sexta-feira, 2 de março de 2012

MUSICA: COMPLEXIDADE E INCOMPREENSÃO - PARTE 1


Música é musica e ponto final. Quem me dera fosse assim tão fácil falar de musica. O tema é complexo demais... O assunto não é tão simples assim, a musica é universal e ela abrange todos os povos, por isso quando o assunto é música, muito pode ser discutido

 

A música atual tem muitos rótulos, mas de maneira nenhuma ela pode ser de certa forma generalizada e discriminada sem fazer uma análise detalhada sobre ela. Veja os generos e sub-generos da música universal: rock, pop, dance, soul, blues, heavy metal, samba, pagode, punk, sertanejo, hard rock, forró, rap, black metal, hip-hop, reggae, funk, instrumental, trash metal, sinfonica, gospel, doom metal, hardcore, melódica, sacra, indie, death metal, rock and roll, mpb, rock nacional, religiosa, eletronica, entre outras...

 

Não se pode falar de musica de maneira simples e objetiva.  Existem apenas dois tipos de música: musica de boa qualidade e música de péssima qualidade, e cada individuo deve ter o seu próprio discernimento, porque cada um tem seu gosto musical definido.

 

As notas musicais são as mesmas para todo tipo de musica, mas os tons, as variações de ritmo e a melodia soam de muitas formas e tudo tem um sentido diferente, nada fica sem significado. a própria Bíblia nos informa sobre isso em: 

 

                                                          I coríntios 14:10

Há, por exemplo, tanta espécie de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significação”

 

 O que difere uma musica de outra é a letra, se pensarmos apenas na forma positiva de curtir uma musica, vamos encontrar letras que falam de amor, da natureza, que só falam de paz.

Por outro lado, de forma negativa a musica pode nos influenciar para o mal, tem letras que falam de guerra, drogas, pornografia, sensualidade, tem letras que só tem duplo sentido.

 

Porém, realmente nada que existe na música fica sem sentido, tudo tem um significado, que precisa ser analisado e conhecido, para não sermos hipócritas, parciais e críticos quanto ao gosto musical de cada um.

 

A música interfere em nossas vidas? Com certeza, ela influencia bastante, mexe com as nossas emoções e muda o estado de espírito. Não dá para ficar com a mente parada e fechada, quando o assunto é música, é um tema universal e deve ser encarado de frente.

 

Antigamente nas batalhas medievais os homens usavam vários tipos de sons, para atacar, se defender e recuar, cada batida nos tambores representava uma ação, sejam para lançar flechas, atacar com espadas, retroceder, anunciar o fim de uma batalha. Para remar um navio de guerra, cada som significava uma chibatada nos prisioneiros e eles sabiam exatamente como manter o ritmo do navio, a medida que o som dos instrumentos aumentava, a força física dos homens comandava a direção do navio

 

Ultimamente nos filmes de suspense, os produtores descobriram sons que assustam, que vai mudando o ritmo a medida que a cena vai se desenrolando, sentimos medo mais do som, do que a cena em si, porque tudo tem um significado, veja um exemplo no filme: “TUBARÃO” – quando o animal chega perto da vitima, o coração acelera, porque a sonoplastia tem a intenção de mexer com as nossas emoções

 

Música Secular - O que a bíblia diz?

 

Para Deus não existe música secular, apenas MÚSICA, foram os homens que inventaram os rótulos. Cabe a nós selecionar o que ouvimos. Lembre-se nem tudo que tem título de evangélico é bom, e nem tudo que tem título de secular é ruim.  

 

Durante anos as igreja evangélicas foram radicalmente contra seu membros ouvirem músicas seculares, hoje, graças as pessoas que resolveram abrir suas mentes, melhorou muito, no entanto ainda existem algumas que pregam restrições e induzem seus membros a apenas ouvir louvores.

Para estes lideres a musica ainda é bastante imcompreendida e não vêem nenhuma complexidade nelas, parece tudo tão simples e privam seus membros de serem livres para pensar.

 

O objetivo desse texto não é mudar sua opinião, e sim fazer você pensar mais sobre o assunto.   Preferi não usar termos dificeis ou qualquer outra explicação que exija um conhecimento prévio em música, quis deixar o mais abrangente possível sem perder a essência.

 

Há quem diga que ouvir música secular é pecado, outros dizem apenas que não convém (1Co. 10:23), quanto a ser pecado a bíblia não diz nada a respeito, embora algumas pessoas tiram versículos do seu contexto pra se justificar;  e quanto ao segundo argumento depende da pessoa, se você não se sente bem ouvindo música secular, então não ouça. Fique na sua posição.  

 

Mas isso é estritamente individual, algumas pessoas não se sentem bem jogando futebol, indo a praia, indo a festas, ou até mesmo usando uma bermuda, mas isso não pode ser generalizado.

 

Música e Letra: A música é formada por melodia, harmonia e ritmo, em algumas são colocadas letras; quanto à música não existe nenhuma restrição na bíblia, até porque música é uma organização de sons, que foram criados por Deus, sim, todo som foi criado por Deus, esse não passa de ondas que viajam até nossos ouvidos fazendo vibrar nosso tímpano. E a bíblia diz para louvarmos com todos os instrumentos (Salmos. 150).

 

Quanto a letra sim, existem letras não cristãs e evangélicas que são boas, como também existem letras muito ruins, há aquelas que falam aos nossos corações e nos incentivam a levarmos uma vida melhor, com temas sobre o amor, bondade, aceitação e perdão. Outras nos incentivam a viver (fisicamente,psicologicamente e espiritualmente) de forma pouco saudável, alguns exemplos são músicas que incentiva a mentira, o adultério, o exagero com a bebida alcoólica  e a prostituição. Ainda existem outras que não falam nada com nada, são apenas palavras, que tem até a aparência boa, mas não leva a reflexão nenhuma.  Cito alguns  exemplos, vamos falar de letras boas e inteligentes em vários estilos que falam de:

 

De esperança (Dias melhores virão / Jota Quest) /  De sua criação - Rm. 1:20 (Luar do Sertão / chitãozinho e Xororó)  / Relação de Pais e Filhos e amor ao próximo - Ef. 1:1-4 (Pais e Filhos – Legião Urbana)  / Amor entre homem e mulher - Leia o Livro de Cantares (Corcovado / Tom Jobim) /  Protesto contra a corrupção no Brasil / (Que pais é este - Legião Urbana) / Amizade - Pv. 18:24 (Canção da América / Milton Nascimento) / Músicas que nos dão ânimo - Js. 1:5-9 (Mais Uma Vez – 14 bis) / Que nos bota pra cima - Ec. 9:7-9 (O que é o que é / Gonzaguinha)  / Que nos fazem refletir - Leia todo livro de Eclesiastes (Tocando em Frente / Almir Sater) / Que fala de  paz / A minha alma (O Rappa) / Que fala da realidade da vida / (Perfeição / Legião Urbana) / Que fala da manipulação das massas, nos instrui (3 do plural / Engenheiros do Hawai)

 

Para letra ser boa ela não precisa falar só de Deus, mas pode falar de tantos assuntos: Deus usa quem ele quer e da maneira que quiser, em qualquer segmento da sociedade. Tem gente do mundão, que está sendo usado por Deus e nem percebe, é provável que músicos de diversos estilos estão sendo boca de Deus para o mundo e nem reconhecem, porque se soubessem viveriam o que pregam.
 

Mas a situação destes músicos é bem melhor do que a dos cristãos, porque eles não tem conhecimento da palavra de Deus. Logo quem tem deverá prestar contas primeiro, porque este sabe que tem que fazer o bem e muitas vezes não vivem o que pregam, vão ser julgados com mais rigor sobre seus procedimentos no mundo.
 

Outro dia, vi uma reportagem sobre o Zeca pagodinho, ele disse: “quanto mais eu ganho dinheiro , mas eu percebo que me afasto de Deus”. Quem diria, vindo esta frase dele, é fácil entender que muitos cantores sentem a falta de Deus, mas é consequencia das atitudes e decisões da vida deles, influencias do mundo atual, que muitas vezes repercute em suas letras de musicas


Para muitos cristãos, Música só se for evangélica? Em primeiro lugar não é porque leva o título de evangélico que é bom, mas é o que está condicionado na mente deles e ponto final.

 
Pense...  Mesmo que você não concorde com nada que eu escrevi anteriormente e continue achando que ouvir música secular é pecado ou que não convém, quero te fazer algumas perguntas.:

Você assiste filmes seculares? O que faz quando começa a tocar as músicas? Dá mute na televisão?  Quantas coisas que desagradam a Deus acontece no meio dos filmes e programações atuais na TV, seja qual for o tema.  O que faz quando vai a algum ambiente de festas ou eventos e começa a tocar músicas seculares? Tampa os ouvidos?   Sai correndo?  

Concorda que se você pensa que não convém ou é pecado, em nenhuma dessas situações seria bom você ouvir músicas seculares.

 
Não sejamos hipócritas.... tem cristão que não usa o mesmo critério que usa quanto a música, em relação a TV, filmes e internet. O que mais acontece é que algumas pessoas dizem não ouvir música secular no carro ou em casa, mas sentam o traseiro no sofá e ligam a televisão naqueles programas que nada tem a acrescentar (principalmente sábado e domingo a tarde) e não só ouvem como também assistem as piores músicas possíveis, aquelas bem escrotas e de preferência com muita bunda rebolando, e ainda chegam no domingo a noite e ficam dando lição de moral e adoram nas sinagogas para serem vistos pelos homens.

 
A vocês eu deixo um versículo “Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.” Mateus 7:5
 

Não sou a favor de ninguém ouvir música de péssimo gosto, seja evangélico ou não, faça um favor a você mesmo, assista um bom filme, veja uma boa programação, um bom documentário ou ouça uma boa música de qualidade que faça você ser livre e tire bom proveito, sem se sentir melhor ou pior do que ninguém. Tenha uma boa consciência (Romanos 14:14).
 

 Ah! O que a bíblia diz sobre música secular? Vamos de novo refletir:

 
Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito.  João 1:3
 

"Deve então um Cristão escutar música secular?"  Resposta: A pergunta de se um Cristão deve ou não escutar música secular é uma que muitas pessoas fazem.  Tem muita gente em duvida ainda.  Há vários músicos que são imensamente talentosos. Música é universal, Deus dá talentos para quem ELE bem entender, musica pode ser bastante divertida e variada. Há muitas músicas que têm melodias atrativas, conselhos bons e mensagens positivas e Deus aprova.
 

Ao determinar se um Cristão deve ou não escutar música que não seja cristã, há três fatores que devemos considerar: (1) o propósito da música, (2) o estilo de música e (3) o contéudo da letra.
 

1 - O propósito da música: Música foi criada apenas para louvor, ou será que Deus criou a música para relaxar e entreter?

O músico mais famoso da Bíblia, o Rei Davi, tinha como propósito principal usar a música para adorar a Deus (veja Salmo 4:1; 6:1; 54:1; 55:1; 61:1; 67:1; 76:1). No entanto, quando o Rei Saul estava sendo tormentado por espíritos perversos, ele chamava Davi para tocar a harpa para acalmá-lo e entretê-lo (1 Samuel 16:14-23).

 
Os israelitas também usaram instrumentos musicais para advertir contra o perigo (Neemias 4:20) e para surpreender os inimigos (Juízes 7:16-22). No Novo Testamento, o Apóstolo Paulo instrui os Cristãos a encorajarem uns aos outros com música: “falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais” (Efésios 5:19).

 

Então, enquanto o propósito principal da música aparenta ser louvor, a Bíblia com certeza dá espaço para usá-la com outros propósitos, bem definidos.

 
2 - O estilo de música: É Triste dizer que o estilo de música é um assunto que causa divisões entre os Cristãos. Há cristãos que inflexivelmente exigem que instrumentos musicais não sejam usados. Há outros Cristãos que só querem saber de cantar os hinos da antiguidade. Há Cristãos que querem música mais agitada e contempôranea. Há Cristãos que afirmam que conseguem adorar a Deus de forma mais alegre e divertida em um ambiente parecido com um concerto de rock.

 
Ao invés de reconhecer suas preferências como sendo pessoais e distinções culturais, alguns Cristãos declaram que seu estilo de música é o único “bíblico”, afirmando com isso que todos os outros estilos não agradam a Deus e são satânicos.  Pura falta de conhecimento!!!!!!! Apesar de terem a Bíblia a disposição para pesquisar algo a respeito.
 

A Bíblia em nenhum lugar condena qualquer estilo de música. A Bíblia em nenhum lugar condena qualquer tipo de instrumento. A Bíblia menciona vários tipos de instrumentos musicais de corda e de sopro. Apesar da Bíblia não mencionar o tambor especificamente, ela menciona outros instrumentos de percussão (Salmo 68:25; Esdras 3:10).
 

Quase todas as formas de música moderna são variações e /ou combinações dos mesmos tipos de instrumentos musicais, tocados em velocidades diferentes ou com ênfase elevada. Não há nenhuma base bíblica para declarar um estilo particular de música como sendo um estilo que desagrada a Deus ou que seja fora da vontade de Deus.


3 - O conteúdo da letra: Já que nem o propósito ou estilo de música é o que determina se um Cristão deve ou não escutar música secular, o conteúdo da letra deve ser levado em consideração. Mesmo que não falando especificamente de música, Filipenses 4:8 é um excelente guia quanto ao que devemos procurar na letra das músicas que escutamos:“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”.


Se essas são as coisas que devem ocupar nossa mente, então com certeza essas devem ser as coisas que devemos convidar às nossas mentes através de música e de sua letra. Pode a letra de uma música completamente secular ser verdadeira, respeitável, justa, pura, amável, de boa fama e de louvor? Se a resposta é sim, então não há nada de errado em escutar música secular dessa natureza.

 

Ao mesmo tempo, é bem claro que muito da música secular de hoje não segue o padrão de Filipenses 4:8. Música secular geralmente promove imoralidade, violência; enquanto ao mesmo tempo menospreza pureza e integridade. Se uma música promove tudo aquilo a que Deus se opõe, um Cristão deve evitar escutar esse tipo de música. Não pode é generalizar. No entanto, há muitas músicas seculares que não mencionam Deus, mas ainda promovem bons valores, tais como: honestidade, pureza e integridade, bondade, mansidão, alegria, paz, amor e satisfação com a vida.

 

Se uma canção de amor promove a santidade do casamento e/ pureza de amor verdadeiro – mas não menciona a Deus ou a Bíblia – então não tem problema em escutar a tal canção.


Podemos Ouvir Músicas Seculares? Todos tem o mesmo interesse diante das músicas que ouvem ou cantam? O gospel já virou estilo de música, deixou de ser só adoração?

 

É claro que muitos dos músicos atuais, seja qual for o estilo, o desejo é conquistar dinheiro, fama, mulheres, destaque, posição, mídia, sucesso, marketing pessoal, etc, etc?  
 

Até no meio cristão, isso pode acontecer. Antes de comentarmos este assunto mais profundamente, devemos nos dispor a cometer dois erros básicos: Não podemos ser demasiadamente exagerado


Deve-se haver um cuidado todo especial para não cair nesta armadilha. A armadilha de achar que toda música não cristã ou é diabólica, ou é demoníaca, ou é do inferno, ou é esotérica, ou é consagrada a deuses, etc.
 

Na verdade isto é puro exagero de quem pensa que vê o Diabo em tudo!

 
Repito: Já encontrei músicas mundanas mais edificantes do que algumas músicas "evangélicas". Você quer um exemplo?  Há algum tempo atrás uma igreja colocou letra evangélica na música Segura o Tcham, foi espalhada na mídia e internet. O resultado ficou: "Segura o Cão, amarra o Cão, segura o Cão, Cão, Cão, Cão!". Veja a que ponto chegamos!
 

Por outro lado, há muitas músicas no mundo que lutam contra as drogas, contra o preconceito racial, contra as guerras, etc. Então, dizer que tudo é diabólico, é puro exagero de quem só fala e pensa no Coisa Ruim. Diabólico são os pensamentos de quem não tem conhecimento das coisas boas da vida. Ser demasiadamente ingênuo e mente fechada para o conhecimento é lamentável ao ser humano atual.

 
De ambos os lados, tudo tem que haver prudência e disciplina. Muitos músicos cristãos têm caído na armadilha da ingenuidade. Isto ocorre quando a pessoa acha que a música não tem um poder de influência tão grande como afirmamos ter. Alguns se julgam tão fortes (espiritualmente) que não acreditam serem influenciados pelas muitas mensagens anti-bíblicas de hoje.  

Outros dão a desculpa de que estão desenvolvendo a técnica musical, e acabam ouvindo com freqüência músicas realmente terríveis aos olhos de Deus. Há também alguns casos estranhos, como a ingenuidade consciente, se é que podemos assim dizer. Alguns músicos e cantores cristãos sabem das mensagens anti-bíblicas que ouvem, mas continuam a ouvir porque gostam. Aí é o problema já é outro.

 
Devemos ter consciência de que nem todas as músicas mundanas nos farão mal ou nos induzirão a pecar, desde que você tenha bons conhecimentos no assunto e se esforce para permanecer sábio diante delas. Vigie com prudência, sabedoria e disciplina

 
                    Continua na próxima....  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...