares? Todos tem o mesmo interesse diante das músicas que ouvem ou cantam? O gospel já virou estilo de música, deixou de ser só adoração?


É claro que muitos dos músicos atuais, seja qual for o estilo, o desejo é conquistar dinheiro, fama, mulheres, destaque, posição, mídia, sucesso, marketing pessoal, etc, etc?


Até no meio cristão, isso pode acontecer. Antes de comentarmos este assunto mais profundamente, devemos nos dispor a cometer dois erros básicos: Não podemos ser demasiadamente exagerado


Deve-se haver um cuidado todo especial para não cair nesta armadilha. A armadilha de achar que toda música não cristã ou é diabólica, ou é demoníaca, ou é do inferno, ou é esotérica, ou é consagrada a deuses, etc.


Na verdade isto é puro exagero de quem pensa que vê o Diabo em tudo!

Repito: Já encontrei músicas mundanas mais edificantes do que algumas músicas "evangélicas". Você quer um exemplo? Há algum tempo atrás uma igreja colocou letra evangélica na música Segura o Tcham, foi espalhada na mídia e internet. O resultado ficou: "Segura o Cão, amarra o Cão, segura o Cão, Cão, Cão, Cão!". Veja a que ponto chegamos!


Por outro lado, há muitas músicas no mundo que lutam contra as drogas, contra o preconceito racial, contra as guerras, etc. Então, dizer que tudo é diabólico, é puro exagero de quem só fala e pensa no Coisa Ruim. Diabólico são os pensamentos de quem não tem conhecimento das coisas boas da vida. Ser demasiadamente ingênuo e mente fechada para o conhecimento é lamentável ao ser humano atual.

De ambos os lados, tudo tem que haver prudência e disciplina. Muitos músicos cristãos têm caído na armadilha da ingenuidade. Isto ocorre quando a pessoa acha que a música não tem um poder de influência tão grande como afirmamos ter. Alguns se julgam tão fortes (espiritualmente) que não acreditam serem influenciados pelas muitas mensagens anti-bíblicas de hoje.

Outros dão a desculpa de que estão desenvolvendo a técnica musical, e acabam ouvindo com freqüência músicas realmente terríveis aos olhos de Deus. Há também alguns casos estranhos, como a ingenuidade consciente, se é que podemos assim dizer. Alguns músicos e cantores cristãos sabem das mensagens anti-bíblicas que ouvem, mas continuam a ouvir porque gostam. Aí é o problema já é outro.

Devemos ter consciência de que nem todas as músicas mundanas nos farão mal ou nos induzirão a pecar, desde que você tenha bons conhecimentos no assunto e se esforce para permanecer sábio diante delas. Vigie com prudência, sabedoria e disciplina

      Continua na próxima POSTAGEM....

JOSE DE ARIMATEIA - O AGENTE SECRETO DE DEUS

 


E eis que aparece diante de Pilatos, um homem por nome José, senador, homem de bem e justo (Lucas 23:50)

JOSÉ DE ARIMATÉIA foi um político, homem rico, viveu no tempo de Jesus. Era um discipulo secreto de JESUS, pois tinha medo de assumir publicamente que era amigo dele. Vivia com receio, evitava estar junto da multidão, por causa dos outros, não queria dar a impressão de ser cristão.

Depois disto, José de Arimatéia (o que era discípulo de Jesus, mas oculto, por medo dos Judeus) rogou a Pilatos que lhe permitisse tirar o corpo de Jesus. E Pilatos lho permitiu. Então foi e tirou o corpo de Jesus. (João 19:38)

Um cristão agente secreto de Deus daquela época, ninguém sabia que ele tinha intimidade com Jesus, com medo dos fariseus, vivia de forma religiosa, gostava de ouvir as mensagens de Jesus, mas tinha pouca fé para crer em tudo que o mestre dizia.

Mas ele agiu, a tarde após a morte de Jesus, imediatamente se dispor a fazer algo - E, vinda já a tarde, chegou um homem rico, de Arimatéia, por nome José, que também era discípulo de Jesus. (Mateus 27:57)

Seu nome é mencionado nos 4 evangelhos, após a morte de Jesus, ele começa a agir de forma discreta, sem deixar pistas de ser realmente um seguidor de Cristo, sempre na moita. Não é só hoje que encontramos muitos cristãos agente secretos por aí, que não assumem Jesus em suas atitudes, comportamentos e ações, preferem ficar em silencio, isolados, ninguém sabe que são cristãos.

Eles tem receio de assumirem que são discipulos, por medo de chacotas e humilhações, se envergonham de dizer que são cristãos

Jesus disse na época, que isso era provável, muitas pessoas seriam capazes de se envergonhar dele: (Marcos 8:38)

Após a morte de Jesus, José de Arimatéia, o nobre senador, talvez um fazendeiro ou empresário também que tinha boas condições financeiras, foi e comprou um tumulo novo, para depois pedir o corpo de Jesus as autoridades romanas da época, para lhe dar um lugar digno, num lugar melhor, numa área de conforto, com maior visibilidade, assim ele investiu dinheiro alto, para homenagear um morto

Chegou José de Arimatéia, senador honrado, que também esperava o reino de Deus, e ousadamente foi a Pilatos, e pediu o corpo de Jesus. (Marcos 15:43)

Para José de Arimatéia tudo tinha acabado ali, Jesus não estaria mais no meio dos vivos, agora só resta homenageá-lo, como um martir, um homem bom e justo que simplesmente deixou sua marca na história. "Um tumulo novo, para homenagear a morte de Jesus" esse foi seu pensamento, ele quis honrá-lo, nem cogitou em seus pensamentos a possibilidade de Jesus poder voltar a vida.

Silenciosamente, José de Arimatéia, de forma cautelosa, abre seu coração para falar de Jesus, mas de forma bem discreta, apenas para homenagea-lo, como faz a maioria dos religiosos de nossa época também. Sigilosamente e religiosamente

As atitudes mostram a nossa fé, parece bonito, um cara compra um tumulo caro, num lugar bonito, um linda homenagem, mas não tinha fé nenhuma, não tinha convicção da ressureição de Cristo. Muitos tem a mesma atitude de fé, fazem coisas bonitas para agradar a religião, para se sentirem realizadas, pensando estarem causando uma boa impressão para Deus

Na época só quem tinha muito dinheiro, conseguia um tumulo bom, num lugar mais aconchegante, num ambiente mais bonito, era um lugar só para ricos, somente reis, autoridades políticas, pessoas com condições financeiras tinha poder para comprar túmulos novos naquele lugar.

"O SENADOR - GASTOU MUITO DINHEIRO COM UM TUMULO NOVO, NÃO TINHA FÉ SUFICIENTE PARA CRER QUE EM APENAS 3 DIAS JESUS NÃO ESTARIA ALI, NAQUELE LUGAR CARÍSSIMO".

Para que gastar muito dinheiro com um tumulo que ficaria vazio em 3 dias, ele deveria ter ouvido que Jesus ressuscitaria, mas sua fé não era suficiente para crer, gastou muito dinheiro, e não confiou nas mensagens de Jesus

Muitos são como José de Arimatéia, vivem apenas de forma religiosa, acreditam em Jesus, participam de igrejas, faz penitencias, sacrifícios, gastam muito dinheiro com velas e amuletos, orações repetitivas, achando isto ser digno de louvor a Deus, acham que precisa fazer isso, comemoram a morte de Jesus, faz procissão, olha ele na cruz, nos crucifixos, fazem o sinal da cruz, beija ele morto, mas isso é só religiosidade.][

Jesus dá um aviso aos religiosos, Deixa os mortos sepultarem seus mortos:Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus. (Lucas 9:60)

Quem não crê na morte e ressureição de Jesus vivem como mortos, pessoas mortas espiritualmente que não tem convicção de que Jesus está vivo no meio de nós, através do Espírito Santo, enquanto Jesus quer agir no meio de nós, muitos ficam atrás da religião, para encontrar um ponto de contato

Algumas religiões até incentivam seus memnbros a estudarem muito as Escrituras e exaustivamente viver um conjunto de doutrinas, para se conseguir viver no Reino que ainda está por vir.

Estão mortos em sua própria religião, tentando alcançar a vida eterna, amarrados em doutrinas dificeis de praticar, enquanto Jesus oferece um evangelho puro e simples de viver, basta apenas espalhar o amor, a justiça e a misericordia

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; (João 11:25)

Creia e viva em amor com seus semelhantes de maneira sábia, com retidão, justiça e honestidade pregando o reino de Deus na prática, assumindo de vez o compromisso de ser realmente um "agente ativo" seguidor de Cristo.

O EVANGELHO DO REINO DE DEUS

  O EVANGELHO DO REINO DE DEUS O Evangelho do Reino de Deus exige de nós obediência constante, disciplina, sabedoria, humildade e prudência ...