sexta-feira, 2 de março de 2012

APRENDENDO COM JOSIAS


2 Reis 22:1-2: “Josias tinha oito anos quando começou a reinar, e reinou trinta e um anos em Jerusalém. Ele fez o que era reto aos olhos do Senhor; e andou em todo o caminho de Davi, não se apartando dele nem para a direita nem para a esquerda.”



Josias começou seu reinado em Jerusalém com apenas 8 anos de idade por volta de 640 AC. Esse jovem rei amou a Deus de todo o seu coração, de todas as suas forças e de toda sua alma. A partir da atitude deste cara, Deus adiou uma sentença, uma destruição do Reino de Judá até os dias que ele morresse, pelo menos, Deus poupou sua própria vida e lhe trouxe paz interior (até o dia que ele estivesse vivo, não iria ver a tal destruição do seu povo)



Um rei que começou cedo com 8 anos, ainda menino e morreu jovem, com apenas 39 anos, alguém pode dizer: Como uma pessoa tão boa e dedicada a Deus, pode morrer tão jovem?



Deus, então, permite que pessoas boas possam morrer cedo, não é isto que perguntamos, como pode morrer os bons, enquanto pessoas malvadas continuam vivas por muito tempo? Essa pergunta muita gente faz.



Há uma explicação em 2 Reis 22:20, no caso de Josias havia um propósito na vida dele, foi Deus que permitiu, não podemos contrariar os designios do Senhor. Tudo faz parte dos propósitos de Deus na terra, não podemos questionar sobre a vida e a morte, tudo está no controle de Deus



2 Reis 22:20: Pelo que eu te recolherei a teus pais, e tu serás recolhido em paz à tua sepultura, e os teus olhos não verão todo o mal que hei de trazer sobre este lugar.



Deus estava para realizar um julgamento severo sobre o seu povo, por causa de idolatria, prostituição, abandono da fé (apostasia), Ele estava irado, na época de Josias, por isso permitiu que este homem bondoso vivesse apenas 39 anos, para poupá-lo do mal que haveria de vir sobre Jerusalém. Deus preferiu deixá-lo em paz numa sepultura, junto com seus pais, para não ver e sentir todo mal que sucederia tão logo ele morresse.



Deus é bom, mas é justo e fiel, ele é bondoso , mas executa seus juizos sobre os homens e sobre as nações que lhes desobedecem. Tudo tem a hora certa para acontecer, de Deus não se zomba, o que o homem plantar, também ceifará. O que podemos aprender com o Rei Josias?



Mas Josias em seus poucos 39 anos de vida, fez muito mais coisas boas, que qualquer pessoa que vivesse na terra por mais de 200 anos. É só comprovar isto na sua própria história: Ao ver a lista dos Reis de Israel durante a história é raro encontrar alguém que obedeceu a Deus completamente, de forma íntegra e ativa durante pouco tempo de vida, Josias foi uma destas pessoas, ainda mais quando leu as leis de Deus, a sua vida melhorou cada vez mais. Ele temeu a Deus.



Foi extremamente obediente a Deus, reformou o templo, teve bons e leais empregados, e no seu tempo foi achado um livro perdido durante a reforma do templo (provavelmente era o Pentateuco – os 5 primeiros livros da Biblia, de Genesis a Deuteronomio). Este livro estava esquecido e jogado no meio da sujeira e dos entulhos do templo - Por causa de pessoa negligentes com a palavra de Deus e a longa sucessão de reis perversos em Israel no trono antes de Josias, a lei de Deus perdeu-se no templo e ninguém mais estava seguindo...



Nos dias de hoje, nós também podemos observar que muitas pessoas tem a Biblia em suas casas, porém, elas estão lá empoeiradas, nas estantes, nas gavetas, como se fossem livros perdidos, e ninguém também está seguindo...

Josias tomou logo uma posição, pegou o livro perdido e o transformou em um livro achado e valioso, leu e observou as leis de Deus, ficou impactado, impressionado com as verdades ali escritas, viu que estava tudo errado ao seu redor, ninguém estava vivendo de acordo com a vontade de Deus, e rasgou as suas vestes em sinal de humilhação – 2 Reis 22:11: E sucedeu que, tendo o rei ouvido as palavras do livro da lei, rasgou as suas vestes.

Imediatamente Josias desejou mudar o cenário a sua volta, desejou fazer uma reforma religiosa, percebeu que era necessário mudanças no coração das pessoas, para tudo voltar a estar em acordo com os mandamentos de Deus





Assim devemos ser como Josias foi - Quando de fato observamos a Biblia, e vemos que está tudo errado a nossa volta, ninguém está seguindo a Deus, nossos amigos, nosso familiares, só vemos comportamentos e condutas erradas, as pessoas estão cada vez mais pecando e se afastando de Deus, virando as coisas para Deus, aquele a quem devemos prestar contas. Devemos fazer alguma mudança. Em nosso dias lemos a palavra de Deus e podemos ficar indignados assim como Josias, porque muita gente não está seguindo, então, que mudanças devemos fazer?



Josias rasgou suas vestes, pensou em fazer a sua parte, começou as mudanças primeiramente em seu coração, depois pensou no que fazer em seu reino, agiu rápido, mudando seus conceitos e sentimentos, agiu rápido em pról de reformas no meio de seu povo. “Deus incomodou e influenciou o coração de Josias”.



Hoje muitas pessoas possuem bíblias, mas poucas são influenciadas pelas verdades encontradas na palavra de Deus. As escrituras deveriam causar em nós com, como foi com Josias, ações imediatas no sentido de reformular nossa vida, mudar, restaurar, tirar o que não serve mais, a fim de trazer a nossa vida em harmonia com a vontade de Deus



Quando Josias percebeu o quão corrupto a sua nação se tornara, se humilhou diante de Deus e pediu perdão, afinal ele estava no meio da nação, e o Senhor teve misericórdia da vida dele, mesmo sabendo o próprio Deus que iria trazer juízo ao seu povo. Ore pela sua nação, pois você também faz parte dela, sabendo que em nosso país também reina a corrupção e o pecado. Também devemos orar a Deus e pedir misericórdia para nós, para nossas famílias, pedir perdão pelas principais autoridades, pois logo também haverá o justo juízo de Deus



Em nosso dias atuais, quando pedimos perdão a Deus pelo povo, pela nossas autoridades, não é necessário rasgar nossas vestes (isso era costume antigo dos Judeus), hoje precisamos apenas rasgar o coração: pois Deus ouve e atende quem o busca de todo o coração. Um coração contrito e quebrantado Deus não recusará. Josias é um exemplo de homem sincero que buscou a Deus de todo coração, preocupado com o pecado do seu povo, preocupado com sua reputação diante de Deus



Josias foi além de orações, ele partiu para as obras, fez a sua parte, aplicou os mandamentos do Senhor, deu exemplos, não só orou como também realizou obras. Tiago 2:20 diz que a fé sem obras é inoperante (morta)



Josias agiu de diferentes maneiras, reformou todas as áreas de seu reino, acabou com a idolatria, a prostituição, derrubou altares, mudou algumas leis, tudo que era contrário a Deus ele modificou, ele não só falou sobre obediencia, como também se ofereceu como exemplo. Faça como Josias não só fale sobre Deus e como obedecê-lo, faça a sua parte, comece a agir de diferentes maneiras, seja em casa, na escola, no trabalho, na igreja, mexa-se, mude o que precisa mudar, se ajuste ao padrão de Deus, obedeça, vai fazendo o que Deus gosta, para que nas suas orações possa obter as respostas



Como Josias você será uma boa testemunha, todos vão ver os seus feitos, todos verão o que Deus está fazendo através de você – Mateus 5:16 “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. Josias até hoje é visto com bons olhos, um dos melhores reis que fizeram a história de Israel, governou no centro da vontade de Deus



Até mesmo a celebração da Páscoa estava errada naquele tempo, esqueceram a maneria certa de comemorar



2 Reis 23:21-23: Então o rei deu ordem a todo o povo dizendo: Celebrai a páscoa ao Senhor vosso Deus, como está escrito neste livro do pacto. Pois não se celebrara tal páscoa desde os dias dos juízes que julgaram a Israel, nem em todos os dias dos reis de Israel, nem tampouco nos dias dos reis de Judá. Foi no décimo oitavo ano do rei Josias que esta páscoa foi celebrada ao Senhor em Jerusalém.





Hoje, o mundo não está tão diferente, em vez de comemorar a Páscoa corretamente, tudo virou comércio, está todo mundo atrás de ovo de chocolate e coelhinho da Páscoa, esqueceram a essência da comemoração (* liberdade do povo de Deus que era cativo no Egito). Deus mais uma vez se alegrou de Josias, porque este cara ensinou o povo a celebrar a Páscoa da maneira certa que agrada a Deus, da forma correta, A Biblia diz; “nunca se celebrou tal Páscoa com esta”. Nunca na história, a Pascoa foi tão agradável a Deus no tempo de Josias.



É comum encontrar pessoas que tem uma concepção errada de que Deus é contra festas, e se exclui de muitas delas, mas se celebra-las de forma correta, devemos nos alegrar e muito, é nosso direito, temos que nos divertir sim, o Senhor Deus nos deseja vida com abundancia (João 10:10).



Josias também expulsou os adivinhos, médiuns, feiticeiros e todos os idólatras de sua nação, fez uma limpeza geral, com ele não tinha meio termo, era 8 ou 80, o que era certo era certo, o que era errado, era errado, Josias dizia: sim sim, não não. Seja alguém como Josias, se for para mudar para uma vida melhor, seja radical ,corte todo o mal pela raíz, não deixe raiz de coisas erradas permanecerem.



Josias tinha autoridade para mudar e reformar as coisas porque era Rei, afinal a autoridade suprema era dele, mas não se preocupe com isso, você pode não ser rei, não ter autoridade para mudar coisa alguma em sua cidade, onde voce estiver, mas saiba de uma coisa, quando você entregar a sua vida a Jesus, você passa a ter autoridade espiritual, peça tudo em oração, O nome de Jesus tem autoridade sobre toda terra, ele é o Rei dos Reis, o seu nome é poderoso para mudar, Use e abuse do nome de Jesus em oração. Ele nos constituiu como reis e sacerdotes aqui na terra, com direito a entrar na presença de Deus a todo momento em oração.



Vá olhando tudo ao seu redor, veja o que está errado, ore ao Senhor, em nome de Jesus, Deus vai restaurar, modificar, reformar, reabilitar, conforme seu poder e sua vontade, faça a sua parte, coopere com o Senhor



Deus usou reis e sacerdotes para mudar uma nação, trazer de volta a verdadeira adoração e obediencia ao único Deus, hoje Deus usa também voce, para trazer mais vida, mais adoradores até Ele. Em qualquer tempo e em qualquer nação, o poder de Jesus vai estar a disposição de quem ama e busca a Deus de coração e deseja ver um mundo melhor. Hoje voce pode dizer, minha cidade está tão longe de Deus, só vejo corrupção, idolatria, religiosidade, crimes, violência, sexo, pornografia, vícios, drogas, o que eu posso fazer?



Siga o exemplo de Josias, rasgou suas vestes, hoje você ora, jejua, clama ao Senhor e o efeito será o mesmo, nõa fique parado, faça as suas obras com temor ao Senhor, lute por mudanças. No final da sua vida, mesmo sendo muito jovem, Josias foi muito engrandecido, sua alma permanece com Deus na eternidade, o seu nome é bem falado na história – 2 Reis 23-25. Josias morreu Jovem, tudo bem!!! todo mundo tem sua hora, mas ele fez muitas coisas boas. Busque ao senhor enquanto é tempo, enquanto se pode achar. Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Isaías 55:6



Nota: Josias morreu jovem porque vacilou em tempos de guerra. Havia rumores que 2 reis estavam se preparando para guerrear (Egito contra Assíria). Josias pensou que eles estavam conspirando contra sua nação (Judá - Reino do Sul), pois estavam passando pelo seu território, achou que a briga era com ele, não consultou a Deus sobre isso, nem mesmo fez saber aos profetas, simplesmente chamou seu exercito e foi para batalha.



Morreu lutando numa guerra que não era sua, Deus permitiu, deu liberdade a Ele nas suas decisões, mas assegurou de ante-mão que Josias iria descansar em paz na eternidade, porque a todo tempo amou o senhor de todo o coração. 2 Reis 22:20 . As bençãos do Senhor não é só para esta vida passageira, tem muito mais na eternidade. Não se iludam somente com a nossa vida aqui e agora.



Ame o Senhor de todo o coração, de toda a sua alma e de todo seu conhecimento, porque assim, voce cumpre seus mandamentos, quando partir deste mundo, também descansará tranquilo e em paz, junto com o Senhor. Tome posse desta promessa. Que Deus possa te abençoar...

 



                                                            paulo.life@hotmail.com 



março / 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...