quinta-feira, 1 de março de 2012

PERTO E LONGE DE DEUS


Qual é a sua satisfação pessoal?”  



O que vai te deixar feliz nesta vida?”



Você está perto ou longe de Deus?”



Qual é a sensação de poder dizer quase consegui?”  



Aqui estão algumas perguntas simples que podem nos ajudar a descobrir se estamos perto ou longe de Deus. Qual a sensação de não estar longe das coisas que queremos? Qual é a sensação de estar perto daquilo que desejamos?



A sensação é o quase consegui... a famosa frase “eu quase consegui” está na boca da multidão



Afinal, o que estamos realmente fazendo na vida para conseguir ter satisfação pessoal?



Sempre estamos tentando chegar perto de algo, de um plano, um objetivo, uma realização, para se ter satisfação pessoal, e nos sentirmos alegres e felizes, isso inclui conseguir as coisas que estamos almejando, as vezes até insistir a qualquer custo e quase sempre não importando os meios



Estar perto ou não muito longe não significa estar satisfeito, não significa se sentir realizado, é preciso muito mais, é preciso se sentir satisfeito, dentro da situação que nos deixa realmente felizes



Veja alguns exemplos de situações que não nos deixa realizados: eu quase marquei um gol, eu quase ganhei um premio, cheguei perto daquilo que eu pensava conseguir tão fácil, eu quase casei, eu quase amei, eu quase fui bem sucedido, eu quase consegui aquele emprego, eu quase namorei aquela garota, eu quase encontrei Jesus, eu quase cheguei perto do meu objetivo e ainda não me sinto realizado



Não tem coisa mais frustrante do que a sensação de “quase consegui”, as vezes tem experiencias que nos marcam pelo resto da vida. Recentemente na Copa do Mundo, alguém errou um penalti, seria o gol da classificação, o jogador estava perto da sua realização pessoal, mas infelizmente a sensação do “quase consegui” o decepcionou, estava tão perto do gol, mas infelizmente errou o alvo, qualquer um pode imaginar que a sensação deve ser horrível, muitos choram e isso vai deixar uma marca negativa pelo resto da vida



Em todas as áreas da vida alguem neste momento deve estar chorando, decepcionado e frustrado pela sensação do “quase consegui”



Atualmente muitas pessoas estão buscando Deus, não importa a religião, parece que aceitar a Deus é muito fácil, é só estar por perto, se envolver na mesma comunidade religiosa, e assim se acomodar, mas caminhar com ele já se torna dificil, é realmente um compromisso mais sério, exige esforço de nós, é preciso aceitar algumas exigências.



Na igreja, em qualquer templo ou congregação está cheio de pessoas que acham que estão perto de Deus, mas não estão realizadas, nada acontece, porque não vivem dentro da vontade de Deus, sabem tudo sobre as escrituras, acreditam na palavra, acreditam em Deus, sabem o que devem fazer, mas não fazem o que tem que fazer, por isso, estão sempre perto, não estão longe do reino de Deus, mas não vivem a plenitude e as bençãos de Deus



Vivem no quase, quase consegui, quase estou na benção, quase estou perto do meu milagre, quase vou servir o Senhor, quase consigo amar as pessoas como Jesus Cristo amou, mas não se realizam por completo, estão achando que estão tão perto de Deus, mas seus corações e lábios estão tão longe






Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mateus 15:8



Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Tiago 4:17



Aqui abaixo está mais um texto das escrituras, muito importante para sabermos claramente como conseguir ter satisfação pessoal em todos os nosso relacionamentos, para nos sentirmos satisfeitos e felizes e principalmente estarmos dentro da vontade de Deus



Marcos 12:28-34



Aproximou-se de Jesus um dos escribas que os tinha ouvido, e sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos?

E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.

Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.

E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.

E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus, e que não há outro além dele;

E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.

E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E já ninguém ousava perguntar-lhe mais nada.

Preste muita atenção no versiculo 34



E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E já ninguém ousava perguntar-lhe mais nada. Marcos 12:34



Não estar longe é o mesmo que estar perto, não é verdade?



Alguem no meio da multidão entendeu Jesus perfeitamente, este alguém era um escriba, este alguém foi uma pessoa sábia, poderia ser qualquer um de nós, por isso Jesus deu uma resposta breve, sem muitas explicações, mas será que temos entendido isto, será que também somos sábios para entender o que significa estar longe ou perto do Reino de Deus?



O que precisa ser feito para sentirmos realizados dentro da vontade de Deus? É estar perto? Não.

É não estar tão longe? Também não.



É estar dentro do Reino de Deus, ter satisfação de andar nos caminhos do Senhor, é praticar com alegria no coração, e é fazer o que Deus quer que façamos, fazer o que o senhor gosta, de fazer o que é certo e correto, e assim nas nossas orações, reações e ações obter as respostas, isto é ter satisfação pessoal



Isso é a mesma situação de ser feliz, que um jogador sente quando faz o gol, a mesma situação quando alguém ganha um premio, quando alguém realiza seu sonho, seu objetivo e acerta na mosca, isso é que é ter satisfação pessoal, muito diferente de viver no quase consegui

Buscar o reino de Deus é ter a verdadeira felicidade, para isso é importante ser sábio e praticar o novo mandamento, aquilo que é essencial a todos os seres humanos: amar a Deus e ao próximo como a ti mesmo, só assim vamos ter satisfação pessoal e deixar de lado aquela sensação de quase consegui, cheguei perto, não fiquei longe, fiquei perto, mas também não me senti satisfeito.



O que nos falta? É exatamente estar dentro da vontade de Deus e ser de fato uma pessoa realizada



Agindo assim jamais vamos dizer, eu quase consegui, nem vamos nos sentir insatisfeito, nem estar perto e nem longe de Deus, mas, estar dentro da vontade de Deus, estar com ele dentro dos nossos corações, por onde estamos, em que fazemos e para onde vamos



Não tem coisa pior na vida, quando sempre pensamos: quase consegui, não deu, passei perto, não foi desta vez, ainda não tenho o que quero, quase fiz um gol., quase casei, quase que dei o dizimo, quase evangelizei, quase prosperei, quase venci a causa, fiquei perto disto tudo, mas não consegui



Muita coisa pior, frustrante, desapontamentos e decepções fazem parte daqueles que ficam vivendo perto, não longe, mas no quase, não põe os pés e as mãos nas bençãos, não vive a satisfação do momento oportuno e definitivo, tem muita gente ainda que ouve e ainda não entende, muitos dizem: eu ouvi a palavra de Deus e ainda não entendi, não mudei nada, não pratiquei, apenas só ouvi, achei bonito, mas ainda não consegui vivenciar tudo aquilo que meus olhos virão e meus ouvidos ouviram



Será que a vida está sendo injusta com tanta gente, ou ainda não entendemos que viver no quase, não nos dá satisfação pessoal



Infelizmente, muitas pessoas hoje, pessoas que viveram a vida toda, no quase casei, quase namorei, quase trabalhei, quase estudei, quase me dei bem, quase converti meu coração a Deus, quase consegui, quase fiquei bem de vida, hoje podem estar vivendo em depressão, porque em sua mente estão gravadas memórias de coisas não realizadas, objetivos e projetos não concluídos, decepções e frustrações em várias áreas de suas vidas



Neste mundo louco aí fora, nesta correria desenfreada, diante de tantas informações, diante da busca incessante pelos nosso objetivos, observo que a mente de muitas pessoas só se acalmam e tranquilizam a base de calmantes, anti-depressivos e ansiolíticos, para muitos não está sendo fácil alcançar a sua satisfação pessoal.



Por isso, o melhor a fazer a partir de hoje é procurar estar dentro da vontade de Deus, refazer a vida, repensar nos erros, mudar os conceitos, recomeçar com as prioridades certas, amar e mudar as coisas que precisam mais







paulo.life@hotmail.com MARÇO / 2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...