terça-feira, 2 de julho de 2013

O PRINCIPIO DA SABEDORIA


 
O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência. Porque por meu intermédio se multiplicam os teus dias, e anos de vida se te aumentarão.Se fores sábio, para ti serás sábio; e, se fores escarnecedor, só tu o suportarás. (Provérbios 9:10-12)

Bem-aventurado o homem e a mulher que acha sabedoria e que adquire conhecimento.

Porque a sabedoria é tão importante, algo vital para nossas vidas?

Porque se as pessoas buscarem a sabedoria vão conseguir viver de forma agradável a Deus?

Deus se alegra com aqueles que se empenham em buscar sabedoria.

Porque Deus sabe que se estes buscarem de todo coração conhecer a sabedoria de Deus e a sua instrução, entenderá o que é ter prudencia, vai ter entendimento, vai fazer justiça, vai ter juízo e será sabios em todas as decisões que tomar e em tudo que fizer (Provérbios 1)

O inicio dos provérbios confirma esta verdade.

E o temor do Senhor começa com a sabedoria, é o principio básico do conhecimento.

Quem teme o Senho começa ganhando sabedoria, mas, apenas está no principio, está no caminho certo, ainda há muita coisa para aprender, e o Senhor vai instruindo aquele que vai obedecendo (Provérbios 1:23)

É pela conversão do nosso coração que vamos ficar sábios, sendo corrigidos e reeprendidos pela palavra de Deus.

Ninguém fica sábio aos seus próprios olhos, apoiados em seus próprios pensamentos, só é sábio de verdade quem passa pelas correções e instruções de Deus.

Portanto, se a pessoa não se sujeita a Deus, faz somente o que é melhor a seus próprios olhos, vivendo aos seus próprios meios, não é alguém prudente.

Sem prudencia, não há disciplina e não se chega a sabedoria.

Se não for obediente a Deus o homem só desprezará o conhecimento, e não preferindo o temor odo Senhor colherá consequencias dolorosas, e não será nem um pouco agradável os seus caminhos. (Provérbios 1:28-23)

Sabedoria é a mais preciosa mercadoria, com ela você achará respostas escondidas, achará conhecimento de Deus que dinheiro algum ou em mais precioso, seja ouro ou prata que você tiver, nada disso vai lhe dar sabedoria (Provérbios 2:7)

Deus reserva a verdadeira sabedoria para os retos, para os que caminham na sinceridade, para os que realmente fazem a coisa certa (Provérbios 2:10)

Teu coração e a sua alma estará suave, quando a sua vida estiver focada em fazer o bem, andar em sinceridade e honestidade, ser uma pessoa autentica, justa, pacifica, reta aos olhos do Senhor. Será inteligente, se afastará do mal, será protegido e prosperará os teus caminhos.

Mas sempre confie no Senhor, de todo seu coração e não se apoie no seu próprio entendimento (Provérbios 3:5)

É preciso reconhecer a Deus em todo tempo, pois Ele repreende a quem ele ama, se você andar errado, escute a voz do Senhor lhe orientando no silencio do seu coração, porque ainda que erre, Ele quer lhe dar sabedoria para reconhecer o erro, para te livrar do pecado, do mal que lhe cerca e que lhe desvia da prudencia.

Felizes aqueles que obedecem a Deus, que deixam ser instruídos, corrigidos, transformados e que adquirem conhecimento dos seus erros e acertos.
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O EVANGELHO DO REINO DE DEUS

  O EVANGELHO DO REINO DE DEUS O Evangelho do Reino de Deus exige de nós obediência constante, disciplina, sabedoria, humildade e prudência ...