sábado, 17 de novembro de 2012

DEPRESSÃO - O MAL DO SÉCULO



Hoje a depressão se tornou popular, pessoas em todos os ramos da vida estão sofrendo de depressão, qualquer pessoa está sujeita apresentar certos níveis de depressão: leve, moderada e profunda.

Toda depressão chega de modo leve, moderado e se não cuidar vai se tornando profunda e desesperadora, mas tudo tem uma raiz, uma causa, um começo...

Vejamos alguns fatores que levam a depressão: decepções, frustrações, dívidas, excesso de trabalho, preocupações, rejeições, comparações, enfermidades, cansaço, perdas de pessoas queridas, stress, ansiedade.

Tudo isso são coisas normais de acontecer na vida de qualquer pessoa, não existe quem nunca passou por isso, todo mundo experimenta crises, você existe então vai passar por decepção, frustração, perdas e danos, más notícias, culpas, traições, invejas, expectativas frustradas.

Mas o que devemos fazer é superar, pensar positivo e seguir adiante, com um diferencial que é Deus nos ajudando, sem Deus a coisa fica pior:

Filipenses 3:13 - (palavras que nos animam a continuar, prosseguindo para frente: "Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante"

Isaias 43:18 - "Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas"



Muitas pessoas sofrem porque se agarram nas circunstancias, mas Deus é misericordioso, a cada dia, temos uma página em branco para escrever nossa história, veja em Lamentações 3:22-23 - " A benignidade do Senhor jamais acaba, as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade"

 

Na Biblia: Davi, Jonas e Elias são exemplos de pessoas que passaram por momentos depressivos

e o que Deus fez por eles, orientou-os em outra direção.

Os 3 personagens passaram por problemas diferentes: Davi (problemas espirituais por causa de adultério, temia a Deus e ficou sem jeito diante da sua situação), Jonas (problemas emocionais, não queria se relacionar com pecadores, não perdoava, fugiu de Deus, não queria pregar a palavra, se tornou desobediente) e Elias (problemas fisicos, sozinho como profeta, se sentiu cansado e oprimido, com medo de perseguição, teve stress, ansiedade, e fugiu para uma caverna, ficou deprimido)

Vemos então que há necessidades físicas, emocionais e espirituais: devemos saber quais são as nossas reais necessidades do momento, em que situação nos encontramos para combater a depressão.

As vezes ficamos decepcionados conosco, com nossas falhas e ações, é normal, mas temos que levantar a cabeça, não ficar abatido, desencorajado

Josué 1 – Deus fala para sermos fortes e corajosos, são regras para obter vitória. Em 1 pedro 5:9 / Provérbios 13:12 – o inimigo tenta nos desencorajar o tempo todo

O que devemos fazer?

Renovar a mente sempre com as promessas de Deus, resistir na fé, resistir ao inimigo, orar mais, jejuar mais, ser muito mais vigilante - Cante louvores ao Senhor para afastar a depressão (ex: Paulo e silas na prisão - Atos 16:25-26) / Filipenses 4:4 - "Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai- vos"

Tenha alegria, desenvolva ela, alegria é um fruto do Espírito (Galatas 5:22-23)

As pessoas deprimidas se lamentam da vida, tomam todo tipo de medicamento, mas um relacionamento com Jesus nos ajuda em muito, pois o Espirito Santo nos ajuda (João 14:16-17 / 1 Corintios 12:3)

 

Precisamo aprender a desenvolver e liberar alegria nos momentos dificeis da vida, com Jesu na direção conseguiremos, é preciso estar unido com Deus e obedecendo, só assim a alegria vai fluir (Neemias 8:100 – esteja unido com Deus para que a Sua alegria seja de fato a nossa força)

Use a sabedoria, não precisa ser um fanático emotivo, simplesmente viva agradando a Deus, louvado seja o Senhor.

Deixe de ser uma pessoa de rosto sério: sorria, tenha bom humor, expresse alegria que vem do coração. Quando a alegria vem, ela contagia as pessoas a sua volta, tenha animo, disposição, humor.

Alegria é luz, tristeza é trevas, veja um simples exemplo: quando acaba a energia em nossa casa, tudo fica escuro, é ruím, escuridão, não se vê nada, a televisão apaga, o aparelho de som fica mudo, tem que acender velas, mas quando volta a luz é só alegria, muda as circunstancias)

A alegria muda as circunstancias, muda o estado de espírito

Venha à igreja com alegria, cante ao Senhor com alegria, sirva ao Senhor com alegria, relacione com os irmãos com alegria, devolva os dizimos com alegria (Lucas 6:38). tudo muda ao seu redor com alegria e Deus se alegra conosco. Sem alegria na vida, isso impede que a prosperidade chegue até nós (prosperidade é ausencia de necessidades).

Deus quer nos abençoar, nos dar alegria e paz. O mal não suporta a alegria do Senhor

A depressão pode aparecer por problemas físicos, enfermidades, cirurgias, morte de alguém, cansaço exaustivo, estafas, falta de repouso, ansiedade, nestes casos use a sabedoria com descanso e nutrição adequada, procure médicos, afastamento, é prudente obter ajuda, porque nem tudo vem do diabo.

Em todos os casos, não brinque com a depressão: faça alguma coisa antes que piore, pois ficando fraco, a depressão pode nos derrubar, com maus pensamentos, pessimismo, tenha conhecimento de Deus, tenha conciencia da sua posição, se está em Deus com fé, resista ao mal (1 pedro 5:8-9 / Efesios 6:17 / Tiago 4:7)

Não aceite ser condenado pelos seus sentimentos, Em cristo não há condenação (romanos 8:1 / Isaias 61:1-3). Se está sofrendo por causa de depressão, saiba que Deus o ama muito, mantenha-se fixo em suas promessas (Isaias 26:3-4)

Rejeição também causa depressão: Jesus nos salva dos pecado, mas não salva nossa emoções, podemos nos lembrar de coisas que aconteceram e nos desagradou muito, está tudo guardado na mente, coisas boas e negativas, traumas, frustrações, temos o privilegio de gravar as piores emoções, que causam dor, o que é negativo vem a tona com mais frequencia

Precisamos do dominio próprio para filtrar nossas emoções, um outro fruto do espirito (Galatas 5:22-23 - Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.

O Espirito Santo nos ajuda a controlar as emoções, temos que desenvolver o dominio proprio, nos esforçar para isso, para nos manter em constante vigilia contra a depressão e seus males

Às vezes somos rejeitados por amigos, familiares, no trabalho, na escola, somos motivos de chacotas, humilhações, mas Deus não nos rejeita (Lucas 10:16)

Às vezes fracassamos, mas todo mundo em sua escalada na vida, tem coisas a aprender, fracassos, perdas e danos para administrar, isso é muito bom, nos dá humildade, nos traz experiencias de vida

Devemos perdoar os atos de rejeição e humilhação (Ismael nunca perdou seu pai Abraão por causa de rejeição, o ódio está até hoje no oriente médio, e todos os descendentes de abraão sofrem por causa disso, a guerra entre Israel e as outras nações da Palestina.

Isso acontece por causa de uma raiz de rejeição no inicio do velho Testamento, quando Abraão rejeitou seu filho Ismael e abençoou seu outro filho Isaque que era promessa de Deus)

Momentos de derrotas, rejeição, são desafios a serem superados, porque produzem humildade em nosso caráter, assim dependemos de Deus, Ele usa nossas fraquezas para nos tornar pessoas melhores

Não é o fracasso, rejeição, humilhação e frustração que causa depressão, mas é a nossa maneira de reagir contra isso, nossas atitudes diante destas afrontas, o problema é o que vamos fazer com isso – Efesios 1:4-5 – nos ajuda a entender nossos conflitos: peça a ajuda de Deus para vencer os desafios

 

COMPARAÇOES: Evite comparações injustas- voce é único, voz única, impressão digital única, cara única, não tem ninguém igual a você no mundo, porque então se comparar com outras pessoas, comparar nossa vida com outros pode causar descontentamento e depressão

Comparações injustas causam depressão: comparar-se com pessoas, tipo assim – "não sou como elas, não sabemos o que elas sabem, não temos o que elas tem, não fazemos o que elas fazem".

Na mente das pessoas que fazem comparações jamais mostra o que as outras pessoas não tem e como se sentem: comparação só traz frustração, decepção, depressão, insatisfação

Os outros podem ter coisas que nós não temos, mas nós também temos coisas que eles não tem. A felicidade não está no ter, mas está no ser alguém. A felicidade vem do que voce é, não do que voce tem

Deus equipou cada um de nós com apenas aquilo que precisamos para cumprir seu propósito. O que nós precisamos é bons relacionamentos para sermos felizes, senão vamos no frustrar buscando somente coisas para possuir

Pedro se comparou com João e Jesus disse coisas diferentes a respeito deles, cada um tem sua cruz, sua missão (João 21:18-22).

Jesus falou do sofrimento de Pedro, durante sua vida, quase mostrando o tipo de morte que ele teria, e este queria saber de João.

Jesus disse sabiamente: o que voce tem a ver com isso, segue-me e não se preocupe com os outros, cumpre sua missão

Cuide da sua vida, não se compare com os outros, procure ser alguém feliz, não olhe para os outros, não copie os outros, não cobice o caminho dos outros

O senhor tem um plano individual para cada um de nós, não podemos entendr o que Deus está fazendo com os outros. Olhamos para os outros e achamos que está tudo bem, mas é engano, está todo mundo carregando sua cruz e crescendo espiritualmente, uns mais e outros menos que os outros

Jesus é o padrão de pessoa que devemo seguir, se tem alguém para ser copiado é Jesus, este sim Deus quer que sejamos parecidos, Deus estabeleceu esse padrão de ser humano para todos, não compare com outras pessoas, siga Jesus

Não devemos competir e nem se comparar, o mundo quer ver isso, competimos uns com os outros por causa de beleza, roupas, talentos, isto é injusto, é anti-biblico, Devemos ajudar uns aos outros e fazer como Jesus fazia

Não seja competitivo e invejoso, Deus quer te deixar satisfeito com suas bençãos, confie nele (Galatas 5:26 / proverbios 14:30 / Galatas 6:4) – nosso objetivo deveria ser o melhor que posso ser, cada dia melhor do que nós mesmos, sem comparação com os outros, nosso alvo é cristo

O nosso objetivo é fazer com que a coisa principal, seja de fato a coisa principal da nossa vida: Jesus

Em Cristo somos livres da comparação e da competição. A alegria é resultado de sermos agradecidos pelas coisas que já possuímos e sejamos abençoados por estarmos vivos e conhecendo Jesus, praticando a palavra e vivendo no foco da salvação

Depressão é ausencia de bons relacionamentos, bons pensamentos, por isso tenha muitos amigos, se relacione bem com todos, compartilhe idéias e assuntos, voce só tem a ganhar com isso

O Salmos 1 nos orienta a evitar relacionamentos ruíns, viva de bem com todos, mas evite os assuntos que não edificam, Deus não quer ver seus filhos frustrados e deprimidos.

A alegria do Senhor é nossa força, Deus cuida de nós, o Espirito Santo está em nós – Efésios 1:6

Jesus é nosso amigo, todos os dias esteja com ele para que boas coisas possam acontecer e nós vamos nos sentir bem com essa relação amorosa, e a depressão jamais vai se aproximar de nós

O SEGREDO DAS FAMÍLIAS FELIZES



A casa e os bens são herança dos pais; porém do SENHOR vem a esposa prudente. - Provérbios 19:14

Viemos ao mundo através de uma família, fomos criados e instruidos pelos nosso pais, e tudo aconteceu primeiro por intermédio de Deus. Família é plano e propósito de Deus para todos

A família é um instituição séria constituída por Deus, que precisa dar certo, que precisa ser valorizada

Mas nem todos tiveram a sorte de conviver com uma família feliz. Nem todo pai teve filhos obedientes, nem todo marido teve uma esposa prudente, nem todo filho teve um pai bondoso. Nem toda mulhjer teve um esposo fiel presente em qualquer situação

Conviver em família não é tarefa fácil. A felicidade da vida familiar está na sensação de estarmos conectados uns com os outros. Conexão gera interatividade, envolvimento e parceria, amor e responsabilidades mais sérias uns com os outros

Só haverá alegria permanente entre as pessoas da mesma família se houver uma conexão forte entre eles. Todos precisam estar conectados uns com os outros, para a família prosperar, seja em momentos de crises, em momentos de abundancia ou escassez

"Nós nos importamos com alguém e alguém se importa conosco" - O segredo da família feliz está neste detalhe, isto é essencial

Não existe felicidade sem este sentimento de conexão, esse é o principal pilar para nos sentirmos bem e seguros e isso nos conforta diante das coisas boas ou ruins que acontecem em nossas vidas

Seja numa familia cristã ou não cristã, se ninguém se importa com ninguém, não haverá conexão, muito menos prosperidade, será um lugar onde ninguém se entende, cada um por si e vai parecer que Deus está contra todos, porque nada de bom vai acontecer

Para você se sentir aceito numa família, ser respeitado, ser útil, ser amado, ser alegre, antes de tudo é preciso se conectar aos demais e depender deles, interagir, trocar experiências, pedir e dar conselhos e ajudar uns aos outros no que for preciso, sem individualismo, sem orgulho, sem arrogância,sem auto-suficiencia

Muitas pessoas se confundem e se atrapalham dentro de uma familia, por causa de rivalidades, criticas, contendas, competição, ciumes, intrigas, tudo isso é frustrante, tira a paz de uma família, causa divisão, causa descontentamentos.

A familia tem que ser um grupo saudável, com pessoas saudáveis, com boa consciência, cada um no seu devido lugar, colaborando com todos, cada um reconhecendo a sua importância dentro do grupo.

Cada um deve saber o valor do outro, isso é muito importante, todos devem curtir seu espaço e respeitar o espaço dos outros, cada minuto juntos precisam ser compartilhados em amor e respeito mútuo

Tanto sua família e sua igreja, precisam de você, para você dividir junto, seus sonhos, suas conquistas, suas lutas, seus desafios, suas angustias, suas tristezas, suas vitórias, isso é muito bom, encoraja os demais a sempre persistirem e almejarem um bom futuro para sua família

Não se isole de sua familia, por mais que ela seja complicada, de sua contribuição, não ignore as pessoas do seu grupo, não se distancie do convívio

Isolamento e indiferença só vão trazer desespero e solidão, os problemas vão se tornar maiores e mais difíceis de se resolverem

O mundo sem familia vai parecer menos atrativo e menos amigável e mais cruel

A conexão que você tem com sua família é so uma parte de uma vida completa, a vida só se completa e tem sentido, quando você também passa a se conectar com Deus em primeiro lugar, aos amigos, parentes, vizinhos e colegas de trabalho

Conexão – essa é a melhor e única forma de sentir que você pertence a um lugar

Deus te colocou no mundo para viver em família, seja em seu proprio lar, numa igreja, na comunidade em que vive, considere todos como uma grande familia.

Mateus 12: 46-50 – Jesus falando para uma multidão: eis que estavam fora sua mãe e seus irmãos, pretendendo falar com ele. E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar contigo. Ele, porém, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos? E, estendendo a sua mão para os seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos; Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe.

Jesus considerou a grande multidão que o acompanhava, como sendo a sua propria familia

Deus não te fez para viver sozinho, ninguém é uma ilha sem conexão, ninguém deve ser alguém desconectado das outras pessoas, Deus deseja um lugar bom e seguro ao qual possamos pertencer

O mundo seria bem melhor se todos se considerassem membros da mesma família e do mesmo PAI CELESTIAL

Esteja conectado com Deus e a sua família, sua igreja, seus amigos, seus parentes, seus vizinhos, seus colegas de trabalho, por que a qualquer momento vai precisar deles. Tudo que precisamos está inserido nestas conexões

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

A HUMILDADE - UM PRÍNCIPIO QUE NÃO SAI DE MODA




A humildade é um nutriente inteligente de nossa personalidade.

Ela é amiga do aprendizado, ela expande e evolui a nossa maneira de ser e agir, assim como também com ela aprendemos a reagir.

Será que sabemos tudo, podemos ser tudo que quisermos ser, somos melhores do que os outros, não dependemos dos outros. 

A humildade faz estas perguntas em nossa consciência diariamente, ela faz uma viagem para dentro de nós.

A humildade nos esvazia, renova, recicla e nos deixa abertos para novas idéias.

Ela não é uma caracteristica genética, não nascemos humildes, mas ela é uma qualidade desenvolvida nas experiências da vida, através da nossa personalidade

A humildade é o fruto mais excelente da reflexão. O próprio Deus usa a humildade para chamar a nossa atenção:
 
Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido.1 Pedro 5:6

O próprio Deus fala para seu povo (A IGREJA) se humilhar:
 
Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra. 2 Crônicas 7:14

 
Para chamar a atenção de Deus, seja humilde. A humildade é deixar de estar sempre certo e acima dos outros, de reconhecer seus limites, seus erros, sua exaltação, reconhecer que precisa aprender mais, em todo tempo
Os humildes são assim, aprendem com seus erros, com os erros dos outros, reconhece que não é melhor do que ninguém. Os humildes não são auto-suficientes, eles são sempre aprendizes

 

O conhecimento traz orgulho, o cohecimento nos incha, achamos que somos superiores aos demais, mas, só o amor edifica.
                       (1 Coríntios 8:1) 


 
Neste versículo Paulo alerta os orgulhosos de plantão, os arrogantes, que acham que tem ciência e conhecimento de muitas coisas, ficam inchados por causa disso, inflamam seus egos, mas só o amor edifica

Enquanto os orgulhosos se incham, exalam superioridade, empinam seus narizes, amam serem servidos, estão distantes do modelo do amor de Deus, já os humildes amam servir a Deus, são edificadores, compartilham suas experiências, dependem dos outros.


Seja humilde, coloque-se diante do Senhor, tenha prazer em servir aos outros, se esforce para andar nesse caminho de benção. Os orgulhosos que só querem seu próprio prazer, sua posição, sua satisfação pessoal, nunca se satisfazem plenamente, sempre vai faltar algo



Humildade gera sentimentos nobres, faz bem ao coração e a alma. Mas - Atenção: O humilde jamais pode baixar a guarda, pois a soberba e orgulho são armas poderosas de Satanás para atingir a vida das pessoas e destruí-las

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

ORGULHO É IGUAL A QUEDA


ORGULHO É IGUAL A QUEDA 

Se tem uma coisa que pode nos controlar é o orgulho. Até a pessoa mais sábia do mundo é afetada pelo sentimento de soberba

VEJA COMO O REI SALOMÃO DEIXA DEUS DE LADO E COLOCA O SEU "EU" NA FRENTE – OLHE OS VERBOS:
Fiz para mim


obras magníficas; edifiquei para mim casas; plantei para mim vinhas. Fiz para mim hortas e jardins, e plantei neles árvores de toda a espécie de fruto. Fiz para mim tanques de águas, para regar com eles o bosque em que reverdeciam as árvores.

 

Adquiri servos


e servas, e tive servos nascidos em casa; também tive grandes possessões de gados e ovelhas, mais do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém. Amontoei também para mim prata e ouro, e tesouros dos reis e das províncias; provi-me de cantores e cantoras, e das delícias dos filhos dos homens; e de instrumentos de música de toda a espécie.

 

E fui engrandecido


, e aumentei mais do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém; perseverou também comigo a minha sabedoria. E tudo quanto desejaram os meus olhos não lhes neguei, nem privei o meu coração de alegria alguma; mas o meu coração se alegrou por todo o meu trabalho, e esta foi a minha porção de todo o meu trabalho.

 

E olhei eu para todas as obras que fizeram as minhas mãos


, como também para o trabalho que eu, trabalhando, tinha feito, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito, e que proveito nenhum havia debaixo do sol.

Eclesiastes 2:4-11

TUDO PRA ELE E NADA DE GLÓRIA PRA DEUS... E FOI MAL

É ASSIM que acontece com MUITOS homens de FÉ, começa HUMILDE diante de DEUS, Lhe obedece, aí O SENHOR derrama unção e sabedoria, DÁ PROVISÃO, DÁ DIREÇÃO, DÁ PROTEÇÃO...

MAS depois de um certo tempo, O CARA se torna ORGULHOSO, nem parece que DEUS está neste negócio

CUIDADO: ORGULHO É IGUAL A QUEDA, e o que é pior longe da presença de DEUS

VIDA EQUILIBRADA E SAUDÁVEL




VIDA EQUILIBRADA E SAUDÁVEL 

Alguém nessa correria do dia a dia, consegue ter equilibrio na vida? 

Alguém sabe viver de forma equilibrada e saudável?

O que é Qualidade de vida?

Qual a importância de manter corpo e mente saudáveis

O termo qualidade de vida continua na ordem do dia e representa um desafio para muitas pessoas. 
Utilizado para se referir às condições da vida de um indivíduo, engloba a saúde física, mental e espiritual, educação, poder de compra, além de equilíbrio entre o lado pessoal e profissional. 
E isso pressupõe muitos aspectos, entre os quais adotar hábitos saudáveis, reservar tempo para cultura e lazer, obter satisfação profissional e cultivar relações sociais e familiares positivas e consistentes

QUER TER UMA VIDA EQUILIBRADA E SAUDÁVEL 
Então, tente se puder viver com moderação, evite os extremos, abandone os excessos, porque até o FACEBOOK vicia e influencia, se voce não tiver controle, será dominado, gastará muito tempo do seu precioso dia fuçando nele.

A maioria das pessoas não conseguem viver de forma equilibrada e saudável porque estão amarradas em muitos ciclos viciosos, nas mais diversas áreas da vida, seja vicios sexuais, jogos de azar, ansiedade, prostituição, pornografia, masturbação, compulsão em gastos financeiros, lesbianismo, cigarros, drogas, bebidas, homosexualismo, fofocas, intrigas, contendas, etc, etc 


Ter a mente saudável é essencial para o bem-estar e reflete positivamente em diversos outros aspectos do dia-a-dia e da vida, como família, trabalho e relações sociais. 

“As situações da sociedade moderna acabam gerando, com muita frequência, ansiedades e alterações mentais, transitórias ou permanentes, suficientes para retirar de algumas pessoas a serenidade mental e/ou a capacidade de decisão necessária nos atos da vida”,

Se não puder se conter com os métodos tradiconais de controle de qualidade de vida experimente as Escrituras e faça como o apóstolo Paulo, em tudo e em qualquer situação vivia com moderação e evitava os excessos, a ponto de dizer:

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Por isso, eu não me deixarei dominar por por nenhuma.  (1 Coríntios 6:12) 


***

NOSSO MUNDO INTERIOR

 


Nosso mundo interior é onde vivemos a existência diária.

Algumas pessoas são abertas, outras fechadas, uma pessoa pode querer ser vista como intelectual e culta, outra pode querer mostrar-se dura ou piedosa, enquanto outra ainda poderá querer ser vista como meiga e bonzinha.
 

Isso também se transfere para a vida espiritual, se somos cercados por cristãos tendemos a nos projetar como 'ESPIRITUAIS", para que também os outros possam nos admirar e respeitar.


ENFIM SÓ DEUS CONHECE A VERDADE SOBRE NOSSO INTERIOR, POIS ELE SONDA NOSSOS CORAÇÕES

"Guarde seu coração, porque dele procedem todas as

CONSEQUÊNCIAS

 


HOJE, NOS ULTIMOS DIAS SOBRE A TERRA QUE VIVEMOS, JÁ É NOTADO O QUE DEUS HAVIA ESCRITO QUE ACONTECERIA COM SUA PERMISSÃO, POIS REALMENTE OS HOMENS SÃO RESPONSÁVEIS POR SUAS DECISÕES E COLHEM SUAS CONSEQUENCIAS

Deus os entregou "OS HOMENS" às concupiscências "DESEJOS INCONTROLÁVEIS" de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.

E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;

Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; Os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.

ROMANOS 1:18-32

DEUS PROMETE SABEDORIA

 

 

"Se qualquer de vocês têm falta de sabedoria, deve pedir a Deus, que dá a todos generosamente, sem exceção, e será dada ao que pedir"  (Tiago 1:5)

 

Deus promete sabedoria para aqueles que pedem. Conhecimento e entendimento podem estar além de nós.

Muito freqüentemente, quando oramos por sabedoria, Deus nos chama para relacionamentos com cristãos que podem prover-nos com uma resposta, mas de quem podemos não gostar.

As vezes a palavra de Deus é ANUNCIADA de uma forma que você pode não gostar, mas é o que DEUS acha que precisa ouvir, para lhe instruir e corrigir.

 

Deus nos dá generosamente, mas temos que nos submeter ao Corpo de Cristo para recebê-la!

PRESTE ATENÇÃO A MENSAGEM E NÃO AO MENSAGEIRO

DEUS PROMETE EXPERIENCIAS E OPORTUNIDADES PARA TODOS AQUELES QUE PEDEM SABEDORIA, OU SEJA, PARA SE TER SABEDORIA, VOCE PRECISA DESENVOLVER PACIENCIA, TOLERANCIA, AMOR, PAZ , ALEGRIA E DOMINIO PRÓPRIO NOS SEUS RELACIONAMENTOS

 

Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.

(Tiago 1:25) 

 

Se você ouvir atentamente a palavra de Deus, verá a sua vida com liberdade, vai perseverar contra as aflições, diante das dificuldades e fará boas obras, independente do que possa acontecer e será alguém feliz

 
A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento. Provérbios 4:7
 
 
Sabedoria é tão preciosa e honrada por todos, e ela vem com o temor do Senhor
 
O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. Provérbios 1:7
 
O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência. Provérbios 9:10
 
E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência. Jó 28:28

O ORGULHO

Tão natural ao homem que brota em seu coração como erva daninha, e muitos ainda imaginam que não tem, parece impossível contê-lo, quem tem, menos gosta do orgulho em outros.

Pergunte a si mesmo: "o quanto não gosto quando me desprezam, se recusam em me notar, me tratam com superioridade ou se exibem pra mim, ou quando sabem muitas coisas mais do que eu".

O orgulho de cada um concorre com o orgulho das outras pessoas, o orgulho é competitivo por natureza.
Tente ser humilde, pois, Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes Tiago 4:6 

Tente a cada dia ser melhor do que você mesmo. Considerar-se mais inteligente, mais bonito, mais forte, mais capaz do que os outros são todos aspectos de arrogância.

Enfim, se achar "SER MELHOR QUE OS OUTROS" . Embora este tipo de mentalidade seja ENCORAJADO e ESTIMULADO em nossa cultura, não a lugar para isso no REINO DE DEUS, que é alegria, paz, justiça e amor.
"Nada façais por contendas ou vanglória, mas por humildade, cada um considere os outros superiores a si mesmo. FILIPENSES 2:3 

Alguém com orgulho tipo: "sabe-tudo" é talvez muito talentoso e inteligente, muito capaz, e acaba achando que tem todas as respostas, porque gosta de ter alto conceito de si mesmo.
"Ninguém se engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; Ele apanha os sábios na sua própria astúcia"

1 CORINTIOS 3:18-19

O cara "sabe-tudo" precisa aprender a ser muito humilde e pedir também o conselho de outras pessoas, pois, "o saber, o conhecimento", a ciência nos incha", a ponto de sermos orgulhosos, nos acharmos importantes, mas só o AMOR edifica nossas vidas. 1 CORINTIOS 8:1

O PRESENTE DE DEUS

 

Vivemos pela graça. Existimos pela graça e somos salvos unicamente pela graça

Se a vida é um dom, nada fizemos para merecê-la. Um dom é um presente

Você não paga pelo presente, precisa apenas aceitá-lo

Como você age diante de um presente?

Geralmente ficamos felizes, somos gratos, todo mundo gosta de ganhar presente e se ele for um bom presente, vamos usá-lo muito bem

O valor que damos ao presente vai depender do sentimento que temos pela pessoa que deu o presente

Qual o tipo de relacionamento que temos com Deus?

Ele é quem dá o presente, a vida

Sabendo que Ele, o Autor da vida, deu a nossa vida com muito amor, é isso que vai determinar a nossa forma de usar o presente, de conservar o presente, de se agradar com o presente, de cuidar bem deste presente... a nossa vida é um presente de Deus

A única coisa que sustenta a nossa vida é a graça de Deus. Separados de Deus já não vivemos, apenas sobrevivemos, ás vezes até em estado vegetativo

O que nos separa de Deus?

O pecado, tudo aquilo que faz com que o presente se desgaste, quando não cuidamos da nossa vida, não damos valor ao presente de Deus, e deixamos muita coisa contaminar nossa vida, estragar o presente tão bom que Deus nos deu

Quando nos desviamos do caminho de Deus, quando estamos desgastado com nossas vidas, com tantos desafios e problemas rotineiros, apresentamos nossas vidas a Deus e valorizamos o presente que Ele nos deu.

Não estamos sós, Deus nos dá a vida, mas continua olhando o que a gente faz com ela, e se pedirmos ele nos dá sabedoria para administrar nossa vida da maneira correta, pois a vida é um presente precioso.

Deus é constante presença em todo lugar, clame a Ele como o Salmista:

Salmos 119:58

" Imploro de todo o coração a Tua graça: compadece-te de mim, segundo a Tua palavra"

Sabedoria, graça e misericórdia, Deus distribui a todos quando pedirem do fundo de coração.

Não adianta antes disso, pedir força, paciência, tolerância, fé, bondade, amor, pois estas coisas devem ser desenvolvidas por nós, e o Espírito Santo colabora conosco, são frutos do espírito.

Mas antes de tudo, peçamos sabedoria e conhecimento da palavra de Deus, quando sentimos que o presente que Deus nos deu, está apresentando sérios problemas

Como o cérebro precisa de oxigênio, o ser humano precisa de Jesus

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

CUIDADO COM AS MÁS INTENÇÕES



Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua. (Provérbios 16:1)
                    

Deus analisa nossas intenções e Dele vem todas as respostas. Tudo o que for fazer, faça com justiça, não tente tirar vantagens das situações.

Melhor é o pouco com justiça, do que a abundância de bens com injustiça.    (Provérbios 16:8)

Estamos sempre planejando as coisas, a gente acha que o melhor caminho a seguir, é fazer sempre o que é melhor pra nós

O coração do homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos.   (Provérbios 16:9)

Cuidado com as más intenções, o que dirige as nossas vidas é a motivação de nosso coração. Deus nos observa e proteje os justos, os necessitados e livra todos das mãos dos homens maus e perversos

Há uma ilustração, baseada em fatos reais, isso aconteceu na França, a mais de 100 anos atrás: Uma velhinha, bem idosa e debilitada, beirando uns 70 anos de idade, vivia sozinha em um casarão de esquina, bem grande, bem localizado, no centro de uma grande cidade

Do lado existia um empresa, e o dono tinha uns 40 anos, era um cara ambicioso, queria expandir seus negócios, ele percebeu que a velhinha não estava muito bem, não tinha herdeiros, então, maquinou em seu coração um plano.

Se aproximou da velhinha por um bom tempo, fez amizade, mas as suas intenções eram más, ele não sentiu compaixão, ele simplemente quis tirar vantagens da situação

Ele em certo tempo, propôs a velhinha cuidar dela, ele pensou que do jeito que estava a situação da mulher, logo morreria, acamada, doente e sem ninguém por perto, nenhum familiar, no máximo 2 ou 5 anos ela não estaria mais viva.

Ele pensou em ser o herdeiro e conquistar o casarão, depois aumentar a sua empresa que era do lado, fingiu ser muito bondoso, e debaixo da lei, trouxe alguns advogados e disse a velhinha, que cuidaria dela até morrer, contratou uma empregada, uma enfermeira e ficou responsável por comprar comida e roupas até quando morresse, em troca disso tudo, apenas colocá-lo no testamento como único herdeiro.

Um bom plano em seu coração, pensando que fazendo isso no máximo 5 anos já estaria bem pago o casarão que iria tomar posse.

O plano do homem era esse, mas o de Deus sempre é completamente diferente do nosso.

Em Jó 5:11-13 numa versão atualizada da biblia está escrito: Os humildes, ele os exalta, e traz os que pranteiam a um lugar de segurança. Ele frustra os planos dos astutos, para que fracassem as mãos deles. Apanha os sábios na astúcia deles, e as maquinações dos astutos são malogradas por sua precipitação. Jó 5:11-13

A velhinha tinha 70 anos, aceitou a proposta do empresário com alegria, logo que apareceram as pessoas que iriam cuidar dela, ela começou a viver novamente, por escolha de Deus e não dos homens, aparecem na vida da velhinha uma ótima empregada e uma excelente enfermeira, que cuidam tão bem dela, que devolvem a alegria e a saude em tão pouco tempo.

Viram como Deus transformam o mal em benção, para o empresário aquilo que ele pensava fazer era maldade, uma astúcia, enganar a velhinha e possuir logo o que era dela, e que ele considerava de grande valor, somente o prédio.

Mas como Deus proteje os necessitados, a resposta é bem diferente, logo os planos dos malvados são frustrados. Passam 20 anos, agora a velhinha chega aos 90 anos com boa saúde, o empresário se sente mal durante estes anos, afinal nestes 20 anos que passaram, pagando o seu trato, já estava bem pago o prédio, e a velhinha não morre, quem estava sofrendo muito, era o cara, que descobriu um cancer maligno, que apesar de seus esforços, do poder financeiro, não conseguiu suportar tanto sofrimento e morreu antes da velhinha com 60 anos de idade

O sofrimento dos injustos não param po aí, o fiho do empresário teve que continuar o trato, ele ficou com a responsabilidade de cuidar da velhinha até ela morrer... e que decepção, os panos deles todos frustrados e muito dinheiro investido, para eles tudo deu errado, mas para Deus tudo deu certo em favor dos pobres e oprimidos

Enfim, aquele negócio realmente tinha ficado caro demais. A velhinha chega até 110 anos de vida, se torna a pessoa mais velha da França, com saude e vigor, e aquela familia rica por 40 anos ficou pagando contas dela, e só depois da sua morte se apoderou do prédio, mas já era tarde demais, toda maldade dos perversos, para Deus se transforma em benção para o lado dos pobres, das viuvas e dos necessidados conforme está escrito em sua palavra:

Pai para os órfãos e defensor das viúvas é Deus em sua santa habitação.
Salmos 68:5

‘Deixe os seus órfãos; eu protegerei a vida deles. As suas viúvas também podem confiar em mim’ ".
Jeremias 49:11

A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo.
Tiago 1:27

Deus realmente protege os necessitados e afunda o barco dos perversos que mantém em seus corações a maldade, a astúcia, a corrupção, e aqueles que querem a qualquer custo tirar vantagens em qualquer situação e acham que podem tudo, apoiados em sua própria inteligencia. Por um certo tempo eles tem vantagens, mas no final o que prevalece é a justiça de Deus

Por isso, tome muito cuidado com as más intenções do coração, não tirem vantagens de ninguém, nem procedam bolando planos para tirar vantagens nesta vida.

Deus infalivelmente sonda nossos coraçãos e seu justo juízo acontecerá através de várias consequencias na vida de quem quer que seja, seja justos e injustos, prefira sempre manter-se justo e seja abençoado. Deus está no controle de tudo

Ele frustra as maquinações dos astutos, de modo que as suas mãos não possam levar coisa alguma a efeito. Ele apanha os sábios na sua própria astúcia, e o conselho dos perversos se precipita.Ele apanha os sábios na sua própria astúcia, e o conselho dos perversos se precipita. Eles de dia encontram as trevas, e ao meio-dia andam às apalpadelas, como de noite. Mas Deus livra o necessitado da espada da boca deles, e da mão do poderoso.Assim há esperança para o pobre; e a iniqüidade tapa a boca. Eis que bem-aventurado é o homem a quem Deus corrige; não desprezes, pois, a correção do Todo-Poderoso.

Jó 5:12-17

 

 



 

sábado, 3 de novembro de 2012

NÃO JULGUEIS, PARA NÃO SERDES JULGADOS

 

Se existe uma coisa que as pessoas mais gostam de fazer, com toda a certeza, é julgar o seu próximo. 

Para falar bem a verdade, chega ser quase impossível passar sequer algumas horas sem fazer tal coisa, a toda hora surge fatos, noticias, intrigas, noticia ruím voa..

Todo mundo gosta de dar um comentário, fazer um julgamento, mas no fundo ninguém pensa em um dia estar na pele dos outros, sentir o que os outros estão passando...


Parece que o legal é mesmo falar dos outros e esconder os nosso erros, sem que ninguém perceba, achamos que estamos protegidos agindo assim, ledo engano, fofocas, fuxicos, contendas, acusações, tem pra todo mundo, ninguém fica isento.

Mas, pense bem , você gostaria de ser julgado pelas mesmas situações, criticado pelo mesmo jeito que você critica as pessoas e os acontecimentos ruíns que elas estão passando?


De jeito nenhum, achamos que estamos sempre certo em falar, este é o ponto de vista mais comum, apesar de sabermos que erramos também, mas sempre damos maior atenção aos erros dos outros, por isso é mais dificil corrigir a nós mesmos

E se tentarmos viver a regra áurea de Jesus - fazer aos outros o que gostariam que fizesse conosco, isto passa a ser uma missão impossível

Para comprovar isso, não precisamos ir muito longe. Basta ligar a sua TV, ou seu rádio, a internet, que o julgamento já se faz presente. As bancas de Jornal, também não ficam de fora, temos revistas como: fofocas quentinhas, o fuxico, ou saiba da vida dos famosos que você tanto ama e coisa do genero.

Você já parou para pensar nisso?

Você nunca erra! Nunca falha! Nunca peca! Mais pelo contrário, é sempre o outro que é errante e vil, no sentido mais grotesco da palavra! 


Parece que todos são errados, mais você nunca, certo? Ou pelo menos erra de vez em quando, mas é melhor esquecer de nós, e voltar os olhos aos outros, afinal criticar a nós mesmo não dá prazer...

Até mesmo assistir video cassetadas é muito legal, ver as pessoas se envolvendo em enrascadas é divertido, mas no fundo ninguém gostaria de ser os personagens envolvidos em tais desastres e confusões... rir dos outros é mais gostoso, faz parte da nossa natureza

Queria ver alguém que confessasse uma "covardia" e não um pecado, pois o pecado faz parte da natureza humana, sendo assim, eu não peco porque sou pecador, eu sou pecador por isso eu peco.

Mas quando confessamos uma covardia, "sou covarde em acusar e criticar os outros, pois sei que também estou sujeito a erros",deste jeito, com esta atitude mental estamos caminhando para simplicidade de Cristo, e ao mesmo tempo obedecendo a sua palavra que diz: "Não julgueis, para não serdes julgados." 

Confessar uma covardia também é reconhecer que estamos prejudicando o nosso irmão, quando levantamos tais acusações contra o mesmo. Confessar nossas covardias é nobreza de caráter

Falar mal das pessoas pode se tornar um vício, e esse veneno, que é a nossa língua, pode acabar com a reputação de um irmão, um ser humano semelhante a nós, que às vezes nem está sabendo dessas acusações.

Este tipo de vício prolifera, falar mal dos outros é como contar segredos, um a um vamos passando as informações nos minimos detalhes e isso vai aumentando as calúnias, as criticas e as fofocas, cada um aumenta um pouco, os minimos detalhes vão se tornando grandes detalhes.

Está mais que na hora de revermos a nossa conduta e adquirir um novo estilo de vida, pois fazendo isso você irá perceber o quanto era escravo do "fuxico", das fofocas, das criticas...

Com certeza terá uma grande libertação nesta área de sua vida, e vai pensar duas vezes antes de falar da vida alheia


*

O CHAMADO DE DEUS

Deus sempre chama discipulos para cumprir seu propósito de salvar pecadores. Foi assim com Moíses, Abraão, Gideão, Isaias, Jeremias, Ezequiel, Daniel, entre muitos outros, pessoas que ficaram a disposição de Deus para serem usados em seus planos.

Quando Deus chama, Ele capacita. Pessoas que ouvem o chamado e com um espirito de submissão e entusiasmo aceitam imediatamente, Exemplo em Isaias 6:8: Eis me aqui, envia-me a mim.

Deus não chama os capacitados, mas capacita os chamados, não se sinta incapaz, desconfiado de si mesmo, o grande libertador dos judeus chamado Moisés resistiu ao ao chamado por causa disso, dizendo a Deus: Que lhes direi? O que vou falar ao povo que Deus quer que eu tire da escravidão dos Egipicios - Exodo 3:13.

Veja a resposta de Deus: "Assim dirás aos filhos de Israel: eu Sou me enviou a vós outros" - Exodo3:14

Algumas pessoas podem até dizer, eu não sirvo para o papel, proposto por Deus, para ajudar a salvar vidas na terra, assim como Moisés, o personagem mais conhecido do Velho Testamento falou: "Eu nunca fui eloquente" – Exodo 4:10, mas a resposta de Deus foi: "Vai pois agora, e eu serei com a tua boca, e te ensinarei o que hás de falar" - Exodo 4:12.

Moísés continuou dizendo: "Ah Senhor! Envia aquele que hás de enviar, menos a mim" – Exodo 4:13. Moisés chegou a querer sair fora dos propósitos de Deus – Resposta de Deus: "vos ensinarei o que deveis fazer" - Exodo 4:14-15

A questão toda não é quem sou, mas quem é Deus. Lembre-se desta frase: Não me diga o tamanho de seus problemas, me diga o tamanho do seu Deus.

Moisés hesitou e pensou, quando viu a sarça ardente no deserto e Deus falando através dela, a principio aquilo parecia uma miragem no deserto e uma voz do além dizendo coisas dificeis para fazer, logo ele pensou: o que vou dizer ao Faraó, que o Grande EU SOU apareceu para mim, queimando uma planta no deserto e mandou eu dizer, liberta meu povo, isto lhe pareceu loucura, mas ele enfim agiu por fé, e seguiu o chamado de Deus, foi e disse tudo o que o Grande EU SOU lhe mandou dizer

E Deus usa o que voce tem de melhor, usa o que voce tem nas mãos, usa os seus talentos, usa a sua capacidade, usa voce até o limite, o tanto que voce permitir que Deus o use, voce tem potencial, ninguém pode dizer, eu nãos sei fazer nada, ninguém pode lhe dizer voce não presta pra nada. Para Deus voce tem muito potencial

No caso de Moísés ele dizia ser uma pessoa que não sabia o que falar, o que dizer, como ser usado por Deus assim. Mas Deus disse a Moísés: O que voce tem nas mãos. Ele disse: um cajado de pastor de ovelhas, esta é minha unica ferramenta de trabalho

Então jogue o cajado no chão, e Moísés fez, o cajado virou uma serpente. Assim ele viu o que Deus podia fazer, Deus disse a Moíses, com este bastão voce fARÁ maravilhas e libertará meu povo, foi assim que com bastão moíseis abriu o mar vermelho, feriu o rio nilo e este se tornou em sangue, feria a rocha com o bastão e Deus providenciou agua para o povo liberto no deserto

Voce pode não ter um cajado como o de Moíses, mas Deus vai usar o que voce tiver de melhor, a sua boca para anunciar o evangelho, orar, interceder, louvar, ou senão seu corpo para dançar, representar um teatro, seu lápis, papel e caneta para escrever folhetos, artigos, panfletos. Deus usa o que voce tem de melhor, seu tempo , seu talento para fazer a obra dele na terra

Pelo menos um dom a gente tem: o dom da fé, se voce não tivesse fé voce não estaria buscando a presença de Deus, é pela fé que você crem em Deus e acredita que Ele pode mudar a sua vida

Há outros dons que podem ser concedidos por Deus, para alguém realizar sua obra, pois aqueles que permanecem envolvidos no processo da manifestação de Deus na terra, sempre terá bons resultados.

Veja alguns dons que voce possa ter pela experiencia de profunda conversão (Atos 2:37), Os dons são concedidos aos que obedecem (Atos 5:32), Os dons são concedidos em resposta a oração perseverante de fé e o interesse pelo bem estar das pessoas (Lucas 11:5-13)

Os dons de Deus são concedidos aos que estão unidos, em um só coração, numa igreja unida (Atos 1:14).

A recepção do Espirito Santo pode ocorrer quando o cristão deseja ardentemente que Cristo habite em seu coração

(I João 3:24).

Mas os dons devem ser acompanhados pelos frutos, porque os cristãos são conhecidos pelos frutos e não somente pelos dons, é preciso vigiar para não alimentarmos a mente com o que o mundo que jaz no maligno tem a oferecer que possa impedir a recepção do Espirito Santo (Efésios 5:18)

É o espirito Santo que habita em nós, enviado por Jesus, quando voltou ao Pai, para nos consolar, ajudar e dar direção que concede os dons: Efésios 4:10-15 - Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.

E ele mesmo deu dons, uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo (A igreja); Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina (outras seitas religiosas, criadas pelos homens), pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.

Antes de tudo, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,

Um dos maiores segredos do crescimento do Cristianismo nos tempos de Jesus e hoje são as reuniões de pequenos grupos, são as pequenas reuniões de discipulado, as vigilias, reuniões em lares ou grupos nas igrejas locais.

Naquela época, há 2 mil anos atrás havia vários obstáculos para a pregação do evangelho: Satanás sempre quis destruir os cristãos de alguma maneira e com estratégias diversas – um dos exemplos mais conhecidos foi o de Herodes que tentou matar o próprio Jesus quando criança, exterminando todo nascido até 2 anos de idade, para impedir que Jesus nascesse.

Outro exemplo foi do imperador Nero, botou fogo em Roma, para re-edifica-la novamente, tudo ao seu jeito e bom gosto, e colocou a culpa nos cristãos, depois proclamou decretos com intenção de impedir movimentos em que os cristãos remanescentes não podiam edificar igrejas, se assim o fizessem, violavam as leis, perdiam suas propriedades e suas próprias vidas.

Então todos os cristãos se reuniam escondidos em casas e esconderijos secretos, através de pequenos grupos, assim chamados de discipulados, em lares de pessoas de bom coração que acreditavam fielmente na palavra de Deus

O decreto de Nero durou 250 anos (de 64 DC até 313 DC) mas a igreja continuou crescendo e se espalhando apesar de todas as perseguições, reunindo se em lares de pessoas comprometidas com o evangelho e protegidos por Deus.

Finalmente em 313 DC surge o Imperador Constantino tornando o Cristianismo a religião oficial do Imperio Romano, porque viu que não podia conter o crescimento do Cristianismo, portanto tentou reunir as pessoas em torno de uma só religião, formando a Igreja Católica Romana, assim a perseguição cessou, mas de uma outra forma começou uma mudança nos conceitos de igreja..

Constantino começou a edificar catedrais, colocou uma só placa de igreja, deu autoridade para os Papas, bispos e padres para dominar sobre uma só religião e criar doutrinas que beneficiavam apenas o que ensinavam e tudo era criado para somente o que se convém, em beneficio do poder e autoridade dos homens.

Os cristãos primitivos ainda não tinham uma igreja fixa, eles estavam espalhados por vários lugares, se reuniam em lares, lugares subterraneos, matas e bosques, mas agora após o decreto real do Imperador Constantino, passaram a se reunir em grandes catedrais, livres da opressão, sem perseguiçoes e mortes, mas escravizados pelas leis religiosas e doutrinárias, criou-se liderança religiosa para atender as necessidades dos membros nestas igrejas e os cristãos passaram apenas a serem meros assistentes das reuniões de adoração e foram manipulados pelo sistema religioso e politico do mundo.

Até bem pouco tempo, isso ainda acontecia, sem nenhum compromisso e envolvimento com a salvação de almas, que é a missão de Jesus e que deviamos continuar por toda a eternidade.

Assim caminhou a humanidade por tanto tempo e o mundo não mudou, piorou por causa do aumento da iniquidade e a religião unida com a politica mundial sempre estave manipulando a sociedade em que vivemos, cada um fazendo o que parece ser bom aos próprios olhos, esquecendo os mandamentos do Senhor: amar a Deus sobre todas as coisas e ao proximo como a ti mesmo.

Amar a Deus e as pessoas, não significa necessariamente estar dentro de uma religião, mas depende da atitude e postura de cada pessoa em relação ao mundo e as pessoas, o coração fala mais do que qualquer pregação, o que a gente faz fala muito mais do que simplesmente só falar

Veja a letra de uma linda musica, que retrata a realidade religiosa em que o mundo viveu por tanto tempo e continua vivendo ainda: a musica se chama "O novo mandamento" - Fruto Sagrado, veja ela na integra:

Não entendo o por quê de tanta denominação... Tantos nomes só fazem aumentar nossa divisão.


Muitos títulos, muitas leis, tantas regras banais, Dificultando a vida ainda mais...


Existe algum valor em tanta discussão? Por que se afogar nesse mar de confusão?


O que é mais importante? Quem sai ganhando afinal? Eu não posso esquecer o essencial!

Amar ao meu irmão, assim como Jesus me amou! Amar ao meu irmão como Jesus me ensinou!


Amar ao meu irmão, assim como Jesus me amou! Amar ao meu irmão...

Será que sabemos qual é a nossa missão?

Uma única família, uma única visão! Talvez um dia a gente entenda. O que é, na verdade, ser cristão... Praticar nesse mundo nossa pregação. Como posso pensar e dizer que amo a Deus, Se não consigo viver em amor com meu irmão?

A quem estamos enganando? Não adianta disfarçar! O que a gente faz fala muito mais do que só falar!

Amar ao meu irmão, assim como Jesus me amou! Amar ao meu irmão como Jesus me ensinou!


Amar ao meu irmão, assim como Jesus me amou! Amar ao meu irmão...

Isso resume, sim, Nossa história aqui: O novo mandamento que devemos seguir!

"A ninguém devais coisa alguma A não ser o amor, Porque quem ama cumpriu a lei.
Não adulterarás, não matarás, Não furtarás,não darás falso testemunho, Não cobiçarás! E se há algum outro mandamento Tudo neste se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo!"


Amar ao meu irmão... Isso resume, sim,

Nossa história aqui neste mundo tão desigual:

O novo mandamento que devemos seguir!


quinta-feira, 1 de novembro de 2012

MAS... E SE EU NÃO CONSEGUIR

* Texto extraído e compartilhado de JOYCE MEYER

 

Os amalequitas habitam na terra do Neguebe; os heteus, os jebuseus e os amorreus habitam na montanha; os cananeus habitam ao pé do mar e pela ribeira do Jordão.

Números 13.29

 

Quando os doze homens voltaram com seus relatórios, depois de espiar a terra de Canaã que o Senhor lhes tinha prometido dar, eles falaram sobre os diferentes povos que a ocupavam: os amalequitas, os heteus, os jebuseus, os amorreus e os cananeus.

Cada um desses "eus" representava um problema diferente para os filhos de Israel.

É por isso que dez dos doze relataram: "Sim, é uma terra que mana leite e mel, mas... o povo que habita nesta terra é poderoso, e as cidades fortificadas e mui grande. O mas... fez com que ficassem com medo e desanimaram em seguir em frente " e são sempre os "mas" que nos causam problemas na vida e nos fazem desistir

São sempre os mas.. que nos fazem recuar diante das dificuldades e adversidades da vida e ficamos com a sensação que ainda nada mudou

Eu preciso pedir um aumento de serviço, mas... se eu não conseguir, se o patrão não der, se me mandar embora

Eu preciso procurar um emprego, mas... se eu não achar, se está difícil para todo mundo, como vou conseguir

Eu preciso conversar com aquela mulher, estou gostando dela, mas... se ela me dar um fora, como eu fico

Eu preciso prestar um concurso, mas... se eu não conseguir passar, vai ter muito mais pessoas preparadas do que eu, faz tempo que não estudo

Eu preciso guardar mais dinheiro, mas... se eu não conseguir, é dificil ninguém consegue

Eu preciso dirigir meu carro, mas... se eu me envolver em um acidente, se eu fizer alguma besteira

O mas... faz com que a gente desista, por medo, insegurança ou incertezas o mas... gera dúvidas, não deixa nem a gente tentar, se não tentar como vamos saber se podemos conseguir. No meio de tantos mas... nossa vida vai se tornando cada vez mais medíocre, sem sentido, sem experiências do que pode e não pode dar certo

Não podemos sair por aí engrandecendo os problemas e ainda ter paz e alegria. Embora haja problemas em nossas vidas, não vamos abençoar, ajudar, edificar ou encorajar, a nós mesmo ou qualquer outra pessoa, se nós engrandecermos tudo de negativo que vemos. Não significa que eu ignore os problemas e nunca lide com eles. Significa que tenho de colocá-los na perspectiva adequada.

Há uma forma adequada de lidar com assuntos sensíveis. A Bíblia diz que Deus vê como lidamos com todas as circunstâncias da vida. Deus que nos ajudar a sermos felizes, depende de nós, das nossas atitudes e posturas na vida. O caminho da prosperidade é eliminar os mas... da nossa vida e partir para a ação, porque o medo de tentar nos tira toda probabilidade de nossas eventuais vitórias em muitas áreas de nossas vidas

Todos os dias temos a oportunidade de gerar um relatório bom ou ruim sobre nossos planos, de engrandecer o Senhor ou engrandecer o nosso inimigo: nosso medos, nossa fraqueza, nossas limitações. É por isso que o Senhor nos deu esta palavra: para que escolhamos usar a língua, não para falar o mal, mas para falar o bem e tentar avançar, recuar nunca e parar

Dê atenção ao Bom Relatório, não ao Relatório Ruim, de atenção ao que é positivo e não ao que é negativo. Confie em Deus, determine, dúvide das dificuldades, critique o medo e a insegurança, avance com coragem para seus principais objetivos e tenha um final feliz em sua história pessoal


O EVANGELHO DO REINO DE DEUS

  O EVANGELHO DO REINO DE DEUS O Evangelho do Reino de Deus exige de nós obediência constante, disciplina, sabedoria, humildade e prudência ...